Capacitar o cirurgião-dentista para a utilização da ultrassonografia Doppler orofacial na prática odontológica, integrando embasamento científico e aplicação prática. O curso visa desenvolver a compreensão dos princípios de aquisição e interpretação das imagens ultrassonográficas, fortalecendo o raciocínio diagnóstico e a tomada de decisão clínica, para a aplicação segura, precisa e baseada em evidências dessa ferramenta como método complementar na rotina profissional.

Cursos relacionados
Aperfeiçoamento
Aperfeiçoamento em Ultrassonografia da Face na Prática da Harmonização Orofacial (MEC)
- Unidade: Campinas
- Formato: Presencial
Especialização
Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia (MEC/CFO) + Imersão em Estomatologia (MEC) + Capacitação em Odontologia Digital (MEC)
- Unidade: Campinas
- Formato: Presencial
Especialização
Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia (MEC/CFO) + Capacitação em Estomatologia (MEC)
- Unidade: Grande Vitória
- Formato: Presencial
Especialização
Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia (MEC/CFO)+ Capacitação em Fluxo Digital (MEC)
- Unidade: São Paulo
- Formato: Presencial
Especialização
Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia (MEC/CFO) + Capacitação em Estomatologia (MEC)
- Unidade: Curitiba
- Formato: Presencial
Especialização
Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia (MEC/CFO) + Capacitação em Estomatologia (MEC) + Capacitação em Fluxo Digital (MEC)
- Unidade: Campinas
- Formato: Presencial
Especialização
Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia (MEC/CFO) + Capacitação em Fluxo Digital (MEC)
- Unidade: São Paulo
- Formato: Presencial
Especialização
Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia (MEC/CFO)
- Unidade: Fortaleza
- Formato: Presencial
Mestrado
Mestrado Especial em Radiologia Odontológica e Imaginologia (CAPES/MEC)
- Unidade: Campinas
- Formato: Presencial
Capacitação em Ultrassonografia Doppler Orofacial (MEC)
DI do curso: 09182

Este curso é para você
Com abordagens como ensino baseado em problemas, simulações clínicas e uso de tecnologias educacionais avançadas, os alunos são preparados com utilização de metodologia ativas de ensino de forma abrangente e dinâmica para enfrentar os desafios da prática odontológica moderna.
Curso com aulas teóricas, práticas, clínicas, laboratoriais e demonstrativas
O curso possui certificações do MEC garantindo reconhecimento nacional de uma grande Instituição de Ensino Superior, Mandic. Isso assegura a qualidade do ensino e proporciona formação sólida e reconhecida em todo o país.
Corpo docente renomado e qualificado renomado, oferecendo acompanhamento personalizado e orientação contínua para um aprendizado de excelência.
Com uma infraestrutura moderna, clínicas bem equipadas, laboratórios multidisciplinares e salas de aula tecnológicas, proporciona-se ambiente ideal para aprendizado prático e teórico. De forma exclusiva, contamos com o espaço para o Mini Lab, equipado com tecnologias digitais de ponta e equipe de profissionais protéticos altamente capacitados garantindo um completo fluxo digital. Além disso, o centro de radiologia dispõe de equipamentos de última geração, como tomógrafos, escâner portátil, softwares de manipulação de imagens e fotografia 3D.
Graduados e Pós-Graduados em Odontologia.
Conteúdo Programático:
Módulo 1
Introdução à Ultrassonografia Doppler Orofacial (USDO): fundamentos teóricos
Princípios, física, configurações e tipos de equipamentos
Fundamentos da USDO: modos de imagem (B, M e Doppler), terminologias, respaldo legal e aplicabilidades da USDO na Odontologia
USDO na prática: manuseio, ajustes e otimização do equipamento
Hands-on com Application convidado e com simuladores Gphantom
Módulo 2
Anatomia facial: tecidos moles, músculos faciais, glândulas salivares, vasos e nervos faciais, articulação temporomandibular e imagens ecográficas da anatomia facial
Anatomia facial na prática: laboratório de anatomia aplicado à USDO
Módulo 3
Aplicação da USDO na prática clínica da HOF: segurança clínica, planejamento e acompanhamento de casos, mapeamentos faciais
Interpretação de imagens de USDO na HOF
Módulo 4
Aplicação da USDO na prática clínica da HOF: procedimentos guiados, complicações e intercorrências
Hands-on (Phantom): reversão de complicações e intercorrências com aplicação de hialuronidase guiada e procedimentos guiados na prática da USDO na HOF
Módulo 5
USDO aplicada à Estomatologia: lesões inflamatórias e não inflamatórias dos tecidos moles, tumores benignos, doenças das glândulas salivares e DTM
USDO na clínica de Estomatologia
Módulo 6
USDO na Odontologia: análise de prontuários e exames complementares, solicitações de ultrassonografia de face e mapeamentos, aquisição de imagens de alta qualidade, interpretação de exames e laudos
USDO na prática clínica supervisionada: realização de exames de USDO e confecção de laudo de caso clínico (modelo)
Descontos Vigentes:
Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, independentemente da unidade.
Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que forem realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na matrícula.
Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista têm desconto de 3% sobre as mensalidades, para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 6% sobre as mensalidades. Para cursos com duração superior a 24 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 10% sobre as mensalidades e para os cursos de pós graduação com duração inferior a 24 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.
Para credenciados/associados parceiros: Amil Dental, AmorSaúde, Brazil Dental e Oral Unic, terão 5% de descontos nas mensalidades para cursos da unidade Campinas, 7% de descontos nas mensalidades para cursos de outras unidades e cursos online. E para credenciados da Uniodonto Campinas* o desconto será de 10% nas mensalidades para cursos de Campinas, outras unidades e cursos online.
*Consulte a equipe Comercial para confirmar a validade do desconto em outras unidades diferentes de Campinas, conforme o credenciamento na Uniodonto Campinas
Informações Complementares
- AC
Profa. Dra. Délia Figueiredo Carvalho