Carreira na endocrinologia: identificar-se com a área que vai seguir durante toda a sua carreira é um dos principais desafios do médico recém-formado. Neste artigo você aprende um pouco mais sobre a endocrinologia – essa especialidade cuja pós-graduação pode ser justamente o que alguns profissionais buscam para o seu futuro.
A endocrinologia é a especialidade médica voltada para o estudo e tratamento dos desequilíbrios hormonais, que afetam diversas funções no corpo humano.
O endocrinologista é procurado por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, com foco na regulação de glândulas responsáveis pela produção de hormônios, ajudando a corrigir disfunções e promover o bem-estar, já que elas podem trazer complicações sérias para o dia a dia
Aliás, nos dias atuais, algumas das procuras mais frequentes por esse profissional se relacionam ao:
- Metabolismo;
- Queda de libido;
- Ganho de massa muscular;
- Controle de peso
- Além de outros problemas hormonais.
O que este especialista faz exatamente?
O endocrinologista se dedica a tudo que é relacionado ao funcionamento das glândulas endócrinas, como a tireóide, hipófise, pâncreas e glândulas suprarrenais, que produzem hormônios essenciais para o funcionamento do corpo. Ele é responsável por identificar desequilíbrios hormonais e propor tratamentos para restabelecer a saúde dos pacientes.
Esse profissional tem conhecimento profundo sobre várias condições hormonais, como diabetes, doenças da tireoide e problemas relacionados à glândula paratireóide, entre outras.
Após uma avaliação clínica e exames específicos, ele elabora um plano de tratamento, que pode incluir medicamentos de uso contínuo ou, em alguns casos, cirurgias para a remoção de nódulos suspeitos.
Quais são as condições tratadas pelo profissional com carreira na endocrinologia?
Quem escolhe atuar nesta área lida, principalmente, com problemas do pâncreas e da tireoide, que estão entre os mais comuns. Alguns dos distúrbios frequentemente tratados por endocrinologistas incluem:
- Diabetes tipos 1 e 2;
- Hipo ou hipertireoidismo;
- Distúrbios ósseos relacionados ao metabolismo de minerais;
- Obesidade e outras disfunções hormonais.
Além disso, o endocrinologista ajuda a identificar e tratar irregularidades na produção de hormônios sexuais, colaborando com ginecologistas e andrologistas para abordar problemas como infertilidade ou desequilíbrios hormonais.
Ele também acompanha adolescentes com distúrbios hormonais durante a puberdade, além de casos de nanismo e gigantismo.
Atualmente, há uma crescente demanda por endocrinologistas que atuam em conjunto com nutricionistas e profissionais de educação física para otimizar o tratamento de pacientes que buscam emagrecimento ou ganho de massa muscular de forma saudável.
Como o endocrinologista atua?
Além de diagnosticar a condição a partir dos sintomas ou relatos, o endocrinologista precisa explicar ao paciente quais são os impactos da doença a curto, médio e longo prazo. Muitas doenças endócrinas, como o diabetes, são crônicas, o que significa que não há cura, mas é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Outras condições, como o surgimento de nódulos na tireoide, exigem acompanhamento regular para verificar a progressão ou a malignidade, como em casos de câncer. Também há os profissionais que atuam em tratamentos para a melhoria do desempenho físico e emagrecimento, trabalhando em conjunto com outros profissionais da saúde.
E o mercado da área de endocrinologia?
Nos últimos anos, o número de especialistas em endocrinologia cresceu, embora ainda represente apenas 1,4% do total de médicos no Brasil, segundo a Demografia Médica 2020.
Isso indica que há ótimas oportunidades de crescimento na área, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, que têm menor concentração de profissionais.
No entanto, uma das melhores formas de obter sucesso na carreira na endocrinologia, é se especializando ao máximo para, assim, tornar-se reconhecido na área. Muitos médicos endocrinologistas optam por este caminho e alcançam conquistas incríveis com seus próprios consultórios.
Quais os principais benefícios da carreira na endocrinologia?
Atualmente, ser endocrinologista oferece várias vantagens, tanto em termos de realização profissional quanto de remuneração. Com a maior conscientização sobre os distúrbios hormonais, a demanda por esse tipo de especialista aumentou.
Aliás, no passado, muitos pacientes começavam seus tratamentos com clínicos gerais ou outras especialidades, sem obter os resultados esperados. Hoje, o encaminhamento para o endocrinologista é mais comum, permitindo tratamentos mais eficazes e individualizados.
Além disso, com o avanço da medicina, há novas terapias e tratamentos hormonais, o que exige constante atualização profissional que opta por seguir a carreira na endocrinologia, ampliando ainda mais as oportunidades de desenvolvimento na carreira.
O salário de um endocrinologista varia bastante, mas a média gira em torno de R$ 6.500,00 mensais. Esse valor pode ser influenciado por vários fatores, como experiência ou o número de atendimentos realizados em consultórios privados.
No entanto, com o aumento da demanda, cresce o número de clínicas especializadas em estética e medicina esportiva, oferecendo ótimas oportunidades de ganhos para profissionais.
Quais os principais benefícios dessa carreira?
Para se tornar endocrinologista, após a graduação em Medicina é preciso ingressar em uma residência ou numa pós-graduação na área – uma opção muito relevante para aqueles que buscam um controle maior do tempo na sua carreira.
Após isso, basta que o profissional passe na prova de título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia para ser um especialista na carreira na endocrinologia.
Se interessou? CLIQUE AQUI e conheça a grade completa do curso do curso de pós-graduação médica em endocrinologia da Faculdade São Leopoldo Mandic.