Na sexta-feira, dia 08 de Agosto de 2025, a Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu professoras da Faculdade de Odontologia da Universidad de la República (UDELAR) do Uruguai, para uma visita técnica pautada em um projeto pioneiro da Odontologia Legal.
O treinamento é referente a um estudo realizado pelo Professor Dr. Ademir Franco em parceria com as professoras uruguaias Alicia Picapedra, Verônica Gargano e Giannina Quagliata. Além disso, também estão envolvidos na pesquisa a Professora Débora Moreira, os alunos de mestrado e doutorado Emerson David e Roberta Pinto e as alunas do Projeto de Iniciação Científica Laís Corrêa Silva e Maria Eduarda Causs.
A parceria tem como objetivo beneficiar a comunidade acadêmica e pericial uruguaia com ferramentas mais efetivas para a identificação da idade dental de indivíduos a partir de imagens da face. É esperado que essas ferramentas sejam aplicáveis para auxiliar na responsabilização penal de violência contra crianças e adolescentes, identificação de pessoas falecidas, entre outros.
A necessidade de desenvolver um protocolo de calibração vem de uma lacuna científica pela escassez de estudos radiológicos desta natureza com amostras uruguaias, tornando esta uma pesquisa pioneira para a área da Radiologia e da Odontologia Legal.
A visita técnica marca a etapa final do treinamento conduzido pelo Professor Dr. Ademir Franco, da São Leopoldo Mandic, e foi prestigiada por outros representantes da instituição, como o Dr. Marcelo Napimoga, da Diretoria Executiva de Pós-graduação e Pesquisa, Dra. Juliana Napimoga da Diretoria Acadêmica de Pós-graduação e a Dra. Altair Cury, da Diretoria de Internacionalização da Odontologia.
“Com esse encontro presencial, tivemos a possibilidade de estreitar laços, mostrar nossa infraestrutura e praticar de maneira padronizada a aplicação dos métodos de estimativa de idade. Ao final do dia, realizamos testes estatísticos que pudessem quantificar nossa concordância.” Disse o Professor Dr. Ademir Franco sobre a visita da delegação uruguaia.
Além de um marco na pesquisa científica voltada para a Odontologia Legal, a parceria entre os professores é um exemplo de cooperação científica e reflexo do compromisso com a qualidade da instituição e de seu corpo docente.
Consulte o cadastro da instituição no
e-MEC.
Consulte o cadastro da instituição no
e-MEC.
Copyright © 2024. Todos os direitos são reservados a Sociedade Regional de Ensino e Saúde LTDA. Política de privacidade | Política de cookies. Última Atualização do portal: 15/08/2025 17:31
Selecione abaixo o tipo de curso que você está buscando: