Projeto da Faculdade São Leopoldo Mandic amplia qualidade de vida e acesso à saúde de comunidades ribeirinhas e indígenas que vivem às margens do Rio Negro
O Barco da Saúde, projeto social idealizado por professores e alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, que leva atendimento médico e odontológico à população ribeirinha e indígena, chega em sua 6ª expedição. De 30 de junho a 12 de julho, o Barco, viabilizado por meio de parceria com a ONG Doutores das Águas, navegará de Manaus (AM) rumo ao estado de Roraima, ao longo do Rio Negro e seus afluentes, passando por comunidades que só têm acesso à saúde quando há expedições voluntárias, tais como as localidades Remanso, Caicubi, Cachoeirinha, Canuini, Terra Preta, Sacaí, Tanauaú, Itaquera e Xixuaú.
A ação, que muitas vezes é a única oportunidade de acesso ao atendimento médico nessas regiões, contará com a participação de uma equipe de 40 pessoas entre médicos, dentistas e alunos das duas áreas, mais os profissionais de suporte. Serão realizados atendimentos nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Geral, Dermatologia, Oftalmologia, Pediatria e Odontologia.
“Além dos atendimentos nas diversas áreas da saúde, o projeto também promove atividades educacionais para adultos e crianças, buscando conscientizar e informar a população sobre temáticas importantes ligadas à saúde”, explica Isadora Bavaresco, aluna do 7º período do curso de Medicina e uma das coordenadoras do projeto.
A expectativa é de que sejam realizados cerca de 2.500 atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e idosos, como destaca Marcos Aurélio Teixeira, médico, professor da Faculdade São Leopoldo Mandic e docente Coordenador dos acadêmicos de Medicina do Barco da Saúde. “Neste ano, a expedição do Barco da Saúde vai percorrer regiões ainda mais carentes, com menos acesso aos cuidados básicos de saúde. Vamos levar atendimento humanizado em diversas especialidades médicas e odontológicas, fazendo a diferença na qualidade de vida dessas pessoas”, complementa.
Para os alunos, a experiência também é transformadora. “De acordo com dados e entrevistas com os participantes levantados após as últimas expedições do Barco da Saúde, participar de projetos de responsabilidade social impacta diretamente na vida do estudante, tanto do ponto de vista pessoal como do profissional, ampliando o olhar do que é de fato o cuidado na saúde. Eles voltam transformados e com um olhar mais humano e individual para cada pessoa que atendem“, destaca a médica e professora Dra. Fabiana Succi, coordenadora do projeto.
O Barco da Saúde, que nasceu em 2017, em Campinas, já atendeu cerca de 9 mil pessoas ao longo das expedições, envolvendo mais de 200 profissionais, entre alunos de medicina e odontologia, médicos, dentistas, tripulação e representantes de instituições apoiadoras, como a ONG Renovatio, que fornece óculos; o Instituto Penido Burnier, que é referência em Oftalmologia em Campinas e terá dois médicos residentes nesta expedição, e a EMS, responsável por fornecer os medicamentos.
Sobre a São Leopoldo Mandic
Considerada, por 15 anos consecutivos, uma das dez melhores instituições de ensino superior do país segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, em seu corpo docente, professores doutores com vasta produção científica formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do exterior. Estruturada com laboratórios de última geração, clínicas odontológicas completas, cenários de prática em hospitais e Unidades Básicas de Saúde conveniados, a instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, bem como atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários. Dispõe de laboratórios de simulação realística, recursos modernos para diagnóstico e treinamento e HUB de inovação, que estão a serviço dos cursos de graduação e pós-graduação. Conta também com projetos de extensão como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico às comunidades carentes. A Faculdade São Leopoldo Mandic possui outras nove unidades distribuídas pelo país e uma em Portugal, que oferecem cursos de pós-graduação, e mais duas unidades de graduação em Medicina, nas cidades de Araras-SP e Limeira-SP. Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic; instagram.com/saoleopoldomandic/.
Assessoria de Imprensa Grupo Mandic:
InPress Porter Novelli – mandic@inpresspni.com.br
Consulte o cadastro da instituição no
e-MEC.
Consulte o cadastro da instituição no
e-MEC.
Copyright © 2024. Todos os direitos são reservados a Sociedade Regional de Ensino e Saúde LTDA. Política de privacidade | Política de cookies. Última Atualização do portal: 23/06/2025 17:44
Selecione abaixo o tipo de curso que você está buscando: