Você já deve estar familiarizado com o termo “especialidade médica”, mas, e as subespecialidades? Subespecialidades são áreas de conhecimento e prática ainda mais aprofundadas dentro de uma especialidade.
No caso da Oftalmologia, uma das áreas consideradas mais promissoras no mercado, em sua grande maioria, as subespecialidades são divididas de acordo com as partes e doenças dos olhos. Por exemplo, o Segmento Anterior é a subespecialidade oftalmológica que trata de doenças e condições que afetam “a parte da frente” dos olhos.me
Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essas subespecialidades e suas diferentes áreas de atuação.
Quais são as subespecialidades da Oftalmologia?
Atualmente, não existe um número oficial de subespecialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, mas é possível listarmos algumas das mais conhecidas.
Segmento Anterior
Segmento Anterior é a subespecialidade oftalmológica que, como anteriormente mencionado, estuda e trata de doenças e condições que afetam “a parte da frente” dos olhos. Entre algumas destas condições estão erros de refração, problemas de córnea, catarata, glaucoma e outras, em sua maioria tratadas através de intervenções cirúrgicas, utilização de lentes corretivas, colírios, medicamentos e outros procedimentos.
Segmento Posterior
Segmento Posterior é a subespecialidade responsável pelo estudo e cuidado de doenças e condições que afetam “a parte de trás” dos olhos. Nesta subespecialidade, são tratadas questões como: descolamento de retina, degeneração macular, buraco macular, uveítes, entre outros, através de medicamentos injetáveis, lasers, intervenções cirúrgicas e outros tipos de procedimentos.
Plástica e Vias Lacrimais
Subespecialidade que trata questões relacionadas a deformidades e anomalias relacionadas às pálpebras, movimentos involuntários, obstruções e infecções das vias lacrimais, utilizando medicamentos, lasers, entre outros procedimentos cirúrgicos.
Oncologia Ocular
Subespecialidade oftalmológica dedicada ao diagnóstico e tratamento de tumores oculares. Além disso, os profissionais desta área podem realizar intervenções cirúrgicas e utilizar quimioterapia quando necessário.
Neuroftalmologia
Nesta subespecialidade, são tratadas doenças e condições oculares relacionadas ao nervo óptico e da movimentação ocular que está ligada ao comando cerebral. Nesta subespecialidade, podem ser necessárias intervenções cirúrgicas de acordo com o quadro clínico do paciente ou a utilização de medicamentos e reabilitação oral.
Oftalmopediatria
Ao contrário das outras subespecialidades já mencionadas, esta não se concentra em uma parte específica dos olhos, mas tem como foco principal o cuidado e o acompanhamento da saúde ocular de crianças e adolescentes. Entre as condições mais tradicionais tratadas pela subespecialidade, destacam-se: erros de refração, estrabismo congênito ou não, catarata congênita, glaucoma congênito, entre outros.
Pós-graduação em Oftalmologia
A pós-graduação em Oftalmologia é uma excelente opção para médicos formados que desejam aprimorar seus conhecimentos nesta especialidade e ter mais segurança no atendimento, diagnóstico e tratamento de seus pacientes.
Na São Leopoldo Mandic, a pós-graduação em Oftalmologia une conteúdo teórico aprofundado e prática clínica completa com pacientes reais, triados de acordo com os módulos do curso. O atendimento é acompanhado por mestres e doutores atuantes no mercado e atualizados com as principais tendências e inovações tecnológicas.
Clique aqui para conhecer a pós-graduação em Oftalmologia da São Leopoldo Mandic e dê o próximo passo na sua carreira médica.