Primeiro Módulo – Concentração: Prótese Dentária. ATENÇÃO: Programação do primeiro dia de aula: 8h – Horário de chegada na instituição; 8h às 10h – Entrega da documentação e assinatura do contrato; 10h – A abertura do curso com a presença da Coordenação da Unidade; 11h – Tour pelas instalações físicas e foto da turma; 13h30 – Apresentação da coordenação e início das atividades. Segundo e Terceiro módulos – Domínio Conexo: Disciplinas obrigatórias e exigidas pelo MEC (Ministério da Educação) e CFO (Conselho Federal de Odontologia), sendo comuns a todas as especialidades, da seguinte forma: O Segundo módulo, para as disciplinas de Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa, serão realizados na forma EAD. O Terceiro módulo , para as disciplinas de Ética e Legislação Odontológica e Metodologia da Pesquisa Científica serão realizados na forma EAD. Obs.: Os alunos que já realizaram as disciplinas destes dois módulos de Domínio Conexo (Emergências Médicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Terapêutica Medicamentosa e Ética e Legislação Odontológica) em outro curso de Especialização, podem solicitar junto ao Departamento Comercial, antes de iniciar a frequência no curso, a análise da dispensa (convalidação) destes estudos, desde que respeitado o prazo mínimo de até 4 anos da data de início do curso. Excepcionalmente para ex-alunos da Instituição São Leopoldo Mandic, será concedido desconto proporcional nas disciplinas convalidadas de Domínio Conexo. Caso a solicitação ocorra após o início das aulas, o desconto só terá vigência nos meses posteriores à data do pedido. A partir do quarto módulo , o curso ocorrerá regularmente de segunda a terça-feira, com horário de segunda e terça-feira, das 8h30 às 19h30 e quarta-feira, das 8h às 16h com aulas voltadas para a Área de Concentração (Prótese Dentária). “O ingresso na turma está condicionado a data de emissão do CRO, pois devido ao processo de portaria junto ao CFO, a data não pode ser posterior a data de início do curso.” Calendário Parcial : 1º. Módulo: 17, 18 e 19 de abril de 2023 – Área de Concentração; 2º. Módulo: 01 a 30 de maio de 2023 – Domínio Conexo – Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa – EAD; 3º. Módulo: 01 a 30 de junho de 2023 – Domínio Conexo – Ética e Legislação Odontológica e Metodologia da Pesquisa Científica – EAD; 4º. Módulo: 24, 25 e 26 de julho de 2023 – Área de Concentração; 5º. Módulo: 07, 08 e 09 de agosto de 2023 – Área de Concentração; 6º. Módulo: 11, 12 e 13 de setembro de 2023 – Área de Concentração; 7º. Módulo: 23, 24 e 25 de outubro de 2023 – Área de Concentração; 8º. Módulo: 06, 07 e 08 de novembro de 2023 – Área de Concentração; 9º. Módulo: 18, 19 e 20 de dezembro de 2023 – Área de Concentração. Conteúdo Programático Área de Domínio Conexo (módulos comuns): Metodologia da Pesquisa Emergências Médicas Terapêutica Medicamentosa Ética, Bioética e Legislação Odontológica Área de Concentração (Prótese Dentária): Competência 1- Diagnosticar as condições musculares, de oclusão e da articulação temporomandibular em casos que necessitam de reabilitação oral Objetivos Educacionais 1 – Compreender os fundamentos da reabilitação oral A) Biomecânica da ATM B) Movimentos mandibulares C) Fundamentos da oclusão D) Escolas de oclusão E) Relações maxilomandibulares a- Restabelecimentos da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO) b- Conceitos relação cêntrica (RC) c- Máxima intercuspidação Habitual (MIH) F) Disfunções Temporomandibulares G) Treinamento de manipulação em RC 2- Dominar os conceitos e características da Morfologia Dental A) Constituintes Gerais da Anatomia Dental a- Coroa Clínica e Coroa Anatômica b- Raiz c- Faces do Dente d-Terços dos Dentes e-Escultura dental: cúspides, arestas, vertentes, cristas, bordas, ângulos, sulcos, fossas, fóssulas ou fossetas, lóbulos ou lobos, tubérculos, cíngulo, bossas, linha equatorial, equador protético, pontos de contatos proximais, ameias, sulco interdental e espaço interdental 3- Realizar a coleta de dados e exames A) Fotografia em Odontologia a- Equipamentos, acessórios e os principais ajustes da câmera fotográfica b- Protocolo fotográfico c- Noções de fotografia e legislação B) Análise clínica a- Moldagem de estudo ou escaneamento digital b- Registros intermaxilares c- Montagem ASA para análise oclusal d- Análise clínica e instrumental da oclusão e- Exames de Imagem – Radiografias periapicais e panorâmicas – Tomografias Competência 2 – Dominar o manejo e às propriedades dos materiais odontológicos e conhecer as técnicas laboratoriais Objetivos Educacionais 1- Dominar o manejo e às propriedades dos materiais de moldagem e modelo A) Materiais de moldagem (função e indicação) B) Características do material de moldagem ideal C) Hidrocolóide irreversível (alginato): composição, propriedade e aplicação. D) Elastômeros não aquosos a- polissulfeto: composição, propriedade e aplicação. b- poliéter: composição, propriedade e aplicação. E) Silicones para moldagem a- Condensação: composição, propriedade e aplicação. b- Adição: composição, propriedade e aplicação. c- Pontas misturadoras para silicones F) Materiais Anelástico a- Pasta de zinco-eugenol b- Godiva G) Moldeiras H) Desinfecção do molde I) Scanner intra-oral J) Modelo a- Gesso odontológico – Tipos de gesso odontológico – Proporção e tempo de presa b- Impressão de modelo 3D c- Scanner de modelo 2- Dominar o manejo e às propriedades dos materiais de restauração direta e indireta, enceramento e cimentação A) Materiais Restauradores Provisórios Diretos e Indiretos a- resinas acrílicas b- resinas compostas bisacrílicas c- dentes de estoque B) Materiais para planejar às peças protéticas a- Ceras para Enceramento – função – material – técnica b- Software para desenho das peças protéticas (CAD) C) Materiais Restauradores Diretos e Indiretos a- Metais b- Cerâmicas odontológicas c- Polímeros d- Compósitos e- Dentes Artificiais Pré-fabricados para Prótese Dentária f- Fresadoras e blocos D) Retentores Intrarradiculares a- Reforçados por Fibra de Vidro: – Propriedades Mecânicas – Técnicas – Protocolos Clínicos b- Núcleos Metálicos fundidos – Propriedades Mecânicas – Técnicas – Protocolos Clínicos E) Cimentos a- Cimentos Resinosos b- Cimentação Adesiva 3- Compreender as Técnicas laboratoriais A) Comunicação clínico-laboratorial a- Protocolo fotográfico para comunicação das propriedades ópticas do dente b- Edição e comunicação propriedades ópticas do dente B) Modelos de estudos e enceramento diagnóstico real e virtual C) Mock up estético e funcional D) Etapas laboratoriais – sistemas cerâmicos: a- Cerâmicas estratificadas, b- Dissilicato de Lítio c- Feldspática, d- Zircônia e- Cerâmicas injetadas f- Cerâmicas fresadas E)Laboratório Digital a- fluxo de trabalho digital b- Impressão 3D – fotopolímeros – materiais para a impressão de: modelos placas oclusais próteses provisórias padrões calcináveis guias cirúrgico 3. Seleção de cor A) Fundamentos da cor dentária a- Matiz, Croma e Valor b- Paletas de cor c- Sistema B) Instrumentos para seleção de cor C) Treinamento de seleção de cor D) Cor para resina E) Cor para cerâmica Competência 3- Planejar e Confeccionar próteses fixas dentossuportadas ou implantossuportadas como substituição das perdas de estrutura dental e paradental Objetivo Educacional 1- Confeccionar Próteses Fixas Dentossuportadas A) Planejamento B) Indicações e Seleção da técnica e do material da prótese dentária a- Reabilitações orais adesivas b- Restauração de Dentes Tratados Endodonticamente c- Integração Perio-Prótese d- Integração Orto-Prótese C) Preparos Dentários Protéticos a- Conceito de preparos guiados pelo esmalte b- Passo a passo dos preparos conservadores para anteriores e posteriores c- Tipo de prótese: – coroas totais – facetas – lentes – Fragmentos – onlays – inlays – vonlays d- Preparo dos elementos Próteses Unitárias – Incisivos – Caninos – Pré-molares – Molares e- Preparo dos elementos Próteses Múltiplas – Região Anterior Coroa Laminados cerâmicos – Região Posterior Coroa Laminados cerâmicos f- Provisionalização Direta g- Técnica Moldagem e Modelo de Trabalho h- Prova da Infraestrutura i- Ajuste da Cerâmica j- Ajuste Oclusal k- Cimentação Efetiva l- Confecção de núcleos metálicos m – Confecção de pinos de fibra 2- Confeccionar Próteses Fixas Implantossuportadas A) Evolução dos conceitos e técnicas na Prótese sobre implantes B) Planejamento das Próteses Sobre Implantes C) Indicações e seleção da técnica e do material da prótese dentária a- Prótese fixa b- Prótese cimentada D) Sistemas de Implantes E) Intermediários e Componentes Protéticos F) Moldagem em Próteses Sobre Implantes G) Oclusão em Próteses Sobre Implantes H) Coroas Unitárias Sobre Implantes I) Coroas Unitárias em Dentes Anteriores J) Coroas Unitárias Imediatas a- Atuação dos provisórios imediatos, preservação alveolar e guias cirúrgicos b- Conceito de provisório biológico em carga imediata K) Próteses Múltiplas Sobre Implantes L) Componentes protéticos para próteses individuais e múltipla M) Cicatrizadores personalizados N) Próteses Totais Fixas Sobre Implantes Competência 4 – Planejar e Confeccionar próteses parciais ou totais removíveis dentossuportadas, mucosossuportada ou Implantossuportadas como substituição da perda de estrutura dental e paradental Objetivo Educacional 1- Confeccionar e Instalar Prótese Parcial Removível (PPR) A) Exame Clínico em Prótese Parcial Removível B) Patologia Aplicada a Pacientes Usuários de Próteses Parciais Removíveis C) Diagnóstico a- Vantagens b- Limitações c-Indicação D) Classificação das Próteses Parciais Removíveis a- Classificação de Kennedy b-Classificação de Cummer c- Classificação de Wild E) Princípios Biomecânicos das Próteses Parciais Removíveis F) Desenho G) Apoios e Grampos a- Retenção em Próteses Parciais Removíveis – Conector Maior – Direção de Inserção b- Preparo Prévio H) Planejamento de Extremo Livre I) Moldagem em Prótese Parcial Removível J) Planejamento Classes III e IV K) Oclusão em Prótese Parcial Removível L) Próteses Parciais Removíveis Não Convencionais M) Instalação N) Prótese Parciais Fixas Sobre Implantes O)Próteses Parciais Fixas Sobre Implantes Unidos a Dentes Naturais 2- Confeccionar e Instalar Prótese Total (PT) A) Exame clínico em prótese total B) Clonagem Simples C) Clonagem com Aumento da Área Basal Inferior, aproveitando-se o clone D) Clonagem com Aumento da Área Basal Inferior, base de prova e reconstituição da zona neutra E) Atualização em pistas deslizantes F) Interpretação da área basal do modelo de estudo inferior G) Montagem de dentes H) Moldagem secundária à base fechada I) Ajuste oclusal J) Prótese tipo protocolo K) Overdenture Competência 5- Controlar e Proservar as condições musculares, de oclusão e da articulação temporomandibular em casos reabilitados Objetivos Educacionais 1 – Controlar e Proservar A) Consultas Periódicas: exames clínicos e de imagem B) Controle e Manutenção a- Prótese Fixa b- Prótese Parcial Removível c- Próteses Totais (Higienização de prótese: tipo protocolo e overdenture) 2- Confeccionar e instalar placa miorrelaxante A) Moldagem e confecção B) Montagem de ASA para placa C) Análise clínica e instrumental da oclusão Placa oclusal estabilizadora D) Treinamento de instalação e ajuste de placa Ajuste oclusal: técnicas e fundamentos ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA MATRIZ DE EDUCACIONAL PADRÃO (MEP) – PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC DEFINIÇÕES Competência: é definido pela associação de conhecimento, habilidades e atitudes. Um indivíduo que desenvolve uma competência possui autoridade e notabilidade em um ramo do saber e do fazer sendo capaz de expressar um juízo de valor sobre algo a respeito de que é versado com idoneidade. Competência na Educação CONHECIMENTO – O que os alunos deverão saber e compreender após a conclusão do curso. Os cursos apresentarão por meio do conteúdo programático HABILIDADES – O que os alunos deverão ser capazes de fazer após a conclusão do curso. Os cursos apresentarão por meio da descrição das oportunidades de aprendizado para desenvolver as habilidades como atividades laboratoriais e clínicas. ATITUDES – Quais as condutas éticas e postura profissional que os alunos deverão apresentar frente aos atendimentos com os pacientes, relacionamento com seus colegas, professores e funcionários e situações adversas. Este será um compromisso de trabalho assumido pelos coordenadores e sua equipe frente ao desenvolvimento de seus alunos neste aspecto. Objetivo Educacional: Os objetivos educacionais devem descrever aquilo que os alunos deverão saber ou ser capazes de fazer ao final do curso, e que não eram capazes de fazer antes. Objetivos educacionais não são abstratos (“os alunos compreenderão o que é literatura de boa qualidade”), ou específicos (“os alunos saberão o que é uma base”), e também não devem estar restritos a habilidades cognitivas de nível inferior (“os alunos serão capazes de identificar os dentes na radiografia”). Cada objetivo educacional individual deve apoiar em uma competência do curso, que é referência, fio condutor, que une todos os assuntos que serão versados e todas as habilidades que os alunos deverão ter desenvolvido ao final do curso. Referência https://tll.mit.edu/help/intended-learning-outcomes MEP – Especialidade Dentística Competência 1- Diagnosticar a doença cárie, os fatores que influenciam na atividade e risco da doença e indicar as formas de tratamento Objetivos Educacionais 1 – Compreender a doença cárie e as estruturas dentárias afetadas pela doença A) Evolução do entendimento sobre a doença cárie B) Epidemiologia da doença C) Fatores etiológicos D) Saliva: composição e funções da saliva, testes salivares (fluxo salivar, pH e capacidade tampão) E) Composição e propriedades físico-químicas do esmalte e dentina F) Uso apropriado de fluoretos/ Controle químico da cárie dentária G) Características bioquímicas e microbiológicas da cárie dentária 2 – Diagnosticar as manifestações clínicas e utilizar recursos auxiliares para o diagnóstico da doença cárie A) Lesão de cárie ativa e paralisada nas diferentes superfícies dentais coronárias e radiculares, lesão de cárie radicular B) Métodos de diagnóstico (clínico, radiográfico, transiluminação ótica, detecção eletrônica, uso de laser), diagnóstico diferencial 3 – Indicar tratamentos não invasivos para tratamento da doença A) Adequação da cavidade bucal e tratamento não-invasivos / miníma intervenção B) Determinação de risco e atividade de cárie C) Tratamento restaurador atraumático Competência 2- Aplicar os princípios biomecânicos na remoção do tecido cariado no preparo cavitário de restaurações diretas e indiretas na proteção pulpar do complexo dentina-polpa Objetivos Educacionais 1 – Compreender a lesão, progressão da lesão cariosa e manejo restaurador A) Camadas de acometimento da lesão cariosa B) Formas de intervenção da lesão cariosa C) Métodos para remoção do tecido cariado com agentes químicos e mecânicos D) Diferenciação, fatores etiológicos e manejo das lesões de erosão/ biocorrosão e desgaste dental 2 – Aplicar os princípios biomecânicos no preparo cavitário direto e indireto A) Nomenclatura e classificação das cavidades B) Princípios biomecânicos para restaurações diretas com materiais resinosos, ionoméricos e amálgama C) Princípios biomecânicos para restaurações indiretas com materiais cerâmicos, metálicos e resinosos/ híbridos indretos D) Evolução dos preparos cavitários e filosofia da adequação cavitária (entende-se por preparo cavitário uma sequencia de procedimentos padronizados para restaurações metálicas ou indiretas, já a adequação cavitária limita-se a remoção do tecido cariado total ou parcial e adequação do cavo superficial para a restauração direta adesiva, independe do desenho cavitário padrão, pois cada cavidade de cárie será diferenciada , não se considera “preparo cavitário”). 3 – Compreender o complexo dentina-polpa e aplicar os procedimentos de proteção pulpar A) Aspectos biológicos do complexo dentina-polpa B) Tratamentos conservadores da polpa C) Materiais de proteção pulpar aplicados Competência 3- Indicar e aplicar os materiais dentários de uso direto e indireto Objetivos Educacionais 1 – Compreender as propriedades dos materiais dentários de uso direto e indireto A) Nomenclatura dos materiais dentários B) Propriedades físicas C) Propriedades químicas D) Propriedades mecânicas E) Instrumentais aplicados ao uso de materiais dentários 2 – Manusear, indicar e aplicar os materiais restauradores diretos e indiretos A) Terminologia aplicada ao manuseio dos materiais B) Materiais de prevenção, de proteção pulpar, cimentos, restauradores e de moldagem C) Técnicas de uso e aplicação dos materiais dentários e biomateriais Competência 4- Compreender os princípios de estética facial e dentária e aplicar a análise das características faciais e dentárias Objetivos Educacionais 1 – Conhecer os princípios de estética facial e dentária A) Percepção e proporções de estética da face e do sorriso B) Critérios de objetividade e subjetividade da análise C) Fatores que acometem os princípios de estética facial e dentária 2 -Aplicar e indicar procedimentos restauradores e não restauradores para correção da estética facial e dentária D) Avaliar a indicação de harmonização facial E) Procedimentos restauradores F) Procedimentos de clareamento dentários G) Microabrasão do esmalte CAPACITAÇÃO EM FLUXO ODONTOLÓGICO DIGITAL Visagismo Orofacial Harmonização facial x odontologia estética restauradora DSD (Dental Smile Design) Fotografia Odontológica Workflow Digital Scanners intra orais Softwares de planejamento e desenho Sistema CAD/CAM Impressão 3D CONTEÚDOS COMPLEMENTARES Gestão de Clínica e de Carreira Marketing odontológico Comunicação assertiva