Aprovada em 16 de julho de 2025, a nova decisão da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) estabelece o RQE como exigência para que médicos ingressem em uma nova residência. Essa medida tem como objetivo ampliar o acesso de médicos especialistas às residências de subespecialidades, por meio do RQE, e não mais apenas da residência.
Neste artigo, você vai entender melhor do que se trata essa decisão e como isso pode impactar a sua carreira médica.
O que é RQE?
O Registro de Qualificação de Especialista (RQE) é o registro concedido pelo Conselho Federal de Medicina a médicos que concluíram uma especialização por meio de residência médica ou obtiveram aprovação em uma prova de título.
O que muda na prática?
Até setembro de 2025, quando a nova decisão entrou em vigor, era exigida uma formação prévia em uma residência médica de acesso direto como pré-requisito nos processos seletivos para ingressar em uma segunda especialização. Ou seja, a única forma de ingressar em uma nova residência era apenas através da conclusão da especialização base.
Isso acontecia porque os certificados de pós-graduação não eram considerados válidos para comprovar o pré-requisito, uma vez que uma pós-graduação lato sensu não é considerada equivalente a uma residência médica.
O que mudou é que, para médicos que conquistaram seus títulos de especialista e, portanto, seu RQE, hoje podem ingressar em uma nova especialização através da residência médica mesmo sem ter passado anteriormente por uma residência na especialidade médica base.
Ou seja, atualmente, o único pré-requisito para ingressar na residência de uma subespecialidade médica é possuir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), seja ele obtido por meio de residência ou prova de título.
Pós-graduação médica
Apesar da nova decisão, a pós-graduação médica continua não sendo considerada equivalente à residência, mas faz parte do processo pelo qual o médico deve passar para conquistar seu título de especialista por meio da prova de título.
Embora ainda existam muitos preconceitos em relação à pós-graduação médica, ela funciona como uma alternativa à residência médica, e sua qualidade e confiabilidade dependem da instituição de ensino.
Na São Leopoldo Mandic, uma das melhores instituições de ensino privadas do país, a pós-graduação médica tem como principal compromisso o ensino teórico aprofundado e uma experiência prática completa, com atendimentos a pacientes reais, triados de acordo com os módulos do curso.
Clique aqui e conheça os cursos de pós-graduação médica da São Leopoldo Mandic!
As informações utilizadas para a construção deste artigo foram obtidas a partir do portal oficial do Ministério da Educação atualizadas até a data da publicação e estão sujeitas a alterações.