Responsabilidade Social

Alinhada ao seu compromisso com a ética e a excelência no ensino e com o desenvolvimento da sociedade, a Faculdade São Leopoldo Mandic promove ações e campanhas em vários âmbitos de Responsabilidade Social.

É sempre com o pensamento de um cenário globalizado que precisamos exercer responsabilidade social e trazer de forma humanizada oportunidades a todos aqueles que não têm. É por isso que a São Leopoldo Mandic participa efetivamente de grandes programas sociais.

Conheça abaixo nossos projetos sociais:

Barco da Saúde

A Faculdade São Leopoldo Mandic incentiva e patrocina ações sociais que visam a transformar a realidade das pessoas. Um dos projetos mais relevantes da Instituição é levar atendimentos médico e odontológico, gratuitos, a comunidades distantes, quase sem acesso, com o Barco da Saúde. Começou com uma ideia de dois jovens, alunos da Faculdade, e a viabilização só foi possível pela contribuição da MANDIC e das parcerias realizadas pelos estudantes de Medicina e Odontologia, reforçando o compromisso da prática dessas profissões de forma humanizada, fazendo a diferença e transformando a realidade das pessoas.

O documentário Amazônia: o pulmão, o sangue e os glóbulos verde-amarelos, do fotógrafo Giancarlo Gianelli, registrou o projeto Barco da Saúde e, como reconhecimento, recebeu, em 2018, Menção Honrosa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. O material conta com depoimentos dos participantes e também dos membros da comunidade indígena de Alto Autazes, na Amazônia, mostrando o impacto positivo de tais atendimentos, assim como a relevância desta ação social.

Movimento Social Mandic

O Movimento Social Mandic (MSM) realiza atividades com pessoas em situação se rua. A história começou quando uma das fundadoras do Movimento caminhava pelo centro da cidade de São Paulo e foi inspirada por um grupo de professores que levava sopa e recitava poesia para as pessoas que viviam nas ruas. Trouxe esta ideia para a Instituição, conversou com alunos e recebeu o apoio da Coordenação do curso de Medicina e de amigos. Desde então, todos os meses, os componentes do Movimento esperam pelo dia da ação chegar e levam comida, cobertores, kits de higiene e roupas para os moradores de rua, exercendo o voluntariado e levando assistência e um olhar amigo a quem precisa.

Expresso Mandic

O projeto “Expresso da Saúde MANDIC” objetiva promover atendimentos médicos e odontológicos em áreas periféricas de municípios da região sudeste do Brasil, por meio de ações de caráter educativo, preventivo e curativos.  Além do atendimento à população, o projeto promove a formação e a atualização profissional na área médica e odontológica e há possibilidade do desenvolvimento de pesquisas científicas de caráter retrospectivo/prospectivo no campo da saúde. Mais um projeto que contempla a integração entre o ensino, a extensão e a pesquisa.

As equipes de trabalho são compostas por alunos dos cursos de graduação em Medicina e Odontologia, supervisionados por professores das diferentes especialidades. Profissionais que atuam na área da saúde nas instituições parceiras também participam do projeto, como agentes de saúde, auxiliares de consultórios. Na área odontológica são realizados tratamentos em adultos e crianças em uma unidade móvel (carreta) equipada com 4 consultórios odontológicos.

Na área médica, os atendimentos serão realizados em uma unidade móvel (carreta) com capacidade para 5 consultórios médicos.  São ações de caráter educativo, preventivo e curativos nas áreas de Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia, Oftalmologia e Pediatria.

O projeto também contempla orientações preventivas em saúde que serão transmitidas durante os atendimentos pelos graduandos utilizando cartazes, macromodelos e com o uso de outros recursos lúdicos, elaborados de acordo com o Projeto “Aprender Brincando sobre saúde”.

Eco Mandic

A temática da Educação Ambiental na MANDIC ainda conta com um evento anual chamado EcoMandic, que dá nome também a um movimento permanente na Faculdade com projetos como o Programa de Descarte Consciente, que inclui a própria disciplina de Biossegurança para os cursos da Instituição. Outras ações que também fazem parte do movimento EcoMandic são a criação de um Ecoponto, que recebe materiais recicláveis da comunidade do entorno da Faculdade, as lixeiras para coleta seletiva e a adoção das radiografias digitais na maioria dos atendimentos odontológicos, o que reduz a geração de resíduos de revelação e a substituição de copos plásticos por canecas individuais para os colaboradores.

Apoio à Cultura

A Faculdade São Leopoldo Mandic também apoia e valoriza a cultura no processo educacional e no impacto positivo que ela pode oferecer aos seus alunos e à população em geral.

Um dos primeiros projetos de patrocínio é a peça Brilho Eterno, baseado no filme “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança”, de Michel Gondry, lançado em 2004 e estrelado por Kate Winslet e Jim Carrey.

A peça “Brilho Eterno”, que tem estreia prevista para 2021 nos palcos, é estrelada por Letícia Spiller, Reynaldo Giannechini, Marco Griesi, Renata Brás, Roberto Arduim e Tom Karabachian, sob a direção de Jorge Farjalla e coautoria de Victor Bigelli.