Iniciativa disponibiliza uma plataforma digital que informa em quais hospitais particulares há leitos disponíveis e atendimento de pronto-socorro
A startup Ocupa Leito inicia, neste mês de setembro, as suas atividades com a missão de conectar, com agilidade, a população e serviços de saúde aos hospitais. Fundada em Campinas, estado de São Paulo, a empresa conta com a parceria do Hub Mandic e desenvolveu uma plataforma digital, na qual as pessoas podem consultar gratuitamente em quais hospitais há a disponibilidade de leitos, atendimento de pronto-socorro e convênio com os seus respectivos planos de saúde. Estão cadastrados no sistema os hospitais da rede privada que são parceiros do negócio, tendo um acréscimo gradativo, assim que novos hospitais aceitam divulgar os seus leitos.
Como explica a médica e uma das sócias-fundadoras da Ocupa Leito, Dra. Georgia Albuquerque, a startup visa solucionar um dos principais gargalos dos sistemas de saúde no Brasil: a transferência de pacientes dos hospitais públicos para os particulares. “Perde-se muito tempo, hoje em dia, para encaminhar um paciente que foi atendido na rede pública para os hospitais particulares justamente pela dificuldade em identificar onde há leitos vagos e se esses locais atendem ao plano de saúde do paciente”, destaca. E completa. “Esse tempo otimizado com a Ocupa Leito pode salvar vidas. Afinal, trata-se de uma ajuda essencial para as ambulâncias que necessitam encontrar leitos em situações de emergência e em eventos sociais, esportivos e de negócios, além de beneficiar a consulta individual. Pacientes em domicílio ou fora dele terão facilidade na busca pelo melhor hospital para procurar o atendimento”, ressalta.
Inicialmente, a startup estará em operação somente na Região Metropolitana de Campinas (SP) e já conta com a parceria de cinco importantes hospitais: Hospital e Maternidade Galileo (Valinhos), Hospital e Maternidade Madre Theodora (Campinas), Hospital Samaritano (Campinas), Hospital e Maternidade Santa Tereza (Campinas) e Hospital Santa Ignês (Indaiatuba). No entanto, o desejo dos fundadores da Ocupa Leito é expandir, em breve, as atividades para todo o Brasil. “Nós queremos ser parceiros de todos os hospitais do país. Quanto mais conexões forem criadas, mais pessoas serão alcançadas e maior será a nossa contribuição para elevar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos no Brasil”, afirma Dra. Georgia.
Para utilizar a plataforma da Ocupa Leito, basta acessar o site (https://www.ocupaleito.com.br/) e realizar o cadastro.
Parceria de sucesso
Desenvolvida pelos médicos de Campinas (SP), Dr. Carlos Sierra e Dra. Georgia Albuquerque, a Ocupa Leito contou com a parceria do Hub Mandic, o hub de inovação do Grupo Mandic. Segundo a Dra. Georgia, o Hub atuou em todas as fases de crescimento da startup. “O Hub Mandic, sem dúvida, foi essencial para consolidarmos o nosso negócio. Contamos com o suporte de uma equipe qualificada, estabelecemos conexões e recebemos todas as orientações técnicas necessárias parar tirar a nossa ideia do papel”, explica.
Para o Diretor de Novos Negócios do Hub Mandic, Zeca Junqueira, este é mais um projeto do qual o Hub se orgulha em ter colaborado. “Identificamos um grande potencial na ideia que nos apresentaram e estamos apoiando-os para transformá-la em um negócio de grande valor para a área da saúde”, destaca.
Sobre o Hub Mandic:
O Hub Mandic é um importante ponto de encontro para que os membros do Grupo Mandic, empresas e profissionais apresentem soluções inovadoras, gerem negócios, desenvolvam habilidades de gestão e empreendedorismo, protejam a propriedade intelectual e se conectem, tornando-se um dos principais ecossistemas de inovação em Saúde do País.
Seu propósito de apoiar a validação de novas ideias e a aplicação de soluções inovadoras na rede de produtos e serviços de toda cadeia do setor saúde, envolvendo alunos, professores, profissionais, empresas, startups e investidores, o tornam um espaço catalisador de ações de inovação, que impactam a realidade do setor de saúde no Brasil.
Seu grande diferencial é estar conectado com toda a estrutura de educação e saúde do Grupo Mandic, assim como contar com o auxílio de professores médicos e dentistas na mentoria de seus alunos e startups que façam parte dos seus programas de aceleração.
Sobre a Faculdade São Leopoldo Mandic:
Considerada, há 13 anos consecutivos, uma das dez melhores instituições de ensino superior do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, em seu corpo docente, professores doutores com vasta produção científica formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração, clínicas odontológicas completas, cenários de prática em hospitais e Unidades Básicas de Saúde conveniados, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, bem como atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários. Dispõe de laboratórios de simulação realística, recursos modernos para diagnóstico e treinamento e HUB de Inovação, que estão a serviço dos cursos de graduação e pós-graduação. Conta também com projetos de extensão como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico às comunidades carentes. A Faculdade São Leopoldo Mandic possui outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic; instagram.com/saoleopoldomandic/.
Informações à imprensa:
Sílvia Balbo Messias
silvia.balbo@12k.com.br
(19) 3211-3878
Diego Barbosa Cunha
diego.barbosa@12k.com.br
(19) 3211-3815