São Leopoldo Mandic promove estágio de férias para alunos de Medicina em Arcoverde e Araras

O estágio de férias permite aos estudantes vivenciar a Medicina em contextos diversos, fortalecendo competências técnicas e humanas.

A Faculdade São Leopoldo Mandic promove um Estágio de Férias aos alunos do curso de Medicina. A iniciativa tem como objetivo ampliar a formação acadêmica e clínica por meio da prática em diferentes cenários e contextos. O programa acontece em parceria com a Faculdade Medicina do Sertão, localizada em Arcoverde (PE).

Durante o estágio, alunos da Mandic desenvolvem atividades práticas na instituição nordestina.  Enquanto isso, estudantes da Faculdade Medicina do Sertão participam de uma imersão acadêmica na unidade da São Leopoldo Mandic em Araras, pelo período de dez dias. A proposta promove, sobretudo, uma rica troca de experiências acadêmicas, culturais e assistenciais entre as duas instituições.

O Estágio de Férias acontece entre os dias 13 e 23 de janeiro e foi estruturado para proporcionar aos alunos uma experiência prática imersiva. A seleção dos alunos ocorreu por meio de um edital interno, considerando critérios como o coeficiente de rendimento acadêmico, entre outros requisitos estabelecidos. 

Embarcaram para esta edição do Estágio de Férias em Arcoverde os alunos Beatriz Pagoto, João Lucas Alves Siqueira, Júlia Felippe Silva, Larissa Sá, Paula Bertagnoli e Thais Bertaglia. Alunos das unidades de Araras, Campinas e Limeira. Ao longo do programa, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar uma formação médica. Assim, essa formação e alinha ao compromisso da São Leopoldo Mandic com a excelência acadêmica e com as demandas reais da prática profissional.

De acordo com Arthur Filgueiras, diretor da São Leopoldo Mandic Limeira, a iniciativa surgiu da necessidade de oferecer experiências que vão além do ambiente acadêmico tradicional. “A proposta é permitir que o aluno tenha contato com diferentes contextos socioculturais e amplie sua vivência na prática médica, seja fora ou dentro da região onde realiza a graduação”, destaca.

Ao estagiar em localidades como Arcoverde, por exemplo, os estudantes entram em contato com diferentes realidades e contextos socioeconômicos, o que contribui para a compreensão de variados modelos de atendimento, rotinas assistenciais e demandas populacionais. Além disso, essa vivência favorece o desenvolvimento de habilidades técnicas, capacidade de adaptação e sensibilidade diante de diferentes contextos sociais.

Confira as fotos da ação:

Compartilhe:

Mais Notícias

A pós-graduação em Nutrologia une prática clínica, abordagem baseada em evidências e foco em prevenção, longevidade e manejo nutricional de doenças crônicas. O novo curso de Nutrologia da São Leopoldo Mandic é voltado para médicos que desejam aprofundar seus conhecimentos na área por meio de uma abordagem focada na prática clínica. Ao todo, o programa conta com mais de 420 horas de carga horária, distribuídas entre conteúdo teórico e prática com pacientes reais. A pós-graduação tem duração de 12 meses e, a princípio, está disponível apenas na unidade da Mandic Campinas. A primeira turma do curso está prevista para iniciar em julho deste ano.  A Nutrologia é uma especialidade médica dedicada ao estudo dos nutrientes e à análise de como a alimentação influencia o funcionamento do organismo. A especialidade contribui diretamente para a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Nos últimos anos, a área vem se consolidando como uma das especialidades mais promissoras da atualidade. Esse crescimento está relacionado principalmente ao aumento das doenças crônicas não transmissíveis, ao envelhecimento da população e à busca crescente por estratégias de medicina preventiva e promoção da longevidade saudável. Reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência na formação em saúde, a Faculdade São Leopoldo Mandic se destaca por seu modelo educacional voltado à prática profissional. Com tradição na oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde, a Mandic conta com infraestrutura clínica própria e um corpo docente formado por mestres e doutores atuantes no mercado. Além disso, a metodologia prioriza a aplicação prática do conhecimento, aproximando o médico dos desafios cotidianos da assistência ao paciente. De acordo com o Diretor-Executivo de Marketing da Mandic, Alexandre Ferraz, a abertura do novo curso de Nutrologia reforça o posicionamento da instituição em trabalhar para especializar médicos dentro das áreas mais promissoras da Medicina. “Por isso a nossa preocupação com temas como estilo de vida, longevidade e saúde alimentar. Nesse sentido, a Nutrologia vem somar às outras opções de cursos já oferecidos pela Mandic, que formam nossos alunos com as premissas de qualidade reconhecidas pelo mercado", explica.  A proposta pedagógica do curso foi desenvolvida para proporcionar aplicação prática imediata, permitindo que o médico incorpore os conhecimentos adquiridos ainda durante a formação. O conteúdo contempla desde os fundamentos da Nutrologia clínica até protocolos de avaliação nutricional. Entre outros temas abordados, há suplementação, interpretação de exames laboratoriais e estratégias terapêuticas voltadas ao cuidado integral do paciente. As vagas para a pós-graduação em Nutrologia da São Leopoldo Mandic já estão abertas para médicos formados interessados em aprofundar seus conhecimentos na área. Para mais informações e inscrições, acesse slmandic.edu.br.

Qual curso deseja encontrar?

Selecione abaixo o tipo de curso que você está buscando: