A Declaração Anual de Imposto de Renda é uma obrigatoriedade para todo cidadão Brasileiro que obtém rendimentos no país.
É importante estar por dentro de eventuais mudanças nos processos e exigências do ano em questão e entender como fazê-la de maneira correta.
Neste artigo, você vai entender como funciona o Imposto de Renda para médicos e ter acesso ao passo a passo para realizar a sua declaração, incluindo potenciais descontos e isenções.
Como funciona o Imposto de Renda para médicos?
Quando se trata do Imposto de Renda para médicos ou profissionais da saúde, são considerados todos os rendimentos do profissional, incluindo atendimentos via pessoa física ou jurídica, trabalhos realizados internacionalmente e possíveis bens ou investimentos tributáveis.
A partir dessas informações, é possível calcular os impostos devidos sobre os seus rendimentos e, em alguns casos, até restituições.
Independentemente de qualquer outra questão, é importante se atentar aos prazos para o envio da Declaração de Imposto de Renda. Em 2025, o prazo para realizar a declaração é de 17 de março a 30 de maio.
Como declarar o imposto de renda 2025. Baixe o ebook completo aqui.
Quanto um médico paga de Imposto de Renda?
O valor pago por um médico no Imposto de Renda é algo que pode variar. Isso porque a determinação do imposto é referente à atividade exercida e a remuneração do profissional.
Médico CLT
No caso do médico que atua como CLT, a empresa já realiza descontos mensais no salário do profissional correspondentes ao Imposto de Renda, Previdência Social e demais tributos.
Quanto ao INSS, os descontos são correspondentes à faixa salarial do profissional. Em 2025, as novas faixas foram definidas da seguinte forma:
- 7,5% até um salário mínimo
- 9%: de R$ 1.518,01 até R$ 2.793,88
- 12%: de R$ 2.793,89 até R$ 4.190,83
- 14%: de R$ 4.190,84 até R$ 8.157,41
Médico PJ
Aplicável para médicos que possuem clínicas próprias, empresas ou emitem nota fiscal para outras empresas ou hospitais.
Para médicos que atuam como Pessoa Jurídica, o recolhimento de impostos acontece através do CNPJ da empresa, sendo variável de acordo o regime tributário selecionado.
Médico Autônomo
Neste caso, quando o profissional atua de forma autônoma, ele fica sujeito a cobrança de INSS, IRPF e ISSQN de acordo com o município em que atua.
Esta alternativa levanta o risco de fiscalização na declaração do Imposto de Renda, uma vez que a contribuição pode ser elevada, variando de 0 até 27,5% mais 20% do INSS (limitado ao teto de R$8.157,41).
Esses valores são cobrados através do Carnê Leão.
Lembrando que, para serviços prestados à Pessoa Jurídica, o INSS tem alíquota de 11%, com teto de R$897,32 mensais.
Em contrapartida, o valor do ISS, Imposto Sobre o Serviço, pode variar de 2% a 5% de acordo com o município em questão.
O que pode ser deduzido do Imposto de Renda?
Lembre-se também que certos gastos podem ser deduzidos do Imposto de Renda.
Pensão alimentícia, Previdência Social ou Privada, Dependentes sem renda e gastos educacionais podem ser deduzidos do Imposto de Renda, desde que atendam aos critérios estabelecidos pela Legislação. Possibilitando, assim, uma redução no valor do imposto a pagar.
Além disso, ao apresentar comprovantes de doações à causas médicas, sociais ou causas infantis e geriátricas, é possível obter um desconto de até 6% no valor a ser pago no imposto de renda.
Quem precisa declarar?
Antes de qualquer outra questão é importante destacar que médicos em Residência Médica, conforme a Lei Nº 9.250/1995, são isentos da Declaração do Imposto de Renda. Mas é necessário incluir essa informação na ficha de “Rendimentos Isentos”.
Para os profissionais que obtiveram rendas tributáveis acima de R$33.888,00 no ano anterior (2024), a Declaração de Imposto de Renda é obrigatória. No entanto, caso o médico conte com rendimentos não tributáveis, ou tributados na fonte, que ultrapassem o valor de R$200.000,00, estes tributos também devem ser declarados.
Outra questão a ser levada em conta são os bens e direitos cujo valor seja superior a R$800.000,00. Estes também exigem declaração.
Programa Mais Médicos
Aos beneficiários do Programa Mais Médicos é concedida uma Bolsa-Formação de até R$15.000,00 durante um período de 48 meses, podendo ser prorrogada a qualquer momento, seguindo os critérios do programa.
Entretanto, o valor da bolsa não é sujeito a qualquer tributação do Imposto de Renda. Além disso, as contribuições referentes ao INSS são pagas pelo Ministério da Saúde.
Como declarar um Imposto de Renda para médicos?
Diferente de outros trabalhadores, a Declaração do Imposto de Renda para médicos conta com certas particularidades. Por exemplo, é necessária a inclusão do CPF de todos os pacientes atendidos no ano anterior na declaração.
Essa informação é necessária para evitar possíveis fraudes no sistema, através da comparação de dados com as declarações de pacientes.
Com isso esclarecido, vamos ao passo a passo:
1.Documentação e comprovantes
Antes de tudo, reúna e organize todos os documentos e comprovantes necessários para a declaração.
- Comprovantes de rendimentos (no caso do médico clt, o informe de rendimentos com valores pagos pelo empregador)
- Recibos autônomos (no caso de médicos autônomos, recibos do Carnê Leão)
- Informes bancários (documentos do banco referentes a rendimentos de investimento)
- Comprovantes de rendimentos dedutíveis (gastos referentes à saúde, educação, etc.)
2.Tipo de declaração
Agora, você deve escolher entre os dois modelos para declarar o Imposto de Renda.
- Modelo simplificado (oferece um desconto fixo de 20% sobre os rendimentos, sem a necessidade de detalhar as despesas)
- Modelo completo (detalha as despesas e oferece a possibilidade de incluir todas as despesas dedutíveis, ideal para quem tem muitos gastos dedutíveis como consultas médicas)
3. Acesso ao sistema
O sistema da Receita Federal pode ser acessado através de um programa de computador ou aplicativo. Ambos são atualizados anualmente e são intuitivos e fáceis de usar.
4. Informações e dados pessoais
- Nome completo
- CPF
- Endereço
- Dados bancários (para o caso de haver restituições a serem feitas depois das verificações)
5.Declaração de rendimentos
- Médicos CLT: informar os dados fornecidos pelo empregador e informes de rendimentos.
- Médicos autônomos: Informar os valores recebidos no Carnê Leão.
- Rendimento de investimentos: Informar os valores fornecidos pelo banco.
6. Inclusão de dedução
Agora é o momento de informar suas despesas que podem ser deduzidas do seu Imposto de Renda.
- Despesas médicas (consultas, tratamentos, etc.).
- Despesas educacionais (para você ou seus dependentes).
- Contribuições para a previdência privada.
- Pensão alimentícia (caso tenha)
7. Revisão
Verifique cada informação antes de enviar. Atente-se aos valores aplicados, documentos, comprovantes etc. Tenha certeza de que tudo está correto antes de seguir com o processo.
E, principalmente, preencha com atenção seus dados bancários para possíveis restituições.
Com tudo revisado, basta enviar sua declaração através do meio escolhido, programa ou aplicativo.
Após o envio, você receberá um comprovante de entrega. É importante que você guarde esses comprovantes para consultas posteriores.
E lembre-se de acompanhar o processamento da sua declaração através do Site da Receita Federal.
Informações e documentação que devem constar
Como mencionado anteriormente, a Declaração de Imposto de Renda para médicos conta com algumas especificidades que a diferencia da declaração de outros profissionais.
Mas não se preocupe! Utilize a ficha disponível no site da Receita Federal com as informações específicas sobre sua atividade profissional para que você não se esqueça de incluir certas informações na sua declaração.
São elas:
- CPFs dos pacientes: lembre-se de incluir o CPF de todos os pacientes, mesmo aqueles que são isentos, pois o objetivo é comparar os valores declarados pelos médicos com os valores declarados pelos pacientes para evitar fraudes.
- Plantões médicos: registre todos os plantões realizados durante o ano anterior. Essas informações podem ser obtidas no informe de rendimentos feitos pela empresa empregadora. – esta documentação também deve ser anexada à declaração.
- Dados importantes: insira o código de natureza da sua ocupação como profissional de saúde.
- Profissionais autônomos: 11
- Proprietários de empresa: 12
- Além disso, também é necessário inserir o código relativo à profissão que você desempenha. No caso de médicos, o código é 225. Inclua também seu número de registro profissional.
- Rendimentos referentes a cada paciente: também é necessário, além do CPF, o valor pago no atendimento por cada paciente.
- Informe de rendimentos: no caso de Pessoas Jurídicas, é importante informar o pró-labore recebido no ano anterior. Além disso, é importante fazer o controle financeiro e o registro do faturamento médico.
- Comprovantes de dívidas: empréstimos, financiamentos, consórcios, etc. Essas informações devem ser inseridas no espaço “Dívidas e ônus reais” na ficha de declaração.
Como funciona o pagamento e restituição do Imposto de Renda para médicos?
Existem certas opções de parcelamento do Imposto, que poderá ser pago em até 8x com parcelas superiores a R$50,00, com vencimento no último dia útil de cada mês. São aplicáveis juros de acordo com a taxa Selic a partir do atraso no pagamento.
Caso o imposto seja inferior a R$100,00, ele deve ser pago de uma única vez.
Quanto à restituição, pode acontecer de algum contribuinte pagar mais impostos do que deveria e, posteriormente, ser restituído desse valor após o processamento da declaração.
Quando isso acontece, a Receita devolve o valor excedente ao contribuinte.
Importante destacar que essa restituição ocorre em lotes entre junho e dezembro do ano vigente, tendo como prioridade grupos como idosos, pessoas com doenças graves ou deficiência e a ordem de envio da declaração.
Ou seja, quem enviou a declaração primeiro tem prioridade no recebimento da restituição, que deve ser retirada no Banco do Brasil.