O caminho de um estudante de Medicina é traçado sobre muita ansiedade e um pouco de insegurança, e o mesmo acontece quando chega o primeiro Plantão Médico!
Essa, muitas vezes, é a hora em que o médico iniciante tem a primeira oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática efetivamente como profissional e não mais como estudante.
Então, sim. É normal ficar ansioso e inseguro no seu primeiro plantão, mas, com a preparação adequada, esse nervosismo pode ser reduzido e a sua primeira experiência muito mais tranquila.
Neste artigo, você entenderá o que é, como funciona e como se preparar para um plantão médico.
O que é um plantão médico?
O plantão médico é um formato de trabalho em que o profissional da saúde presta serviço por, no mínimo, 12 horas ininterruptas em pronto-socorros, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), ambulâncias e até em grandes eventos como shows etc.
Ou seja, um plantão médico, por mais que seja mais comum, não fica restrito apenas ao atendimento em hospitais e outras unidades de saúde.
Este é um formato muito importante para o atendimento de ocorrências de caráter imprevisível como acidentes, urgências e emergências. Em resumo: quando o paciente necessita de assistência imediata.
Quem pode atuar em um plantão médico?
De modo geral, qualquer profissional graduado em Medicina que já tenha o CRM ativo pode atuar em um plantão médico. Ou seja, médicos recém-formados, médicos generalistas e até especialistas optam por fazer plantões médicos.
No entanto, muitos hospitais exigem que o médico também tenha concluído uma especialização ou residência médica em áreas específicas a depender do tipo de plantão.
Principais especialidades no plantão médico
Mesmo que médicos generalistas e recém-formados possam atuar no plantão médico, a Resolução CFM 1.451/1995 determina que estabelecimentos de Pronto Socorro, tanto públicos quanto privados devem ser constituídos, no mínimo, pelas seguinte especialidades:
- Anestesiologia;
- Clinica Médica;
- Pediatria;
- Cirurgia Geral;
- Ortopedia.
Jornada de trabalho
Existem plantões de 6 até 72 horas de duração, mas o médico só pode trabalhar até 24 horas ininterruptas. A partir disso, obrigatoriamente tem que haver uma pausa para descanso.
Para isso, existem salas de descanso para médicos plantonistas.
Elas também podem ser utilizadas, mesmo quando não ultrapassar as 24 horas, desde que não haja demanda de pacientes.
Esse descanso é um tópico ainda de muita discussão, principalmente considerando a necessidade de ter um médico sempre em alerta para atendimentos emergenciais durante qualquer momento do plantão. Então, essas pausas teoricamente afetariam a disponibilidade dos profissionais.
Ao mesmo tempo, elas servem para garantir que o médico plantonista não esteja fatigado e possa oferecer a qualidade máxima no atendimento.
Como se preparar para o primeiro plantão médico?
Agora que você já entende o básico sobre o que é e como funciona um plantão médico, vamos à preparação.
Se preparar para o primeiro plantão médico envolve mais do que apenas revisar conteúdos teóricos. Aqui estão algumas dicas práticas:
Estude os protocolos do hospital
Procure entender quais são os protocolos do hospital em que você atenderá. Esses protocolos podem variar de uma instituição para a outra, então, é sempre bom tentar entender o fluxo de atendimento e as rotinas.
Separe seus materiais e planeje sua rotina
É claro que um plantão médico é, na maior parte do tempo, imprevisível, mas você pode se preparar planejando e separando seu uniforme, lanches e refeições.
E, caso considere necessário, você também pode levar outros materiais como o próprio estetoscópio, bloco de anotação, etc.
Não se esqueça também de levar a própria garrafa de água. Isso por uma questão de higiene e para se manter sempre hidratado durante o plantão.
Sua saúde física e mental
Cuidar da sua saúde também é uma forma de se preparar para o plantão médico.
Durma bem na noite anterior e mantenha uma alimentação saudável. Lembre-se de que estar descansado ajudará na sua performance.
Comunique-se com a equipe e peça ajuda!
Converse com a equipe!
É sempre bom tentar se familiarizar com as pessoas que estarão trabalhando com você durante os plantões. Uma vez que estas serão as pessoas que estarão com você em momentos de estresse como em atendimentos emergenciais.
Além disso, não se esqueça que não deve haver barreiras de vergonha ou insegurança na hora de fazer perguntas ou tirar dúvidas.
Nos primeiros plantões, busque por auxílio com outros profissionais sempre que tiver dúvidas ou precisar de ajuda em algum ponto.
Mantenha a calma
Fique calmo acima de tudo! Lembre-se de que é normal sentir nervosismo, mas o plantão médico é uma experiência prática de aprendizado e a primeira oportunidade de exercer sua função como médico.
O primeiro plantão médico é uma experiência única e desafiadora, mas que pode ser muito gratificante.
Com a preparação adequada, você pode enfrentar essa nova etapa com confiança e segurança.
Lembre-se de que a prática e a experiência são fundamentais para o seu crescimento profissional.