Novidade: São Leopoldo Mandic é a primeira instituição no Brasil a utilizar tecnologia Apple para educação integrada na grade curricular

No dia 21/03 (quinta-feira), os alunos do primeiro semestre de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic (Turma XXI) receberam iPad, consolidando o alinhamento dessa entrega com a nova proposta pedagógica do curso. A tecnologia da Apple para educação já é utilizada em outras instituições e escolas no Brasil. Porém, pela primeira vez, foi totalmente adaptada para ser integrada à matriz curricular, trazendo facilidades para a rotina acadêmica.

O Diretor-Executivo de Odontologia, Dr. Rui Brito, destacou o impacto para os alunos: “O objetivo principal é que os estudantes aprendam cada vez mais. Temos uma metodologia própria inovadora e acreditamos na importância de oferecer ferramentas que os auxiliem nesse processo. Acreditamos que a inserção de tecnologias é um caminho sem volta e, neste sentido, a São Leopoldo Mandic está à frente.”

Através dos recursos da Apple, a São Leopoldo Mandic também prepara o estudante para um mercado mais digital, como destacou Brito: “Odontologia é uma especialidade muito digitalizada, principalmente em diagnóstico e planejamento, e nós estamos alinhados com isso.”

Os docentes passaram, desde janeiro, por treinamentos e capacitações para que a implantação e inclusão dos recursos tecnológicos sejam eficientes e, em breve, obterão o certificado “Apple Teacher”.

Além disso, a integração contou também com a SeJunta, empresa especializada na integração de tecnologias Apple em ambiente educacional. Guilherme Camargo, fundador, falou sobre o benefício da utilização: “A São Leopoldo Mandic tornou o iPad uma ferramenta educacional, de forma que o uso desta tecnologia não seja isolado e sem contexto. Esse é o grande diferencial que faz a instituição se destacar muito do ponto de vista da inovação.”

A iniciativa do projeto foi realizada por Gabriela Victorelli, gerente do Hub Mandic, e levou cerca de um ano, uma vez que foram consideradas pesquisas de mercado, remodelação do projeto e adequação à matriz curricular. Victorelli comentou: “O papel do Hub de inovação do Grupo Mandic é trazer inovação e isso não tem a ver somente com tecnologia, mas sim, que ela esteja integrada e incorporada à toda a realidade.”

A Apple para educação é uma das iniciativas de inovação de 2024. Victorelli pretende utilizá-la para os estudantes dos próximos anos de Odontologia: “Nós iremos avaliar os resultados desta implantação por meio de uma série de indicadores que serão aferidos continuamente ao longo do processo. A partir desses dados, sendo eles positivos em relação a potencializar a personalização do processo ensino-aprendizagem, teremos subsídio de informações que justificarão expandir para as próximas turmas de graduação em Medicina e da pós-graduação.”

Confira abaixo as fotos da entrega:

Confira as fotos da ação: