Error: O arquivo não existe?
Please make sure the PHP GD library is properly installed.

Capacitação em Ultrassonografia aplicada à Odontologia (MEC)

Código do curso: 06697

Nível: Capacitação

Público-alvo:

Graduados e Pós-Graduados em Odontologia.

Unidade: Curitiba

Status:
Aberto

Investimento:
R$ 2.770,00

Pré-matrícula:

Periodicidade:
Módulo único

Dia(s) da Semana:
De segunda e terça-feira

Duração:
2 dias

Carga horária:
18 horas/aula

Início:
14/03/2022

Horário:
Das 8h às 18h

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Tânia de Carvalho Rocha

Objetivo do curso

1. Capacitar o profissional dentista a executar e identificar imagem em Ultrassonografia Orofacial, proporcionado de uma forma prática o reconhecimento de padrões de normalidade. Além disso, serão abordadas as aplicações nos procedimentos de harmonização orofacial e possíveis intercorrências, no diagnóstico das lesões periapicais grandes, de processos inflamatórios em implantes e dos distúrbios da articulação têmporomandibular. Orientar a elaboração de pareceres, e ao final do treinamento o aluno deverá:

a) realizar exames comuns com segurança e precisão;

b) reconhecer e diferenciar anatomia normal (ou variações da normalidade) de doença;

c) diagnosticar anormalidades comuns e patológicas relacionadas com as glândulas salivares e outras doenças relacionadas com tecidos moles na região da face cirurgias guiadas pelo ultrassom.

Minicurrículo do Coordenador

Prof.ª Dr.ª Tânia de Carvalho Rocha

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais; 

Bacharel em Engenharia Biomédica pela Universidade FUMEC;

Especialista em Radiologia e Imagiologia Buco Maxilo Facial pela UFMG; 

Pós-Graduada em Ortodontia e Ortopedia Maxilo Facial;

Pesquisadora do software InvivoDental da empresa Anatomage da Califórnia – EUA

Speaker do equipamento de ultrassom VSCAN da GE.

Programação

ATENÇÃO:

Programação do primeiro dia de aula de aula:

08h - Horário de chegada na instituição;

08h às 10h - Entrega da documentação e assinatura do contrato;

10h - A abertura do curso com a presença da Coordenação da Unidade;

11h – Tour pelas instalações físicas e foto da turma;

13h30 – Apresentação da coordenação e início das atividades.

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas. 

Conteúdo Programático:

Física e instrumentação:

• Os componentes básicos de um sistema de ultrassom.

• Tipos de transdutores e a produção de ultrassom.

• Uma compreensão das frequências utilizadas em ultrassom clínico e efeito sobre a qualidade e penetração da imagem.

• A interação entre ultrassom e tecido, incluindo efeitos biológicos.

• A segurança do ultrassom e agentes de contraste para ultrassonografia.

• Os princípios básicos do ultrassom em tempo real e Doppler.

• O reconhecimento e explicação de artefatos comuns.

Técnicas de ultrassonografia:

• Informação e preparação do paciente.

• Indicações para exames

• Importância da ultrassonografia para outras modalidades de imagem.

• A influência dos resultados do exame de ultrassom sobre a necessidade de outras imagens.

Aplicações da Ultrassonografia nos Procedimentos Orofaciais:

• Mapeamento facial

• Identificação de materiais cosméticos usados na face

• Procedimento cosméticos faciais guiados pelo ultrassom

• Diagnóstico e tratamento de intercorrências

Equipamentos:

• Principais tipos de ultrassom

• Escolha de equipamentos portáteis ou point of care ou equipamentos de console de classe superior

Corpo Docente

Prof. ª Dr.ª Micena Roberta

Doutora em Anatomia.


Prof. Luiz Paulo Carvalho Rocha

Doutorando em Biologia Celular.

Prof.ª Dra. Stephanie C. C. Rocha

Dentista Radiologista Hermes Pardini.


Prof. Dr. Flávio Ricardo Manzi

Doutor em Radiologia.

Atrativos

O papel da ultrassonografia tem se expandido significantemente na área odontológica, sendo usado extensivamente para a prática clínica como uma ferramenta inicial de diagnóstico e localização, sendo assim considerada mais sensível que a palpação e pode caracterizar com muita precisão as várias lesões da região de cabeça e pescoço; Pode também guiar, com segurança e embasado na literatura científica mundial, um procedimento realizado por agulha e/ou cânula e acompanhar toda a rotina do paciente; Na Odontologia, a ultrassonografia é o exame de escolha para avaliação em tecidos moles, a partir da análise das glândulas salivares, linfonodos, língua, assoalho bucal, lábios, músculos da face, da expressão facial e da mastigação;

Haverá treinamento Hands-On com equipamento de ultrassom, entre os alunos, por meio da identificação de estruturas anatômicas da face, de áreas nobres, dos planos e dos vasos sanguíneos, além de demonstração prática de procedimentos intervencionistas;

Os alunos da São Leopoldo Mandic terão à disposição uma estrutura e uma infraestrutura completas para o aprendizado e convivência;

• 3 clínicas odontológicas, 1 centro cirúrgico, 1 consultório particular, totalizando 40 equipos destinadas exclusivamente à pós-graduação;

• Centro de Radiologia completo;

• Sistema de prontuários eletrônicos próprio (OdontoSig), contendo os dados dos pacientes já triados e direcionados à especialidade, que podem ser acessados pelos alunos do próprio celular de onde estiverem;

• Amplo estoque de implantes e componentes protéticos das principais marcas nacionais e internacionais, além de biomateriais;

• Laboratórios multidisciplinares equipados para as diferentes atividades práticas de cada especialidade;

• Salas de aula amplas e confortáveis, com equipamentos para transmissão remota ao vivo por plataforma de ensino digital;

• Acesso gratuito ao Portal de Periódicos CAPES e outros periódicos e e-books nacionais e internacionais, com acesso remoto e de qualquer lugar;

• Portal de serviços do aluno;

• cantina;

• Maleiro;

• Estacionamento próprio.

Estrangeiros

Foreign prospective students: 

a) Apply online or through the Sales Department by calling 0800 941 7 941.

b) Enrollment:

Make the payment corresponding to enrollment fee for the selected course using a bank payment slip if you have a CPF (national insurance number). You may also pay using a credit card or international bank transfer.

c) Formalizing your enrollment:

* In order to complete the enrollment process, you will be required to sign the contract and pay the first three months of tuition fees in advance on the first day of academic activities. Payments must be made in Brazilian currency (Real).

The remaining installments must be paid from the second module monthly on the 5th, 10th, 15th or 20th of each month, which you must choose when contracting the course.

The details for payment via international bank transfer using a current account are:

Payment Orders in USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - USA

SWIFT BIC: IRVTUS3N

TAB: 053000196

Account number: 6550422632

Payee Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo Brazil

SWIFT BIC: ITAUBRSP

Payee Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9

d) Required documentation to be presented on the first day of class:

· Birth or marriage certificate – certified by the Brazilian consulate;

· Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter the Brazil (whenever applicable);

· RNE - Foreign National Registry OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil;

· Recent proof of residence (last three months).

· One 3 cm x 4 cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning.

e) On the first day of academic activities, it is necessary to bring the original graduation certificate translated by a certified translator and stamped by the Brazilian consulate, which will be digitized by the secretariat.

Note: This higher education institution will only regard the student as duly enrolled once all the aforementioned documents have been received and accepted.

All assignments, tests and other written activities will be done in Portuguese.


Estrangeiros:

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.​

c) Matrícula:​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato. ​

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.​

Ordens de Pagamento em USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - EUA

BIC SWIFT: IRVTUS3N

ABA: 053000196

Account number: 6550422632

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo - Brasil

BIC SWIFT: ITAUBRSP

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9​

d) Documentação necessária a ser apresentada no primeiro dia de aula:

·      ​Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;

·      Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;

·      RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;

·      Comprovante de Residência recente (últimos três meses). 

·      1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

​e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Forma de pagamento: 

Boleto Bancário: Pagamento único no valor total.

Cartão de Crédito: Pagamento parcelado em até 5 vezes.

Reembolso:

(1) Caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos, até 20 (vinte) dias antes da data de seu início, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará o equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas;

(2) Caso encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente ao Curso, mesmo que não tenha frequentado as aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os Cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo(a) desistente;

(3) Para inscrito(a)s em Cursos denominados “Vagas Remanescentes/Início imediato”, caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos até 20 (vinte) dias antes da data do próximo módulo, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas.

Observação importante: Se o Curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, pela Instituição, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% (cem por cento) do valor pago a título de pré-matrícula, independente do período em que o(a) mesmo(a) tenha ciência desse remanejamento.

O(A) inscrito(a), uma vez ciente desse remanejamento e optando pela desistência do Curso, a devolução será de 80% do valor pago da pré-matrícula.

Seleção e matrícula

a) Inscrição:​

Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.​

Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.​

c) Matrícula:​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato. 

As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.​

d) Documentação necessária a ser apresentada no primeiro dia de aula:

RG digitalizado - (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);

CPF digitalizado;

Obs.: Caso não possua o registro profissional de sua área de atuação (Ex.: CRO, CRM, etc), será necessário o envio do Diploma de Graduação digitalizado.

A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Política de desconto

Não há descontos oferecidos na Política Vigente.

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: [email protected]

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: (19) 99228-8781

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

R. Fernandes de Barros, 1752 - Hugo Lange, Curitiba - PR, 80040-450
X