Ter um consultório próprio é o objetivo de muitos profissionais recém-formados em Medicina. No entanto, para alcançá-lo, é essencial estar preparado para lidar com diversos assuntos, como administração, finanças e marketing.
Mesmo que você tenha profissionais especializados para auxiliar, conhecer cada processo do negócio é fundamental para garantir o sucesso. Mas, antes de explorar os passos para abrir seu consultório, é importante reconhecer que haverá desafios. Nem sempre será fácil, e você precisará estar pronto para enfrentar dificuldades, lembre-se: a responsabilidade de atrair e fidelizar pacientes, além de lidar com burocracias, será toda sua.
Ao mesmo tempo, poderá desfrutar de benefícios como:
- Maior flexibilidade de horários
- Remuneração potencialmente mais elevada
- Controle sobre os seus objetivos e sua rotina de trabalho
Independência para construir o seu renome
Quais os primeiros passos para abrir o primeiro consultório?
Os pilares para iniciar um consultório incluem:
- Definir seu modelo de negócio
- Identificar seu público-alvo
- Construir um planejamento financeiro
A partir dessas decisões, será possível avançar com mais segurança nas demais escolhas. Ao longo da execução do projeto, também é necessário refletir sobre:
- O montante que você pretende investir;
- O local e tamanho do consultório;
- O design de ambiente;
- A equipe;
- Os equipamentos necessários;
- E as estratégias de divulgação.
Abaixo você confere mais detalhes sobre cada um dos pontos.
Definição do público-alvo
Entender o perfil do seu público é essencial. Isso ajudará a determinar se atenderá convênios ou apenas consultas particulares, o valor das consultas e os procedimentos que serão oferecidos. O público-alvo também influenciará a localização, a estrutura e a decoração do consultório, além de nortear a linguagem de marketing que será adotada.
Por isso, analise:
- Idade;
- Gênero;
- Classe social;
- Onde moram;
- Quais seus gostos;
- Quais suas dores (não físicas, mas mentalmente).
Escolha da localização
Depois de definir seu público-alvo, a escolha da localização será mais fácil. Certifique-se de que o local seja acessível, levando em consideração se o público tem alto poder aquisitivo ou é mais diversificado, o que exigirá acessos a transporte público e estacionamento.
A localização também afetará o custo do imóvel, seja alugado ou comprado, e é importante avaliar se vale a pena dividir o espaço com outros médicos.
Planejamento financeiro
O planejamento financeiro é uma das etapas mais cruciais para a abertura do primeiro consultório. Logo no início, já são necessários diversos custos, como:
- Obras;
- Equipamentos;
- Móveis;
- Legalização.
Esses gastos incluem a obtenção de alvarás e licenças, como a da Vigilância Sanitária e o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES).
Além deste início, manter um controle financeiro rigoroso ao longo do tempo é indispensável. O fluxo de caixa deve incluir tanto receitas (consultas particulares e atendimentos por convênio) quanto despesas, como aluguel, salários, contas de luz, água e internet.
É justamente esse planejamento financeiro que ajudará a definir o valor das consultas e a quantidade de pacientes que você precisará atender diariamente.
Preparação do espaço e da equipe
O ambiente deve ser acolhedor e condizente com o perfil do público que você deseja atrair. Uma boa decoração transmite profissionalismo e cuidado.
Pense na recepção: haverá uma secretária? Oferecerá café, água, ou até uma televisão para os pacientes? Todos esses detalhes contribuem para a experiência do paciente.
Além disso, montar uma equipe qualificada também é um dos fatores decisivos no sucesso do seu consultório. Dessa forma, busque escolher profissionais capacitados, tanto na recepção quanto no serviço médico, seja nas especialidades ou procedimentos específicos.
Peça recomendações a colegas e avalie as competências e atitudes dos candidatos.
Gestão e marketing
Um bom sistema de gestão é indispensável para otimizar o atendimento e a organização do consultório. Sistemas eletrônicos para prontuários e agendamentos facilitam o trabalho, melhoram a experiência do paciente e ajudam a manter tudo em ordem.
Além disso, é interessante apostar na modernidade em outro ponto: o marketing. Criar uma identidade visual atraente e apostar em campanhas nas redes sociais é cada vez mais lucrativo e essencial, além de ajudar no renome e na confiança para com os pacientes.
Vale lembrar que todas as ações de divulgação devem seguir as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM), respeitando as normas éticas.
Seja um diferencial
Manter um bom relacionamento com seus pacientes é um dos pontos que podem trazer mais destaque e resultados.
Enviar lembretes de cuidados à saúde, dicas e mensagens de acompanhamento cria um vínculo que vai além das consultas, fortalecendo a relação médico-paciente e, consequentemente, a sua renda.
Quando você oferece um atendimento humanizado e individualizado, é visto com muito mais carinho pelo público. Por isso, quando o assunto for este, esteja sempre atento às principais inovações.
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