Talvez, antes de iniciar a faculdade de Medicina, você já tivesse em mente uma área para se especializar. No entanto, ao longo do curso, é comum mudar de ideia várias vezes.
Embora possa parecer preocupante, não ter certeza sobre qual carreira seguir na Medicina é muito normal. Afinal, são vários fatores: o que mais devo levar em consideração; questões emocionais ou financeiras? Como essa decisão influenciará meu futuro profissional? E assim por diante.
Isso sem contar as inúmeras especialidades médicas que existem. De qualquer forma, o primeiro passo é analisar sua afinidade com determinadas disciplinas, mas outros aspectos do seu perfil também devem ser considerados.
Neste artigo, você encontra dicas para fazer sua escolha com mais segurança, alinhando suas expectativas com a especialidade que mais combina com você.
Avalie o seu perfil
A decisão da especialização deve começar com uma autoanálise. Reflita sobre seus pontos fortes e fracos nas áreas de maior interesse.
Durante o curso de Medicina, aproveite todas as oportunidades para confirmar se aquela é realmente a direção que deseja seguir, peça explicações aos professores sobre casos que sejam mais voltados à área em questão.
Considere a rotina da especialidade
Algumas especializações podem exigir mais do seu físico, enquanto outras podem impactar mais o seu emocional. Você está preparado para lidar com isso? Ou até mesmo com ambos?
Procure analisar como seria seu dia a dia, desde uma rotina de trabalho mais tranquila em um consultório às demandas intensas de plantões em hospitais. Imagine-se nessas situações e pense em como se sentiria.
Ouça outros profissionais
Uma ótima forma de entender melhor a rotina de uma especialidade é conversando com médicos que já atuam nela. Pergunte como foi o processo de decisão deles e se estão satisfeitos com suas escolhas. É interessante até mesmo questionar sobre como o cotidiano deles é, para ter uma visão ainda mais próxima da realidade.
Tudo isso poderá ajudar a direcionar melhor a sua própria decisão.
E no final das contas…
Basta saber que a sua escolha deve equilibrar tanto sua realização pessoal quanto profissional. Isso também será útil ao buscar estágios ou cursos complementares, pois você poderá alinhar suas opções aos seus objetivos.
Quer conhecer as opções de especialização que pode escolher? CLIQUE AQUI e saiba mais sobre algumas delas.