Conteúdo Programático:
Área de Domínio Conexo (módulos comuns): Metodologia da Pesquisa Emergências Médicas Terapêutica Medicamentosa Ética, Bioética e Legislação Odontológica Área de Concentração (Dentística): Competência 1- Diagnosticar a doença cárie, os fatores que influenciam na atividade e risco da doença e indicar as formas de tratamento Objetivos Educacionais 1 – Compreender a doença cárie e as estruturas dentárias afetadas pela doença A)Evolução do entendimento sobre a doença cárie B)Epidemiologia da doença C)Fatores etiológicos D)Saliva: composição e funções da saliva, testes salivares (fluxo salivar, pH e capacidade tampão) E)Composição e propriedades físico-químicas do esmalte e dentina F)Uso apropriado de fluoretos/ Controle químico da cárie dentária G)Características bioquímicas e microbiológicas da cárie dentária 2 – Diagnosticar as manifestações clínicas e utilizar recursos auxiliares para o diagnóstico da doença cárie A)Lesão de cárie ativa e paralisada nas diferentes superfícies dentais coronárias e radiculares, lesão de cárie radicular B)Métodos de diagnóstico (clínico, radiográfico, transiluminação ótica, detecção eletrônica, uso de laser), diagnóstico diferencial 3 – Indicar tratamentos não invasivos para tratamento da doença A)Adequação da cavidade bucal e tratamento não-invasivos / miníma intervenção B)Determinação de risco e atividade de cárie C)Tratamento restaurador atraumático Competência 2- Aplicar os princípios biomecânicos na remoção do tecido cariado no preparo cavitário de restaurações diretas e indiretas na proteção pulpar do complexo dentina-polpa Objetivos Educacionais 1 – Compreender a lesão, progressão da lesão cariosa e manejo restaurador A)Camadas de acometimento da lesão cariosa B)Formas de intervenção da lesão cariosa C)Métodos para remoção do tecido cariado com agentes químicos e mecânicos D)Diferenciação, fatores etiológicos e manejo das lesões de erosão/ biocorrosão e desgaste dental 2 – Aplicar os princípios biomecânicos no preparo cavitário direto e indireto A)Nomenclatura e classificação das cavidades B)Princípios biomecânicos para restaurações diretas com materiais resinosos, ionoméricos e amálgama C)Princípios biomecânicos para restaurações indiretas com materiais cerâmicos, metálicos e resinosos/ híbridos indretos D)Evolução dos preparos cavitários e filosofia da adequação cavitária (entende-se por preparo cavitário uma sequencia de procedimentos padronizados para restaurações metálicas ou indiretas, já a adequação cavitária limita-se a remoção do tecido cariado total ou parcial e adequação do cavo superficial para a restauração direta adesiva, independe do desenho cavitário padrão, pois cada cavidade de cárie será diferenciada , não se considera “preparo cavitário”). 3 – Compreender o complexo dentina-polpa e aplicar os procedimentos de proteção pulpar A)Aspectos biológicos do complexo dentina-polpa B)Tratamentos conservadores da polpa C)Materiais de proteção pulpar aplicados Competência 3- Indicar e aplicar os materiais dentários de uso direto e indireto Objetivos Educacionais 1 – Compreender as propriedades dos materiais dentários de uso direto e indireto A)Nomenclatura dos materiais dentários B)Propriedades físicas C)Propriedades químicas D)Propriedades mecânicas E)Instrumentais aplicados ao uso de materiais dentários 2 – Manusear, indicar e aplicar os materiais restauradores diretos e indiretos A)Terminologia aplicada ao manuseio dos materiais B)Materiais de prevenção, de proteção pulpar, cimentos, restauradores e de moldagem C)Técnicas de uso e aplicação dos materiais dentários e biomateriais Competência 4- Compreender os princípios de estética facial e dentária e aplicar a análise das características faciais e dentárias Objetivos Educacionais 1 – Conhecer os princípios de estética facial e dentária A)Percepção e proporções de estética da face e do sorriso B)Critérios de objetividade e subjetividade da análise C)Fatores que acometem os princípios de estética facial e dentária 2 – Aplicar e indicar procedimentos restauradores e não restauradores para correção da estética facial e dentária D)Avaliar a indicação de harmonização facial E)Procedimentos restauradores F)Procedimentos de clareamento dentários G)Microabrasão do esmalte CAPACITAÇÃO EM PRÓTESE •Princípios biológicos, mecânicos e estéticos dos preparos dentais; •Indicações e técnicas de preparo; •Lentes de contato e facetas de porcelana; •Prótese Parcial Fixa •Coroas cerâmicas metal-free; •Sistemas Cerâmicos; •Retentores intrarradiculares pré-fabricados; •Aula demonstrativa de preparos cavitários; •Aula prática de preparo de coroa total, molar e pré-molar; •Aula demonstrativa de preparo de inlay e onlay; •Aula prática de preparo de inlay e onlay; •Aula demonstrativa de preparo de coroa total de incisivo central e canino; •Aula prática de coroa total, incisivo central e canino; •Materiais e técnicas de moldagem; •Confecção de provisórios e técnicas de polimento. CAPACITAÇÃO EM LAMINADOS CERÂMICOS •Planejamento estético para dentes anteriores; •Fotografia Odontológica; •Indicações e contraindicações de tratamento de laminados cerâmicos; •Diagnóstico e importância da oclusão balanceada; •Enceramento diagnóstico; •Técnicas conservadoras de preparo para laminados cerâmicos; •Técnicas de moldagens; •Seleção de cor para laminados cerâmicos; •Mock-up; •Restaurações provisórias mediatas e imediatas; •Sistemas adesivos; •Sistemas cerâmicos modernos: indicações e classificações; •Seleção correta da porcelana; •Comparação do protocolo analógico e digital na confecção de restaurações cerâmicas com demonstração ao vivo de estratificação cerâmica; •Cimentos resinosos; •Passo-a-passo de técnicas de cimentação; •Ajustes oclusais funcionais: quando realizá-los antes ou depois do tratamento. Clínica com atendimento à pacientesNível:
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Área de Domínio Conexo (módulos comuns): Metodologia da Pesquisa Emergências Médicas Terapêutica Medicamentosa Ética, Bioética e Legislação Odontológica Área de Concentração (Dentística): Competência 1- Diagnosticar a doença cárie, os fatores que influenciam na atividade e risco da doença e indicar as formas de tratamento Objetivos Educacionais 1 – Compreender a doença cárie e as estruturas dentárias afetadas pela doença A)Evolução do entendimento sobre a doença cárie B)Epidemiologia da doença C)Fatores etiológicos D)Saliva: composição e funções da saliva, testes salivares (fluxo salivar, pH e capacidade tampão) E)Composição e propriedades físico-químicas do esmalte e dentina F)Uso apropriado de fluoretos/ Controle químico da cárie dentária G)Características bioquímicas e microbiológicas da cárie dentária 2 – Diagnosticar as manifestações clínicas e utilizar recursos auxiliares para o diagnóstico da doença cárie A)Lesão de cárie ativa e paralisada nas diferentes superfícies dentais coronárias e radiculares, lesão de cárie radicular B)Métodos de diagnóstico (clínico, radiográfico, transiluminação ótica, detecção eletrônica, uso de laser), diagnóstico diferencial 3 – Indicar tratamentos não invasivos para tratamento da doença A)Adequação da cavidade bucal e tratamento não-invasivos / miníma intervenção B)Determinação de risco e atividade de cárie C)Tratamento restaurador atraumático Competência 2- Aplicar os princípios biomecânicos na remoção do tecido cariado no preparo cavitário de restaurações diretas e indiretas na proteção pulpar do complexo dentina-polpa Objetivos Educacionais 1 – Compreender a lesão, progressão da lesão cariosa e manejo restaurador A)Camadas de acometimento da lesão cariosa B)Formas de intervenção da lesão cariosa C)Métodos para remoção do tecido cariado com agentes químicos e mecânicos D)Diferenciação, fatores etiológicos e manejo das lesões de erosão/ biocorrosão e desgaste dental 2 – Aplicar os princípios biomecânicos no preparo cavitário direto e indireto A)Nomenclatura e classificação das cavidades B)Princípios biomecânicos para restaurações diretas com materiais resinosos, ionoméricos e amálgama C)Princípios biomecânicos para restaurações indiretas com materiais cerâmicos, metálicos e resinosos/ híbridos indretos D)Evolução dos preparos cavitários e filosofia da adequação cavitária (entende-se por preparo cavitário uma sequencia de procedimentos padronizados para restaurações metálicas ou indiretas, já a adequação cavitária limita-se a remoção do tecido cariado total ou parcial e adequação do cavo superficial para a restauração direta adesiva, independe do desenho cavitário padrão, pois cada cavidade de cárie será diferenciada , não se considera “preparo cavitário”). 3 – Compreender o complexo dentina-polpa e aplicar os procedimentos de proteção pulpar A)Aspectos biológicos do complexo dentina-polpa B)Tratamentos conservadores da polpa C)Materiais de proteção pulpar aplicados Competência 3- Indicar e aplicar os materiais dentários de uso direto e indireto Objetivos Educacionais 1 – Compreender as propriedades dos materiais dentários de uso direto e indireto A)Nomenclatura dos materiais dentários B)Propriedades físicas C)Propriedades químicas D)Propriedades mecânicas E)Instrumentais aplicados ao uso de materiais dentários 2 – Manusear, indicar e aplicar os materiais restauradores diretos e indiretos A)Terminologia aplicada ao manuseio dos materiais B)Materiais de prevenção, de proteção pulpar, cimentos, restauradores e de moldagem C)Técnicas de uso e aplicação dos materiais dentários e biomateriais Competência 4- Compreender os princípios de estética facial e dentária e aplicar a análise das características faciais e dentárias Objetivos Educacionais 1 – Conhecer os princípios de estética facial e dentária A)Percepção e proporções de estética da face e do sorriso B)Critérios de objetividade e subjetividade da análise C)Fatores que acometem os princípios de estética facial e dentária 2 – Aplicar e indicar procedimentos restauradores e não restauradores para correção da estética facial e dentária D)Avaliar a indicação de harmonização facial E)Procedimentos restauradores F)Procedimentos de clareamento dentários G)Microabrasão do esmalte CAPACITAÇÃO EM PRÓTESE •Princípios biológicos, mecânicos e estéticos dos preparos dentais; •Indicações e técnicas de preparo; •Lentes de contato e facetas de porcelana; •Prótese Parcial Fixa •Coroas cerâmicas metal-free; •Sistemas Cerâmicos; •Retentores intrarradiculares pré-fabricados; •Aula demonstrativa de preparos cavitários; •Aula prática de preparo de coroa total, molar e pré-molar; •Aula demonstrativa de preparo de inlay e onlay; •Aula prática de preparo de inlay e onlay; •Aula demonstrativa de preparo de coroa total de incisivo central e canino; •Aula prática de coroa total, incisivo central e canino; •Materiais e técnicas de moldagem; •Confecção de provisórios e técnicas de polimento. CAPACITAÇÃO EM LAMINADOS CERÂMICOS •Planejamento estético para dentes anteriores; •Fotografia Odontológica; •Indicações e contraindicações de tratamento de laminados cerâmicos; •Diagnóstico e importância da oclusão balanceada; •Enceramento diagnóstico; •Técnicas conservadoras de preparo para laminados cerâmicos; •Técnicas de moldagens; •Seleção de cor para laminados cerâmicos; •Mock-up; •Restaurações provisórias mediatas e imediatas; •Sistemas adesivos; •Sistemas cerâmicos modernos: indicações e classificações; •Seleção correta da porcelana; •Comparação do protocolo analógico e digital na confecção de restaurações cerâmicas com demonstração ao vivo de estratificação cerâmica; •Cimentos resinosos; •Passo-a-passo de técnicas de cimentação; •Ajustes oclusais funcionais: quando realizá-los antes ou depois do tratamento. Clínica com atendimento à pacientesNível:
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