Ao terminar a faculdade de medicina, muitos médicos recém-formados acreditam que a única saída para se especializar é a residência. Isso não é verdade – e, neste artigo, você entende maiores detalhes sobre os mitos que te contam sobre a pós-graduação médica.
Fazer uma pós-graduação em medicina é uma excelente maneira de se atualizar com as mais recentes inovações e se especializar na área que mais se identifica.
Independentemente da especialidade, instituições que oferecem uma pós-graduação de qualidade buscam ensinar conceitos tanto na teoria quanto na prática clínica.
E é a partir desses ensinamentos que muitos médicos obtêm grande sucesso – mesmo sem terem realizado uma residência, pois já podem começar a atuar na área.
Os cursos de pós-graduação se dividem em duas categorias:
- Lato Sensu: inclui especializações e MBAs (Master in Business Administration), com foco no mercado.
- Stricto Sensu: abrange mestrado e doutorado, sendo ideal para quem deseja seguir uma carreira acadêmica.
Por que acreditar em mitos sobre a pós-graduação médica pode prejudicar a minha carreira?
A falta de conhecimento de muitos pode impedir que muitas carreiras decolem por meio da pós-graduação médica. Isso porque muitos médicos deixam de optar pelo curso, acreditando que não terão benefícios ou que não poderão exercer a sua especialidade.
Quais são as mitos mais comuns sobre a pós-graduação médica?
Abaixo, listamos os principais mitos sobre a pós-graduação médica e explicamos o porque eles não são verdades.
“É obrigatório fazer residência antes de uma pós-graduação?”
Aliás, muitas pessoas acreditam que é preciso passar pela residência médica antes de fazer uma pós-graduação, mas isso não é verdade.
Especialmente em cursos lato sensu, a liberdade do médico recém-formado em começar a pós que deseja logo que terminar seu curso de medicina é enorme. Basta que ele escolha qual especialidade mais se identifica e se inscrever na instituição, apresentando o diploma de graduação em medicina.
“A pós-graduação garante meu título como especialista?”
Embora a pós prepare cada especialista para atuar em sua área, tanto pela teoria quanto pela prática (algumas instituições inclusive com atendimentos reais), no entanto, vale lembrar que o curso é o caminho para chegar ao título – mas não a chegada.
Pois, para que o médico se torne especialista oficialmente, ele deve prestar a prova de título da especialidade, reconhecida pelo CFM. E são os conhecimentos adquiridos na pós que o preparam inteiramente para este processo.
“Para fazer pós, você não pode ter outras atividades?”
Iniciar uma pós-graduação pode parecer desafiador, tanto por ser um aprendizado importante, que mudará o rumo da sua carreira, como pelas tantas demandas que existem na vida pessoal e profissional. No entanto, isso não precisa ser um empecilho na rotina de trabalho.
Pois, instituições como a São Leopoldo Mandic oferecem cursos flexíveis, com carga horária prática adaptável, ideal para médicos com consultórios próprios ou plantões.
Outro diferencial da Mandic, que ajuda no cotidiano dos médicos que optam por fazer uma pós-graduação médica na instituição, é a sua metodologia exclusiva, pois a mesma possibilita a personalização das aulas com tópicos que os alunos querem priorizar.
Ou seja: é muito mais autonomia para o médico aprender mais sobre situações que ele se depara e gostaria de ajudar, após obter seu título.
Conheça todas as especialidades de pós-graduação que pode realizar! CLIQUE AQUI.