Se engana quem pensa que o maior desafio da carreira médica é passar na faculdade ou se formar. Outro grande desafio é, na verdade, estabelecer-se e obter sucesso no mercado de trabalho – o que inclui fidelizar os pacientes.
Conseguir a confiança de novos pacientes, a fidelidade daqueles já atendidos e se tornar referência – estes são alguns dos principais objetivos de um médico recém-formado.
Neste artigo, vamos apresentar algumas estratégias e boas práticas para captar, conquistar e fidelizar pacientes no início da carreira médica
Por que fidelizar clientes é importante para a carreira médica?
Fidelizar um paciente significa manter a confiança, satisfação e lealdade à sua clínica ou consultório. Isso vai além do conhecimento técnico adquirido na faculdade de Medicina ou das especializações em áreas médicas, trata-se de oferecer um atendimento de excelência e construir um relacionamento de confiança, garantindo que o paciente se sinta valorizado e bem atendido.
Para médicos recém-formados, isso é essencial. Pacientes leais têm maiores chances de:
● Seguir os tratamentos recomendados;
● Voltar para novas consultas;
● Indicar seus serviços a outros.
Isso contribui diretamente para o crescimento e a sustentabilidade financeira da sua carreira médica.
Entenda como isso ocorre na prática.
Continuidade do cuidado
Pacientes fidelizados tendem a retornar com mais frequência para consultas de acompanhamento e tratamentos regulares.
Isso é crucial para um melhor monitoramento da saúde ao longo do tempo, permitindo diagnósticos mais precisos, detecção precoce de problemas e um controle mais eficiente de doenças crônicas.
É também uma forma de conquistar renome. Afinal, pacientes que seguem o tratamento e conseguem êxito, têm maior probabilidade de compartilhar suas experiências com outras pessoas e proporcionam uma divulgação natural da clínica, ou consultório, baseada em confiança.
Confiança e realização profissional
Assim como em outras áreas, na Medicina, manter um relacionamento baseado em confiança é essencial. Quando o paciente confia em seu médico, a comunicação melhora, favorecendo a adesão ao tratamento e até o diagnóstico.
Além disso, esse relacionamento sólido com os pacientes ajuda a construir uma reputação positiva. A consequência disso tudo são pacientes que progridem e médicos que veem resultados nas vidas de outras pessoas, a partir da sua expertise – o que é extremamente gratificante.
Estabilidade financeira
Pacientes fiéis retornam para consultas regulares, seguem os tratamentos e indicam novos pacientes. Isso garante um fluxo constante de receita, reduzindo os gastos com marketing e aquisição de novos pacientes.
É o famoso “boca a boca” que começa com um atendimento de excelência nos consultórios.
Estratégias de marketing para fidelizar pacientes
Com o avanço da tecnologia, o Marketing Médico tem se tornado uma ferramenta indispensável, principalmente se tratando da divulgação através das redes sociais.
Mas atenção! É importante se atentar às determinações do Conselho Federal de Medicina em relação às práticas de Marketing Médico.
Ter um site informativo e atualizado, além de presença ativa nas redes sociais, é fundamental para ser visto e lembrado. Compartilhe conteúdos relevantes e que agreguem valor à saúde dos seus pacientes, fortalecendo a confiança e a fidelidade deles.
Ainda falando de marketing, é importante manter uma comunicação personalizada e constante por meio de ferramentas como e-mails, newsletters ou mensagens de texto que possam fortalecer o vínculo com os pacientes.
Como fidelizar pacientes em todas as etapas do atendimento?
Depois de entender a importância da fidelização, você pode se esforçar para que o seu consultório seja excelente em todas as fases:
Atendimento: treine sua equipe para ser cortês e eficiente ao telefone, no digital e presencialmente. A primeira impressão é crucial;
Tempo de espera: seja pontual nas consultas e busque otimizar o tempo. Isso será visto pelos pacientes como um diferencial muito positivo;
Lembretes de consultas: envie com antecedência, para reduzir o número de faltas. Isso também mostra que você se importa com o compromisso;
Solicitação de feedback: após a consulta, peça aos pacientes que avaliem o atendimento. Isso ajuda a melhorar os serviços oferecidos.
Como conquistar e fidelizar pacientes no início da carreira médica?
No geral:
● Informe de maneira clara o funcionamento do consultório;
● Facilite o agendamento por diferentes meios de comunicação;
● Cuide da aparência do ambiente e da equipe;
● Trate os pacientes com respeito e empatia em todos os momentos.
Durante a consulta, foque em:
● Fazer uma anamnese detalhada e explicar de forma clara o diagnóstico;
● Ser gentil, atencioso e empático;
● Demonstrar comprometimento com a saúde do paciente.
No pós-atendimento:
● Informe sobre facilidades de pagamento;
● Disponibilize-se para acompanhar o paciente após a consulta;
● Mantenha suas redes sociais ativas e aproveite para ganhar renome por lá também – os médicos que acabam se tornando influencers têm ganhado cada vez mais destaque e reconhecimento do público.
Já faz tudo isso? Então, talvez, a saída seja realizar um curso de pós-graduação, para tornar-se expert em uma área específica.
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