O curso tem como objetivo capacitar o aluno a diagnosticar e planejar casos ortodônticos, desde os mais simples até os mais complexos, utilizando técnicas digitais e selecionando os tratamentos de forma personalizada. Além disso, busca transmitir conhecimentos atualizados para estimular o desenvolvimento técnico e científico. A integração entre teoria e extensa atividade clínica proporciona uma formação completa e de qualidade na área da Ortodontia.

Especialização
Especialização em Ortodontia (MEC/CFO) + Capacitação em Mini Implantes (MEC) + Capacitação em Alinhadores Ortodônticos (MEC)
A especialização Mandic em Ortodontia é a chave para dominar técnicas avançadas e digitais e se destacar como um especialista que transforma vidas. Invista em seu crescimento profissional!
Sobre o curso
DI do curso: 08761

Este curso é para você
Com abordagens como ensino baseado em problemas, simulações clínicas e uso de tecnologias educacionais avançadas, os alunos são preparados com utilização de metodologia ativas de ensino de forma abrangente e dinâmica para enfrentar os desafios da prática odontológica moderna.
Cursos com aulas teóricas, práticas, clínicas, laboratoriais e demonstrativas.
O curso possui certificações do MEC e CFO garantindo reconhecimento nacional de uma grande Instituição de Ensino Superior, Mandic. Isso assegura a qualidade do ensino e proporciona formação sólida e reconhecida em todo o país.
Tripla Certificação: Os Cirurgiões-Dentistas formados neste curso receberão 3 certificados, sendo eles, um certificado de Especialização em Ortodontia (MEC/CFO), reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), além dos certificados de Capacitação em Mini-Implantes + Capacitação em Alinhadores Ortodônticos, ambos reconhecidos pelo (MEC).
Corpo docente qualificado e renomado, oferecendo acompanhamento personalizado e orientação contínua para um aprendizado de excelência.
Com uma infraestrutura moderna, clínicas bem equipadas, laboratórios multidisciplinares e salas de aula tecnológicas, proporciona-se ambiente ideal para aprendizado prático e teórico. De forma exclusiva, contamos com o espaço para o Mini Lab, equipado com tecnologias digitais de ponta e equipe de profissionais protéticos altamente capacitados garantindo um completo fluxo digital. Além disso, o centro de radiologia dispõe de equipamentos de última geração, como tomógrafos, escâner portátil, softwares de manipulação de imagens e fotografia 3D.
Primeiro Módulo - Concentração: Ortodontia.
O Segundo e Terceiro módulos - Domínio Conexo: Disciplinas obrigatórias e exigidas pelo MEC (Ministério da Educação) e CFO (Conselho Federal de Odontologia), sendo comuns a todas as especialidades, da seguinte forma:
O Segundo módulo, para as disciplinas de Ética e Legislação Odontológica e Metodologia da Pesquisa serão realizados na forma EAD.
O Terceiro módulo para as disciplinas de Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa Científica serão realizados na forma EAD.
Obs.: Os alunos que já realizaram as disciplinas destes dois módulos de Domínio Conexo (Emergências Médicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Terapêutica Medicamentosa e Ética e Legislação Odontológica) em outro curso de Especialização, podem solicitar junto ao Departamento Comercial, antes de iniciar a frequência no curso, a análise da dispensa (convalidação) destes estudos, desde que respeitado o prazo mínimo de até 4 anos da data de início do curso.
Excepcionalmente para ex-alunos da Instituição São Leopoldo Mandic, será concedido desconto proporcional nas disciplinas convalidadas de Domínio Conexo. Caso a solicitação ocorra após o início das aulas, o desconto só terá vigência nos meses posteriores à data do pedido.
A partir do quarto módulo, o curso volta a ocorrer regularmente de quinta-feira à sábado das 8h às 18h com aulas voltadas para a Área de Concentração (Ortodontia).
A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.
“O ingresso na turma está condicionado a data de emissão do CRO, pois devido ao processo de portaria junto ao CFO, a data não pode ser posterior a data de início do curso.”
Graduados e Pós Graduados em Odontologia.
Área de Concentração (Ortodontia):
Modulo 01
•Anatomia Bucal e Fisiologia da Oclusão
•Desenvolvimento da Oclusão e Indicadores Biológicos Maturacionais
•Etiologia e Classificação das Más Oclusões
Modulo 02
•Bioética/Ética
•Legislação Odontológica
•Metodologia Científica
Modulo 03
•Emergências Médicas em Odontologia
•Terapêutica medicamentosa em Odontologia
Modulo 04
•Teorias de Crescimento e Desenvolvimento Maxilar e Mandibular
•Typodont
•Análise Facial: Principais Tipos e Padrões Faciais e suas Classificações
Modulo 05
•Introdução à Cefalometria e à Anatomia Cefalométrica
•Análise de Modelos: Moyers-Bolton-Nance
•Laboratório de Análise de Modelos/Typodont
Modulo 06
• Typodont
• Análises Cefalométricas: Medidas e Interpretações
• Biossegurança
• Clínica Ortodôntica
Modulo 07
• Fios Ortodônticos (introdução as principais prescrições)
• Typodont: Alinhamento e Nivelamento
• Teoria e Prática Colagem de Braquetes e Acessórios/Typodont
• Clínica Ortodôntica
Modulo 08
• Typodont: Alinhamento e Nivelamento
• Fotografia e Escaneamento em Ortodontia
• Sistema Autoligados
Modulo 09
• Ancoragem em Ortodontia
• Clínica Ortodôntica
Modulo 10
• Clínica Ortodôntica
Modulo 11
• Expansão Rápida e Lenta da Maxila
• Clínica Ortodôntica
Modulo 12
• Etiologia e Tratamento de Classe II
• Laboratório de Typodont
• Clínica Ortodôntica
Modulo 13
• Radiologia e Imaginologia para Diagnóstico
• Fotografia Aplicada à Ortodontia e Gestão
• Planejamento Digital e Inteligência Artificial (IA)
Modulo 14
• Tratamento da Classe III
• Clínica Ortodôntica
Modulo 15
• Etiologia e Tratamento da Mordida Aberta
• Elásticos em Ortodontia
• Clínica Ortodôntica
Modulo 16
• Tratamento da Mordida Profunda
• Laboratório de arcos de intrusão
• Clínica Ortodôntica
Modulo 17
• Ortopedia Funcional – Todas as Más Oclusões
• Clínica Ortodôntica
Modulo 18
• Ortopedia do Tratamento da Classe II e III
• Clínica Ortodôntica
Modulo 19
• Fechamento de Espaços em Ortodontia
• Tratamento de Classe I
• Clínica Ortodôntica
Modulo 20
• Fechamento de Espaços em Ortodontia/Typodont
• Clínica Ortodôntica
Modulo 21
• Extrações Atípicas e Tratamentos Complexos
• Desgaste Interproximal
• Clínica Ortodôntica
Modulo 22
• Verticalização de Molares
• Prática com Typodont
• Clínica Ortodôntica
Modulo 23
• Dobras de Finalização
• Clínica Ortodôntica
Modulo 24
• Reabsorção + Biologia da Movimentação Ortodôntica
• Clínica Ortodôntica
Modulo 25
• Clínica Ortodôntica
Modulo 26
• Propulsores Mandibulares
• Clínica Ortodôntica
Modulo 27
• Trabalho de Conclusão de curso
• Clínica Ortodôntica
Modulo 28
• Mini implante Intra e Extra Alveolares
• Clínica Ortodôntica
Modulo 29
• Tratamentos de Dentes Impactados
• Clínica Ortodôntica
Modulo 30
• Seminários Clínicos
• Clínica Ortodôntica
Modulo 31
• Distalizadores Intraorais
• Clínica Ortodôntica
Modulo 32
• Tratamento das Agenesias Dentárias
• Preparo Orto-Cirúrgico
• Clínica Ortodôntica
Modulo 33
• Finalização e Contenção em Ortodontia
• Clínica Ortodôntica
Modulo 34
• Alinhadores Ortodônticos
• Clínica Ortodôntica
Modulo 35
• Ortodontia em Adultos com Doença Periodontal Controlada
• Clínica Ortodôntica
Modulo 36
• Ronco e Apneia do Sono e DTM
• Clínica Ortodôntica
Modulo 37
• Revisão Geral das Más Oclusões e Principais Protocolos
• Clínica Ortodôntica
Modulo 38
Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC)
Capacitação em Mini Implantes
• Marcas e modelos de mini implantes
• Instalação de mini Implantes interradiculares
• Instalação de mini implantes palatinos
• Instalação de mini implantes IZC
• Instalação de mini implantes no Buccal Shelf
• Cuidados antes e após a instalação de mini implantes
Capacitação em Alinhadores Ortodônticos
• Biomecânica dos alinhadores
• Uso de attachments em ortodontia
• Análise e tratamento de casos clínicos com alinhadores
• Mecânicas auxiliares no tratamento ortodôntico
Informações Complementares
- NS
Prof.ª Dr.ª Neila Maria de Almeida Smânio
Mestre em Ortodontia - SLMandic
Currículo Lattes