Primeiro Módulo - Área de Concentração: Dentística
ATENÇÃO:
Programação do primeiro dia de aula.
8h - Horário de chegada na instituição;
8h às 10h - Entrega da documentação e assinatura do contrato;
10h - A abertura do curso com a presença da Coordenação da Unidade;
11h - Tour pelas instalações físicas e foto da turma;
13h30 - Apresentação da coordenação e início das atividades.
O Segundo e Terceiro módulo ocorrerão as disciplinas da área de Domínio Conexo e serão ministradas da seguinte forma.
Segundo módulo para as disciplinas de Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa, serão realizados na forma EAD.
Terceiro módulo, para as disciplinas de Ética e Legislação Odontológica e Metodologia da Pesquisa Científica serão realizados na forma EAD.
Obs.: Os alunos que já realizaram as disciplinas destes dois módulos de Domínio Conexo (Emergências Médicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Terapêutica Medicamentosa e Ética e Legislação Odontológica) em outro curso de Especialização, podem solicitar junto ao Departamento Comercial, antes de iniciar a frequência no curso, a análise da dispensa (convalidação) destes estudos, desde que respeitado o prazo mínimo de até 4 anos da data de início do curso. Excepcionalmente para ex-alunos da Instituição São Leopoldo Mandic, será concedido desconto proporcional nas disciplinas convalidadas de Domínio Conexo. Caso a solicitação ocorra após o início das aulas, o desconto só terá vigência nos meses posteriores à data do pedido.
A partir do quarto módulo, o curso ocorrerá regularmente de quarta a sexta-feira, das 8h às 18h, com aulas voltadas para a área de Concentração (Dentística).
A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.
“O ingresso na turma está condicionado a data de emissão do CRO, pois devido ao processo de portaria junto ao CFO, a data não pode ser posterior a data de início do curso.”
Calendário Parcial:
1º. Módulo: 17, 18 e 19 de agosto de 2022 - Área de Concentração;
2º. Módulo: 01 a 30 de setembro de 2022 - Domínio Conexo – Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa - EAD;
3º. Módulo: 01 a 30 de outubro de 2022 - Domínio Conexo – Ética e Legislação Odontológica e Metodologia da Pesquisa Científica - EAD;
4º. Módulo: 16, 17 e 18 de novembro de 2022 - Área de Concentração;
5º. Módulo: 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro de 2023 - Área de Concentração.
Conteúdo Programático:
Área de Domínio Conexo (módulos comuns):
Emergências Médicas;
Metodologia da Pesquisa Científica;
Terapêutica Medicamentosa;
Ética e Legislação Odontológica.
Área de Concentração (Dentística):
Competência 1 - Diagnosticar a doença cárie, os fatores que influenciam na atividade e risco da doença e indicar os tratamentos
Objetivos Educacionais
1- Compreender a doença cárie e as estruturas dentárias afetadas pela doença
• Evolução do entendimento sobre a doença cárie
• Epidemiologia da doença
• Fatores etiológicos
• Saliva: composição e funções da saliva
• Uso apropriado de fluoretos/ Controle químico da cárie dentária
• Características bioquímicas e microbiológicas da cárie dentária
2 - Diagnosticar as manifestações clínicas e utilizar recursos auxiliares para o diagnóstico da doença cárie
• Lesão de cárie ativa e paralisada nas diferentes superfícies dentais
• Diferentes métodos de diagnóstico e diagnóstico diferencial
3 - Indicar tratamentos não invasivos para tratamento da doença
• Adequação da cavidade oral e tratamento não-invasivos / miníma intervenção
• Determinação de risco e atividade de cárie
• Tratamento restaurador atraumático
4-Compreender o complexo dentina-polpa e aplicar os procedimentos de proteção pulpar
• Aspectos biológicos do complexo dentina-polpa
• Tratamentos conservadores da polpa
• Materiais de proteção pulpar
Competência 2 - Diagnosticar lesões não cariosas, os fatores que influenciam e indicar o tratamento
Objetivos Educacionais
1- Compreender e diagnosticar as lesões não cariosas e as estruturas dentárias afetadas
• Fatores etiológicos
• Metodo diagnóstico e diagnóstico diferencial
2- Indicar tratamentos para a doença
• Tratamento restaurador
• Tratamento da doença
Competência 3 - Compreender os princípios de estética facial e dentária e aplicação dessa analise no plano de tratamento
Objetivos Educacionais
1 - Conhecer os princípios de estética facial e dentária
• Percepção e proporções de estética da face e do sorriso
• Critérios de objetividade e subjetividade da análise
• Fatores que acometem os princípios de estética facial e dentária
2 - Aplicar os princípios estéticos no planejamento digital e fisico do caso. Indicar procedimentos restauradores e não restauradores para correção da estética facial e dentária
• Confecção do planejamento digital do sorriso
• Avaliar a indicação de harmonização facial
• Procedimentos restauradores indicados para o caso clínico
• Procedimento não restauradores para o caso clínico
• Clareamento dentário
• Microabrasão de esmalte
Competência 4- Indicar e aplicar os materiais dentários de uso direto e indireto
Objetivos Educacionais
1 - Compreender as propriedades dos materiais dentários de uso direto e indireto
• Nomenclatura dos materiais dentários
• Propriedades físico-químicas e mecânicas
• Instrumentais aplicados ao uso de materiais dentários
2 - Manusear, indicar e aplicar os materiais restauradores diretos e indiretos
• Terminologia aplicada ao manuseio dos materiais
• Técnicas de uso e aplicação dos materiais dentários e biomateriais
3 - Aplicar os princípios ópticos na seleção e escolha do material direto ou indireto
• Seleção de cor
• Indicação estética do material
Competência 5- Indicar e aplicar os materiais dentários e técnicas para moldagem
Objetivos Educacionais
1 - Compreender as propriedades dos materiais de moldagem
• Nomenclatura dos materiais
• Tipos
• Classificação
2 - Manipular, indicar e aplicar os materiais
• Terminologia aplicada ao manuseio dos materiais
• Técnicas de uso e aplicação dos materiais
• Conhecer e realizar moldagem convencional e digital
Competência 6 - Identificar as estruturas anatômicas e aplicar a escultura dental e o enceramento diagnóstico nos diversos planejamentos e tratamentos odontológicos .
1 - Anatomia dos dentes anteriores permanentes
2 - Anatomia dos dentes posteriores permanentes
3- Enceramento progressivo diagnóstico
4- Confecção de muralhas e mock up no enceramento diagnóstico
Competência 7 - Compreender a importância da Oclusão e aplicar no diagnóstico e tratamentos restauradores
Objetivos educacionais
1 - Conhecer a Anatomia do sistema estomatognático e movimentos mandibulares de Interesse protético
2 - Conhecer os diferentes articuladores e como realizar Montagem em Articulador;
3 - Conhecer os métodos para determinação da oclusão e realizar análise Oclusal;
4 - Conhecer os diferentes dispositivo interoclusais
Competência 8 - Aplicar os princípios biomecânicos no preparo cavitário de restaurações diretas e indiretas
Objetivos Educacionais
1 - Compreender a lesão, progressão da lesão cariosa e manejo restaurador
• Camadas de acometimento da lesão cariosa
• Formas de intervenção da lesão cariosa
• Métodos para remoção do tecido cariado com agentes químicos e mecânicos
• Diferenciação, fatores etiológicos e manejo das lesões de erosão/ biocorrosão e desgaste dental
2 - Aplicar os princípios biomecânicos no preparo cavitário direto e indireto
• Nomenclatura e classificação das cavidades
• Princípios biomecânicos para restaurações diretas com materiais resinosos, ionoméricos e amálgama
• Princípios biomecânicos para restaurações indiretas com materiais cerâmicos, metálicos e resinosos/ híbridos indretos
• Evolução dos preparos cavitários e filosofia da adequação cavitária (entende-se por preparo cavitário uma sequencia de procedimentos padronizados para restaurações indiretas, já a adequação cavitária limita-se a remoção do tecido cariado total ou parcial e adequação do cavo superficial para a restauração direta adesiva, independe do desenho cavitário padrão, pois cada cavidade de cárie será diferenciada , não se considera “preparo cavitário”).
Competência 9 - Conhecer os princípios biomecânicos e realizar técnicas para a confecção de retentores intra-radiculares
Objetivos Educacionais
1 - Compreender o que são retentores e sua função
2 - Saber quando indicá-los
3 - Conhecer os diferentes tipos e realizar técnicas de confecção
4 - Conhecer, indicar e realizar diferentes técnicas de cimentação e tratamento da superfície dentária;
5 - Realizar Núcleos de preenchimento estéticos
6 - Conhecer as possibilidades de retentores produzidos pela tecnologia CAD-CAM.
Competência 10 - Compreender e aplicar novas tecnologias no tratamento restaurador
Objetivos educacionais
1 - Compreender os sistemas CAD e CAM
• Histórico
• Definição
• Componentes
• Sistemas
2 - Conhecer e aplicar técnicas de Planejamento Digital do Sorriso no planejamento dos casos
3 - Conhecer e aplicar técnicas de escaneamento para moldagem digital
4 - Conhecer e indicar os diferentes materiais para fresagem e impressão por CAM
5 - Entender o emprego da tecnologia para diferentes procedimentos restauradores
Competência 11 – Conhecer, indicar e aplicar os diversos tipos de sistema de implantes e componentes protéticos a fim de diagnosticar e executar corretamente a prótese sobre implante unitária.
Objetivos educacionais
1- Identificar os tipos de sistemas de implantes e seus respectivos componentes
• História da implantodontia
• Elementos componentes dos implantes ossseointegrados
2- Conhecer, indicar e realizar corretamente uma prótese unitária
• Tipos de coroas sobre implante
• Restaurações provisórias sobre implantes
• Moldagem de implantes
• Cimentação de implantes
Competência 12 - Compreender e aplicar diferentes técnicas de fotografia intra e extra oral
Objetivos Educacionais
1 - Realizar protocolos fotográficos
• Fotografia intra e extra oral
• Fotografia em celular
• Fotografia em câmera fotográfica
2 - Compreender a importância das fotografias como estratégia de marketing.
Competência 13 - Compreender os princípios de estética e envelhecimento facial
Objetivos Educacionais
1 - Aplicar e indicar técnicas de Harmonização Facial em finalizações de casos clínicos
• Indicação e aplicação com Toxina Botulínica
• Indicação e aplicação com preenchedores a base de ácido hialurônico
Competência 14 - Compreender a importância de uma abordagem multidisciplinar e a inter-relação da dentística restauradora com outras áreas e especialidades
Objetivos educacionais
1 - Planejar tratamentos com uma visão multidisciplinar, correlacionando os procedimentos estéticos com a saúde e estética periodontal.
2 - Planejar e indicar diferentes procedimentos restauradores para dentes tratados endodônticamente, com uma visão abrangente da inter-relação endodontia – dentística.
3 - Conhecer o que é o laser e como seu emprego pode auxiliar nos tratamentos restauradores
4 - Conhecer, planejar e indicar diferentes possibilidades terapêuticas em uma abordagem multidisciplinar interligando a dentística com a ortodontia.
• Aparelhos estéticos para pequenos movimentos
• Finalização ortodôntico com tratamentos restauradores.
Competência 15 - Compreender e aplicar os princípios de biossegurança na clínica odontológica
Objetivos educacionais
1 - Conhecer os riscos envolvidos
2 - Entender sobre a importância imunização para a equipe de saúde bucal
3 - Conhecer os diferentes equipamentos e barreiras de proteção individual
4 - Saber realizar os cuidados necessários no ambiente clínico
• Descontaminação de superfícies no ambiente de trabalho odontológico
• Qualidade do ar no consultório odontológico
• Descontaminação de moldagens
• Gerenciamento de resíduos na clínica odontológica
• Processamento de produtos para saúde na prática odontológica
5 - Saber como proceder em caso de acidentes envolvendo material biológico na prática odontológica
6 - Entender sobre os benefícios da Ergonomia em odontologia
7 - Compreender o que mudou com a pandemia da COVID 19.