Objetivo do curso

Proporcionar ao profissional de Odontologia o conhecimento teórico, laboratorial e clínico, de forma que os profissionais se tornem aptos a diagnosticar, planejar e executar casos estéticos que envolvam correção da harmonia do sorriso por meio de cirurgias gengivais e alterações de forma com resinas compostas. Capacitar quanto ao planejamento clínico, estético e funcional, por meio de enceramento e fotografias. Aprender e utilizar o recurso fotográfico para facilitar a comunicação entre dentista e paciente, assim como prevenir possíveis erros na hora da execução.  Entender a anatomia e os conceitos que permeiam a estética do sorriso e da face. Além disso, conhecer os materiais e suas devidas aplicações, levando em consideração a evidência científica sobre as técnicas. Aprender todo o passo a passo clínico de maneira individualizada em laboratório, capacitando o Cirurgião-Dentista para o atendimento seguro e planejado do paciente. Além de aprimorar a apresentação do plano de tratamento entendendo como calcular custos e como repassar ao paciente de forma segura e didática. Os pacientes serão triados pelos professores, tornando o horário clínico o mais imersivo possível, onde os profissionais terão suas dúvidas respondidas e serão auxiliados durante todo o tempo pelos docentes responsáveis. Todos os profissionais irão realizar um caso clínico, contando com o colega como auxiliar e um professor sempre próximo.

Atualização em Integração Periodontia e Dentística na Estética Anterior (MEC)

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Paula Costa Pinheiro Sampaio

Email: paulacpsamp@gmail.com

Currículo: Currículo Lattes


Código do curso: 07229

Nível: Atualização

Público-alvo: Graduados e Pós-Graduados em Odontologia.

Unidade: Brasília

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:
3 x R$ 1.800,00

Matrícula:
R$ 150,00

Periodicidade:
Mensal

Dia(s) da Semana:
De quinta-feira a sábado

Duração:
3 Meses

Carga horária:
72 horas/aula

Início:
09/03/2023

Horário:
Das 8h às 18h

Minicurrículo do Coordenador

Prof.ª Dr.ª Paula Costa Pinheiro Sampaio:

Especialista em Dentística pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP)

Mestre em Dentística pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) 

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em odontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB)

Experiencia clínica em consultório particular à 12 anos. 

Professora da Universidade Paulista (UNIP) de Brasília entre os anos de 2013 e 2021 e do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) entre 2016 e 2017. 

Coordenação adjunta:

Prof.ª Ms. Milla Cerdeira Bernat: 

Mestranda em Odontologia pela Universidade de Brasília (Unb)

Especialista em Periodontia pela EBO (São Leopoldo Mandic Brasília)

Especialista em Implantodontia Faculdade Cidade de Patos de Minas (FPM)

Pós-graduanda em Odontologia do Esporte

Professora de Periodontia do curso de Odontologia no UNIEURO

Sócia-fundadora do PerioTraining, cursos de extensão voltados à Cirurgias Plásticas Periodontais

Programação

ATENÇÃO: Programação do primeiro dia de aula: 8h - Abertura do curso com a presença do Coordenador da Unidade, tour pela unidade e foto da turma 8h40 - Apresentação da Coordenação do Curso e início das atividades 10h - Coffe Break 10h30- Continuação das atividades  12h30 - Intervalo para almoço 14h - Continuação da atividades 18h - Encerramento do 1º dia. A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.  Calendário Parcial: 1º. Módulo: 09, 10 e 11 de março de 2023 - Área de Concentração; 2º. Módulo: 13, 14 e 15 de abril de 2023 - Área de Concentração; 3º. Módulo: 11, 12 e 13  de junho de 2023 - Área de Concentração. Conteúdo Programático: 1. Análise facial 2. Princípios estéticos, anatomia gengival e dental 3. Fotografia odontológica 4. Plano de tratamento operatório e financeiro 5. Enceramento dental 6. Técnicas cirúrgicas para correção de sorriso 7. Diagnóstico de forma e posição dos dentes 8. Cor e Clareamento 9. Resinas compostas e sistemas adesivos 10. Técnicas restauradoras diretas (diastemas e Facetas de resinas compostas) 11. Técnicas de acabamento e polimento 12. Protocolo de proservação 13. Clínica de Atendimento a pacientes

Corpo Docente

Prof.ª Ms. Milla Cerdeira Bernat

Cirurgiã-dentista pela Universidade Católica de Brasília;

Especialista em Periodontia pela EBO;

Especialista em Implantodontia pelo Ipesp;

Mestranda pela Universidade de Brasília (UnB).

Prof.ª Dr.ª Déborah Lousan do Nascimento Poubel

Cirurgiã-dentista pela Universidade Católica de Brasília;

Especialista em Dentística pela Faculdade Patos de Minas;

Mestre em Ciências da saúde pela Universidade de Brasília;

Doutora em Odontologia pela Universidade de Brasília;

Cirurgiã-dentista do Exército Militar Brasileiro.

Prof. Fernando Ramos da Silva

Cirurgião-Dentista pela Universidade Católica de Brasília;

Especialista em Periodontia pela ABO DF;

Especialista em Acupuntura Sistêmica pela SLM/Campinas;

Habilitação em Ozônio terapia pelo Instituto Aria.

Prof.ª Dr.ª Paula de Castro Kruly

Cirurgiã-dentista pela Universidade de Brasília UnB

Mestre em Odontologia Integrada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Odontologia pela Universidade de Brasília (UnB) 

Doutorado-sanduíche realizado na Universidade de Leeds, Reino Unido 

Professora da disciplina de Dentística do curso de graduação em Odontologia do Centro Educacional UDF 

Cirurgiã-dentista em consultório particular.


Atrativos

O curso é planejado e executado por professores com bastante experiência clínica e acadêmica, trazendo o máximo de conhecimento que adquiriram em suas jornadas a fim de transmitir para os alunos. Todo o conhecimento teórico está baseado em evidência científica atualizada, trazendo segurança para a execução do procedimento. Os profissionais contarão com a atenção máxima dos professores durante todas as fases do curso, permitindo uma comunicação fácil e acessível. Assim, serão capazes de realizar os procedimentos com domínio de todas as etapas, tornando o resultado mais previsível. Os Cirurgiões-Dentistas irão atender em duplas, mas serão responsáveis por um paciente para cada um, pelo qual serão responsáveis desde o planejamento até a finalização do caso, passando pela cirurgia e restauração com resina composta. Os professores acompanharão de perto cada aluno. Os profissionais em curso na São Leopoldo Mandic Brasília terão à disposição uma infraestrutura completa para o aprendizado e convivência com tecnologias modernas e sistemas inovadores, como: Sistema de prontuários eletrônicos próprio (OdontoSig), contendo os dados dos pacientes já triados e direcionados à especialidade, que podem ser acessados pelos alunos do próprio celular de onde estiverem, inclusive para pesquisa em banco de dados. 03 Clínicas com 36 cadeiras equipadas com Laser, Ultrasons e Fotoiniciadores de última geração. 02 Laboratórios multidisciplinares equipados para as diferentes atividades práticas de cada especialidade, contando com mini equipos novos, microsópios de bancada e TV´s de alta resolução para a transmissão através da Gopro. Salas de aula amplas e confortáveis, com equipamentos para transmissão remota ao vivo por plataforma de ensino digital. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/SLMANDIC) que tem como principal atribuição incentivar inovação e o intercâmbio empresa/instituição O Mandic Health Innovation Hub (Hub Mandic) que funciona em nossa Matriz e está acessível aos nossos alunos de todo o Brasil, empreendedores ou com espírito empreendedor.  Portal de serviços do aluno Localização privilegiada no bairro mais nobre da cidade e a 5 minutos do Aeroporto Internacional de Brasília e do Hotel IBis. Próxima também do Gilberto Salomão, que é um centro gastronômico que conta com lojas dos mais variados seguimentos.

Estrangeiros

a) Enrollment: Apply online or through the Commercial Department by calling 0800 941 7 941, by WhatsApp +55 19 99228-8781, or by email  curso@slmandic.edu.br . For the Institution to consider the student duly enrolled in the class, they must make the payment corresponding to the enrollment in the course through a bank slip with a CPF, credit card, or international exchange. In addition, the student must electronically sign the digital contract, which will be sent by email through the IziSign Platform. It is worth mentioning that São Leopoldo Mandic reserves the right to enroll students in accordance with the order of payments, respecting the number of vacancies in each class. If confirmation of payment occurs after filling available places, the candidate for the course will receive a refund of the amount paid. * The installments payment dates related to the course payment plan will follow the rule: Masters  – Every 5th of each month Doctorate  – Every 20th of each month Other types of course  (e.g. Specialization, Training, etc.) – Every 10th of each month. Below are the bank details for payment through International Exchange. Payment Orders in USD Through: BANK OF NEW YORK  New York - EUA  BIC SWIFT: IRVTUS3N  ABA: 053000196  Account number: 6550422632  Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A  São Paulo - Brasil  BIC SWIFT: ITAUBRSP  Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA Branch: 6393  Account number: 03477-9 b) The documentation required to regularize the enrollment must be presented in physical format at the Student Support/Secretary of the Unit, within the period in accordance with the contract: - Birth or marriage certificate – certified by the Brazilian consulate; - Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter in Brazil (whenever applicable); - CRNM (National Immigration Registry Card) OR RNE (Foreign National Registry) OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil; - Professional card (which proves the permission to practice the profession) - Recent proof of residence (last three months); - One 3cm x 4cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning; - Original Graduation Diploma translated by a sworn and consularized public translator. Note:  As required by the Brazilian Ministry of Education, the Graduation diploma is requested to be scanned at the institution, and must be delivered within the period in accordance with the contract, under penalty of non-issuance of the diploma if you have this pendency. All assignments, tests and other written activities must be done in Portuguese.

Formas de Pagamento

Forma de pagamento da Matrícula:  Boleto bancário ou cartão de crédito (parcela mínima de R$ 500,00 em até 6x). Formas de Pagamentos das Mensalidades:  Os pagamentos das mensalidades deverão ser efetuados por meio de boletos bancários que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso. No caso de estrangeiros, o aluno deve pagar antecipadamente três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real). As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 10 de cada mês. Reembolso: (1) Caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos, até 20 (vinte) dias antes da data de seu início, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará o equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas; (2) Caso encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente ao Curso, mesmo que não tenha frequentado as aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os Cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo(a) desistente; (3) Para inscrito(a)s em Cursos denominados “Vagas Remanescentes/Início imediato”, caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos até 20 (vinte) dias antes da data do próximo módulo, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas. Observação importante:  Se o Curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, pela Instituição, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% (cem por cento) do valor pago a título de matrícula, independente do período em que o(a) mesmo(a) tenha ciência desse remanejamento. O(A) inscrito(a), uma vez ciente desse remanejamento e optando pela desistência do Curso, a devolução será de 80% do valor pago da matrícula.

Seleção e matrícula

a) Inscrição: Inscreva-se on-line ou por meio do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941, pelo WhatsApp +55 19 99228-8781, ou pelo e-mail  cursos@slmandic.edu.br b) Matrícula: Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento correspondente à matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito e assinar eletronicamente o contrato digital, que será enviado por e-mail por meio da Plataforma IziSign. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago. * As parcelas relativas ao plano de pagamento do curso obedecerão aos vencimentos a seguir: Mestrado  – Todo dia 05 de cada mês Doutorado  – Todo dia 20 de cada mês Demais tipos de curso  (ex.: Especialização, Capacitação, etc.) – Todo dia 10 de cada mês Caso o curso possua a condição de Plano de Pagamento Estendido e o aluno opte por ele, este deverá sinalizar antes da assinatura do contrato. Não será possível realizar a alteração depois que o contrato estiver assinado. c) A documentação exigida para regularizar a matrícula deverá ser apresentada no formato físico no Apoio ao Estudante/Secretaria da Unidade, no prazo de acordo com o contrato de prestação de serviços educacionais:  - Certidão de nascimento ou casamento; - RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento); - CPF; - Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc.); - Comprovante de Residência recente (com no máximo 90 dias de emissão);  - 1 Foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada; - Diploma de Graduação. Obs.: Em função da entrada em vigor da Secretaria Digital (Portaria do Ministério da Educação), é solicitado o diploma de Graduação para ser digitalizado na instituição, devendo ser entregue no prazo de acordo com o contrato de prestação de serviços educacionais, sob penalidade de não emissão do diploma caso tenha esta pendência em aberto.

Política de desconto

Descontos Especiais: Desconto de 30%  na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia  31/10/2022, 20%  para aqueles realizados até o dia  30/11/2022  e desconto de  10%  na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia  24/02/2023. Descontos Vigentes: Desconto de  10%  nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha. Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de  15%  nas mensalidades e  50%  na matrícula. Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de  3%  sobre as mensalidades; Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de  4%  sobre as mensalidades; Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de  7%  sobre as mensalidades. Os descontos não serão concedidos para as matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Materiais

LISTA DE MATERIAIS: Materiais de uso Individual Moldeiras metálicas ou plástico total perfuradas autoclavável; Medidor pó/água do hidrogum; Cuba grande para manipulação do alginato; Cuba para manipulação do gesso; (cor diferente da do alginato) Espátula para o gesso (metálica) e alginato (plástica); Estilete; Articulador semi-ajustável completo (preferencia modelo A7fix ou A7Plus); Arco facial com názio; Garfo Elástico grosso para aperto do arco facial; Placas articulares (“bolachas”, - 1 par por pessoa); Lamparina a álcool  Isqueiro ou fósforo; Gotejador elétrico Kit de instrumentais de escultura dental (KIT profa. Paula Sampaio Millenium) Cera opaca para enceramento  Meia calça fina (pode ser um pedaço) Escova de dentes (não trazer usada) Lapiseiras grafite cinza e vermelho ou lápis aquarelável azul e vermelho Kit Dentística Central de espátulas de resina compostas (millenium) Pincel chato para resina composta pêlos sintéticos nº4 Caneta de alta rotação, micro-motor, contra-ângulo e peça reta; Adaptador para baixa rotação; EPI (scrub, jaleco descartável, luvas, máscara n95 e cirúrgica, gorro descartável, óculos de proteção) Forro para bancada de laboratório Multiplicador 1:5 Lupa Brocas para o preparo: 2200, 2135G, 2135, 2135F, 1013, 4141 e 4142, 3118F, 3168FF, 3018 HL 2 potes dappen de silicone; Broca multilaminada 30 lâminas tronco-cônica e chama  Pinça müller; Arco de youg Padrão para marcação de lençol (pacdam ou padrão fornecido pela prof) Caneta permanente Perfurador de lençol ainsworth Porta grampo (Palmer ou similar) Grampos para isolamento (26, W8A, 205. 207, 212 L e 212R) Aparelho fotoativador Borracha de polimento de resina (Diffy taça verde, amarelo e branco; Espirais Jota ou Diffy) Tesoura ponta fina  Placa de vidro Expandex Espátulas 31,  Espálua lecron Kit clínico (pinça, sonda nº 5 e espelho) Escova de Robbinson macia PVC (rolopack)1 unidade Fio dental teflonado (OralB) Fio dental comum Fio dental do tipo forquilha Kit cirúrgico periodontal 2173, broca diamantada 1019, broca Zecrya  Sonda milimetrada; Especímetro Castroviejo; Cabo de Bisturi  Cabo para microlamina Seringa Carpule  Descolador de Molt Descolador de Buser Tesoura Castroviejo curva Tesoura para remoção de sutura ; Afastador de Minessota Curetas Gracey 5-6, Gracey 7-8, Mc Call 13-14 e Mc Call 17-18 Espelho Clinico Pinça Clínica  Kit de microzincel periodontal Materiais de uso coletivo (farmacinha turma toda)  Alginato Hidrogum; Silicona laboratorial densa e fluida Silicona de adição densa e fluida (média viscosidade) Resina Bisacrilica Ácido fosfórico Adesivo (preferência por Clearfill ou Optbond FL) Resina composta (professoras vão indicar um kit) Resina fluida (Voco ou Ivoclar) Pedra Pomes em pó Clorexidina 2% Microbrush Modelador de resina (resin modeling) Pasta de polimento de resina composta (ultradent) Barreira gengival Matriz metálica tipo unimatrix Matriz de poliester Lençol de borracha Nictone medio ou Bassi rosa ou Mklife rosa 15x15 Gel hidrossolúvel (tipo KY) Cunha de madeira ou similar Disco de lixa (soflex série vermelha ou Praxis série rosa) Madri pop on Disco de feltro pop on com mandril (FGM) Tira de lixa de aço (TDV ou GC) Tira de lixa serrilhada (TDV ou GC) Papel carbono acufilm ou bauch (40 e 12 micra) Dentes manequim prodéns com e sem preparo para facetas Cera 09; Gesso especial; Gesso pedra; Godiva em bastão; Elástico para a fixação dos modelos (elástico comum); Lâmina de bisturi 11 Lamina de bisturi n. 12 Caixa de lâmina de Bisturi 15 C Swann-Mortoo 01 Caixa Caixa de Micro lâmina ref bw004m (MJK) 01 caixa Agulha para carpule (curta e longa) Anestésico mepivacaina 2% e Mepicavina 3% Álcool absoluto 1 garrafa Álcool 70% 1 garrafa Algodão rolete 5 sacos Gaze 13 fios 500 unidades 3 pacotes Sugador 2 sacos Babador descartável 1 pacote Protetor de plástico para tríplice 1 pacote Caixa de fio de sutura de Polipropileno 5-0 2 caixas Sugador cirúrgico 02 caixas Anestésico Mepivacaina 02 caixaa Soro Fisiológico Estéril 12 unidades Seringa 20ml descartavel com agulha 18 unidades Kit.cirurgico periodontal 18 unidades Gral cirúrgico 

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic Telefone:  0800 941 7 941 E-mail:   cursos@slmandic.edu.br Site:   www.slmandic.edu.br Atendimento via WhatsApp:  +55 (19) 99228-8781, caso prefira, clique neste link  https://wa.me/5519992288781 ​ Siga a instituição nas redes sociais: Facebook.com/saoleopoldomandic Youtube.com/user/slmandic Instagram.com/saoleopoldomandic Linkedin.com/school/saoleopoldomandic vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

SHIS QI 3, Bloco E Lote A, Centro Empresarial Terracotta - Lago Sul, Brasília - DF, 71605-500