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Pós-graduação: Extensão
Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Mun

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Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Mun

Extensão em em Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais (MEC) – 06598

Código do Curso - 06598

Fechado
Coordenador:
Prof. Dr. Thiago Lavras Trapé
Público-alvo:

Profissionais da área da saúde.

Duração:
10 meses
Periodicidade:
Local:
Início das aulas:
30/06/2021
Matrícula:
Investimento:
Plano estendido:

1. Capacitar até 94.500 (noventa e quatro mil e quinhentos) profissionais de saúde, prevendo-se o total de 180 (cento e oitenta) horas distribuídas em módulos, com duração total de 9 (nove) meses do curso regular, totalizando 10 (dez) meses considerando-se mais 1 (um) mês para desenvolvimento do projeto de intervenção;

2. Capacitar até 47.500 (quarenta e sete mil e quinhentos) alunos melhor avaliados dentre os participantes do curso de aperfeiçoamento com conteúdo que os habilite para atuação como facilitadores no desenvolvimento e implantação de projetos de intervenção nos serviços de saúde. 

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Este curso é para você

Prof. Dr. Thiago Lavras Trapé.

O curso, na modalidade aperfeiçoamento, denominado “Fortalecimento das ações de imunização dos territórios municipais” será ofertado pela diretoria de Pós-Graduação da São Leopoldo Mandic e oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do CONASEMS. O curso tem como objetivo central formar profissionais envolvidos em ações de imunização, no sentido de aprimorar sua prática e melhorar o cuidado à saúde da população. O primeiro curso se voltará para aperfeiçoar os alunos nos diversos aspectos associados às imunizações oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações, discutindo os mecanismos de ação das vacinas, suas particularidades e indicações, os cuidados no armazenamento, os possíveis efeitos colaterais, além de conceitos epidemiológicos que permitirão melhor compreensão de efetividade e eficácia de tais imunobiológicos. O curso será dividido em módulos que serão estruturados em situações problemas. Os conceitos pedagógicos estruturante do curso serão: aprendizagem significativa, da aprendizagem de adultos, autorregulação da aprendizagem, aprendizagem colaborativa, comunidade de prática on-line e liderança na complexidade.

A aprendizagem de adultos se fundamenta na participação e horizontalidade da relação educador-educando e no processo de reflexão e ação sobre a realidade. Tem como premissa que o educando é um ser em contínua evolução. Enfatiza, no processo de aprendizagem, o desenvolvimento da sua identidade pessoal e profissional e valoriza suas experiências anteriores. A partir dessa concepção o então professor, estigmatizado como detentor de todo o conhecimento, deixa de ser o centro do processo e passa a se tornar um facilitador, mediador ou como será denominado neste curso um tutor. Já o aluno, educando, assume o palco como protagonista de sua aprendizagem.

O papel de agente indutor do aluno traz consigo a responsabilidade de sua aprendizagem o que visto superficialmente não é possível compreender a dimensão dos fatores que influenciam o resultado desse processo educacional. Com base na teoria social cognitiva, o conceito da autorregulação da aprendizagem vem para contribuir na compreensão de fatores como o processamento da informação, a motivação e os afetos interferem na qualidade da aprendizagem. Esta perspectiva defende que mais do que aprender os fatos em si os alunos devem se empoderar dos processos psicológicos pelos quais aprendem. Com isso, é considerado fundamental para manter o engajamento dos alunos do início ao fim do curso a inclusão de materiais e atividades que contribuam no processo formativo relacionados a: autoeficácia, vencer a procrastinação, gerenciar tempo, controlar a ansiedade, motivação intrínseca, estratégias de aprendizagem e prática autônoma das habilidades (Zimmerman, 1994).

O conceito de aprendizagem colaborativa se aplica quando duas ou mais pessoas aprendem juntas, em um método de ensino centrado no estudante. Enfatiza o papel do aprendiz em um grupo, que deve, em colaboração, resolver um problema, construir um novo conhecimento ou desenvolver um projeto, com compartilhamento de responsabilidades e ideias. Este constructo vem mediando práticas de ensino aprendizagem on-line na área da saúde obtendo resultados impactantes na formação pessoal e profissional do indivíduo (Rangel, 2012). Dessa forma, entende-se que a interação colaborativa entre pares em busca de um propósito comum se torna uma oportunidade de aprendizado rica para o desenvolvimento das competências gerais como comunicador, colaborador e inovador.

O conceito de comunidade de prática será aplicado para os grupos de alunos deste curso com o objetivo de engajar e motivar o grupo de forma permanente e continua favorecendo a retenção e permanência no curso até sua conclusão. 

Perfil de competências esperado ao final do curso


Este curso assume como definição de competência a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos integrados (conhecimento, habilidades e atitudes) para enfrentar situações diversas e complexas e desenvolver respostas a situações problema (Perrenoud, 1999).

Ao final deste curso, espera-se que o participante desenvolva ou aprimore as seguintes competências gerais que serão trabalhadas de maneira longitudinal ao longo do curso:

1. Comunicador – com habilidade de se comunicar de forma verbal, não verbal e escrita, compreender as demandas do interlocutor sendo capaz de estabelecer o diálogo a partir de diferentes expressões culturais e regionais, desmistificando mitos, promovendo educação em saúde, negociando e mediando crises. Ser capaz de orientar questões de saúde relativas à imunização a diferentes populações, considerando contatos terapêuticos culturalmente sensíveis.

2. Colaborador – capaz de trabalhar em equipe para desenvolvimento de pesquisa, projetos e ações de imunização compatíveis com a realidade epidemiológica e comunitária do território de atuação.

3. Inovador – apto a compartilhar com sua equipe seus novos conhecimentos, aberto para desenvolver e implementar inovações, que integrem o serviço à comunidade.

4. Líder e gestor – consciente do seu papel social como agente transformador nos diferentes níveis de liderança, atua na integração da equipe e na promoção de ações que resultem na melhoria do cuidado oferecido à população.

5. Profissional – apto ao cuidado à saúde com ética e compromisso com o humano e com rigor técnico e científico.

6. Cuidador – capacitado para atuar em ações de imunização, compreendendo o processo de fabricação, armazenamento, aplicação, indicações, contra indicações e efeitos colaterais de vacinas e outros imunobiológicos.

O Curso terá 180 horas, distribuídas em 09 meses contínuos. Espera-se que o participante utilize uma carga horária de 108 horas para suas atividades educativas de estudo individual, além de participação nos fóruns e presença em interações síncronas, 12 horas para elaboração do Diagnóstico Situacional e 60 horas para desenvolver seu Projeto de Estágio. 

Nenhum docente foi encontrado.

O curso oferece 94.500 vagas, destinadas aos profissionais da saúde que atuam em ações de imunização vinculadas ao Sistema Único de Saúde, em todo o território nacional. A distribuição das vagas atende a demandas regionais definidas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. 


E-mail: imunizasus@slmandic.edu.br

Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13 – Swift, Campinas/SP – CEP: 13045-755

Fechado

Fechado

Fechado

Nível:

Extensão
Fechado

Status:

Fechado
Coordenador:
Prof. Dr. Thiago Lavras Trapé
Público-alvo:

Profissionais da área da saúde.

Duração:
10 meses
Período:
Periodicidade:
Horário
Dias da semana
Local:
Início das aulas:
30/06/2021
Matrícula
Investimento:
Plano estendido:

Inscrições:

Vagas:

Carga horária:

180 horas/aula.

Cadastre-se e receba um e-mail quando o curso abrir novas inscrições

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O curso, na modalidade aperfeiçoamento, denominado “Fortalecimento das ações de imunização dos territórios municipais” será ofertado pela diretoria de Pós-Graduação da São Leopoldo Mandic e oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do CONASEMS. O curso tem como objetivo central formar profissionais envolvidos em ações de imunização, no sentido de aprimorar sua prática e melhorar o cuidado à saúde da população. O primeiro curso se voltará para aperfeiçoar os alunos nos diversos aspectos associados às imunizações oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações, discutindo os mecanismos de ação das vacinas, suas particularidades e indicações, os cuidados no armazenamento, os possíveis efeitos colaterais, além de conceitos epidemiológicos que permitirão melhor compreensão de efetividade e eficácia de tais imunobiológicos. O curso será dividido em módulos que serão estruturados em situações problemas. Os conceitos pedagógicos estruturante do curso serão: aprendizagem significativa, da aprendizagem de adultos, autorregulação da aprendizagem, aprendizagem colaborativa, comunidade de prática on-line e liderança na complexidade.

A aprendizagem de adultos se fundamenta na participação e horizontalidade da relação educador-educando e no processo de reflexão e ação sobre a realidade. Tem como premissa que o educando é um ser em contínua evolução. Enfatiza, no processo de aprendizagem, o desenvolvimento da sua identidade pessoal e profissional e valoriza suas experiências anteriores. A partir dessa concepção o então professor, estigmatizado como detentor de todo o conhecimento, deixa de ser o centro do processo e passa a se tornar um facilitador, mediador ou como será denominado neste curso um tutor. Já o aluno, educando, assume o palco como protagonista de sua aprendizagem.

O papel de agente indutor do aluno traz consigo a responsabilidade de sua aprendizagem o que visto superficialmente não é possível compreender a dimensão dos fatores que influenciam o resultado desse processo educacional. Com base na teoria social cognitiva, o conceito da autorregulação da aprendizagem vem para contribuir na compreensão de fatores como o processamento da informação, a motivação e os afetos interferem na qualidade da aprendizagem. Esta perspectiva defende que mais do que aprender os fatos em si os alunos devem se empoderar dos processos psicológicos pelos quais aprendem. Com isso, é considerado fundamental para manter o engajamento dos alunos do início ao fim do curso a inclusão de materiais e atividades que contribuam no processo formativo relacionados a: autoeficácia, vencer a procrastinação, gerenciar tempo, controlar a ansiedade, motivação intrínseca, estratégias de aprendizagem e prática autônoma das habilidades (Zimmerman, 1994).

O conceito de aprendizagem colaborativa se aplica quando duas ou mais pessoas aprendem juntas, em um método de ensino centrado no estudante. Enfatiza o papel do aprendiz em um grupo, que deve, em colaboração, resolver um problema, construir um novo conhecimento ou desenvolver um projeto, com compartilhamento de responsabilidades e ideias. Este constructo vem mediando práticas de ensino aprendizagem on-line na área da saúde obtendo resultados impactantes na formação pessoal e profissional do indivíduo (Rangel, 2012). Dessa forma, entende-se que a interação colaborativa entre pares em busca de um propósito comum se torna uma oportunidade de aprendizado rica para o desenvolvimento das competências gerais como comunicador, colaborador e inovador.

O conceito de comunidade de prática será aplicado para os grupos de alunos deste curso com o objetivo de engajar e motivar o grupo de forma permanente e continua favorecendo a retenção e permanência no curso até sua conclusão. 

Perfil de competências esperado ao final do curso


Este curso assume como definição de competência a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos integrados (conhecimento, habilidades e atitudes) para enfrentar situações diversas e complexas e desenvolver respostas a situações problema (Perrenoud, 1999).

Ao final deste curso, espera-se que o participante desenvolva ou aprimore as seguintes competências gerais que serão trabalhadas de maneira longitudinal ao longo do curso:

1. Comunicador – com habilidade de se comunicar de forma verbal, não verbal e escrita, compreender as demandas do interlocutor sendo capaz de estabelecer o diálogo a partir de diferentes expressões culturais e regionais, desmistificando mitos, promovendo educação em saúde, negociando e mediando crises. Ser capaz de orientar questões de saúde relativas à imunização a diferentes populações, considerando contatos terapêuticos culturalmente sensíveis.

2. Colaborador – capaz de trabalhar em equipe para desenvolvimento de pesquisa, projetos e ações de imunização compatíveis com a realidade epidemiológica e comunitária do território de atuação.

3. Inovador – apto a compartilhar com sua equipe seus novos conhecimentos, aberto para desenvolver e implementar inovações, que integrem o serviço à comunidade.

4. Líder e gestor – consciente do seu papel social como agente transformador nos diferentes níveis de liderança, atua na integração da equipe e na promoção de ações que resultem na melhoria do cuidado oferecido à população.

5. Profissional – apto ao cuidado à saúde com ética e compromisso com o humano e com rigor técnico e científico.

6. Cuidador – capacitado para atuar em ações de imunização, compreendendo o processo de fabricação, armazenamento, aplicação, indicações, contra indicações e efeitos colaterais de vacinas e outros imunobiológicos.

O Curso terá 180 horas, distribuídas em 09 meses contínuos. Espera-se que o participante utilize uma carga horária de 108 horas para suas atividades educativas de estudo individual, além de participação nos fóruns e presença em interações síncronas, 12 horas para elaboração do Diagnóstico Situacional e 60 horas para desenvolver seu Projeto de Estágio. 

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  • a) Enrollment:
    Apply online or through the Commercial Department by calling 0800 941 7 941, by WhatsApp +55 19 99228-8781, or by email  curso@slmandic.edu.br . For the Institution to consider the student duly enrolled in the class, they must make the payment corresponding to the enrollment in the course through a bank slip with a CPF, credit card, or international exchange. In addition, the student must electronically sign the digital contract, which will be sent by email through the IziSign Platform. It is worth mentioning that São Leopoldo Mandic reserves the right to enroll students in accordance with the order of payments, respecting the number of vacancies in each class. If confirmation of payment occurs after filling available places, the candidate for the course will receive a refund of the amount paid. * The installments payment dates related to the course payment plan will follow the rule: Masters  – Every 5th of each month Doctorate  – Every 20th of each month Other types of course  (e.g. Specialization, Training, etc.) – Every 10th of each month. Below are the bank details for payment through International Exchange. Payment Orders in USD Through: BANK OF NEW YORK New York – EUA BIC SWIFT: IRVTUS3N ABA: 053000196 Account number: 6550422632 Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A São Paulo – Brasil BIC SWIFT: ITAUBRSP Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA Branch: 6393 Account number: 03477-9
    b) The documentation required to regularize the enrollment must be presented in physical format at the Student Support/Secretary of the Unit, within the period in accordance with the contract:
    – Birth or marriage certificate
    – certified by the Brazilian consulate;
    – Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter in Brazil (whenever applicable); – CRNM (National Immigration Registry Card) OR RNE (Foreign National Registry) OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil; – Professional card (which proves the permission to practice the profession) – Recent proof of residence (last three months); – One 3cm x 4cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning; – Original Graduation Diploma translated by a sworn and consularized public translator.
    Note:  As required by the Brazilian Ministry of Education, the Graduation diploma is requested to be scanned at the institution, and must be delivered within the period in accordance with the contract, under penalty of non-issuance of the diploma if you have this pendency. All assignments, tests and other written activities must be done in Portuguese.

Corpo docente

Coordenador do curso

Coordenador Adjunto

Prof. Dr. Thiago Lavras Trapé.

Dê mais um passo para uma carreira de sucesso em Odontologia

Vagas encerradas!

Fechado

Nível:

Extensão

Status:

Fechado
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Prof. Dr. Thiago Lavras Trapé
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Período:
Periodicidade:
Local:
Campinas
Início das aulas:
30/06/2021
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180 horas/aula.

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