O professor do curso de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Paulo Miamoto, é finalista do Prêmio Falling Walls Lab Brasil – etapa brasileira da competição global que reúne todos os anos, em Berlim, 100 finalistas com ideias que podem derrubar muros e transformar o mundo.
Paulo Miamoto faz parte do grupo de profissionais voluntários Animal Avengers, que congrega quatro médicos veterinários e um designer 3D, e se dedica a fabricar próteses veterinárias para animais resgatados que não sobreviveriam na natureza ou seriam eutanasiados em cativeiro devido às mutilações que sofreram. O diferencial do grupo é aplicar tecnologias acessíveis, como softwares abertos para digitalizar lesões e modelar próteses, além de impressoras 3D de baixo custo e materiais odontológicos convencionais, para dar forma às peças.
Tendo tratado mais de dez animais, o grupo ganhou notoriedade e teve seus feitos divulgados em meios de comunicação em mais de 40 idiomas.
O caráter inclusivo e transformador do projeto foi examinado pela comissão julgadora do Prêmio Falling Walls Lab Brasil, e selecionado para a final nacional. O grupo será representado pelo médico veterinário e docente Prof. Roberto Fecchio e pelo Prof. Paulo Miamoto.
Cada candidato terá apenas 3 minutos, na noite de 19 de setembro, para apresentar, em inglês, sua pesquisa, projeto, plano de negócio, iniciativa social ou empreendimento e convencer um júri seleto, formado por acadêmicos, jornalistas e executivos.
A competição ocorrerá no Instituto de Física da USP, em São Paulo, e é aberta ao público, que poderá assistir as apresentações e a premiação.
O Prêmio Falling Walls Lab é realizado pela consultoria A. T. Kearney, juntamente com o Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP) e, este ano, com a Universidade de São Paulo (USP), por meio de seu Instituto de Física (IFUSP).