Curso encerrado

Pós-graduação: Mestrado
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Este curso já foi finalizado ou não está mais disponível.

Mas temos outras opções que podem te interessar explorando os cursos relacionados abaixo.

Cursos relacionados

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (MEC/CFO)

Coordenador:

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães
Início imediato

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Mestrado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães
Início imediato

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (MEC/CFO)

Coordenador:

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães
Inscrições abertas

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Mestrado Profissional em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães
Início imediato

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Mestrado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães
Início imediato

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Capacitação em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães
Lista de espera - Próximas turmas

Prótese Dentária

Mestrado Especial em Prótese Dentária para Especialistas (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Milton Edson Miranda
Inscrições abertas

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Mestrado Especial em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Erick Gomes Perez
Inscrições abertas

Harmonização Orofacial

Mestrado Especial em Harmonização Orofacial (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Francisco José de Nadai Dias
Inscrições abertas

Implantodontia

Mestrado Especial em Implantodontia (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Rogério de Lima Romeiro
Inscrições abertas

Odontologia Digital

Mestrado Especial em Odontologia Digital (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Eduardo Mukai
Inscrições abertas

Odontologia Digital

Mestrado Especial em Odontologia Digital (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Vagner Leme Ortega
Inscrições abertas

Implantodontia

Mestrado Especial em Implantodontia (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Luiz Carlos do Carmo Filho.
Inscrições abertas

Endodontia

Mestrado Especial em Endodontia (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. José Luiz Lage Marques
Inscrições abertas

Ortodontia

Mestrado Especial em Ortodontia (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Marcelo Curado.
Inscrições abertas

Endodontia

Mestrado Especial em Endodontia (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Marcos Roberto dos Santos Frozoni
Inscrições abertas

Endodontia

Mestrado Especial em Endodontia (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Marcos Roberto dos Santos Frozoni
Inscrições abertas

Endodontia

Mestrado Especial em Endodontia (CAPES/MEC)

Coordenador:

Prof. Dr. Marcos Roberto dos Santos Frozoni
Inscrições abertas

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Mestrado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (CAPES/MEC) – 06635

Código do Curso - 06635

Fechado
Coordenador:
Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães
Público-alvo:

Profissionais da área de Odontologia, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia e outras áreas da saúde.

Duração:
30 Meses
Periodicidade:
Mensal/Bimestral
Horário:
Das 8h às 18h
Dias da semana:
De segunda a sexta-feira
Local:
Início das aulas:
15/02/2022
Matrícula:
R$ 1.470,00
Investimento:
30 x R$ 1.470,00
Plano estendido:

Qualificar profissionais da área da saúde no tratamento e diagnóstico da Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial para exercer atividades como docente, de clínica e de pesquisa;

O profissional torna-se habilitado a desenvolver um diagnóstico diferenciado para controlar as verdadeiras causas dos sinais e sintomas dos pacientes e a entender o mecanismo e os trajetos da dor;

O curso, de uma maneira multidisciplinar, enfocará aspectos da área e será ministrado por professores das diversas áreas da saúde (médicos, biomédicos, psicólogos, cirurgiões-dentistas e fisioterapeutas);

O aluno irá ter aulas de anatomia e fisiologia aplicadas no moderno e um dos mais completos laboratórios de anatomia existentes no país. Essa é uma parte importantíssima na formação do alicerce do conhecimento nesta área. Também dentro da área básica o estudo amplo e profundo sobre neuroanatomia e neurofisiologia da dor. Os aspectos biopsicossociais emoção/corpo – o sistema neuro imunológico importantíssimo, senão o mais importante e complexo. Esse entendimento é um dos pontos mais importantes para o conhecimento por parte de quem se propõem a trabalhar no controle da dor e disfunção orofacial. Tendo esse conhecimento que se resume em conhecer corpo e mente em sua relação de interdependência o aluno estará preparado para o mercado atual não só na área de odontologia como também em áreas afins que se dedicam ao controle desses pacientes. Além da extensiva parte teórica o aluno será exposto a inúmeros atendimentos aos pacientes de nossas clínicas pelas quais já foram atendidos mais de 8.000 pacientes em nossos cursos. Aprenderá técnicas não invasivas (cognitivo comportamental, biofeedback, manipulações, técnicas posturais e comportamentais, etc) e minimamente invasivas (manipulação manual intramuscular “agulhamento seco”, infiltração nas ATMs). O emprego de aparelhos eletrônicos tais como laser, tens, ultrassom serão também ensinados desde os princípios básicos até seus empregos na clínica que por sinal os temos para o uso dos alunos em todas as clínicas.

Ver mais

Este curso é para você

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães

Primeiro Módulo – Será ministrada disciplina da Área de Domínio Conexo de forma hibrida, sendo o primeiro dia (terça-feira), das 14h às 18hs e os próximos dias (quarta, quinta e sexta-feira), das 8h às 18hs.

Nos seis módulos seguintes também serão ministradas as disciplinas da Área de Domínio Conexo, que acontecem mensalmente durante quatro dias/mês, com aulas de terça-feira à sexta-feira, sendo terça-feira das 14h às 18hs e quarta, quinta e sexta-feira, das 8h às 18hs.

Obs: As disciplinas de Bioética Experimental e Humana, Metodologia da Pesquisa Científica e Bioestatística serão realizadas na forma EAD.

Obs: Os alunos que já realizaram as disciplinas dos módulos de Domínio Conexo em outro curso de Mestrado, podem solicitar junto ao Departamento Comercial, antes de iniciar a frequência no curso, a análise da dispensa (convalidação), desde que estes estudos tenham sido realizados no prazo mínimo de até 4 anos da data de início do curso. Excepcionalmente para ex-alunos da Instituição São Leopoldo Mandic, será concedido desconto proporcional nas disciplinas convalidadas de Domínio Conexo. Caso a solicitação ocorra após o início das aulas, o desconto só terá vigência nos meses posteriores à data do pedido.

A partir do oitavo módulo, o curso passa a ocorrer Bimestralmente de segunda a sexta-feira, também em datas estabelecidas pela faculdade, das 8h às 21h, com aulas voltadas para a Área de Concentração (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial).

Calendário Parcial:

1º. Módulo: De 15, 16, 17 e 18 de Fevereiro de 2022 – Domínio Conexo (Metodologia do Ensino) Híbrida;

2º. módulo: De 01 à 30 de Março de 2022 – Domínio Conexo (Metodologia da Pesquisa) – EAD;

3º. Módulo: De 05, 06, 07 e 08 de Abril de 2022 – Domínio Conexo (Terapêutica Medicamentosa);

4º. Módulo: De 01 à 28 de Maio de 2022 – Domínio Conexo (Bioestatística) – EAD;

5º. Módulo: De 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2022 – Domínio Conexo (Biossegurança e Emergências Médica);

6º. Módulo: De 12, 13, 14 e 15 de Julho de 2022 – – Domínio Conexo (Inovação e Empreendedorismo) – será na forma híbrida, ou seja, presencial com transmissão remota ao vivo pela plataforma Blackboard;

7º. Módulo: De 01 à 30 de Agosto de 2022 – Domínio Conexo (Ética e Bioética) – EAD.

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas. 

Conteúdo Programático:

Área de Domínio Conexo (Módulos comuns):

Biossegurança e Emergências Médicas;

Metodologia do Ensino;

Terapêutica Medicamentosa;

Ética e Bioética (EAD);

Metodologia da Pesquisa (EAD);

Inovação e Empreendedorismo;

Bioestatística (EAD).

Área de Concentração (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial):

Introdução ao Estudo das Disfunções Temporomandibulares;

Definição, Terminologia, Epidemiologia e Etiologia das DTM;

Classificação das Desordens Temporomandibulares segundo o Diagnostic Criteria (DC/TMD);

Emprego do Web-based Interdisciplinary Symptom Evaluation (WISE) para desordens de dor;

Fatores de risco nas DTM;

Aspectos Atuais da Disfunção Temporomandibular;

Disfunção Temporomandibular: perspectivas futuras;

Patofisiologia da Dor Neuromusculoesquelética. Pontos-gatilho;

Mioartropatias do Sistema da Mastigação e Dor Orofacial;

Doenças Reumáticas na ATM;

Pontos gatilho miofasciais;

DTM na Infância e na Adolescência; 

DTM em Indivíduos Portadores de Necessidades Especiais.

Dor Orofacial:

Introdução ao Estudo das Dores Orofaciais.

O controle da dor orofacial.

Diagnóstico diferencial entre dor odontogênica e dor não dental.

Dores Odontogênicas.

Odontalgia Atípica.

Placas Oclusais e Ajuste Oclusal:

Articuladores, tipos, emprego, técnica de montagem sem o uso do arco facial.

Placas oclusais – tipos e indicações.

Enceramento de placas. Confecção instalação.

Mecanismos de ação.

Iatrogenias relacionadas ao uso de placas oclusais.

Imaginologia:

Princípios da formação das imagens por Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. 

Articulação temporomandibular e músculos da mastigação.

Estomatologia e Semiologia:

Semiologia da cavidade oral no contexto da dor orofacial.

Lesões Oromaxilofaciais e a Dor Orofacial – Estomatologia.

Cronobiologia e Odontologia do Sono:

Dor, DTM e sono.

Bases neurais do sono.

Fisiologia do sono.

Privação do sono.

Classificação internacional dos distúrbios de sono (ICSD2)

Polissonografia.

Estagiamento do sono e eventos associados

Fisiopatologia e diagnostico da apneia obstrutiva do sono.

Apneia obstrutiva do sono e sonolência diurna excessiva.

Alterações cognitivas da apneia obstrutiva do sono.

Tratamento da apneia obstrutiva do sono.

Avaliação e diagnóstico dos distúrbios respiratórios do sono pelo cirurgião dentista.

Aparelhos intraorais na cognição e na qualidade de vida.

Psicologia: Uma Contribuição para a Compreensão, Pesquisa e Clínica:

Aspectos neuropsicológicos dos estados crônicos de dor e estresse.

Perspectiva biopsicossocial.

Eixo II do DC/TMD.

Comorbidades psicológicas nas DTM/DOF.

DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Aspectos psicodinâmicos.

Diferentes abordagens de tratamento psicológico na clínica de dor.

Estudos e discussão de casos

Biofeedback

Terapêutica:

Controle das Disfunções Temporomandibulares.

Controle de pacientes com DTM em um Centro Multidisciplinar.

Aplicação de exercícios terapêuticos na clínica diária.

Articulação Temporomandibular: infiltração e manipulação.

Artrocentese.

Técnicas de manipulação manual intramuscular (agulhamento seco).

Técnica de recaptura do disco articular (Manobra de Minagi).

TENS com FES e TENS pontual.

Limite entre o Tratamento Clínico Conservador e Cirúrgico da ATM:

Possibilidades cirúrgicas para os problemas articulares.

Princípios de Farmacologia Aplicados à DTM e DOR Orofacial:

Farmacocinética.

Farmacodinâmica. 

Terapêutica.

Anti-inflamatórios não esteroidais na dor do segmento cefálico.

Relaxantes musculares na dor do segmento cefálico.

Antidepressivos na dor do segmento cefálico.

Emprego da Toxina Botulínica.

Atendimento a Pacientes e Discussão de Casos Clínicos:

Atendimento a pacientes – parte clínica: 

Discussão de casos clínicos.

Discussão de casos clínicos complexos em dor orofacial.

Fluxograma do Ambulatório de DTM e DOF.

Tomada de história da moléstia atual.

Aplicação do WISE 

Web-based Interdisciplinary Symptom Evaluation for Pain

Exame Clínico – Diagnostic Criteria (DC/TMD).

Seminários:

Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral.   

Organizar a sua apresentação de maneira a possibilitar a compreensão da audiência.

Apropriar-se de procedimentos de planejamento, produção e revisão de uma exposição oral.

Compreender as características fundamentais da organização interna de uma exposição oral.

Utilizar o registro adequado de fala ao organizar a exposição.

Utilizar os recursos auxiliares mais adequados à compreensão do aspecto focalizado.

Prof. Dr. Eduardo Cotecchia Ribeiro
Prof. Dr. Andrea Meneguette.
Prof. Dr. Gracia Lopes Costa Bicheiro.
Prof. Dr. Juliana Trindade Clemente Napimoga.
Prof. Dr. Dominik A. Ettlin.
Prof. Celina Dias Borges Sobreira.
Prof. Dr. Mateus Sgobi Cazal.
Prof.ª Viviane Cardoso Noddeo
Prof. Yolanda Maria Almeida Camargo.
Prof. Gilson Kazuo Watinaga.
Prof. Oscar Anacleto Teixeira Junior
Prof. Dr. Henrique Balassini Abdalla

O curso conta com intensa atividade de casos clínicos em pacientes;

Presença de renomados professores estrangeiros na área como: Sandro Palla, Antoon de Laat, Dominik Ettlin;

Possibilidade de curso/estágio nos melhores centros de pesquisa da área (Zurich, Leuven);

Anualmente temos um programa no qual possibilita os alunos a realizarem um estágio em alguma instituição mundial de importância na área. Já estivemos em com o professor Jeffrey Okeson (Estados Unidos), em Leuven (Bélgica) com o professor Antoon de Laat, em Aarus (Dinamarca) com o prof. Peter Svenson, em Gotemburgo (Suécia) com o professor Gunnar Carlson, em Jonkoping (Suécia) com o Prof. Tomas Magnusson, Malmo (Suécia) com o prof. Tomas List, Zurich (Suiça) duas vezes uma com o Prof. Sandro Palla e outra com o Prof. Dominik Ettlin, em Napoli (Itália) com a profa. Ambra Michelotti, em Montreal (Canada) com a prof. Ana Velly;

O programa conta com intercâmbios e cooperações mediados por empresas do setor produtivo, gerando produtos e inovação, bem com a capacitação de profissionais para atender à demanda do setor. Além disso, são promovidos em cooperação com importantes empresas do mercado, eventos científicos e visitas técnicas, nas quais inovações tecnológicas e novos produtos são apresentados ao corpo docente e discente;

A SLMANDIC apresenta laboratórios com equipamentos de última geração, pessoal técnico especializado e uma plataforma on-line de interação com os cursos;

Programa em funcionamento desde 2002, com reconhecimento da CAPES e nota 4 (relativa ao quadriênio avaliativo de 2013-2016);

Alunos de diversas nacionalidades já foram titulados mestres profissionais pelo Programa de Odontologia, dentre as quais destacam-se estudantes de Portugal, Espanha, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Guatemala e Angola;

Acesso remoto ao Portal Periódico CAPES;

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/SLMANDIC);

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/SLMANDIC);

Núcleo de Inovação Tecnológica;

Mandic Health Innovation Hub (Hub Mandic);

O Núcleo de Inovação tecnológica (NIT/SLMANDIC) tem como principal atribuição incentivar inovação e o intercâmbio empresa/instituição;

Possibilidade de diferentes formas de desenvolvimento de uma dissertação: Convencional, patente/software, relatório técnico, produtos de mídia, produtos de material didático, produtos de procedimento operacional padrão (POP);

Os alunos da São Leopoldo Mandic terão à disposição uma estrutura e uma infraestrutura completa para o aprendizado e convivência em um dos maiores campi do Brasil, com tecnologias modernas e sistemas inovadores, como:

• 12 clínicas odontológicas, totalizando 144 equipos destinadas exclusivamente à pós-graduação;

• Centro de Radiologia com equipamentos de última geração tais como, tomógrafos, escâner portátil, softwares de manipulação de imagens, fotografia 3D, dentre outros;

• Sistema de prontuários eletrônicos próprio (OdontoSig), contendo os dados dos pacientes já triados e direcionados à especialidade, que podem ser acessados pelos alunos do próprio celular de onde estiverem, inclusive para pesquisa em banco de dados;

• Centro Cirúrgico com amplas salas equipadas para procedimentos cirúrgicos, profissionais de enfermagem para auxílio e recursos para sedação inalatória;

• Equipamentos e instrumentos disponíveis para uso dos alunos, como motores de implante, microscópios operatórios, Kits protéticos, escaner digital, ultrassom e fotoativadores de última geração;

• Amplo estoque de implantes e componentes protéticos das principais marcas nacionais e internacionais, além de biomateriais;

• Laboratório protético próprio com tecnologia digital (fresadoras, impressoras 3D, entre outros), e equipe de profissionais protéticos altamente capacitados para um completo fluxo digital;

• Laboratórios multidisciplinares equipados para as diferentes atividades práticas de cada especialidade, incluindo computadores com softwares para manipulação de imagens para planejamento digital e CadCam, além de recursos para técnicas cirúrgicas em peças anatômicas reais;

• Salas de aula amplas e confortáveis, com equipamentos para transmissão remota ao vivo por plataforma de ensino digital;

• Laboratórios de Pesquisa equipados para o desenvolvimento de pesquisas científicas de vanguarda;

• Portal de serviços do aluno;

• Restaurante e cantina;

• Maleiro;

• Estacionamento próprio.

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Matrícula:

Efetuar o pagamento correspondente a matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato.

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.

Ordens de Pagamento em USD 

Through: BANK OF NEW YORK 

New York – EUA 

BIC SWIFT: IRVTUS3N 

ABA: 053000196 

Account number: 6550422632 

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A 

São Paulo – Brasil 

BIC SWIFT: ITAUBRSP 

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393 

Account number: 03477-9

c) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

  • ​Certidão de nascimento ou casamento – consularizada;
  • Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;
  • RNE – Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;
  • Comprovante de Residência recente (últimos três meses).  
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

d) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

a) Inscrição:​

Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.​

Somente serão considerados matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato. 

As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.​

c) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

Certidão de nascimento ou casamento;

Título de Eleitor

RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);

CPF;

Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc..);

Comprovante de Residência (últimos três meses);

1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.​

d) Obs.: Em função da entrada em vigor da secretaria digital (Portaria do Ministério da Educação), é solicitado o diploma de Graduação para ser escaneado na instituição, podendo ser entregue este até o final do curso, sob penalidade de não emissão do diploma caso tenha esta pendencia em aberto.

 Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/08/2021, 20% para aqueles realizados até o dia 30/09/2021 e desconto de 10% na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia 04/02/2022.

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: cursos@slmandic.edu.br

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: + 55 (19) 2260-3380​

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13 – Swift, Campinas/SP – CEP: 13045-755

Fechado

Fechado

Fechado

Nível:

Mestrado
Fechado

Status:

Fechado
Coordenador:
Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães
Público-alvo:

Profissionais da área de Odontologia, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia e outras áreas da saúde.

Duração:
30 Meses
Período:
Periodicidade:
Mensal/Bimestral
Horário
Das 8h às 18h
Dias da semana
De segunda a sexta-feira
Local:
Início das aulas:
15/02/2022
Matrícula
R$ 1.470,00
Investimento:
30 x R$ 1.470,00
Plano estendido:

Inscrições:

Vagas:

17

Carga horária:

Cadastre-se e receba um e-mail quando o curso abrir novas inscrições

Este curso é para você

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães

Primeiro Módulo – Será ministrada disciplina da Área de Domínio Conexo de forma hibrida, sendo o primeiro dia (terça-feira), das 14h às 18hs e os próximos dias (quarta, quinta e sexta-feira), das 8h às 18hs.

Nos seis módulos seguintes também serão ministradas as disciplinas da Área de Domínio Conexo, que acontecem mensalmente durante quatro dias/mês, com aulas de terça-feira à sexta-feira, sendo terça-feira das 14h às 18hs e quarta, quinta e sexta-feira, das 8h às 18hs.

Obs: As disciplinas de Bioética Experimental e Humana, Metodologia da Pesquisa Científica e Bioestatística serão realizadas na forma EAD.

Obs: Os alunos que já realizaram as disciplinas dos módulos de Domínio Conexo em outro curso de Mestrado, podem solicitar junto ao Departamento Comercial, antes de iniciar a frequência no curso, a análise da dispensa (convalidação), desde que estes estudos tenham sido realizados no prazo mínimo de até 4 anos da data de início do curso. Excepcionalmente para ex-alunos da Instituição São Leopoldo Mandic, será concedido desconto proporcional nas disciplinas convalidadas de Domínio Conexo. Caso a solicitação ocorra após o início das aulas, o desconto só terá vigência nos meses posteriores à data do pedido.

A partir do oitavo módulo, o curso passa a ocorrer Bimestralmente de segunda a sexta-feira, também em datas estabelecidas pela faculdade, das 8h às 21h, com aulas voltadas para a Área de Concentração (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial).

Calendário Parcial:

1º. Módulo: De 15, 16, 17 e 18 de Fevereiro de 2022 – Domínio Conexo (Metodologia do Ensino) Híbrida;

2º. módulo: De 01 à 30 de Março de 2022 – Domínio Conexo (Metodologia da Pesquisa) – EAD;

3º. Módulo: De 05, 06, 07 e 08 de Abril de 2022 – Domínio Conexo (Terapêutica Medicamentosa);

4º. Módulo: De 01 à 28 de Maio de 2022 – Domínio Conexo (Bioestatística) – EAD;

5º. Módulo: De 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2022 – Domínio Conexo (Biossegurança e Emergências Médica);

6º. Módulo: De 12, 13, 14 e 15 de Julho de 2022 – – Domínio Conexo (Inovação e Empreendedorismo) – será na forma híbrida, ou seja, presencial com transmissão remota ao vivo pela plataforma Blackboard;

7º. Módulo: De 01 à 30 de Agosto de 2022 – Domínio Conexo (Ética e Bioética) – EAD.

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas. 

Conteúdo Programático:

Área de Domínio Conexo (Módulos comuns):

Biossegurança e Emergências Médicas;

Metodologia do Ensino;

Terapêutica Medicamentosa;

Ética e Bioética (EAD);

Metodologia da Pesquisa (EAD);

Inovação e Empreendedorismo;

Bioestatística (EAD).

Área de Concentração (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial):

Introdução ao Estudo das Disfunções Temporomandibulares;

Definição, Terminologia, Epidemiologia e Etiologia das DTM;

Classificação das Desordens Temporomandibulares segundo o Diagnostic Criteria (DC/TMD);

Emprego do Web-based Interdisciplinary Symptom Evaluation (WISE) para desordens de dor;

Fatores de risco nas DTM;

Aspectos Atuais da Disfunção Temporomandibular;

Disfunção Temporomandibular: perspectivas futuras;

Patofisiologia da Dor Neuromusculoesquelética. Pontos-gatilho;

Mioartropatias do Sistema da Mastigação e Dor Orofacial;

Doenças Reumáticas na ATM;

Pontos gatilho miofasciais;

DTM na Infância e na Adolescência; 

DTM em Indivíduos Portadores de Necessidades Especiais.

Dor Orofacial:

Introdução ao Estudo das Dores Orofaciais.

O controle da dor orofacial.

Diagnóstico diferencial entre dor odontogênica e dor não dental.

Dores Odontogênicas.

Odontalgia Atípica.

Placas Oclusais e Ajuste Oclusal:

Articuladores, tipos, emprego, técnica de montagem sem o uso do arco facial.

Placas oclusais – tipos e indicações.

Enceramento de placas. Confecção instalação.

Mecanismos de ação.

Iatrogenias relacionadas ao uso de placas oclusais.

Imaginologia:

Princípios da formação das imagens por Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. 

Articulação temporomandibular e músculos da mastigação.

Estomatologia e Semiologia:

Semiologia da cavidade oral no contexto da dor orofacial.

Lesões Oromaxilofaciais e a Dor Orofacial – Estomatologia.

Cronobiologia e Odontologia do Sono:

Dor, DTM e sono.

Bases neurais do sono.

Fisiologia do sono.

Privação do sono.

Classificação internacional dos distúrbios de sono (ICSD2)

Polissonografia.

Estagiamento do sono e eventos associados

Fisiopatologia e diagnostico da apneia obstrutiva do sono.

Apneia obstrutiva do sono e sonolência diurna excessiva.

Alterações cognitivas da apneia obstrutiva do sono.

Tratamento da apneia obstrutiva do sono.

Avaliação e diagnóstico dos distúrbios respiratórios do sono pelo cirurgião dentista.

Aparelhos intraorais na cognição e na qualidade de vida.

Psicologia: Uma Contribuição para a Compreensão, Pesquisa e Clínica:

Aspectos neuropsicológicos dos estados crônicos de dor e estresse.

Perspectiva biopsicossocial.

Eixo II do DC/TMD.

Comorbidades psicológicas nas DTM/DOF.

DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Aspectos psicodinâmicos.

Diferentes abordagens de tratamento psicológico na clínica de dor.

Estudos e discussão de casos

Biofeedback

Terapêutica:

Controle das Disfunções Temporomandibulares.

Controle de pacientes com DTM em um Centro Multidisciplinar.

Aplicação de exercícios terapêuticos na clínica diária.

Articulação Temporomandibular: infiltração e manipulação.

Artrocentese.

Técnicas de manipulação manual intramuscular (agulhamento seco).

Técnica de recaptura do disco articular (Manobra de Minagi).

TENS com FES e TENS pontual.

Limite entre o Tratamento Clínico Conservador e Cirúrgico da ATM:

Possibilidades cirúrgicas para os problemas articulares.

Princípios de Farmacologia Aplicados à DTM e DOR Orofacial:

Farmacocinética.

Farmacodinâmica. 

Terapêutica.

Anti-inflamatórios não esteroidais na dor do segmento cefálico.

Relaxantes musculares na dor do segmento cefálico.

Antidepressivos na dor do segmento cefálico.

Emprego da Toxina Botulínica.

Atendimento a Pacientes e Discussão de Casos Clínicos:

Atendimento a pacientes – parte clínica: 

Discussão de casos clínicos.

Discussão de casos clínicos complexos em dor orofacial.

Fluxograma do Ambulatório de DTM e DOF.

Tomada de história da moléstia atual.

Aplicação do WISE 

Web-based Interdisciplinary Symptom Evaluation for Pain

Exame Clínico – Diagnostic Criteria (DC/TMD).

Seminários:

Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral.   

Organizar a sua apresentação de maneira a possibilitar a compreensão da audiência.

Apropriar-se de procedimentos de planejamento, produção e revisão de uma exposição oral.

Compreender as características fundamentais da organização interna de uma exposição oral.

Utilizar o registro adequado de fala ao organizar a exposição.

Utilizar os recursos auxiliares mais adequados à compreensão do aspecto focalizado.

Prof. Dr. Eduardo Cotecchia Ribeiro
Prof. Dr. Andrea Meneguette.
Prof. Dr. Gracia Lopes Costa Bicheiro.
Prof. Dr. Juliana Trindade Clemente Napimoga.
Prof. Dr. Dominik A. Ettlin.
Prof. Celina Dias Borges Sobreira.
Prof. Dr. Mateus Sgobi Cazal.
Prof.ª Viviane Cardoso Noddeo
Prof. Yolanda Maria Almeida Camargo.
Prof. Gilson Kazuo Watinaga.
Prof. Oscar Anacleto Teixeira Junior
Prof. Dr. Henrique Balassini Abdalla

O curso conta com intensa atividade de casos clínicos em pacientes;

Presença de renomados professores estrangeiros na área como: Sandro Palla, Antoon de Laat, Dominik Ettlin;

Possibilidade de curso/estágio nos melhores centros de pesquisa da área (Zurich, Leuven);

Anualmente temos um programa no qual possibilita os alunos a realizarem um estágio em alguma instituição mundial de importância na área. Já estivemos em com o professor Jeffrey Okeson (Estados Unidos), em Leuven (Bélgica) com o professor Antoon de Laat, em Aarus (Dinamarca) com o prof. Peter Svenson, em Gotemburgo (Suécia) com o professor Gunnar Carlson, em Jonkoping (Suécia) com o Prof. Tomas Magnusson, Malmo (Suécia) com o prof. Tomas List, Zurich (Suiça) duas vezes uma com o Prof. Sandro Palla e outra com o Prof. Dominik Ettlin, em Napoli (Itália) com a profa. Ambra Michelotti, em Montreal (Canada) com a prof. Ana Velly;

O programa conta com intercâmbios e cooperações mediados por empresas do setor produtivo, gerando produtos e inovação, bem com a capacitação de profissionais para atender à demanda do setor. Além disso, são promovidos em cooperação com importantes empresas do mercado, eventos científicos e visitas técnicas, nas quais inovações tecnológicas e novos produtos são apresentados ao corpo docente e discente;

A SLMANDIC apresenta laboratórios com equipamentos de última geração, pessoal técnico especializado e uma plataforma on-line de interação com os cursos;

Programa em funcionamento desde 2002, com reconhecimento da CAPES e nota 4 (relativa ao quadriênio avaliativo de 2013-2016);

Alunos de diversas nacionalidades já foram titulados mestres profissionais pelo Programa de Odontologia, dentre as quais destacam-se estudantes de Portugal, Espanha, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Guatemala e Angola;

Acesso remoto ao Portal Periódico CAPES;

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/SLMANDIC);

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/SLMANDIC);

Núcleo de Inovação Tecnológica;

Mandic Health Innovation Hub (Hub Mandic);

O Núcleo de Inovação tecnológica (NIT/SLMANDIC) tem como principal atribuição incentivar inovação e o intercâmbio empresa/instituição;

Possibilidade de diferentes formas de desenvolvimento de uma dissertação: Convencional, patente/software, relatório técnico, produtos de mídia, produtos de material didático, produtos de procedimento operacional padrão (POP);

Os alunos da São Leopoldo Mandic terão à disposição uma estrutura e uma infraestrutura completa para o aprendizado e convivência em um dos maiores campi do Brasil, com tecnologias modernas e sistemas inovadores, como:

• 12 clínicas odontológicas, totalizando 144 equipos destinadas exclusivamente à pós-graduação;

• Centro de Radiologia com equipamentos de última geração tais como, tomógrafos, escâner portátil, softwares de manipulação de imagens, fotografia 3D, dentre outros;

• Sistema de prontuários eletrônicos próprio (OdontoSig), contendo os dados dos pacientes já triados e direcionados à especialidade, que podem ser acessados pelos alunos do próprio celular de onde estiverem, inclusive para pesquisa em banco de dados;

• Centro Cirúrgico com amplas salas equipadas para procedimentos cirúrgicos, profissionais de enfermagem para auxílio e recursos para sedação inalatória;

• Equipamentos e instrumentos disponíveis para uso dos alunos, como motores de implante, microscópios operatórios, Kits protéticos, escaner digital, ultrassom e fotoativadores de última geração;

• Amplo estoque de implantes e componentes protéticos das principais marcas nacionais e internacionais, além de biomateriais;

• Laboratório protético próprio com tecnologia digital (fresadoras, impressoras 3D, entre outros), e equipe de profissionais protéticos altamente capacitados para um completo fluxo digital;

• Laboratórios multidisciplinares equipados para as diferentes atividades práticas de cada especialidade, incluindo computadores com softwares para manipulação de imagens para planejamento digital e CadCam, além de recursos para técnicas cirúrgicas em peças anatômicas reais;

• Salas de aula amplas e confortáveis, com equipamentos para transmissão remota ao vivo por plataforma de ensino digital;

• Laboratórios de Pesquisa equipados para o desenvolvimento de pesquisas científicas de vanguarda;

• Portal de serviços do aluno;

• Restaurante e cantina;

• Maleiro;

• Estacionamento próprio.

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Matrícula:

Efetuar o pagamento correspondente a matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato.

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.

Ordens de Pagamento em USD 

Through: BANK OF NEW YORK 

New York – EUA 

BIC SWIFT: IRVTUS3N 

ABA: 053000196 

Account number: 6550422632 

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A 

São Paulo – Brasil 

BIC SWIFT: ITAUBRSP 

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393 

Account number: 03477-9

c) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

  • ​Certidão de nascimento ou casamento – consularizada;
  • Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;
  • RNE – Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;
  • Comprovante de Residência recente (últimos três meses).  
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

d) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

a) Inscrição:​

Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.​

Somente serão considerados matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato. 

As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.​

c) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

Certidão de nascimento ou casamento;

Título de Eleitor

RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);

CPF;

Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc..);

Comprovante de Residência (últimos três meses);

1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.​

d) Obs.: Em função da entrada em vigor da secretaria digital (Portaria do Ministério da Educação), é solicitado o diploma de Graduação para ser escaneado na instituição, podendo ser entregue este até o final do curso, sob penalidade de não emissão do diploma caso tenha esta pendencia em aberto.

 Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/08/2021, 20% para aqueles realizados até o dia 30/09/2021 e desconto de 10% na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia 04/02/2022.

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: cursos@slmandic.edu.br

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: + 55 (19) 2260-3380​

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13 – Swift, Campinas/SP – CEP: 13045-755

Veja mais detalhes

Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13 – Swift, Campinas/SP – CEP: 13045-755

Siga-nos nas Redes Sociais

  • a) Enrollment:
    Apply online or through the Commercial Department by calling 0800 941 7 941, by WhatsApp +55 19 99228-8781, or by email  curso@slmandic.edu.br . For the Institution to consider the student duly enrolled in the class, they must make the payment corresponding to the enrollment in the course through a bank slip with a CPF, credit card, or international exchange. In addition, the student must electronically sign the digital contract, which will be sent by email through the IziSign Platform. It is worth mentioning that São Leopoldo Mandic reserves the right to enroll students in accordance with the order of payments, respecting the number of vacancies in each class. If confirmation of payment occurs after filling available places, the candidate for the course will receive a refund of the amount paid. * The installments payment dates related to the course payment plan will follow the rule: Masters  – Every 5th of each month Doctorate  – Every 20th of each month Other types of course  (e.g. Specialization, Training, etc.) – Every 10th of each month. Below are the bank details for payment through International Exchange. Payment Orders in USD Through: BANK OF NEW YORK New York – EUA BIC SWIFT: IRVTUS3N ABA: 053000196 Account number: 6550422632 Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A São Paulo – Brasil BIC SWIFT: ITAUBRSP Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA Branch: 6393 Account number: 03477-9
    b) The documentation required to regularize the enrollment must be presented in physical format at the Student Support/Secretary of the Unit, within the period in accordance with the contract:
    – Birth or marriage certificate
    – certified by the Brazilian consulate;
    – Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter in Brazil (whenever applicable); – CRNM (National Immigration Registry Card) OR RNE (Foreign National Registry) OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil; – Professional card (which proves the permission to practice the profession) – Recent proof of residence (last three months); – One 3cm x 4cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning; – Original Graduation Diploma translated by a sworn and consularized public translator.
    Note:  As required by the Brazilian Ministry of Education, the Graduation diploma is requested to be scanned at the institution, and must be delivered within the period in accordance with the contract, under penalty of non-issuance of the diploma if you have this pendency. All assignments, tests and other written activities must be done in Portuguese.

Corpo docente

Coordenador do curso

Coordenador Adjunto

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães

Dê mais um passo para uma carreira de sucesso em Odontologia

Vagas encerradas!

Fechado

Nível:

Mestrado

Status:

Fechado
Coordenador:
Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães
Público-alvo:

Profissionais da área de Odontologia, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia e outras áreas da saúde.

Duração:
30 Meses
Período:
Periodicidade:
Mensal/Bimestral
Horário:
Das 8h às 18h
Dias da semana:
De segunda a sexta-feira
Local:
Campinas
Início das aulas:
15/02/2022
Matrícula:
R$ 1.470,00
Investimento:
30 x R$ 1.470,00

Plano estendido:

Inscrições:

Carga horária:

Vagas:

17

Cadastre-se e receba um e-mail quando o curso abrir novas inscrições

Qual curso deseja encontrar?

Selecione abaixo o tipo de curso que você está buscando:

Programação

Mestrado
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Política de desconto

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/08/2021, 20% para aqueles realizados até o dia 30/09/2021 e desconto de 10% na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia 04/02/2022.

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Corpo docente

Mestrado
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães
Prof. Dr. Eduardo Cotecchia Ribeiro
Prof. Dr. Andrea Meneguette.
Prof. Dr. Gracia Lopes Costa Bicheiro.
Prof. Dr. Juliana Trindade Clemente Napimoga.
Prof. Dr. Dominik A. Ettlin.
Prof. Celina Dias Borges Sobreira.
Prof. Dr. Mateus Sgobi Cazal.
Prof.ª Viviane Cardoso Noddeo
Prof. Yolanda Maria Almeida Camargo.
Prof. Gilson Kazuo Watinaga.
Prof. Oscar Anacleto Teixeira Junior
Prof. Dr. Henrique Balassini Abdalla