Biblioteca

A biblioteca

Bem-vindos!

Considerada como um dos principais agentes de interação entre as atividades de ensino e pesquisa para os cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, a Biblioteca “Dr. Cid Santos Gesteira”, localizada na Unidade Campinas (SP), oferece acesso a periódicos, trabalhos acadêmicos, livros físicos e digitais e jornais segmentados na área da saúde, proporcionando uma pesquisa completa com dados seguros e atuais.

Sobre

A Biblioteca possui seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme Norma ISO 9001, tendo em seu acervo físico aproximadamente 30 mil exemplares das obras mais modernas nas áreas de Medicina e Odontologia, além de obras de referência, trabalhos acadêmicos, periódicos e outros conteúdos.

Já no formato digital, estão disponíveis aproximadamente 7.500 títulos de livros. Os alunos da MANDIC ainda têm à sua disposição, pelo Portal de Periódicos da Capes, milhões de artigos científicos e acesso a bases de dados relevantes para a pesquisa científica.

Os usuários da Biblioteca também contam com acesso à Internet, levantamento bibliográfico, pesquisa e comutação bibliográfica (COMUT e BIREME) e a verificação da normalização dos trabalhos acadêmicos.

A Biblioteca São Leopoldo Mandic “Dr. Cid Santos Gesteira”, com mais de uma década de existência, vem ao longo do tempo atualizando o seu acervo e os serviços oferecidos, modernizando e adequando o seu espaço físico, ampliando e capacitando o seu quadro de funcionários para favorecer a melhoria de seus serviços.

Graças a essa preocupação constante com a excelência do acervo e de seus serviços, a Biblioteca conquistou a certificação de seu sistema de gestão da Biblioteca, conforme a Norma ISO 9001, desde 2006, além de ter sido aceita, em 2012, na Biblioteca Virtual em Saúde – Odontologia como cooperante, em consonância com os parâmetros estabelecidos pela BIREME, colaborando com o desenvolvimento de profissionais na área odontológica, tanto àqueles vinculados a atividades acadêmicas quanto àqueles que têm interesse na educação continuada como forma de aprimoramento pessoal.

Dessa maneira, a Biblioteca é um espaço de extrema relevância à missão da Faculdade de antecipar tendências educacionais, garantir a alta qualidade de ensino e pesquisa e contribuir com a melhoria social do País.

Comprometimento da Alta Direção

A Alta Direção da Biblioteca São Leopoldo Mandic “Dr. Cid Santos Gesteira” se compromete com o Sistema de Gestão da Qualidade, bem como o provimento e disponibilização de recursos adequados para implementação, manutenção e melhorias requeridas.

Horário de Atendimento

A Biblioteca está disponível para acesso de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h00 e aos sábados, das 8h00 às 18h00, em escala de plantão.

Para contatar a Biblioteca, ligue para (19) 3211-3652, (19) 3211-3734, (19) 3211-3733 ou (19) 3211-3611, ou encaminhe uma mensagem para a caixa postal biblioteca@slmandic.edu.br.

Saiba mais

Biblioteca em números

Lorem Ipsum

X

Lorem Ipsum

X

Lorem Ipsum

X

Lorem Ipsum

X

Lorem Ipsum

X

Lorem Ipsum

X

Lorem Ipsum

X

Lorem Ipsum

X

Regras de uso

Quem são os usuários da biblioteca

Os usuários são os alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic e pessoas externas como ex-alunos da MANDIC, alunos de outras instituições de ensino e profissionais em geral.

Acesso

A Biblioteca disponibiliza guarda-volumes para o usuário guardar sua bolsa e seus objetos pessoais, pois só é permitido o acesso ao acervo com materiais para anotações, como caderno, caneta, lápis, livro e notebook. Também não é permitido fumar, ingerir alimentos e bebidas, utilizar aparelhos sonoros, principalmente telefone celular nas dependências da Biblioteca.

Empréstimo domiciliar

  • É facultado a todos os alunos de graduação, docentes e funcionários da Instituição cadastrados na Biblioteca.
  • O empréstimo será efetuado somente pelo próprio usuário, não sendo permitida a retirada por terceiros.
  • O material objeto do empréstimo será conferido por um funcionário da Biblioteca no ato do empréstimo e na devolução para verificar suas condições.
  • Quando houver pendências (empréstimo em atraso ou multa), é vedado novo empréstimo ao usuário, até que seja realizada a respectiva regularização.
  • É vedado o empréstimo de obras de referência (compêndios, dicionários, índices, catálogos), obras raras, coleções especiais, periódicos, monografias, dissertações e teses.
  • Não havendo atraso ou reserva do material, o usuário poderá renovar o empréstimo por até 2 (duas) vezes consecutivas via catálogo online.
  • Caso o material retirado em empréstimo seja muito solicitado em períodos de provas, trabalhos acadêmicos ou outras atividades, a Biblioteca poderá fixar prazo menor, ou ainda, suspender o empréstimo temporariamente, objetivando proporcionar o acesso destes a todos os interessados.
  • Será facultado o empréstimo domiciliar do material bibliográfico, conforme segue: o aluno tem direito de retirar, para empréstimo domiciliar, até três obras. Já o professor terá direito de retirar até cinco obras por vez.
  • Quanto ao prazo de devolução, os alunos têm até três dias úteis para devolver os livros e um dia para a devolução de atlas. Já os professores terão cinco dias úteis para devolver os livros e dois dias para devolver os atlas. Porém, se o material for muito solicitado em períodos de prova, trabalhos acadêmicos ou outras atividades, a Biblioteca poderá reduzir o prazo ou suspender o empréstimo.
  • O sistema enviará e-mails automáticos de aviso de empréstimo.
  • O público externo somente poderá consultar os materiais bibliográficos, não sendo permitido o empréstimo domiciliar.

Renovação

  • O empréstimo poderá ser renovado por 2 (duas) vezes, desde que o usuário não tenha pendência com a Biblioteca e não haja reserva por parte de outro usuário.
  • O usuário poderá efetuar a renovação do material por meio do site: www.slmandic.edu.br – biblioteca – catálogo online – com login e senha previamente cadastrados.
  • A nova data de devolução será contada a partir da data da renovação.
  • O sistema enviará e-mails automáticos de aviso de renovação.

Reservas

As reservas são feitas por meio do Catálogo online e são permitidas somente para usuários que não têm pendências.

Os usuários poderão efetuar reservas por intermédio do catálogo online para materiais que estejam emprestados, sem exemplares disponíveis na Biblioteca.

  • Uma vez liberada a reserva pelo sistema da Biblioteca, quando o material for devolvido, o usuário receberá um e-mail de aviso de liberação de reserva e terá o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para realizar o empréstimo presencialmente na Biblioteca.
  • Caso o material não seja retirado no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a reserva será excluída automaticamente e liberada para o próximo usuário da lista de espera.
  • Caso haja lista de espera, as reservas serão atendidas de acordo com a ordem de solicitação no sistema.
  • Não é possível reservar materiais que estejam disponíveis no acervo ou materiais que já estejam emprestados ao usuário.
  • A reserva é permitida aos usuários que não tenham pendências com a Biblioteca.

Devolução

  • A devolução do material de empréstimo deverá ser realizada nos terminais localizados nos balcões de atendimento, por meio da entrega do respectivo material ao funcionário, não sendo permitido deixar o material sobre o balcão da Biblioteca.
  • O usuário é responsável pelo material de empréstimo até que o processo de devolução esteja totalmente concluído pelo funcionário da Biblioteca.
  • O sistema enviará e-mails automáticos de aviso de devolução. O não recebimento do aviso não exime o usuário da responsabilidade sobre o prazo de devolução.
  • Em caso de atraso na devolução dos materiais, será cobrada multa de R$ 5,00 por dia de atraso e por material.
  • O usuário tem inteira responsabilidade sobre o material tanto para consulta quanto empréstimo, portanto, obras extraviadas ou danificadas devem ser substituídas por iguais, ou equivalentes.

Atraso

  • O atraso na devolução dos materiais emprestados gera cobrança da multa por dia de atraso e por obra em atraso.
  • Usuários com materiais em atraso ou multas pendentes de pagamento não poderão utilizar os serviços de empréstimos, renovações e reservas de materiais.
  • O pagamento das multas deverá ser efetuado no balcão de atendimento da Biblioteca somente em dinheiro.

Perdas e danos

  • Materiais perdidos, furtados, roubados, danificados ou grifados com canetas ou canetas marca-texto deverão ser repostos por exemplar idêntico, da mesma edição.
  • Em caso de perda, furto, roubo ou qualquer dano aos materiais, o usuário deverá comunicar imediatamente à Biblioteca.
  • A multa por eventual atraso será calculada até a data da comunicação do fato (perda, dano, furto ou roubo) à Biblioteca.
  • Após a comunicação, será informado ao usuário o prazo e os procedimentos para reposição dos respectivos materiais.
  • Caso o material não seja reposto até a data estipulada, ou seja, encontrado e devolvido com atraso, a multa será contabilizada integralmente, a contar da data prevista inicialmente para devolução.
  • Não serão aceitas para reposição cópias, materiais pirateados, obras em mau estado de conservação e obras desatualizadas.
  • Caso o dano ao material seja reparável, o usuário poderá providenciar o serviço de restauração em empresa especializada, às suas exclusivas expensas.

Antes de utilizar a Biblioteca, leia atentamente o Regulamento completo.

Conheça também

Lorem ipsum dolor sit amet. Et consequatur illum est alias dolor aut ipsa voluptatem et suscipit quaerat in illo laudantium ab rerum placeat et quos voluptate. Cum maxime quia et quia molestias vel cumque dicta sit accusamus deserunt ea reprehenderit galisum ut aperiam molestiae.


Qui quos reprehenderit eos quidem odit non fugit perspiciatis aut beatae amet sit exercitationem tenetur est quibusdam odit cum illum ducimus.

Catálogo online

Lorem ipsum dolor sit amet. Et consequatur illum est alias dolor aut ipsa voluptatem et suscipit quaerat in illo laudantium ab rerum placeat et quos voluptate. Cum maxime quia et quia molestiestiae.


Qui quos reprehenderit eos quidem odit non fugit perspiciatis aut beatae amet sit exercitationem tenetur est qu

Política
de qualidade

Através do comprometimento da liderança e seus colaboradores, a Biblioteca da Faculdade São Leopoldo Mandic Prof. Dr. Cid Santos Gesteira busca tornar-se referência para bibliotecas universitárias, visando sempre à elevada satisfação informacional dos nossos usuários, a excelência na gestão da informação e na prestação de serviços para a comunidade universitária e sociedade em geral, por meio da definição de políticas que atendam: – O crescimento e o desenvolvimento da Instituição e da sociedade; – o atendimento aos requisitos legais e estatutários; – ao contínuo desenvolvimento das pessoas, profissionais e parceiros; – a melhoria contínua de nossos processos e serviços; – um excelente ambiente de trabalho aos nossos colaboradores; – os requisitos do Sistema de Gestão implantado.
Organizar, preservar e disseminar a informação para a produção do conhecimento, dando suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Faculdade São Leopoldo Mandic, possibilitando o crescimento e o desenvolvimento da Instituição e da sociedade.

Ser reconhecida como biblioteca de excelência na gestão da informação e na prestação de serviços para a comunidade universitária e sociedade em geral.

A Biblioteca da Faculdade São Leopoldo Mandic fundamenta-se na defesa dos valores éticos universalmente aceitos, destacando-se: Respeito; Fraternidade; Honestidade; Tolerância; Qualidade; Solidariedade; Humanização; Comprometimento; Trabalho em equipe; Transparência e Sustentabilidade.

Horário de atendimento:

Qual curso deseja encontrar?

Selecione abaixo o tipo de curso que você está buscando: