Laboratório de Patologia bucal da São Leopoldo Mandic atinge 35.000 casos diagnosticados gratuitamente em 23 anos de existência

Serviço atende pedidos das prefeitura e hospitais públicos da região, de outros estados e também do exterior; Laudos emitidos mostraram ocorrência de tumores bucais malignos

O laboratório de Anatomia Patológica da faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas,   atingiu a marca de 35 mil exames realizados e laudos de lesões bucais gratuitos, no dia  17 de maio de 2024,  em 23 anos de existência.

Criado em 2001, antes mesmo da fundação do Curso de Graduação em Odontologia, o laboratório de Patologia realizou o primeiro diagnóstico em agosto daquele ano, pela patologista Andrea Mantesso –  atualmente professora nos Estados Unidos – e tratava-se de uma mucocele de ventre lingual, uma lesão cística benigna que se origina de desordens das glândulas salivares e seus respectivos ductos, caracterizada pela secreção contida em seu interior, enviada pelo Hospital Municipal Mário Gatti de Campinas.

A partir daí, o número de casos recebidos pelo laboratório foi crescendo aos longo dos anos. Atualmente, o laboratório atende aos pedidos da própria Instituição, das prefeituras e dos hospitais públicos da região e dos arredores,além de outros estados e também do exterior, como os encaminhados pela República de Angola.

“Foi fundamental o reconhecimento do Dr. José Luiz Cintra Junqueira, Diretor geral da São Leopoldo Mandic, sobre a  importância do patologista bucal no diagnóstico das lesões em áreas de sua competência”, explica a  Drª Vera Cavalcanti de Araújo, diretora de pesquisa da Instituição. A análise dos 35.000 casos diagnosticados mostrou a ocorrência de 2.300 tumores malignos, entre eles aproximadamente 2.100 casos de carcinoma epidermoide (carcinoma de células escamosas), que é o quinto câncer mais comum entre homens no Brasil. “A identificação dos diagnósticos de carcinoma epidermoide bucal em número superior a 2.000 casos demonstra a responsabilidade de cooperar no tratamento dos pacientes”, diz Drª Vera.

Além dos benefícios prestados aos pacientes, o laboratório, com seu acervo, serve à pesquisa com aproximadamente 300 artigos científicos publicados no Brasil e exterior em revistas científicas indexadas, além de teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias, trabalhos de conclusão de cursos e projetos de pesquisa científica fomentados pela FAPESP, CNPQ e CAPES.  

“O laboratório utiliza técnicas modernas como biologia molecular, imunoistoquímica, histoquímica e cultura celular. Em decorrência da produção científica e da expertise no diagnóstico, nosso serviço é referência para o diagnóstico de tumores de glândulas salivares e cistos e tumores odontogénicos, e recebe casos para consulta de outros laboratórios do país e do exterior”, esclarece Drª Vera.  

O material advindo de pesquisas em animais é também processado no laboratório, que conta com quatro patologistas que respondem pelo diagnóstico da rotina, mais três técnicas biólogas e biomédicas para atender a rotina patológica, e duas técnicas biólogas que trabalham com cultura celular.

O trabalho é constante para diagnosticar as biópsias encaminhadas, possibilitando o tratamento dos pacientes.”Queremos que este esforço seja cada vez maior para alcançar este objetivo”, finaliza a pesquisadora.

Sobre a São Leopoldo Mandic
Considerada, por 14 anos consecutivos, uma das dez melhores instituições de ensino superior do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, em seu corpo docente, professores doutores com vasta produção científica formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração, clínicas odontológicas completas, cenários de prática em hospitais e Unidades Básicas de Saúde conveniados, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, bem como atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários. Dispõe de laboratórios de simulação realística, recursos modernos para diagnóstico e treinamento e HUB de Inovação, que estão a serviço dos cursos de graduação e pós-graduação. Conta também com projetos de extensão como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico às comunidades carentes. A Faculdade São Leopoldo Mandic possui outras nove unidades distribuídas pelo País e uma em Portugal, que oferecem cursos de pós-graduação, e mais duas unidades de graduação em Medicina, nas cidades de Araras (SP) e Limeira (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic; instagram.com/saoleopoldomandic/.

Assessoria de Imprensa

Sílvia Balbo Messias (silvia.balbo@slmandic.edu.br)

(19) 3211-3678/ 99852-8219

Qual curso deseja encontrar?

Selecione abaixo o tipo de curso que você está buscando: