Error: O arquivo não existe?
Please make sure the PHP GD library is properly installed.

Capacitação em Odontologia do Sono (MEC).

Código do curso: 06480

Nível: Capacitação

Público-alvo:

Graduados e Pós-Graduados em Odontologia.

Unidade: Curitiba

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:
10 x R$ 1.000,00

Pré-matrícula:
R$ 100,00

Periodicidade:
Mensal

Dia(s) da Semana:
De Segunda e Terça-feira

Duração:
10 Meses

Carga horária:
190 horas/aula.

Início:
18/10/2021

Horário:
8h às 18h

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Afonso Cunali

Objetivo do curso

Os Distúrbios do Sono afetam grande parte da população em geral, trazendo sérios prejuízos à saúde e qualidade de vida dos indivíduos. Dos distúrbios respiratórios do sono a síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAHOS) é um problema de saúde pública, atingindo cerca de 10% a 17% da população geral. Nos últimos anos, o tratamento desta síndrome com aparelhos intra-orais alcançou destaque por sua eficácia. Desta foram, passou a ser uma área de interesse e prática do profissional cirurgião dentista. Entretanto, o ensino desse distúrbio do sono não faz parte do currículo atual e do treinamento nos cursos de graduação em Odontologia. Em consequência, há escassez de profissionais cirurgiões dentistas com formação nessa importante área da saúde, justificando a proposta desse curso.

Objetivos Gerais: Apresentar o conhecimento dos mecanismos neurofisiológicos dos distúrbios do sono, notadamente os respiratórios, como base para a prática clínica do diagnóstico dos mesmos e forma de tratamento dos mesmos, recebendo e encaminhando aos profissionais das áreas da saúde (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos/psiquiatras) os casos complexos e multidisciplinares. Integrar dessa forma o profissional cirurgião-dentista com equipes multidisciplinares da Medicina do Sono, Fisioterapia, Fonoaudiologia, fornecendo-lhes subsídios teóricos e práticos da biologia do sono e de sua relação com a cavidade oral e o aparelho mastigatório.

Objetivo Específico: Capacitar profissionais cirurgiões-dentistas para tratar pacientes portadores de distúrbios respiratórios do sono com aparelhos intra-orais de avanço mandibular, principalmente a Apneia Hipopneia do Sono (AOS).


Minicurrículo do Coordenador

Pós-Doutorado em Ciências - Biologia e Medicina do Sono / UNIFESP;
Doutor em Ciências - Biologia e Medicina do Sono / UNIFESP;
Mestre em Odontologia - UCCB;
Especialista em DTM e Dor Orofacial - CFO;
Certificado em Dor pela SBED;
Certificado em Odontologia do Sono pela ABS;
Presidente da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial;
Presidente da Associação Brasileira do Sono / Sessão Paraná.

Programação

ATENÇÃO:

Programação do primeiro dia de aula de aula:

08h - Horário de chegada na instituição;

08h às 10h - Entrega da documentação e assinatura do contrato;

10h - A abertura do curso com a presença da Coordenação da Unidade;

11h – Tour pelas instalações físicas e foto da turma;

13h30 – Apresentação da coordenação e início das atividades.

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas. 

Conteúdo Programático:

MODULO I: On Line


18/10/21

Dr. Paulo Cunali

- Exame clínico e Avaliação do Paciente com DRS

- Apresentação das fichas clinicas e questionários do Sono 

- Discussão da Metodologia


19/10/21

Dra. Marcia Assis

- Introdução à Medicina do Sono

- Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono (ICSD-4)


19/10/21

Dra. Marcia Assis

- Sono Normal e bases Neurais do Sono, Fisiologia do Sono

- Privação de Sono e Consequências na sociedade


MÓDULO II: On Line

22/11/21

Dr. Rowdley Rossi

- Imaginologia na AOS TC / RNM / Cefalometria


22/11/21

Dr. Paulo Cunali

- AIO_am da Moldagem a titulação


23/11/21

Dra. Lia Bittencourt

- Apneia Obstrutiva do Sono

Fisiopatologia, Diagnóstico,

Consequências Cardiovasculares

Aspectos Cognitivos, Humor, e Qualidade de Vida

- Tratamento da AOS


MÓDULO III: On Line

13/12/21

Cibele Dal Fabbro

AIO – Up to date


14/12/21

Silvério Garbuio

Polissonografia: Estagiamento do sono e eventos associados


MÓDULO IV:

10/01/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

- Prática Demonstrativa com pacientes

- Discussão dos casos


10/01/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

- Avaliação de pacientes/avaliação pelos alunos

- Discussão de casos – revisão do passo a passo

11/01/22 - On Line

Dr. Nonato Rodrigues

- Insônia

-Distúrbios Centrais de Sonolência

- Parassonias


11/01/22 - On Line

Dr. Rodrigo Wendel

- Bruxismo do Sono


MÓDULO V:

14/02/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

Dra. Danielle Bonotto

Dr. Daniel Bonotto

Dr. Eduardo Withers

- Prática Clínica com pacientes


14/02/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

- Planejamento diferenciado para minimizar os efeitos colaterais

- Ajuste oclusal

- Avaliações individuais / Titulação diferenciada


15/02/22 - On Line

Dr. Fabiano Gavazonni

- Cirurgias Otorrinolaringológicas na SAOS


15/02/22 - On Line

Dr. Leandro Kluppel

- Cirurgia Esqueletal na SAOS


MÓDULO VI:

14/03/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

Dra. Danielle Bonotto

Dr. Daniel Bonotto

Dr. Eduardo Withers

- Prática Clínica com pacientes


14/03/22 - On Line 

Thais Moura 

- Ortopedia facial e distúrbios respiratórios do sono


15/03/22 - On Line 

Dr. Rogério Santos da Silva

- Polissonografia Avançada


15/03/22 - On Line 

Dr. Rogério Santos da Silva

- Polissonografia Avançada


MÓDULO VII:

25/04/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

Dra. Danielle Bonotto

Dr. Daniel Bonotto

Dr. EduardoWithers

- Prática Clínica com pacientes

25/04/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

- Discussão de casos


25/04/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

- Avaliação e 1ª Prova de Capacitação

26/04/22 - On Line

Danielle Barreto

- Fonoaudiologia no Sono


26/04/22 - On Line

Dr. Gustavo Moreira

- Distúrbios do Sono na criança e adolescente


MÓDULO VIII:

16/05/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

Dra. Danielle Bonotto

Dr. Daniel Bonotto

Dr. Eduardo Withers

- Prática Clínica com pacientes

16/05/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

Dra. Danielle Bonotto

Dr. Daniel Bonotto

Dr. Eduardo Withers

- Discussão de casos clínicos


17/05/22 - On Line

Dra. Morgana N Ferreira

- CPAP TERAPIA

17/05/22 - On Line

Dra Juliana Chichorro

Dr. Wagner Humming

- Farmacologia no Sono


MÓDULO IX:

20/06/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

Dra. Danielle Bonotto

Dr. Daniel Bonotto

Dr. Eduardo Withers

- Prática Clínica com pacientes

20/06/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

Dra. Danielle Bonotto

Dr. Daniel Bonotto

Dr. Eduardo Withers

- Discussão de casos clínicos 


21/06/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

2ª Prova de Capacitação 


21/06/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

- Dor, DTM e Sono

MÓDULO X:

18/07/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

Dra. Danielle Bonotto

Dr. Daniel Bonotto

Dr. Eduardo Withers

- Prática Clínica com pacientes


18/07/22 - Presencial

Dr. Paulo Cunali

Dra. Danielle Bonotto

Dr. Daniel Bonotto

Dr. Eduardo Withers

- Discussão de casos clínicos 


19/07/22 - On Line

Dra. Gisele Minhoto

- Psicologia e Psiquiatria do Sono


19/07/22 - On Line

Dra. Priscila B H Sydney

- Zumbido e Distúrbios do Sono


19/07/22 - On Line

Dr. Pedro Kowacs

- Sono e Cefaleias

19/07/22 - On Line

- Sono e alterações Cardíacas


19/07/22

- ENCERRAMENTO

Corpo Docente

Prof. Dr. Daniel Bonotto

Doutor em Odontologia;
Mestre em Ciências da Saúde;
Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

Prof. Danielle Medeiros Veiga Bonotto

Prof. Eduardo Henrique de Leão Withers

Prof. Leandro Eduardo Kluppel

Prof. Dr. Cibele Dal-Fabbro

Prof. Fabiano Gavazonni

Prof. Dr. Gisele Minhoto

Prof. Dr. Juliana Chichorro

Prof. Dr. Lia Rita de Azeredo Bittencourt

Prof. Márcia Assis

Prof. Dr. Morgana Nicodelis S Ferreira

Prof. Dr. Pedro Kowacs

Prof. Dr. Priscila Brenner Hildelberg Sydney

Prof. Dr. Rowdley Rossi

Prof. Rodrigo Wendel

Prof. Dr. Silvério Garbuio

Atrativos

1) A utilização de aparelhos intra-orais de avanço mandibular (AIO am) de alto desempenho.  

2) Parceria com Clínicas de Imagem e de polissonografia.

3) Parceria com laboratório especializado na confecção de AIO_am.

4) Pacientes pré-selecionados garantido ao aluno aprendizado objetivo.

5) Atividades semi-presencial

6) Carga horária total 190 horas aula.

Estrangeiros

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.

c) Matrícula:

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato.

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.

Ordens de Pagamento em USD 

Through: BANK OF NEW YORK 

New York - EUA 

BIC SWIFT: IRVTUS3N 

ABA: 053000196 

Account number: 6550422632 

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A 

São Paulo - Brasil 

BIC SWIFT: ITAUBRSP 

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393 

Account number: 03477-9

d) Documentação necessária a ser apresentada no primeiro dia de aula:

  • ​Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;
  • Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;
  • RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;
  • Comprovante de Residência recente (últimos três meses).  
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Forma de Pagamento da Pré-Matrícula: Boleto bancário ou cartão de crédito (parcela mínima de R$ 500,00 em até 6x).

Formas de Pagamentos das Mensalidades: Os pagamentos das mensalidades deverão ser efetuados por meio de boletos bancários que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso. No caso de estrangeiros, o aluno deve pagar antecipadamente três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real). As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Reembolso/Transferências das Pré-Matrículas:

 Reembolso:

(1) Caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos, até 20 (vinte) dias antes da data de seu início, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará o equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas;

(2) Caso encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente ao Curso, mesmo que não tenha frequentado as aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os Cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo(a) desistente;

(3) Para inscrito(a)s em Cursos denominados “Vagas Remanescentes/Início imediato”, caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos até 20 (vinte) dias antes da data do próximo módulo, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas.

Observação importante: Se o Curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, pela Instituição, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% (cem por cento) do valor pago a título de pré-matrícula, independente do período em que o(a) mesmo(a) tenha ciência desse remanejamento.

O(A) inscrito(a), uma vez ciente desse remanejamento e optando pela desistência do Curso, a devolução será de 80% do valor pago da pré-matrícula.

Seleção e matrícula

a) Inscrição:​

Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.​

Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.​

c) Matrícula:​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato. 

As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.​

d) Documentação necessária a ser apresentada no primeiro dia de aula:

Certidão de nascimento ou casamento;

RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);

CPF;

Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc..);

Comprovante de Residência (últimos três meses);

1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.​

e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original que será digitalizado pela secretaria.​

 Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Política de desconto

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/03/2021, 20% para aqueles realizados até o dia 16/04/2021 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 08/10/2021.

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na pré-matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Materiais

Lista de materiais:

-EPI: jaleco da turma; 02 óculos de proteção (1 para o paciente)

-Caneta esferográfica azul ou preta

-Lápis ou lapiseira

-Lápis cópia (papelaria)

-01 paquímetro pequeno de papelaria

-01 pincel pelo de camelo no. 01 (papelaria)

-01 régua milimetrada pequena

-01 Articulador Semi-ajustável com arco facial (BIOART A7-plus ou similar)

-01 Compasso de Willis

-04 Jogos de instrumental clínico para exame (pinça, sonda e espelho)

-04 espátulas LeCron

-02 espátulas 22 para resina acrílica

-01 jogo PKT para escultura

-04 Pinça de Muller para carbono

-04 Seringas Carpule

-02 cx de Celestone Soluspan (farmácia – comprar quando começar a clínica)

-01 Kit acadêmico

-01 fresa de tungstênio maxicut número 1504 (cilíndrica)

-01 fresa de tungstênio maxicut número 1509 (pêra)

-01 fresa de gesso formato de pêra 

-01 broca cirúrgica para peça de mão reta 703 

-01 broca cirúrgica para peça de mão reta 06 

-01 kit de pontas de borrachas de acabamento de acrílico (peça de mão reta)

-01 tesoura reta

-05 discos de carburundum finos para corte

-01 mandril para peça de mão-reta

-01 especímetro

-02 grampos de revelação de radiografia

-01 jogo de moldeiras metálicas tipo vernes completo

-01 jogo de moldeiras perfuradas completo

-01 grau para gesso / alginato

-01 espátula para gesso

-01 espátula para alginato

-01 frasco de acrílico incolor (monômero e polímero)

-01 frasco de resina duralay vermelha

-02 potes de Dappin de vidro

-01 pote paladon com tampa

-01 placa de vidro

-01 lamparina a álcool

-01 isqueiro

-01 ponta diamantada 3118

-01 taça de borracha para contra-angulo 

-01 Conjunto de registro construtivo George Gauge 

LISTA DE MATERIAL:

-100 cópias de questionários, anamnese, receituários e atestados

-EPI: 02 cx de gorros; 02 cx de máscaras; 02 cx de luvas procedimento (P,M,G)

-01 pct Espátulas de Madeira (Abaixador de língua)

-01 cx de papel de articulação Accufilm II

-Luva, máscara e gorro de proteção 

-02 cx de agulhas curtas e longas

-02 cx de agulhas 0,55x20mm (24G x ¾”) – marca BD (comprar em cirúrgica)

-01 cx de seringas de 3ml

-01 cx de seringas de 10ml

-02 cx anestésico sem vaso constritor (lidocaína 3% SV)

-01 frasco de benzocaína tópica a 20%

-02 pct de rolo de algodão

-01 pct de algodão

-01 pct de gaze

-vaselina sólida

-01 cx de Godiva de baixa fusão em bastão

-01 cx de folhas de transparência para retroprojetor

-01 Endo-Ice spray (ou – 20)

-01 kit de emergência endodôntica (manter esterilizado) : 

- limas flexofile 1a série

- ponta diamantada esférica 1011, 1012

- ponta diamantada 3081

- sonda endodôntica

- cânula de aspiração endodôntica e agulhas de aspiração

- cones de papel absorvente 1a. série

- 01 litro de hipoclorito de sódio a 1%

- 01 almotolia (para o hipoclorito)

- 01 cx de filmes radiográficos

- 01 kit de posicionadores radiográficos periapicais

-01 litro de álcool 70

-01 litro de álcool 92

-15 lâminas de acetato Bioart de 2mm

-02 cx de cera periférica

-05 cx de cera 07 ou 09

-02 cx de cera utilidade 

-01 cera para escultura branca ou azul clara da Kota

-01 frasco de super bonder 

-05 pacotes de alginato superior (Hydrogum ou cavex)

-03 Kg de gesso especial tipo IV

-03 Kg de gesso pedra tipo III

-01 frasco de silicone por condensação denso + catalisador 

-02 cx de agulhas de acupuntura (.25x40 e .40x40) marca DongBang

-01 pct de eletrodos para eletroestimulação (tens) – comprar em cirúrgica

-01 frasco de gel condutor (para tens)


Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: [email protected]

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: (19) 99228-8781

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

R. Fernandes de Barros, 1752 - Hugo Lange, Curitiba - PR, 80040-450
X