Psicólogos, Médicos, Dentistas e outros Profissionais da Saúde.
Geral:
Treinamento acadêmico e especializado de profissionais de saúde para conhecerem e incorporarem Mindfulness no âmbito pessoal e na prática clínica e/ou profissional.
Específicos:
O curso de Especialização em Mindfulness e Promoção da Saúde (MEC) – a distância tem duração de 18 meses, divididas entre aulas síncronos e remoto, auto-estudo, interação aluno-tutor e atividades de elaboração orientadas (via BlackBoard).
Horário:
Quinta e Sexta-feira (manhã e tarde) e Sábado (manhã).
Manhã das 08h às 13h e Tarde das 14h às 18h30.
Obs: O curso será mensal exceto no mês de Janeiro de 2022.
Haverá reunião virtual no dia 4 de março de 2021 (anterior ao início do curso) para que sejam passadas as instruções sobre o curso.
Observações importantes:
* Não serão fornecidas carteirinhas estudantis para os cursos oferecidos na modalidade a distância. Para obter os benefícios da legislação que proporciona descontos e outras facilidades aos estudantes, basta o interessado requerer a emissão de 'Declaração de Matrícula', para solicitar sua emissão junto ao órgão responsável (UNE – União Nacional dos Estudantes). Para consultas de endereços e formas de pedir a sua Carteirinha Internacional de Estudante, acesse www.une.org.br.
A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.
Conteúdo Programático:
Mindfulness: origens, conceitos, práticas e aplicações – Os modelos MBSR e MBHP
Ementa da Disciplina:
ü O que é Mindfulness e seus benefícios gerais físicos e psicológicos
ü Mindfulness na prática profissional (evidência científica, benefícios para profissionais e pacientes/clientes)
ü Treinamento vivencial nas práticas de Mindfulness
ü Mecanismos gerais de atuação de Mindfulness
ü Orientação de leituras e práticas obrigatórias a serem cumpridas (diários de prática pessoal de Mindfulness e participação em práticas via web – minimamente por 9 semanas – e resenha de livros e textos científicos)
ü Treinamento vivencial como instrutor de práticas de Mindfulness
ü Supervisão de casos vivenciados pelos próprios participantes, e de casos clínicos gerais de uso de Mindfulness aplicado à saúde.
ü O aluno será orientado na oferta de grupos de Mindfulness de 8 sessões/semanas (sob supervisão) no modelo MBHP, que deverão ser desenvolvidos obrigatoriamente antes da finalização da disciplina.
Objetivos Gerais:
ü Conhecer as origens, os conceitos, definições, e aplicações de Mindfulness na sociedade, como foco nos modelos MBSR e MBHP.
ü Vivenciar as principais técnicas de Mindfulness.
ü Desenvolver prática pessoal e regular de Mindfulness.
ü Desenvolver competência profissional para oferecer grupos de Mindfulness nas seguintes características: “Mindfulness aplicado à promoção da saúde”, formato grupal de 8 sessões/semanas, segundo o modelo Mindfulness-Based Health Promotion (MBHP) (Promoção da Saúde baseada em Mindfulness), voltado a pacientes[3] e/ou clientes.
Mindfulness e as Práticas Integrativas e Complementares no Brasil e no Mundo
Ementa da Disciplina O campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que atualmente estão inseridas no universo da chamada “Medicina Alternativa”, “Medicina Alternativa e Complementar” ou “Medicina Integrativa” vem apresentando um crescente interesse por parte dos órgãos de saúde dos governos de vários países e de grandes centros médicos, que atualmente vem adotando tais práticas em suas rotinas. Em três de maio de 2006 foi publicada a portaria número 971 do Ministério da Saúde do Brasil (MS-BR) que estabeleceu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, atendendo, sobretudo, à necessidade de se conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que já vinham sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios e estados brasileiros com diversas práticas. A disciplina “Outras Práticas Integrativas e Complementares” tem como objetivo apresentar e discutir, junto aos alunos, as bases teóricas e aplicações práticas de outras técnicas que, além de suas utilizações isoladas, podem ser aplicadas em conjunto com o Mindfulness, visando a promoção de saúde integral, dentro da perspectiva do ser biopsicossocial. Ao longo de sua carga horária, serão abordados temas como: A construção de uma nova epistemologia de cuidado integral baseado nas PICS; a nova Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares Brasileira; A situação das PICS no Brasil e no mundo; Bases teóricas gerais de outras práticas integrativas e complementares como Acupuntura, Antroposofia, Homeopatia, Fitoterapia, Yoga e Técnicas de Imposição de mãos.
Mecanismos Psicológicos de Mindfulness e a Convergências com as Psicoterapias de 3ª geração (“3a onda”)
Ementa da Disciplina: A disciplina tem como objetivo contextualizar o uso do Mindfulness e seus mecanismos de atuação psicológicos, assim como discutir tal ferramenta terapêutica no âmbito das terapias cognitivo comportamentais, em especial aquelas denominadas de 3ª geração ou 3ª onda, oferecendo o histórico, a fundamentação teórica, indicações, principais técnicas terapêuticas e evidências de eficácia comparada.
As terapias de terceira, especialmente as baseadas em Mindfulness são uma importante área de desenvolvimento da psicoterapia moderna. ACT (terapia de aceitação e compromisso), Terapia Comportamental Dialética, Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness e outras abordagens Mindfulness são comumente agrupados sob o nome Terceira Onda das Terapias Comportamentais.
O chamado primeira onda das terapias comportamentais teve seu início na década de 1920 com os estudos de Pavlov e o condicionamento operante. A segunda onda surgiu na década de 1970 e incluiu a cognição na forma de crenças irracionais, atitudes disfuncionais ou atribuições depressoras. No final de 1980 limitações empíricas e receios filosóficos da segunda onda deu origem à teoria ACT de Steven Hayes que modificou o foco do comportamento anormal longe do conteúdo ou forma para o contexto em que ela ocorre. Os métodos apresentados incluem uma diversidade de novas técnicas e abrem possibilidades para trabalho com grupos de pacientes, tais como transtorno de personalidade borderline, a depressão crônica ou transtorno de ansiedade generalizada que só tinha recebido pouca atenção específica no passado. As evidências disponíveis até agora permitem que todos os tratamentos de terceira onda possam ser considerados como empiricamente suportados.
Conteúdo Programático:
ü Mecanismos psicológicos de Mindfulness
ü As terapias cognitivas e comportamentais: 1ª, 2ª e 3ª ondas
ü Acceptance and Commitment Therapy e Dialectical Behaviour therapy (DBT): histórico, fundamentação teórica, indicações, evidência de eficácia.
Mecanismos Genéticos, Epigenéticos, Neurobiológicos e Cronobiológicos envolvidos em Mindfulness
Ementa da disciplina: Serão discutidos possíveis mecanismos fisiológicos e moleculares envolvidos nas modificações genéticas, epigenéticas, neurobiológicas e cronobiológicas decorrentes da prática da atenção plena.
Objetivos da disciplina:
ü Conhecer mecanismos genéticos e epigenéticos, com ênfase nos tipos de modificações em DNA e cromatina, e sua possível participação nas respostas induzidas pela prática da atenção plena;
ü Discutir a participação das respostas inflamatórias na prática de atenção plena;
ü Aprofundar o conhecimento sobre Biomarcadores que podem estar relacionados com as modificações biológicas decorrentes da atenção plena, com ênfase nos mecanismos neurobiológicos, cronobiológicos e moleculares envolvidos;
Conteúdo Programático:
ü Epigenética: conceitos e definições
ü Metilação de DNA
ü Modificações em histonas
ü Resposta inflamatória, citocinas e outros biomarcadores
ü Estresse oxidativo: antioxidantes e pró-oxidantes
ü Disfunção endotelial e moléculas relacionadas
ü Neurotrofinas
ü Cronobiologia
ü Neuroplasticidade e Mindfulness
Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT-Mindfulness-Based Cognitive Therapy)
Ementa da disciplina:
Conteúdo programático:
ü História e desenvolvimento da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (Mindfulness-based Cognitive Therapy – MBCT)
ü Mindfulness, depressão e Modos da mente operar (Modo ser x Modo Fazer)
ü Diferenças e semelhanças entre o Programa de Redução de Estresse baseado em Mindfulness (Mindfulness-based Stress Reduction – MBSR) e o MBCT.
ü Conceitos básicos abordados nas 8 sessões do MBCT (ex.: consciência da atenção plena x piloto automático, mover atenção ao corpo e conhecer a natureza da mente/atenção, foco e divagação, ruminação, escalonamento de pensamentos e emoções, foco intencional na respiração, compreensão dos elementos da experiência – corpo/pensamentos/emoções, padrões habituais da mente – ex. esforço para buscar soluções, experiência da meditação com curiosidade e interesse gentil/benevolente, reconhecer as reações de se prender/apegar e evitar/fugir, território da depressão, vulnerabilidades, aceitação com plena atenção, pensamentos como eventos mentais, reconhecer estados de humor negativos como estados passageiros da mente e pensamentos negativos como produtos distorcidos desses estados mentais, poder de escolher não se engajar em pensamentos ou toma-los como algo pessoal, reconhecer padrões recorrentes dos pensamentos e desenvolver uma perspectiva mais ampla, reconhecer a interação entre atividades, estados de humor e bem estar, agir baseando-se na experiência do momento presente e prevenção de recaídas, sinais alarmes de recaídas, o que fazer ns ameaça de uma depressão, Equilíbrio na vida, práticas formais, informais, planejamento e disciplina, reforço das intenções da prática e sua relação com experiências positivas durante o curso, importância do autocuidado).
ü Outros temas do MBCT: A avaliação/entrevista prévia ao início do programa, o Inquiry – explorando as experiências vividas durante a prática.
ü Evidências científicas sobre as aplicações, mecanismos e efetividade do MBCT na clínica
ü Vivência das principais práticas do MBCT
Objetivos
ü Desenvolver uma compreensão teórica e vivencial dos princípios do MBCT;
ü Reconhecer aspectos clínicos e logísticos que estão relacionados ao programa MBCT;
ü Reconhecer os limites e potencialidades deste programa (população alvo, contextos de intervenção, habilidades e formação profissionais necessárias para aplicação, indicações e contraindicações de sua aplicação).
Prevenção de Recaídas baseada em Mindfulness (MBRP-Mindfulness-Based Relapse Prevention)
Ementa da disciplina:
Conteúdo programático:
ü Conceitos básicos abordados no MBRP (comportamentos aditivos, gatilhos, fissura, piloto automático, auto eficácia, efeito de violação da abstinência, o ciclo da recaída, a influência cognitiva nos comportamentos, flexibilidade cognitiva, relação com o desconforto a partir de uma atitude de abertura e aceitação, compaixão).
ü Mecanismos de ação de Mindfulness voltados à prevenção de recaída
ü Protocolo de intervenção e Inquiry no MBRP (experiência direta e indireta)
ü Implicações na prática clínica, tendo o MBRP como adjunto no processo terapêutico
ü Definir e descrever a integração dos princípios da Prevenção de Recaída com técnicas de Mindfulness;
ü Evidências científicas sobre a neurobiologia e a efetividade do MBRP na clínica
ü Vivência das principais práticas do MBRP
Objetivos
ü Obter uma compreensão intelectual e vivencial dos princípios de MBRP;
ü Reconhecer aspectos clínicos e logísticos que estão relacionados ao programa de MBRP;
ü Reconhecer o potencial terapêutico do MBRP, bem como suas indicações na clínica;
ü Reconhecer os limites e potencialidades deste programa (população alvo, contextos de intervenção, habilidades e formação profissionais necessárias para aplicação, indicações e contra-indicações de sua aplicação).
Mindfulness e Transtornos alimentares (Mindful Eating)
Ementa da Disciplina: A disciplina de mindful eating tem como objetivo introduzir a aplicação de Mindfulness na alimentação a fim de permitir uma visão mais ampla do alimento e da alimentação a partir de Mindfulness. Do ponto de vista teórico, a disciplina procura oferecer um panorama dos atuais programas baseados em mindful eating, com ênfase naqueles baseados em evidências e com referências aos estudos clínicos e produção científica atual sobre o tema. O curso também oferece uma introdução às práticas de mindful eating, considerando que a experiência prática é fundamental para viabilizar a aplicação de Mindfulness na prática clínica.
Conteúdo Programático:
ü conceitos de mindful eating e intuitive eating, distinções e pontos de contato
ü aplicações de mindful eating
ü obesidade e transtornos alimentares
ü obesidade e doenças crônicas
ü antropologia da alimentação
ü evidências científicas e estudos randomizados
ü prática de mindful eating
ü retiro de mindful eating
ü como incorporar na prática clínica
Mindfulness no Budismo e outras tradições contemplativas e filosóficas
Professor responsável pela disciplina: Marcelo Demarzo
Ementa da disciplina: Contexto e influências históricas do desenvolvimento dos programas baseados em Mindfulness. Objetivos das práticas de Mindfulness como parte de uma tradição espiritual e de uma abordagem terapêutica e educativa, seus limites e congruências. Contato com cânones da tradição budista theravada, fundamentadoras de práticas dos programas de Mindfulness (Anapanasati Sutta e Satipathana Sutta). Exploração de como o contato com as tradições pode enriquecer a prática de Mindfulness laica e contemporânea. Meditação e Mindfulness em outras tradições (Hinduísmo, Cristianismo, Taoísmo e outras).
Objetivos
ü Explorar as raízes das práticas oferecidas nos programas baseados em Mindfulness;
ü Desenvolver uma compreensão sobre os fundamentos budistas relacionados às práticas de Mindfulness dos programas contemporâneos;
ü Desenvolver uma compreensão sobre o conceito e prática de Mindfulness em diferentes tradições.
Mindfulness nas Organizações: Senso de Propósito e Teoria U
Ementa da disciplina: E se ao invés de sustentabilidade inspirar uma visão comprometida somente com diminuir a insustentabilidade do nosso modo de vida motivasse pessoas e organizações a criar as bases necessárias para que todas asformas de vida possam florescer na Terra para sempre? Esta disciplina pretende desvelar os limites do modelo mental que nos mantêm atados a ideias e concepções que criam resultados que não desejamos, para que coletivamente despertos possamos florescer. Por meio de práticas reflexivas que nos ajudem a recuperar a consciência da conexão com a base de vida que nos sustenta, pretende-se readquirir e fortalecer nossa capacidade de pensar e agir para restaurarmos e reconectarmos com nossa habilidade individual e coletiva de cuidar e nossa capacidade de tomar decisões que apoiem o bem estar de todos, como foco especial no desenvolvimento profissional e humano no ambiente educacional, e nas corporações (mundo corporativo) e organizações (equipes esportivas ONGs, etc.). Conceitos e práticas como “Teoria U” e “Design Thinking” serão apresentados e aprofundados.
Mindfulness, Sustentabilidade e Meio Ambiente
Ementa e objetivos da disciplina: A disciplina irá discutir as interações entre a cognição individual (com ênfase nos processos de atenção), o meio ambiente e o bem-estar subjetivo. As bases neurofisiológicas da atenção e sua modulação na interação com os estímulos ambientais serão estudadas. Serão analisadas como as intervenções na atenção podem modificar os processos cognitivos levando a novas formas de comportamentos pró-sociais e pró-ambientais. Serão também avaliados diferentes protocolos de pesquisa para avaliar o efeito dessas intervenções na qualidade de vida e no comportamento. Formas de intervenção de atenção plena voltadas para o desenvolvimento de comportamentos pró ambientais serão discutidas
Compaixão: origens, conceitos, práticas e aplicações (Terapia da Compaixão baseada nos Estilos de Apego)
Ementa da disciplina:
ü O que é compaixão e seus benefícios gerais físicos e psicológicos
ü Treinamento vivencial nas práticas de compaixão
ü Mecanismos gerais
ü Compaixão na prática profissional (evidência científica)
ü Terapia da Compaixão baseada nos Estilos de Apego
Objetivos Gerais:
ü Conhecer as origens, os conceitos, definições, e aplicações dos programas baseados em Compaixão na sociedade, como foco no modelo de estilos de apego.
ü Vivenciar as principais técnicas de compaixão.
ü Desenvolver prática pessoal e regular de compaixão.
Mindfulness nos Esportes
Ementa da disciplina: Mindfulness aplicado ao Esporte. Relação entre Mindfulness, atividade física, exercícios e esportes. Mecanismos envolvidos nos efeitos de Mindfulness aplicado ao exercício e esporte. Programas de Mindfulness voltados a atletas amadores e de alto rendimento.
Objetivos Gerais:
ü Conhecer as origens, os conceitos, definições, mecanismos, aplicações e efeitos dos programas baseados em Mindfulness para atletas amadores e desportistas.
Mindfulness e Dor Crônica
Ementa da disciplina: Mindfulness aplicado à Dor Crônica. Mecanismos envolvidos nos efeitos de Mindfulness sobre a dor crônica. Programas e práticas de Mindfulness voltados a pessoas com dor crônica.
Objetivos Gerais:
ü Conhecer as origens, os conceitos, definições, mecanismos, aplicações e efeitos dos programas baseados em Mindfulness para pessoas com dor crônica.
Mindfulness na Educação
Ementa da disciplina: Mindfulness aplicado à Educação (Educadores e Estudantes). Mecanismos envolvidos nos efeitos de Mindfulness aplicado à educação nos vários níveis (pessoal e organizacional). Programas de Mindfulness voltados à educação. Mindfulness-Based Health Promotion-Education.
Objetivos Gerais:
ü Conhecer as origens, os conceitos, definições, mecanismos, aplicações e efeitos dos programas baseados em Mindfulness para educadores e estudantes.
ü Conhecer e vivenciar as práticas e exercícios psicoeducativos do programa Mindfulness-Based Health Promotion-Education (MBHP-Educa) desenvolvido pelo Centro Mente Aberta.
Metodologia de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Ementa da disciplina: A disciplina de Metodologia de pesquisa e trabalho de conclusão de curso visa instrumentalizar os alunos para a realização de trabalhos científicos, discorrendo sobre os fundamentos da ciência e aspectos metodológicos para a execução dos trabalhos. Além disso, conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico, sendo capaz de realizar busca bibliográfica em base de dados científicas até as formas de divulgação dos dados, passando pela análise e interpretação do texto científico, de forma crítica, organizando o texto científico mediante diferentes normas. Ao final da disciplina, o aluno deverá produzir um artigo de revisão narrativa ou integrativa (TCC), que é requisito obrigatório para a conclusão do curso de especialização.
Conteúdo Programático:
ü O conhecimento científico e a investigação científica
ü Elementos básicos de uma pesquisa em Mindfulness
ü Delineamentos de estudo comuns em Mindfulness
ü Delimitação do problema e hipóteses
ü Pesquisa qualitativa x quantitativa
ü O projeto de pesquisa
ü Tipos de revisão da literatura: revisão narrativa/integrativa e revisão sistemática
ü O artigo científico
ü Supervisão presencial e à distância dos artigos de revisão narrativa/integrativa/TCCs.
Nos últimos 40 anos, os protocolos de treinamento em Mindfulness têm se tornado cada vez mais frequente em na área da saúde, como também em ambientes de ensino-aprendizagem (educação) e em empresas e organizações em todo o mundo. Tal êxito se deve aos seus efeitos de amplo espectro (físicos, neuropsicológicos, organizacionais e relacionais), incluindo a prevenção e tratamento de transtornos de ansiedade e depressão, dor crônica, transtornos relacionados ao uso abusivo de substâncias (álcool e drogas), melhora de humor e autoestima, melhor enfretamento (coping) do estresse crônico, e a prevenção da Síndrome de Burnout entre profissionais de saúde e outras áreas.
Também, observa-se aumento da criatividade, melhora do clima organizacional, e incremento de social cognition entre os praticantes. Os programas baseados em Mindfulness (Mindfulness-based Programs) têm sido aplicados e estudados em pacientes com condições crônicas em geral, como, por exemplo, naqueles com transtornos psiquiátricos, fibromialgia, câncer, hipertensão, diabetes e psoríase, assim como em profissionais, professores, estudantes, atletas, colaboradores e líderes em organizações;
– O Curso será ministrado pela plataforma on-line Blackboard, com aulas ao vivo e interação síncrona (em tempo real), o que permite a participação remota em casa ou no trabalho, para todo o Brasil;
– O Curso é teórico-prático, o que me permite o desenvolvimento de competência no assunto, e aplicação prática e imediata do mesmo nos atendimentos, e também como técnica para uso pessoal e profissional;
– O Curso é coordenado e ministrado por um profissional da saúde (médico e pesquisador) que é a principal referência nacional e internacional no tema, além de docentes convidados que são referência em sua área de aplicação.
O curso consta com a carga horária total de 425 horas, sendo 260 horas práticas e 165 horas teóricas.
METODOLOGIA DE ENSINO
A metodologia é centrada no aluno, com base nas vivências em primeira pessoa das práticas e programas de Mindfulness, em aulas dialógicas teórico-práticas, e na reflexão sobre problemas e casos (reais e simulados) do uso de Mindfulness na saúde, educação, esportes e organizações. A cada aula programada haverá uma exposição da carga teórica da disciplina pelo professor, somado a vivência experimental das práticas e programas de Mindfulness correlacionados.
ATENÇÃO: Como parte fundamental da Especialização, os alunos receberão capacitação para se tornarem Instrutores de Mindfulness no modelo Mindfulness-based Health Promotion (MBHP)[1], desenvolvido pelo Centro Mente Aberta. Essa capacitação acontecerá em módulos específicos em formato de retiro de imersão (vide cronograma de aulas), e exigirá 100% de presença nas atividades presencias online (módulos) e à distância (oferta de grupos sob supervisões) que serão solicitadas entre os módulos. O não cumprimento desses módulos e das tarefas e supervisões correspondentes gerará o desligamento do aluno da respectiva turma, IMPEDINDO o recebimento do certificado final ou título da Especialização.
a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.
b) Pré-matrícula:
Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.
c) Matrícula:
* Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato.
As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.
Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.
Ordens de Pagamento em USD
Through: BANK OF NEW YORK
New York – EUA
BIC SWIFT: IRVTUS3N
ABA: 053000196
Account number: 6550422632
Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A
São Paulo – Brasil
BIC SWIFT: ITAUBRSP
Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA
Branch: 6393
Account number: 03477-9
d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br
e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.
Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.
Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.
a) Inscrição:
Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.
b) Pré-matrícula:
Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.
Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.
c) Matrícula:
* Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato.
As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.
d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br
Certidão de nascimento ou casamento;
RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);
CPF;
Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc..);
Comprovante de Residência (últimos três meses);
1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.
e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original que será digitalizado pela secretaria.
Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.
Descontos Especiais:
Desconto de 30% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/10/2020, 20% para aqueles realizados até o dia 30/11/2020 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 28/02/2021.
Descontos Vigentes:
Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.
Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na pré-matrícula.
Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;
Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;
Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.
Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.
Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic
Telefone: 0800 941 7 941
E-mail: cursos@slmandic.edu.br
Site: www.slmandic.edu.br
Atendimento via WhatsApp: (19) 99228-8781
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Nível:
Status:
Psicólogos, Médicos, Dentistas e outros Profissionais da Saúde.
Inscrições:
Vagas:
Carga horária:
Cadastre-se e receba um e-mail quando o curso abrir novas inscrições
O curso de Especialização em Mindfulness e Promoção da Saúde (MEC) – a distância tem duração de 18 meses, divididas entre aulas síncronos e remoto, auto-estudo, interação aluno-tutor e atividades de elaboração orientadas (via BlackBoard).
Horário:
Quinta e Sexta-feira (manhã e tarde) e Sábado (manhã).
Manhã das 08h às 13h e Tarde das 14h às 18h30.
Obs: O curso será mensal exceto no mês de Janeiro de 2022.
Haverá reunião virtual no dia 4 de março de 2021 (anterior ao início do curso) para que sejam passadas as instruções sobre o curso.
Observações importantes:
* Não serão fornecidas carteirinhas estudantis para os cursos oferecidos na modalidade a distância. Para obter os benefícios da legislação que proporciona descontos e outras facilidades aos estudantes, basta o interessado requerer a emissão de 'Declaração de Matrícula', para solicitar sua emissão junto ao órgão responsável (UNE – União Nacional dos Estudantes). Para consultas de endereços e formas de pedir a sua Carteirinha Internacional de Estudante, acesse www.une.org.br.
A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.
Conteúdo Programático:
Mindfulness: origens, conceitos, práticas e aplicações – Os modelos MBSR e MBHP
Ementa da Disciplina:
ü O que é Mindfulness e seus benefícios gerais físicos e psicológicos
ü Mindfulness na prática profissional (evidência científica, benefícios para profissionais e pacientes/clientes)
ü Treinamento vivencial nas práticas de Mindfulness
ü Mecanismos gerais de atuação de Mindfulness
ü Orientação de leituras e práticas obrigatórias a serem cumpridas (diários de prática pessoal de Mindfulness e participação em práticas via web – minimamente por 9 semanas – e resenha de livros e textos científicos)
ü Treinamento vivencial como instrutor de práticas de Mindfulness
ü Supervisão de casos vivenciados pelos próprios participantes, e de casos clínicos gerais de uso de Mindfulness aplicado à saúde.
ü O aluno será orientado na oferta de grupos de Mindfulness de 8 sessões/semanas (sob supervisão) no modelo MBHP, que deverão ser desenvolvidos obrigatoriamente antes da finalização da disciplina.
Objetivos Gerais:
ü Conhecer as origens, os conceitos, definições, e aplicações de Mindfulness na sociedade, como foco nos modelos MBSR e MBHP.
ü Vivenciar as principais técnicas de Mindfulness.
ü Desenvolver prática pessoal e regular de Mindfulness.
ü Desenvolver competência profissional para oferecer grupos de Mindfulness nas seguintes características: “Mindfulness aplicado à promoção da saúde”, formato grupal de 8 sessões/semanas, segundo o modelo Mindfulness-Based Health Promotion (MBHP) (Promoção da Saúde baseada em Mindfulness), voltado a pacientes[3] e/ou clientes.
Mindfulness e as Práticas Integrativas e Complementares no Brasil e no Mundo
Ementa da Disciplina O campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que atualmente estão inseridas no universo da chamada “Medicina Alternativa”, “Medicina Alternativa e Complementar” ou “Medicina Integrativa” vem apresentando um crescente interesse por parte dos órgãos de saúde dos governos de vários países e de grandes centros médicos, que atualmente vem adotando tais práticas em suas rotinas. Em três de maio de 2006 foi publicada a portaria número 971 do Ministério da Saúde do Brasil (MS-BR) que estabeleceu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, atendendo, sobretudo, à necessidade de se conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que já vinham sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios e estados brasileiros com diversas práticas. A disciplina “Outras Práticas Integrativas e Complementares” tem como objetivo apresentar e discutir, junto aos alunos, as bases teóricas e aplicações práticas de outras técnicas que, além de suas utilizações isoladas, podem ser aplicadas em conjunto com o Mindfulness, visando a promoção de saúde integral, dentro da perspectiva do ser biopsicossocial. Ao longo de sua carga horária, serão abordados temas como: A construção de uma nova epistemologia de cuidado integral baseado nas PICS; a nova Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares Brasileira; A situação das PICS no Brasil e no mundo; Bases teóricas gerais de outras práticas integrativas e complementares como Acupuntura, Antroposofia, Homeopatia, Fitoterapia, Yoga e Técnicas de Imposição de mãos.
Mecanismos Psicológicos de Mindfulness e a Convergências com as Psicoterapias de 3ª geração (“3a onda”)
Ementa da Disciplina: A disciplina tem como objetivo contextualizar o uso do Mindfulness e seus mecanismos de atuação psicológicos, assim como discutir tal ferramenta terapêutica no âmbito das terapias cognitivo comportamentais, em especial aquelas denominadas de 3ª geração ou 3ª onda, oferecendo o histórico, a fundamentação teórica, indicações, principais técnicas terapêuticas e evidências de eficácia comparada.
As terapias de terceira, especialmente as baseadas em Mindfulness são uma importante área de desenvolvimento da psicoterapia moderna. ACT (terapia de aceitação e compromisso), Terapia Comportamental Dialética, Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness e outras abordagens Mindfulness são comumente agrupados sob o nome Terceira Onda das Terapias Comportamentais.
O chamado primeira onda das terapias comportamentais teve seu início na década de 1920 com os estudos de Pavlov e o condicionamento operante. A segunda onda surgiu na década de 1970 e incluiu a cognição na forma de crenças irracionais, atitudes disfuncionais ou atribuições depressoras. No final de 1980 limitações empíricas e receios filosóficos da segunda onda deu origem à teoria ACT de Steven Hayes que modificou o foco do comportamento anormal longe do conteúdo ou forma para o contexto em que ela ocorre. Os métodos apresentados incluem uma diversidade de novas técnicas e abrem possibilidades para trabalho com grupos de pacientes, tais como transtorno de personalidade borderline, a depressão crônica ou transtorno de ansiedade generalizada que só tinha recebido pouca atenção específica no passado. As evidências disponíveis até agora permitem que todos os tratamentos de terceira onda possam ser considerados como empiricamente suportados.
Conteúdo Programático:
ü Mecanismos psicológicos de Mindfulness
ü As terapias cognitivas e comportamentais: 1ª, 2ª e 3ª ondas
ü Acceptance and Commitment Therapy e Dialectical Behaviour therapy (DBT): histórico, fundamentação teórica, indicações, evidência de eficácia.
Mecanismos Genéticos, Epigenéticos, Neurobiológicos e Cronobiológicos envolvidos em Mindfulness
Ementa da disciplina: Serão discutidos possíveis mecanismos fisiológicos e moleculares envolvidos nas modificações genéticas, epigenéticas, neurobiológicas e cronobiológicas decorrentes da prática da atenção plena.
Objetivos da disciplina:
ü Conhecer mecanismos genéticos e epigenéticos, com ênfase nos tipos de modificações em DNA e cromatina, e sua possível participação nas respostas induzidas pela prática da atenção plena;
ü Discutir a participação das respostas inflamatórias na prática de atenção plena;
ü Aprofundar o conhecimento sobre Biomarcadores que podem estar relacionados com as modificações biológicas decorrentes da atenção plena, com ênfase nos mecanismos neurobiológicos, cronobiológicos e moleculares envolvidos;
Conteúdo Programático:
ü Epigenética: conceitos e definições
ü Metilação de DNA
ü Modificações em histonas
ü Resposta inflamatória, citocinas e outros biomarcadores
ü Estresse oxidativo: antioxidantes e pró-oxidantes
ü Disfunção endotelial e moléculas relacionadas
ü Neurotrofinas
ü Cronobiologia
ü Neuroplasticidade e Mindfulness
Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT-Mindfulness-Based Cognitive Therapy)
Ementa da disciplina:
Conteúdo programático:
ü História e desenvolvimento da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (Mindfulness-based Cognitive Therapy – MBCT)
ü Mindfulness, depressão e Modos da mente operar (Modo ser x Modo Fazer)
ü Diferenças e semelhanças entre o Programa de Redução de Estresse baseado em Mindfulness (Mindfulness-based Stress Reduction – MBSR) e o MBCT.
ü Conceitos básicos abordados nas 8 sessões do MBCT (ex.: consciência da atenção plena x piloto automático, mover atenção ao corpo e conhecer a natureza da mente/atenção, foco e divagação, ruminação, escalonamento de pensamentos e emoções, foco intencional na respiração, compreensão dos elementos da experiência – corpo/pensamentos/emoções, padrões habituais da mente – ex. esforço para buscar soluções, experiência da meditação com curiosidade e interesse gentil/benevolente, reconhecer as reações de se prender/apegar e evitar/fugir, território da depressão, vulnerabilidades, aceitação com plena atenção, pensamentos como eventos mentais, reconhecer estados de humor negativos como estados passageiros da mente e pensamentos negativos como produtos distorcidos desses estados mentais, poder de escolher não se engajar em pensamentos ou toma-los como algo pessoal, reconhecer padrões recorrentes dos pensamentos e desenvolver uma perspectiva mais ampla, reconhecer a interação entre atividades, estados de humor e bem estar, agir baseando-se na experiência do momento presente e prevenção de recaídas, sinais alarmes de recaídas, o que fazer ns ameaça de uma depressão, Equilíbrio na vida, práticas formais, informais, planejamento e disciplina, reforço das intenções da prática e sua relação com experiências positivas durante o curso, importância do autocuidado).
ü Outros temas do MBCT: A avaliação/entrevista prévia ao início do programa, o Inquiry – explorando as experiências vividas durante a prática.
ü Evidências científicas sobre as aplicações, mecanismos e efetividade do MBCT na clínica
ü Vivência das principais práticas do MBCT
Objetivos
ü Desenvolver uma compreensão teórica e vivencial dos princípios do MBCT;
ü Reconhecer aspectos clínicos e logísticos que estão relacionados ao programa MBCT;
ü Reconhecer os limites e potencialidades deste programa (população alvo, contextos de intervenção, habilidades e formação profissionais necessárias para aplicação, indicações e contraindicações de sua aplicação).
Prevenção de Recaídas baseada em Mindfulness (MBRP-Mindfulness-Based Relapse Prevention)
Ementa da disciplina:
Conteúdo programático:
ü Conceitos básicos abordados no MBRP (comportamentos aditivos, gatilhos, fissura, piloto automático, auto eficácia, efeito de violação da abstinência, o ciclo da recaída, a influência cognitiva nos comportamentos, flexibilidade cognitiva, relação com o desconforto a partir de uma atitude de abertura e aceitação, compaixão).
ü Mecanismos de ação de Mindfulness voltados à prevenção de recaída
ü Protocolo de intervenção e Inquiry no MBRP (experiência direta e indireta)
ü Implicações na prática clínica, tendo o MBRP como adjunto no processo terapêutico
ü Definir e descrever a integração dos princípios da Prevenção de Recaída com técnicas de Mindfulness;
ü Evidências científicas sobre a neurobiologia e a efetividade do MBRP na clínica
ü Vivência das principais práticas do MBRP
Objetivos
ü Obter uma compreensão intelectual e vivencial dos princípios de MBRP;
ü Reconhecer aspectos clínicos e logísticos que estão relacionados ao programa de MBRP;
ü Reconhecer o potencial terapêutico do MBRP, bem como suas indicações na clínica;
ü Reconhecer os limites e potencialidades deste programa (população alvo, contextos de intervenção, habilidades e formação profissionais necessárias para aplicação, indicações e contra-indicações de sua aplicação).
Mindfulness e Transtornos alimentares (Mindful Eating)
Ementa da Disciplina: A disciplina de mindful eating tem como objetivo introduzir a aplicação de Mindfulness na alimentação a fim de permitir uma visão mais ampla do alimento e da alimentação a partir de Mindfulness. Do ponto de vista teórico, a disciplina procura oferecer um panorama dos atuais programas baseados em mindful eating, com ênfase naqueles baseados em evidências e com referências aos estudos clínicos e produção científica atual sobre o tema. O curso também oferece uma introdução às práticas de mindful eating, considerando que a experiência prática é fundamental para viabilizar a aplicação de Mindfulness na prática clínica.
Conteúdo Programático:
ü conceitos de mindful eating e intuitive eating, distinções e pontos de contato
ü aplicações de mindful eating
ü obesidade e transtornos alimentares
ü obesidade e doenças crônicas
ü antropologia da alimentação
ü evidências científicas e estudos randomizados
ü prática de mindful eating
ü retiro de mindful eating
ü como incorporar na prática clínica
Mindfulness no Budismo e outras tradições contemplativas e filosóficas
Professor responsável pela disciplina: Marcelo Demarzo
Ementa da disciplina: Contexto e influências históricas do desenvolvimento dos programas baseados em Mindfulness. Objetivos das práticas de Mindfulness como parte de uma tradição espiritual e de uma abordagem terapêutica e educativa, seus limites e congruências. Contato com cânones da tradição budista theravada, fundamentadoras de práticas dos programas de Mindfulness (Anapanasati Sutta e Satipathana Sutta). Exploração de como o contato com as tradições pode enriquecer a prática de Mindfulness laica e contemporânea. Meditação e Mindfulness em outras tradições (Hinduísmo, Cristianismo, Taoísmo e outras).
Objetivos
ü Explorar as raízes das práticas oferecidas nos programas baseados em Mindfulness;
ü Desenvolver uma compreensão sobre os fundamentos budistas relacionados às práticas de Mindfulness dos programas contemporâneos;
ü Desenvolver uma compreensão sobre o conceito e prática de Mindfulness em diferentes tradições.
Mindfulness nas Organizações: Senso de Propósito e Teoria U
Ementa da disciplina: E se ao invés de sustentabilidade inspirar uma visão comprometida somente com diminuir a insustentabilidade do nosso modo de vida motivasse pessoas e organizações a criar as bases necessárias para que todas asformas de vida possam florescer na Terra para sempre? Esta disciplina pretende desvelar os limites do modelo mental que nos mantêm atados a ideias e concepções que criam resultados que não desejamos, para que coletivamente despertos possamos florescer. Por meio de práticas reflexivas que nos ajudem a recuperar a consciência da conexão com a base de vida que nos sustenta, pretende-se readquirir e fortalecer nossa capacidade de pensar e agir para restaurarmos e reconectarmos com nossa habilidade individual e coletiva de cuidar e nossa capacidade de tomar decisões que apoiem o bem estar de todos, como foco especial no desenvolvimento profissional e humano no ambiente educacional, e nas corporações (mundo corporativo) e organizações (equipes esportivas ONGs, etc.). Conceitos e práticas como “Teoria U” e “Design Thinking” serão apresentados e aprofundados.
Mindfulness, Sustentabilidade e Meio Ambiente
Ementa e objetivos da disciplina: A disciplina irá discutir as interações entre a cognição individual (com ênfase nos processos de atenção), o meio ambiente e o bem-estar subjetivo. As bases neurofisiológicas da atenção e sua modulação na interação com os estímulos ambientais serão estudadas. Serão analisadas como as intervenções na atenção podem modificar os processos cognitivos levando a novas formas de comportamentos pró-sociais e pró-ambientais. Serão também avaliados diferentes protocolos de pesquisa para avaliar o efeito dessas intervenções na qualidade de vida e no comportamento. Formas de intervenção de atenção plena voltadas para o desenvolvimento de comportamentos pró ambientais serão discutidas
Compaixão: origens, conceitos, práticas e aplicações (Terapia da Compaixão baseada nos Estilos de Apego)
Ementa da disciplina:
ü O que é compaixão e seus benefícios gerais físicos e psicológicos
ü Treinamento vivencial nas práticas de compaixão
ü Mecanismos gerais
ü Compaixão na prática profissional (evidência científica)
ü Terapia da Compaixão baseada nos Estilos de Apego
Objetivos Gerais:
ü Conhecer as origens, os conceitos, definições, e aplicações dos programas baseados em Compaixão na sociedade, como foco no modelo de estilos de apego.
ü Vivenciar as principais técnicas de compaixão.
ü Desenvolver prática pessoal e regular de compaixão.
Mindfulness nos Esportes
Ementa da disciplina: Mindfulness aplicado ao Esporte. Relação entre Mindfulness, atividade física, exercícios e esportes. Mecanismos envolvidos nos efeitos de Mindfulness aplicado ao exercício e esporte. Programas de Mindfulness voltados a atletas amadores e de alto rendimento.
Objetivos Gerais:
ü Conhecer as origens, os conceitos, definições, mecanismos, aplicações e efeitos dos programas baseados em Mindfulness para atletas amadores e desportistas.
Mindfulness e Dor Crônica
Ementa da disciplina: Mindfulness aplicado à Dor Crônica. Mecanismos envolvidos nos efeitos de Mindfulness sobre a dor crônica. Programas e práticas de Mindfulness voltados a pessoas com dor crônica.
Objetivos Gerais:
ü Conhecer as origens, os conceitos, definições, mecanismos, aplicações e efeitos dos programas baseados em Mindfulness para pessoas com dor crônica.
Mindfulness na Educação
Ementa da disciplina: Mindfulness aplicado à Educação (Educadores e Estudantes). Mecanismos envolvidos nos efeitos de Mindfulness aplicado à educação nos vários níveis (pessoal e organizacional). Programas de Mindfulness voltados à educação. Mindfulness-Based Health Promotion-Education.
Objetivos Gerais:
ü Conhecer as origens, os conceitos, definições, mecanismos, aplicações e efeitos dos programas baseados em Mindfulness para educadores e estudantes.
ü Conhecer e vivenciar as práticas e exercícios psicoeducativos do programa Mindfulness-Based Health Promotion-Education (MBHP-Educa) desenvolvido pelo Centro Mente Aberta.
Metodologia de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Ementa da disciplina: A disciplina de Metodologia de pesquisa e trabalho de conclusão de curso visa instrumentalizar os alunos para a realização de trabalhos científicos, discorrendo sobre os fundamentos da ciência e aspectos metodológicos para a execução dos trabalhos. Além disso, conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico, sendo capaz de realizar busca bibliográfica em base de dados científicas até as formas de divulgação dos dados, passando pela análise e interpretação do texto científico, de forma crítica, organizando o texto científico mediante diferentes normas. Ao final da disciplina, o aluno deverá produzir um artigo de revisão narrativa ou integrativa (TCC), que é requisito obrigatório para a conclusão do curso de especialização.
Conteúdo Programático:
ü O conhecimento científico e a investigação científica
ü Elementos básicos de uma pesquisa em Mindfulness
ü Delineamentos de estudo comuns em Mindfulness
ü Delimitação do problema e hipóteses
ü Pesquisa qualitativa x quantitativa
ü O projeto de pesquisa
ü Tipos de revisão da literatura: revisão narrativa/integrativa e revisão sistemática
ü O artigo científico
ü Supervisão presencial e à distância dos artigos de revisão narrativa/integrativa/TCCs.
Nos últimos 40 anos, os protocolos de treinamento em Mindfulness têm se tornado cada vez mais frequente em na área da saúde, como também em ambientes de ensino-aprendizagem (educação) e em empresas e organizações em todo o mundo. Tal êxito se deve aos seus efeitos de amplo espectro (físicos, neuropsicológicos, organizacionais e relacionais), incluindo a prevenção e tratamento de transtornos de ansiedade e depressão, dor crônica, transtornos relacionados ao uso abusivo de substâncias (álcool e drogas), melhora de humor e autoestima, melhor enfretamento (coping) do estresse crônico, e a prevenção da Síndrome de Burnout entre profissionais de saúde e outras áreas.
Também, observa-se aumento da criatividade, melhora do clima organizacional, e incremento de social cognition entre os praticantes. Os programas baseados em Mindfulness (Mindfulness-based Programs) têm sido aplicados e estudados em pacientes com condições crônicas em geral, como, por exemplo, naqueles com transtornos psiquiátricos, fibromialgia, câncer, hipertensão, diabetes e psoríase, assim como em profissionais, professores, estudantes, atletas, colaboradores e líderes em organizações;
– O Curso será ministrado pela plataforma on-line Blackboard, com aulas ao vivo e interação síncrona (em tempo real), o que permite a participação remota em casa ou no trabalho, para todo o Brasil;
– O Curso é teórico-prático, o que me permite o desenvolvimento de competência no assunto, e aplicação prática e imediata do mesmo nos atendimentos, e também como técnica para uso pessoal e profissional;
– O Curso é coordenado e ministrado por um profissional da saúde (médico e pesquisador) que é a principal referência nacional e internacional no tema, além de docentes convidados que são referência em sua área de aplicação.
O curso consta com a carga horária total de 425 horas, sendo 260 horas práticas e 165 horas teóricas.
METODOLOGIA DE ENSINO
A metodologia é centrada no aluno, com base nas vivências em primeira pessoa das práticas e programas de Mindfulness, em aulas dialógicas teórico-práticas, e na reflexão sobre problemas e casos (reais e simulados) do uso de Mindfulness na saúde, educação, esportes e organizações. A cada aula programada haverá uma exposição da carga teórica da disciplina pelo professor, somado a vivência experimental das práticas e programas de Mindfulness correlacionados.
ATENÇÃO: Como parte fundamental da Especialização, os alunos receberão capacitação para se tornarem Instrutores de Mindfulness no modelo Mindfulness-based Health Promotion (MBHP)[1], desenvolvido pelo Centro Mente Aberta. Essa capacitação acontecerá em módulos específicos em formato de retiro de imersão (vide cronograma de aulas), e exigirá 100% de presença nas atividades presencias online (módulos) e à distância (oferta de grupos sob supervisões) que serão solicitadas entre os módulos. O não cumprimento desses módulos e das tarefas e supervisões correspondentes gerará o desligamento do aluno da respectiva turma, IMPEDINDO o recebimento do certificado final ou título da Especialização.
a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.
b) Pré-matrícula:
Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.
c) Matrícula:
* Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato.
As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.
Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.
Ordens de Pagamento em USD
Through: BANK OF NEW YORK
New York – EUA
BIC SWIFT: IRVTUS3N
ABA: 053000196
Account number: 6550422632
Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A
São Paulo – Brasil
BIC SWIFT: ITAUBRSP
Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA
Branch: 6393
Account number: 03477-9
d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br
e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.
Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.
Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.
a) Inscrição:
Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.
b) Pré-matrícula:
Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.
Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.
c) Matrícula:
* Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato.
As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.
d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br
Certidão de nascimento ou casamento;
RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);
CPF;
Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc..);
Comprovante de Residência (últimos três meses);
1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.
e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original que será digitalizado pela secretaria.
Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.
Descontos Especiais:
Desconto de 30% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/10/2020, 20% para aqueles realizados até o dia 30/11/2020 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 28/02/2021.
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Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na pré-matrícula.
Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;
Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;
Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.
Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.
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