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Aperfeiçoamento em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital (MEC)

Código do curso: 06438

Nível: Aperfeiçoamento

Público-alvo:

Possuir graduação em curso superior de enfermagem.

Unidade: Campinas

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:

Pré-matrícula:

Periodicidade:

Dia(s) da Semana:

Duração:
10 meses

Carga horária:
400 horas/aula.

Início:
19/03/2021

Horário:

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Henrique Napimoga

Objetivo do curso

  1. Formar até 38 (trinta e oito) coordenadores de tutores para coordenar e supervisionar a atuação de tutores ao longo de 10 (dez) meses;
  2. Formar de até 1.890 (mil e oitocentos e noventa) tutores, devendo considerar que a carga horária do tutor, tanto para as atividades de formação quanto para as de tutoria, deverá ser de 10 (dez) horas semanais, com duração total de 10 (dez) meses;
  3. Apoiar a implementação dos cursos EAD citados nos itens sendo que a instituição contratada será responsável pela avaliação e certificação de aperfeiçoamento para os alunos que cursarem todos os módulos e pela avaliação e emissão de declaração de conclusão para os alunos que cursarem um ou mais módulos de modo fragmentado. 


Minicurrículo do Coordenador

Web of Science ResearcherID: S-2434-2019

ORCID: 0000-0003-4472-365X;

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2002);Mestre em Cariologia pela Universidade Estadual de Campinas (2004);Doutor em Microbiologia e Imunologia no Instituto Forsyth (Boston, EUA) e pela Universidade Estadual de Campinas (2005);

Pós doutor em Imunofarmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2006). Atualmente é Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade São Leopoldo Mandic(2011 até o presente) e Coordenador dos Programas de Mestrado Profissional em dontologia (2011 até o presente) e Doutorado em Ciências Odontológicas (2011 até o 2019). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunomodulação das doenças inflamatórias, Biopatologia Oral e Geral;

Imunomodulação do periodonto e Mecanismos biológicos da 15d-PGJ2.

Programação

O curso de tutores na modalidade aperfeiçoamento denominado “Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital” será ofertado pela diretoria de Pós-Graduação da São Leopoldo Mandic e oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da própria instituição. O tutor tem papel central no desenvolvimento do curso de imunização. Segundo Bernardino (2011)as atribuições do tutor são inúmeras, porém além de seu caráter de educador estabelecido por boa parte dos cursos de EaD algumas competências necessárias em três dimensões foram pesquisadas. São elas: técnica, gerencial e pedagógica. Outros estudos (citar) apontam a necessidade de formação especifica para esta função, como forma de obtenção de competências e habilidades que possam direcionar a orientação e apoio a outros profissionais. Ao final deste curso, espera-se que o tutor possa conduzir de forma adequada os profissionais da saúde, aprimorando suas competências digitais docente que serão trabalhadas de maneira longitudinal ao longo deste curso (Lucas & Moreira, 2018):


1. Envolvimento Profissional - utilizar tecnologias digitais visando melhorar a interação entre os alunos e professores do curso. Contribuir para desenvolver e melhorar as estratégias de comunicação. Usar tecnologias digitais para colaborar com outros educadores, partilhar e trocar conhecimento e experiência. Refletir individualmente e coletivamente, avaliar criticamente e desenvolver ativamente a sua prática pedagógica digital e a da sua comunidade educativa. Usar fontes e recursos digitais para desenvolvimento profissional contínuo.


2. Digital - Dominar e explicar a utilização e aplicação das tecnologias digitais disponíveis. Organizar conteúdo digital e disponibilizá-lo aos alunos. Proteger conteúdo digital com caráter sensível. Respeitar e aplicar corretamente regras de privacidade e de direitos de produção intelectual dos conteudistas e das instituições correspondentes.


3. Orientador - Por meio das tecnologias e serviços digitais melhorar a interação e mediação com

os alunos, individual e coletivamente, dentro e fora da sessão de aprendizagem. Proporcionar orientação e assistência oportuna e dirigida. Identificar e experimentar novas formas e formatos para ofertar orientação e apoio.


4. Prática Pedagógica - Ensinar e tutorar a utilização dos dispositivos e recursos digitais no processo d

e modo a melhorar a eficácia das intervenções pedagógicas. Compreender os requisitos da aprendizagem colaborativa com objetivo de permitir que os estudantes utilizem as tecnologias digitais enquanto parte de atividades colaborativas, como meio de melhorar a comunicação, a colaboração e a criação colaborativa de conhecimento. Explicar o conceito da aprendizagem autorregulada apoiada através de tecnologias digitais permitindo que organizem seus objetivos, monitorem seus estudos, reflitam sobre a sua própria aprendizagem, forneçam evidências de progresso, partilhem novas ideias e encontrem soluções criativas.


O Curso terá 400 horas, distribuídas em 10 meses contínuos. Espera-se que o participante utilize uma carga horária de 6 horas (seis horas semanais) para suas atividades de tutor, além de participação das atividades teóricas de 2 horas (duas horas semanais) e 2 horas (duas horas semanais) para atividades de estudo individual. 

Corpo Docente

Prof. Dr. André Ricardo Ribas de Freitas

Prof. Dr. André Ricardo Ribas de Freitas

Graduado em Medicina, Médico Epidemiologista, Mestre em Clínica Médica e Doutor em Epidemiologia pela FCM/Unicamp. Coordenou unidade básica de saúde por cinco anos e na Diretoria de Vigilância em Saúde de Campinas durante quinze anos. Atualmente é coordenador do curso de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e professor de Epidemiologia, Bioestatística e Metodologia Científica na Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas e médico assistente no Hospital Municipal Mário Gatti.

Prof. Dr. Thiago Lavras Trapé

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Sanitarista; Docente na área de Sistemas de Saúde, Pesquisa e Inovação e coordenador do Mandic Health Innovation Hub da Faculdade Sao Leopoldo Mandic; Doutorado e Pós-Doutorado em Planejamento e Gestão em Saúde pelo DSC/FCM/Unicamp. Coordenador de projetos de impacto social pelo IPADS- Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social.

Prof.ª Dr.ª Regina Célia de Menezes Succi

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP(1971);

Residência médica em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo(1974);

Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo(1978);

Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo(1990);

Livre Docência em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo(2006).

Foi presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) por três períodos.

Prof. Me. Gabriela Victorelli Scanavini

Graduada em Odontologia; Mestre em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic; Doutoranda no Programa de Clínica Médica, área de concentração Ensino em Saúde, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas, FCM-UNICAMP. Atualmente atua como coordenadora da célula de inovação e do comercial da pós-graduação na Faculdade SLMANDIC. Possui experiências em Metodologias de Ensino Aprendizagem, Inovação, Desenvolvimento Docente, Design Instrucional, Produção de Conteúdo Técnico Científico, Gestão científica e Relacionamento Corporativo.

Prof. Fabiana Moreira Passos Succi

Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 1994; Especialista em Cirurgia Geral (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 1996); Especialista em Cirurgia Cardíaca (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 1999); Especialista em Cirurgia Cardíaca Pediátrica (Universidade de São Paulo - INCOR-USP, 2003). Atualmente é Diretoria do Curso de Graduação de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Prof. Me. José Paulo de Siqueira Guida

Graduado em Medicina; Mestre em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professor Faculdade São Leopoldo Mandic(Campinas), onde atua nas disciplinas de Atenção Primária à Saúde V e VI e Internato Médico em Obstetrícia (Pré-Natal de Alto Risco). Médico Assistente no Hospital Estadual Sumaré. Atualmente trabalhando em linha de pesquisa de avaliação de biomarcadores para diagnóstico e prognóstico de pré-eclâmpsia e de medidas preventivas para a pré-eclâmpsia. Atua ainda em estudo colaborativo de diagnóstico e seguimento de gestantes com infecção por COVID (REBRACO).

Prof. Dr. Patricia Zen Tempski

Graduada em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (1993); Desenvolveu residência em Pediatria pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (1995); Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (2001), especialista em Didática no Ensino Superior em Saúde (2000), doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2008) e Livre-docente em Educação na Saúde pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente atua como Coordenadora de Ensino e Pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Secretária Executiva do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas Brasileiras ABEM-CFM.

Prof. Dr. Patrícia Maria Fernandes

Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas,FOP-UNICAMP(2014); Mestrado em Estomatopatologia com área de concentração em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba-Universidade Estadual de Campinas,FOP-UNICAMP(2017) e doutorado em Estomatopatologia com área de concentração em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba-Universidade Estadual de Campinas,FOP-UNICAMP(2020). Tem experiência em diagnóstico oral, atendimento de pacientes oncológicos, principalmente no manejo das toxicidades orais da terapia antineoplásica na região de cabeça e pescoço e em pesquisa clínica com foco em ensaios clínicos randomizados.

Prof. Fabiana Medeiros

Atrativos

Os(As) tutores(as) bolsistas desempenharão a função de TUTOR A DISTÂNCIA, como parte do Curso “Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital”, e terão como atribuições:

a)            Mediar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Curso de Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais” na modalidade “Aperfeiçoamento” na Plataforma AVA, estimulando a participação e uma postura crítica e empreendedora;

b)            Orientar os(as) alunos(as) para a sistematização de seus hábitos e métodos de estudo;

c)             Acessar diariamente a Plataforma do AVA, respondendo as mensagens encaminhadas pelos(as) alunos(as);

d)             Oferecer apoio permanente às dúvidas e às sugestões dos(as) alunos(as) em relação ao processo de ensino e aprendizagem e ao conteúdo técnico;

e)            Participar ativamente dos fóruns, mediando a interação dos(as) alunos(as);

f)             Alimentar o fórum de notícias com as informações pontuais (Exemplo: término de disciplina e postagens dos projetos de Intervenção do programa ao qual se vincula), verificar se as informações estão corretas e estimular a participação dos(as) alunos(as);

g)            Participar da sala de interação de tutores no período proposto pela Supervisão de Tutoria;

h)            Monitorar a presença, o grau de participação, as entregas e o desenvolvimento da aprendizagem dos(as) alunos(as) a fim de identificar as possíveis evasões e intervir em tempo hábil para evitá-las;

i)              Fornecer feedback das atividades como forma de efetivação da interação pedagógica;

j)              Estabelecer estratégias para a integração da turma na busca da construção do conhecimento;

k)            Discutir relatório mensal sobre intercorrências relativas à participação dos(as) alunos(as);

l)              Comunicar imediatamente à Supervisão de Tutoria os imprevistos ocorridos com ele(a) próprio(a);

m)          Promover o diálogo e o debate de forma a despertar atitudes críticas e reflexivas pelos(as) alunos(as);

n)            Apoiar os(as) alunos(as) na elaboração dos projetos de intervenção;

o)            Avaliar a participação dos(as) alunos(as) no ambiente virtual e Plataforma AVA.

Estrangeiros

Formas de Pagamento

Este curso é uma parceria entre a Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) e Conselho Nacional das Secretárias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Seleção e matrícula

São até 1890 (hum mil e oitocentos e noventa) vagas, distribuídas entre regiões brasileiras, conforme edital. Os interessados devem ser inscrever até 10/02/2021, via endereço eletrônico (www.matriculas.conasems.org.br). A documentação e os requisitos exigidos para a inscrição também estão destacados no edital.

Política de desconto

Contato

E-mail: [email protected]


Localização

R. Dr. José Rocha Junqueira, 13 - Pte. Preta, Campinas - SP, 13045-755
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