Objetivo do curso

O objetivo do curso é Habilitar os profissionais para a utilização segura dos equipamentos LED e LASER habilitando-os para a utilização clínica da Laserterapia, Terapia Fotodinâmica, Lasercirurgia, Laserterapia Sistêmica, Clareamento Dental e diagnóstico por métodos ópticos nas diversas especialidades odontológicas incluindo atendimento com Laserterapia ao paciente onco-hematólogico. 

O curso tem toda a parte teórica online, com aulas gravadas e webinários ao vivo permitindo ao aluno rever várias vezes o conteúdo e aprender ao seu tempo. O módulo presencial de 3 dias traz a aplicação prática e clínica dos conceitos, e conta com uma clínica de laser completa (alta e baixa potência) onde o aluno irá atender pacientes com as mais diversas patologias. Um workshop prático/teórico também traz novas experiencias com diferentes equipamentos e técnicas, possibilitando ao aluno um ensino completo. 

O curso presencial também conta com uma aula exclusiva para o ensino da Laserterapia voltada ao paciente onco-hematológico, uma área fantástica que o cirurgião dentista ficará preparado para iniciar sua atuação.

Apostila, Charts, material de apoio digital fazem parte de uma metodologia própria de ensino de dosimetria, o que torna o aluno capacitado para montar seus próprios protocolos clínicos, e ficar livre de receitas e protocolos pré-estabelecidos. 

Diagnóstico, tratamento, métodos de avaliação clínica dos resultados serão abordados nas diferentes áreas de atuação do Laser na Odontologia. 

Um curso que irá revolucionar a forma como você entende saúde e doença e abrirá portas para novas atuações clínicas bem como para elevar seus resultados clínicos. 

Ainda, são introduzidas técnicas novas como Laserterapia Sistêmica e Laserpuntura que irão contribuir para seus resultados clínicos. 

E teremos um grupo exclusivo no Telegrama para a nossa intensa comunicação! 

Habilitação em Laserterapia (MEC/CFO)

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Daiane Thais Meneguzzo

Email: dradaianemeneguzzo@gmail.com

Currículo: Currículo Lattes


Código do curso: 07021

Nível: Habilitação

Público-alvo:

Graduados e Pós Graduados em Odontologia.

Unidade: Campinas

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:
4 x R$ 860,00

Matrícula:
R$ 150,00

Periodicidade:
Mensal

Dia(s) da Semana:
De terça a quinta-feira

Duração:
4 Meses

Carga horária:
72 horas/aula

Início:
29/08/2022

Horário:
Ver observações abaixo

Minicurrículo do Coordenador

Prof.ª Dr.ª Daiane Thais Meneguzzo Doutora pelo Centro de Lasers e Aplicações do IPEN/CNEN, USP; Graduada em Odontologia pela FOUSP -SP; Mestre e Especialista em Dentística pela pela FOUSP -SP; Habilitada em Laserterapia pelo CFO; Especialista em Acupuntura pela ABA; Participou do intercâmbio universitário em Laser na Universidade de Aachen, Alemanha; Atualmente é coordenadora de cursos de Laser nas diversas áreas da saúde; Co-fundadora do portal www.allaser.com.br. Coordenadora dos cursos de Habilitação em Laserterapia da São Leopoldo Mandic desde 2008 com mais de 50 turmas formadas; Palestrante nacional e internacional; Autora de 22 capítulos sobre Laser e diversos artigos científicos; Atua em consultório particular na área de Odontologia a Laser; Conheça um pouco mais sobre o coordenador do curso, e todo o conhecimento que você pode adquirir ao realizar este curso! Assista ao episódio do Programa Mandicast que o professor disponibilizou para você, hospedado no YouTube da São Leopoldo Mandic! https://youtu.be/sdF-XXzEkm4

Programação

Dias da semana: De terça a quinta-feira (módulo presencial).

Horário: Das 8h às 18h (módulo presencial) ou 20h às 22h (webinários ao vivo).

Dinâmica do curso: 

Após a aula inaugural ao vivo/online do curso serão liberadas todas as aulas gravadas permitindo que o aluno assista de acordo com sua disponibilidade. Indicamos que o aluno assista as aulas gravadas de acordo com o mês do módulo do curso para o melhor aproveitamento do curso e também discussão das dúvidas no webinário.

Ao longo do curso o aluno deverá fazer os exercícios propostos que compõe a avaliação juntamente com a presença e conclusão das aulas gravadas;

Em cada módulo teremos um encontro virtual realizado sob forma de WEBINÁRIO onde serão ministradas aulas ao vivo e respondidas as dúvidas dos alunos. Geralmente são programados alguns webinários extras de acordo com a turma e interesse dos alunos. Todos os webinários serão gravados caso o aluno não consiga participar na data e horário programados;

O módulo presencial tem o objetivo de pôr em prática o conteúdo das aulas online assistidas e nos 3 dias do módulo presencial serão ministradas aulas teóricas de revisão, práticas (workshop) e atendimento clínico de pacientes.

Atente-se para a lista de material solicitada. Prática clínica complementar: Os alunos que tiverem interesse durante o curso poderão participar de forma opcional da Clínica de Laser que acontece de forma semanal ou quinzenal (as datas das clínicas serão disponibilizadas no curso).

Módulo 1: Online (aulas gravadas + webinário). Aula inaugural dia 29/08/22, das 20 às 22h ao vivo pela Plataforma zoom (webinário) + Acesso aos módulos gravados do curso;

Módulo 2: Online (aulas gravadas + webinário). Webinário dias 12 e 26 de Setembro de 2022, das 20 às 22h + Acesso aos módulos gravados do curso;

Módulo 3: Presencial (aulas gravadas + presencial). Aulas presenciais dias 4 a 6 de Outubro de 2022, das 8h às 18h (módulo prático/clínico);

Módulo 4: Online (aulas gravadas + webinário). Aula online final de encerramento dia 1 de Novembro de 2022 das 20h às 22h ao vivo pela Plataforma zoom (webinário).

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.

Conteúdo Programático:

MÓDULO 1 (GRAVADO + WEBINÁRIO): 

• Introdução aos Lasers e LEDs; Física dos lasers e normas de segurança; Interação do laser e seus comprimentos de onda com o tecido biológico; 

• Mecanismos de ação do laser de alta e baixa intensidade; 

• Efeitos do laser na inflamação, cicatrização tecidual e analgesia nos diferentes tecidos orais; 

• Laserterapia Sistêmica (ILIB modificado) na Odontologia (Fundamentos, e protocolos para a Odontologia)

• Dosimetria - fatores que influenciam na alteração da dose de irradiação; Como calcular doses; Doses já testadas; Pesquisas em dosimetria e janela terapêutica;

MÓDULO 2 (GRAVADO + WEBINÁRIO):

• Fundamentos da cirurgia com Laser e utilização do Laser de Alta potência: Aplicabilidades e protocolos clínicos do Laser de alta potência nas diversas especialidades odontológicas. 

• Laser na dor orofacial e DTM;

• Conceitos e aplicações do LED: fotopolimerização, clareamento dental e bioestimulação com LED;

• Terapia fotodinâmica (PDT): princípios, agentes fotossenssibilizantes, fontes de luz, protocolos e aplicabilidades clínicas na Odontologia; 

MÓDULO 3 (GRAVADO + WEBINÁRIO + PRESENCIAL): 

• Laserterapia Clínica: o uso da Laserterapia nas diversas patologias clínicas dentro das especialidades odontológicas (protocolos, casos clínicos, abordagem clínica da laserterapia) Mitos e contra-indicações do Laser.

Workshop prático / Atendimento de pacientes;

• Protocolos e aplicabilidades nas diversas áreas da odontologia;

• Aulas bônus complementares (ronco e apneia, ardência bucal, halitose, nevralgia);

• Laser para pacientes oncológicos (mucosite oral e outras aplicabilidades nos tratamentos de quimio, radio e TMO; preparo de boca, orientação de HB; plano de tratamento onco-hematológico com pLaserterapia);

• Equipamentos Laser / novas tecnologias (diagnóstico óptico/termografia/ilib/óculos de proteção);

• Atendimento clínico de pacientes;

• Workshop prático. 

MÓDULO 4 (WEBINÁRIO):

• Diagnóstico por métodos ópticos;

• Marketing das tecnologias: como abordar, vender e divulgar as novas tecnologias do consultório odontológico;

• Correção dos exercícios, resolução de dúvidas finais, encerramento.

Corpo Docente

Prof.ª Maria Luciana Haddad Bunemer

Especialista em Endodontia;

Habilitada em Laserterapia pelo CFO.

Odontologia Hospitalar (2019)


Prof.ª Bárbara Gâmbaro Lassance da Silva e Souza

Especialista em Ortodontia;

Habilitada em Laserterapia pelo CFO;

Capacitada em Laserterapia Oncológica - SLM;

Capacitação em Laserterapia Sistêmica (Ilib);

Pós-Graduada em Acupuntura. 


Prof.ª Isabela Antunes Lucon Ranzan

Especialista em Odontopediatria;

Habilitada em Laserterapia pelo CFO;

Capacitada em Laserterapia Oncológica - SLM;

Capacitação em Laserterapia Sistêmica (Ilib).


Atrativos

● O curso é ministrado pela equipe da Profa. Dra. Daiane T. Meneguzzo (@daianemeneguzzo) e ele acontece desde 2008 com excelente avaliação dos alunos. 

● O curso tem ênfase na dosimetria e aplicação clínica - os alunos serão aptos a formular protocolos clínicos individualizados. 

● O aluno ficará apto a realizar a Laserterapia em todos as áreas da Odontologia e também na onco-hematologia. 

● Atendimento clínico de Laser para diversas patologias

● Workshops prático com manuseio de equipamentos de alta e baixa potência e demonstração das técnicas de cirurgia, pdf, clareamento, laserterapia, diagnóstico óptico, termografia

● Apostila física e material didático disponível de forma digital

● Aulas diferenciadas, com excelência em didática e atualizadas.

● Aula de Marketing das tecnologias

● O curso disponibiliza equipamentos Laser e também possibilita que o aluno traga seu próprio equipamento para utilizar na clínica.

● O curso disponibiliza corantes para PDT e gel de clareamento dental para uso na clínica do curso. 

● Prática Clínica extra: Durante a vigência do curso, os alunos poderão participar da Clínica de Laser que acontece de forma periódica (semanal ou quinzenal) na sede da Slmandic em Campinas. 

Os alunos da São Leopoldo Mandic terão à disposição uma estrutura e uma infraestrutura completas para o aprendizado e convivência em um dos maiores campi do Brasil, com tecnologias modernas e sistemas inovadores, como:

•12 clínicas odontológicas, totalizando 144 equipos destinadas exclusivamente à pós-graduação.

•Centro de Radiologia com equipamentos de última geração tais como, tomógrafos, escâner portátil, softwares de manipulação de imagens, fotografia 3D, dentre outros.

•Sistema de prontuários eletrônicos próprio (OdontoSig), contendo os dados dos pacientes já triados e direcionados à especialidade, que podem ser acessados pelos alunos do próprio celular de onde estiverem.

• Centro Cirúrgico com amplas salas equipadas para procedimentos cirúrgicos, profissionais de enfermagem para auxílio e recursos para sedação inalatória.

• Equipamentos e instrumentos disponíveis para uso dos alunos, como motores de implante, microscópios operatórios, Kits protéticos, escaner digital, ultrassom e fotoativadores de última geração.

• Amplo estoque de implantes e componentes protéticos das principais marcas nacionais e internacionais, além de biomateriais.

• Laboratório protético próprio com tecnologia digital (fresadoras, impressoras 3D, entre outros), e equipe de profissionais protéticos altamente capacitados para um completo fluxo digital.

• Laboratórios multidisciplinares equipados para as diferentes atividades práticas de cada especialidade, incluindo computadores com softwares para manipulação de imagens para planejamento digital e CadCam, além de recursos para técnicas cirúrgicas em peças anatômicas reais.

• Salas de aula amplas e confortáveis, com equipamentos para transmissão remota ao vivo por plataforma de ensino digital.

• Laboratórios de Pesquisa equipados para o desenvolvimento de pesquisas científicas de vanguarda.

• Acesso gratuito ao Portal de Periódicos CAPES e outros periódicos e e-books nacionais e internacionais, com acesso remoto e de qualquer lugar.

• Portal de serviços do aluno.

• Restaurante e cantina.

• Maleiro.

• Estacionamento próprio.

O curso conta com a carga horária total de 72 horas, sendo 24 horas presenciais e 48 hora online.

Estrangeiros

Foreign prospective students: 

a) Apply online or through the Sales Department by calling 0800 941 7 941.

b) Enrollment:

Make the payment corresponding to enrollment fee for the selected course using a bank payment slip if you have a CPF (national insurance number). You may also pay using a credit card or international bank transfer.

c) Formalizing your enrollment:

* In order to complete the enrollment process, you will be required to sign the contract and pay the first three months of tuition fees in advance on the first day of academic activities. Payments must be made in Brazilian currency (Real).

The remaining installments must be paid from the second module monthly on the 5th, 10th, 15th or 20th of each month, which you must choose when contracting the course.

The details for payment via international bank transfer using a current account are:

Payment Orders in USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - USA

SWIFT BIC: IRVTUS3N

TAB: 053000196

Account number: 6550422632

Payee Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo Brazil

SWIFT BIC: ITAUBRSP

Payee Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9

d) Upon confirmation of enrollment in the selected course, scanned copies (front and back) of the following documents must be sent to matricula@slmandic.edu.br

· Birth or marriage certificate – certified by the Brazilian consulate;

· Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter the Brazil (whenever applicable);

· RNE - Foreign National Registry OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil;

· Recent proof of residence (last three months).

· One 3 cm x 4 cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning.

e) On the first day of academic activities, it is necessary to bring the original graduation certificate translated by a certified translator and stamped by the Brazilian consulate, which will be digitized by the secretariat.

Note: This higher education institution will only regard the student as duly enrolled once all the aforementioned documents have been received and accepted.

All assignments, tests and other written activities will be done in Portuguese.


Estrangeiros:

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.​

c) Matrícula:​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato. ​

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.​

Ordens de Pagamento em USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - EUA

BIC SWIFT: IRVTUS3N

ABA: 053000196

Account number: 6550422632

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo - Brasil

BIC SWIFT: ITAUBRSP

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9​

d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

·      ​Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;

·      Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;

·      RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;

·      Comprovante de Residência recente (últimos três meses). 

·      1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

​e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Seleção e matrícula

a) Inscrição:​

Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.​

Somente serão considerados matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato. 

As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.​

c) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);

CPF digitalizado;

Comprovante de Endereço recente;

1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.​

Obs.: Caso não possua o registro profissional de sua área de atuação (Ex.: CRO, CRM, etc), será necessário o envio do Diploma de Graduação digitalizado.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Política de desconto

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia 30/06/2022, 20% para aqueles realizados até o dia 31/07/2022 e desconto de 10% na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia 19/08/2022.

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Materiais

Lista de materiais – trazer no Módulo 3 - Presencial (clínica): 

- Roupa branca para o dia de clínica (com sapatos fechados)

- EPI (equipamentos de proteção individual com avental descartável), filme PVC (Magipack), álcool 70%, incluindo máscara N95 ou similar, óculos de proteção ou faceshield.

- 2 conjuntos de pinça, explorador e espelho;

- Equipamento Laser e máquina fotográfica (OPCIONAL);

- 1 abridor de boca para fotografia (sugestão: JON, com travamento lingual);

- Baixa rotação, taça de borracha, pedra pomes, vaselina sólida, dappen, escala de cor VITA, espelho para paciente, sugador descartável, babador para o paciente, lixinho, gaze, rolete de algodão e 1 seringa descartável de 3 ou 5ml (para mistura do gel);

- Carpule, anestésico, agulha, pinça hemostática, pinça mosquito, gaze estéril, afastador metálico, sugador cirúrgico

- 1 caixa de cirurgia (1 caixa por grupo de 5 alunos) somente para emergência;

- Papel carbono de articulação azul; 

- 1 jogo de instrumental de Periodontia (jogo básico com 2 curetas e sonda) para a prática de PDT;

- Gaze, rolete de algodão, cotonete, 3 seringas descartáveis (5ml) e soro fisiológico (100ml);

OBS: o material poderá ser dividido entre os alunos (será explicado melhor próximo ao módulo presencial). 

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: cursos@slmandic.edu.br

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: +55 (19) 2660-3380

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

R. Dr. José Rocha Junqueira, 13 - Pte. Preta, Campinas - SP, 13045-755