Evento ocorreu entre os dias 7 e 10 de fevereiro de 2022 na capital federal
A unidade de Brasília da Faculdade São Leopoldo Mandic realizou o seu 1º Simpósio em Odontologia. O evento ocorreu no auditório do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) entre os dias 7 e 10 de janeiro, com uma programação dedicada às especialidades odontológicas de Radiologia, Odontopediatria, Prótese Dentária, Endodontia, Implantodontia, Dentística e Ortodontia.
Além de palestras ministradas por especialistas, mestres e doutores sobre o que há de mais recente na Odontologia, também foram sorteadas 50 vagas para atividades de hands-on, realizadas ao longo do Simpósio na própria unidade da Faculdade na capital federal.
O encerramento do evento ficou por conta do show da cantora Larissa Vitorino, semifinalista do The Voice Brasil 2020, acompanhada pelo percussionista Sandro Alves, a qual apresentou um repertório de músicas autorais e interpretações de sucessos da Música Popular Brasileira (MPB).
Resumo do 1º dia
Na abertura do 1º Simpósio em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic da unidade de Brasília, uma das maiores referências em Odontopediatria, o prof. Dr. José Imparato, mostrou a importância de o dentista estar sempre bem atualizado com as mais recentes descobertas na área. O professor Imparato também quebrou diversos conceitos que um dia já foram consagrados na Odontologia, mas hoje já estão ultrapassados.
Ainda no primeiro dia de Simpósio, a Prof.a Dr.a Bruna Moro apresentou atualidades sobre a Cariologia para uma prática clínica de excelência, destrinchando conceitos importantes relacionados à identificação e tratamento de cárie, especialmente na Odontopediatria. Completaram a programação da abertura do evento a Prof.a Dr.a Andréa de Araújo de Vasconcellos, que tratou do planejamento e das etapas para a execução de lentes de contato e facetas laminadas, e o Prof. M.e Marcelo Curado, com uma palestra leve e didática sobre estética e o sorriso sob a ótica da Ortodontia.
No dia, foram sorteadas 12 atividades hands-on, executadas junto à professora Vasconcellos.
Resumo do 2º dia
Na manhã da terça-feira (8/02), o Prof. Dr. Weider de Oliveira Silva explicou as diferenças entre faceta, lente de contato e coroa, e as situações em que cada uma deve ser utilizada, com um passo a passo para o tratamento. Em seguida, o especialista em Endodontia, o Prof. Dr. Marcos Frozoni abordou técnicas de limpeza e modelagem de canais, detalhando os caminhos de cada caso apresentado.
À tarde, a Prof.ª Sandra Freitas explicou sobre os componentes protéticos, deixando claro que é o especialista em prótese dentária que deve indicar o componente a ser utilizado e que existem diversas opções no mercado, mas que ao entender a indicação de cada um, o dentista saberá solucionar qualquer caso.
Encerrando a programação do segundo dia de Simpósio, o Prof. Saulo Salviano falou sobre biomateriais disponíveis no mercado, abordando suas características, indicações e os benefícios dessas tecnologias.
Resumo do 3º dia
No período da manhã, o professor e implantodontista Dr. Fernando Morelli tratou sobre a técnica de carga imediata “All-On-Four”, uma alternativa aos procedimentos de reconstruções ósseas, que possuem morbidade mais elevada e tempo de tratamento muito maior.
À tarde, a Prof.ª M.ª Sandra Freitas palestrou sobre a importância do planejamento reverso na reabilitação oral para o sucesso do tratamento de prótese. A docente orientou que o dentista pense na sequência clínica antes de executar o trabalho, pois o planejamento inadequado ou a falta dele resulta em tratamentos impróprios e com resultados inesperados.
Resumo do último dia
Na manhã do quarto e último dia de Simpósio, o Prof. M.e Rodrigo Aucélio abordou a evolução no tratamento endodôntico, com foco no tratamento de doenças dos canais radiculares. À tarde, para concluir esse ciclo de palestras, o Prof. Dr. José Rigolin Ferreira destacou a importância do planejamento e do entendimento de como a vida do paciente é afetada por procedimentos estéticos ao abordar o tema sobre substrato escurecido, laminados, coroas cerâmicas e resinas compostas diretas. O professor Rigolin reforçou que há soluções do simples ao complexo e que não se pode resolver um problema causando outros.
Encerrando o evento, a cantora Larissa Vitorino e o percussionista Sandro Alves apresentaram-se para a plateia do Simpósio. No repertório, canções autorais da cantora e violonista e interpretações de grandes clássicos da MPB como “Descobridor dos sete mares”, de Tim Maia, e de clássicos da música internacional, como “Wonderwall”, do grupo inglês Oasis.
Veja as fotos do 1º Simpósio em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic da unidade de Brasília:















































