Primeiro módulo: Área de Concentração - Dentística Restauradora.
Horário do curso: Quinta e sexta-feira, das 08h30 às 19h30 e sábado das 08h às 16h.
ATENÇÃO:
Programação do primeiro dia de aula:
08h - Horário de chegada na instituição;
08h30 - Entrega da documentação e assinatura do contrato;
09 - A abertura do curso com a presença do coordenador da Unidade;
Segundo e Terceiro módulos - Domínio Conexo: Disciplinas obrigatórias e exigidas pelo MEC (Ministério da Educação) e CFO (Conselho Federal de Odontologia), sendo comuns a todas as especialidades, da seguinte forma:
O Segundo módulo para as disciplinas de Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa, serão realizados na forma EAD.
O Terceiro módulo, para as disciplinas de Ética e Legislação Odontológica e Metodologia da Pesquisa Científica serão realizados na forma EAD.
Obs.: Os alunos que já realizaram as disciplinas destes dois módulos de Domínio Conexo (Emergências Médicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Terapêutica Medicamentosa e Ética e Legislação Odontológica) em outro curso de Especialização, podem solicitar junto ao Departamento Comercial, antes de iniciar a frequência no curso, a análise da dispensa (convalidação) destes estudos, desde que respeitado o prazo mínimo de até 4 anos da data de início do curso. Excepcionalmente para ex-alunos da Instituição São Leopoldo Mandic, será concedido desconto proporcional nas disciplinas convalidadas de Domínio Conexo. Caso a solicitação ocorra após o início das aulas, o desconto só terá vigência nos meses posteriores à data do pedido.
A partir do quarto módulo, as aulas também ocorrem de quinta-feira a sábado, com aulas voltadas para Área de Concentração (Dentística Restauradora), sendo quinta e sexta-feira, das 08hh30 às 19h30 e sábado das 08h às 16h.
A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.
“O ingresso na turma está condicionado a data de emissão do CRO, pois devido ao processo de portaria junto ao CFO, a data não pode ser posterior a data de início do curso.”
Calendário Parcial:
1º. Módulo: 09, 10 e 11 de março de 2023 - Área de Concentração;
2º. Módulo: 01 a 30 de abril de 2023 - Domínio Conexo – Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa - EAD;
3º. Módulo: 01 a 30 de maio de 2023 - Domínio Conexo – Ética e Legislação Odontológica e Metodologia da Pesquisa Científica - EAD;
4º. Módulo: 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2023 - Área de Concentração;
5º. Módulo: 27, 28 e 29 de julho de 2023 - Área de Concentração;
6º. Módulo: 24, 25 e 26 de agosto de 2023 - Área de Concentração;
7º. Módulo: 21, 22 e 23 de setembro de 2023 - Área de Concentração;
8º. Módulo: 19, 20 e 21 de outubro de 2023 - Área de Concentração;
9º. Módulo: 16, 17 e 18 de novembro de 2023 - Área de Concentração.
Conteúdo Programático:
Área de Domínio Conexo (módulos comuns):
Emergências Médicas;
Metodologia da Pesquisa Científica;
Terapêutica Medicamentosa;
Ética, Bioética e Legislação Odontológica.
Área de Concentração (Dentística Restauradora):
Competência 1- Diagnosticar as condições musculares, de oclusão e da articulação temporomandibular em casos que necessitam de reabilitação oral
Objetivos Educacionais
1 - Compreender os fundamentos da reabilitação oral
A) Biomecânica da ATM
B) Movimentos mandibulares
C) Fundamentos da oclusão
D) Escolas de oclusão
E) Relações maxilomandibulares
a- Restabelecimentos da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO)
b- Conceitos relação cêntrica (RC)
c- Máxima intercuspidação Habitual (MIH)
F) Disfunções Temporomandibulares
G) Treinamento de manipulação em RC
2- Dominar os conceitos e características da Morfologia Dental
A) Constituintes Gerais da Anatomia Dental
a- Coroa Clínica e Coroa Anatômica
b- Raiz
c- Faces do Dente
d-Terços dos Dentes
e-Escultura dental: cúspides, arestas, vertentes, cristas, bordas, ângulos, sulcos, fossas, fóssulas ou fossetas, lóbulos ou lobos, tubérculos, cíngulo, bossas, linha equatorial, equador protético, pontos de contatos proximais, ameias, sulco interdental e espaço interdental
3- Realizar a coleta de dados e exames
A) Fotografia em Odontologia
a- Equipamentos, acessórios e os principais ajustes da câmera fotográfica
b- Protocolo fotográfico
c- Noções de fotografia e legislação
B) Análise clínica
a- Moldagem de estudo ou escaneamento digital
b-Registros intermaxilares
c- Montagem ASA para análise oclusal
d- Análise clínica e instrumental da oclusão
e- Exames de Imagem
- Radiografias periapicais e panorâmicas
- Tomografias
Competência 2 - Dominar o manejo e às propriedades dos materiais odontológicos e conhecer as técnicas laboratoriais
Objetivos Educacionais
1- Dominar o manejo e às propriedades dos materiais de moldagem e modelo
A) Materiais de moldagem (função e indicação)
B) Características do material de moldagem ideal
C) Hidrocolóide irreversível (alginato): composição, propriedade e aplicação.
D) Elastômeros não aquosos
a- polissulfeto: composição, propriedade e aplicação.
b- poliéter: composição, propriedade e aplicação.
E) Silicones para moldagem
a- Condensação: composição, propriedade e aplicação.
b- Adição: composição, propriedade e aplicação.
c- Pontas misturadoras para silicones
F) Materiais Anelástico
a- Pasta de zinco-eugenol
b- Godiva
G) Moldeiras
H) Desinfecção do molde
I) Scanner intra-oral
J) Modelo
a- Gesso odontológico
- Tipos de gesso odontológico
- Proporção e tempo de presa
b- Impressão de modelo 3D
c- Scanner de modelo
2- Dominar o manejo e às propriedades dos materiais de restauração direta e indireta, enceramento e cimentação
A) Materiais Restauradores Provisórios Diretos e Indiretos
a- resinas acrílicas
b- resinas compostas bisacrílicas
c- dentes de estoque
B) Materiais para planejar às peças protéticas
a- Ceras para Enceramento
- função
- material
- técnica
b- Software para desenho das peças protéticas (CAD)
C) Materiais Restauradores Diretos e Indiretos
a- Metais
b- Cerâmicas odontológicas
c- Polímeros
d- Compósitos
e- Dentes Artificiais Pré-fabricados para Prótese Dentária
f- Fresadoras e blocos
D) Retentores Intrarradiculares
a- Reforçados por Fibra de Vidro:
- Propriedades Mecânicas
- ]Técnicas
- Protocolos Clínicos
b- Núcleos Metálicos fundidos
- Propriedades Mecânicas
- Técnicas
- Protocolos Clínicos
E) Cimentos
a- Cimentos Resinosos
b- Cimentação Adesiva
3- Compreender as Técnicas laboratoriais
A) Comunicação clínico-laboratorial
a- Protocolo fotográfico para comunicação das propriedades ópticas do dente
b- Edição e comunicação propriedades ópticas do dente
B) Modelos de estudos e enceramento diagnóstico real e virtual
C) Mock up estético e funcional
D) Etapas laboratoriais - sistemas cerâmicos:
a- Cerâmicas estratificadas,
b- Dissilicato de Lítio
c- Feldspática,
d- Zircônia
e- Cerâmicas injetadas
f- Cerâmicas fresadas
E)Laboratório Digital
a- fluxo de trabalho digital
b- Impressão 3D
- fotopolímeros
- materiais para a impressão de:
modelos
placas oclusais
próteses provisórias
padrões calcináveis
guias cirúrgico
3. Seleção de cor
A) Fundamentos da cor dentária
a- Matiz, Croma e Valor
b- Paletas de cor
c- Sistema
B) Instrumentos para seleção de cor
C) Treinamento de seleção de cor
D) Cor para resina
E) Cor para cerâmica
Competência 3- Planejar e Confeccionar próteses fixas dentossuportadas ou implantossuportadas como substituição das perdas de estrutura dental e paradental
Objetivo Educacional
1- Confeccionar Próteses Fixas Dentossuportadas
A) Planejamento
B) Indicações e Seleção da técnica e do material da prótese dentária
a- Reabilitações orais adesivas
b- Restauração de Dentes Tratados Endodonticamente
c- Integração Perio-Prótese
d- Integração Orto-Prótese
C) Preparos Dentários Protéticos
a- Conceito de preparos guiados pelo esmalte
b- Passo a passo dos preparos conservadores para anteriores e posteriores
c- Tipo de prótese:
- coroas totais
- facetas
- lentes
- Fragmentos
- onlays
- inlays
- vonlays
d- Preparo dos elementos Próteses Unitárias
- Incisivos
- Caninos
- Pré-molares
- Molares
e- Preparo dos elementos Próteses Múltiplas
- Região Anterior
Coroa
Laminados cerâmicos
- Região Posterior
Coroa
Laminados cerâmicos
f- Provisionalização Direta
g- Técnica Moldagem e Modelo de Trabalho
h- Prova da Infraestrutura
i- Ajuste da Cerâmica
j- Ajuste Oclusal
k- Cimentação Efetiva
l- Confecção de núcleos metálicos
m - Confecção de pinos de fibra
2- Confeccionar Próteses Fixas Implantossuportadas
A) Evolução dos conceitos e técnicas na Prótese sobre implantes
B) Planejamento das Próteses Sobre Implantes
C) Indicações e seleção da técnica e do material da prótese dentária
a- Prótese fixa
b- Prótese cimentada
D) Sistemas de Implantes
E) Intermediários e Componentes Protéticos
F) Moldagem em Próteses Sobre Implantes
G) Oclusão em Próteses Sobre Implantes
H) Coroas Unitárias Sobre Implantes
I) Coroas Unitárias em Dentes Anteriores
J) Coroas Unitárias Imediatas
a- Atuação dos provisórios imediatos, preservação alveolar e guias cirúrgicos
b- Conceito de provisório biológico em carga imediata
K) Próteses Múltiplas Sobre Implantes
L) Componentes protéticos para próteses individuais e múltipla
M) Cicatrizadores personalizados
N) Próteses Totais Fixas Sobre Implantes
Competência 4 - Planejar e Confeccionar próteses parciais ou totais removíveis dentossuportadas, mucosossuportada ou Implantossuportadas como substituição da perda de estrutura dental e paradental
Objetivo Educacional
1- Confeccionar e Instalar Prótese Parcial Removível (PPR)
A) Exame Clínico em Prótese Parcial Removível
B) Patologia Aplicada a Pacientes Usuários de Próteses Parciais Removíveis
C) Diagnóstico
a- Vantagens
b- Limitações
c-Indicação
D) Classificação das Próteses Parciais Removíveis
a- Classificação de Kennedy
b-Classificação de Cummer
c- Classificação de Wild
E) Princípios Biomecânicos das Próteses Parciais Removíveis
F) Desenho
G) Apoios e Grampos
a- Retenção em Próteses Parciais Removíveis
- Conector Maior
- Direção de Inserção
b- Preparo Prévio
H) Planejamento de Extremo Livre
I) Moldagem em Prótese Parcial Removível
J) Planejamento Classes III e IV
K) Oclusão em Prótese Parcial Removível
L) Próteses Parciais Removíveis Não Convencionais
M) Instalação
N) Prótese Parciais Fixas Sobre Implantes
O) Próteses Parciais Fixas Sobre Implantes Unidos a Dentes Naturais
2- Confeccionar e Instalar Prótese Total (PT)
A) Exame clínico em prótese total
B) Clonagem Simples
C) Clonagem com Aumento da Área Basal Inferior, aproveitando-se o clone
D) Clonagem com Aumento da Área Basal Inferior, base de prova e reconstituição da zona neutra
E) Atualização em pistas deslizantes
F) Interpretação da área basal do modelo de estudo inferior
G) Montagem de dentes
H) Moldagem secundária à base fechada
I) Ajuste oclusal
J) Prótese tipo protocolo
K) Overdenture
Competência 5- Controlar e Proservar as condições musculares, de oclusão e da articulação temporomandibular em casos reabilitados
Objetivos Educacionais
1 - Controlar e Proservar
A) Consultas Periódicas: exames clínicos e de imagem
B) Controle e Manutenção
a- Prótese Fixa
b- Prótese Parcial Removível
c- Próteses Totais (Higienização de prótese: tipo protocolo e overdenture)
2- Confeccionar e instalar placa miorrelaxante
A) Moldagem e confecção
B) Montagem de ASA para placa
C) Análise clínica e instrumental da oclusão Placa oclusal estabilizadora
D) Treinamento de instalação e ajuste de placa Ajuste oclusal: técnicas e fundamentos
ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA:
MATRIZ DE EDUCACIONAL PADRÃO (MEP) – PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC
DEFINIÇÕES
Competência: é definido pela associação de conhecimento, habilidades e atitudes. Um indivíduo que desenvolve uma competência possui autoridade e notabilidade em um ramo do saber e do fazer sendo capaz de expressar um juízo de valor sobre algo a respeito de que é versado com idoneidade.
Competência na Educação
CONHECIMENTO – O que os alunos deverão saber e compreender após a conclusão do curso.
Os cursos apresentarão por meio do conteúdo programático
HABILIDADES – O que os alunos deverão ser capazes de fazer após a conclusão do curso.
Os cursos apresentarão por meio da descrição das oportunidades de aprendizado para desenvolver as habilidades como atividades laboratoriais e clínicas.
ATITUDES – Quais as condutas éticas e postura profissional que os alunos deverão apresentar frente aos atendimentos com os pacientes, relacionamento com seus colegas, professores e funcionários e situações adversas.
Este será um compromisso de trabalho assumido pelos coordenadores e sua equipe frente ao desenvolvimento de seus alunos neste aspecto.
Objetivo Educacional: Os objetivos educacionais devem descrever aquilo que os alunos deverão saber ou ser capazes de fazer ao final do curso, e que não eram capazes de fazer antes. Objetivos educacionais não são abstratos (“os alunos compreenderão o que é literatura de boa qualidade”), ou específicos (“os alunos saberão o que é uma base”), e também não devem estar restritos a habilidades cognitivas de nível inferior (“os alunos serão capazes de identificar os dentes na radiografia”). Cada objetivo educacional individual deve apoiar em uma competência do curso, que é referência, fio condutor, que une todos os assuntos que serão versados e todas as habilidades que os alunos deverão ter desenvolvido ao final do curso.
Referência
https://tll.mit.edu/help/intended-learning-outcomes
MEP - Especialidade Dentística
Competência 1- Diagnosticar a doença cárie, os fatores que influenciam na atividade e risco da doença e indicar as formas de tratamento
Objetivos Educacionais
1 - Compreender a doença cárie e as estruturas dentárias afetadas pela doença
A) Evolução do entendimento sobre a doença cárie
B) Epidemiologia da doença
C) Fatores etiológicos
D) Saliva: composição e funções da saliva, testes salivares (fluxo salivar, pH e capacidade tampão)
E) Composição e propriedades físico-químicas do esmalte e dentina
F) Uso apropriado de fluoretos/ Controle químico da cárie dentária
G) Características bioquímicas e microbiológicas da cárie dentária
2 - Diagnosticar as manifestações clínicas e utilizar recursos auxiliares para o diagnóstico da doença cárie
A) Lesão de cárie ativa e paralisada nas diferentes superfícies dentais coronárias e radiculares, lesão de cárie radicular
B) Métodos de diagnóstico (clínico, radiográfico, transiluminação ótica, detecção eletrônica, uso de laser), diagnóstico diferencial
3 - Indicar tratamentos não invasivos para tratamento da doença
A) Adequação da cavidade bucal e tratamento não-invasivos / miníma intervenção
B) Determinação de risco e atividade de cárie
C) Tratamento restaurador atraumático
Competência 2- Aplicar os princípios biomecânicos na remoção do tecido cariado no preparo cavitário de restaurações diretas e indiretas na proteção pulpar do complexo dentina-polpa
Objetivos Educacionais
1 - Compreender a lesão, progressão da lesão cariosa e manejo restaurador
A) Camadas de acometimento da lesão cariosa
B) Formas de intervenção da lesão cariosa
C) Métodos para remoção do tecido cariado com agentes químicos e mecânicos
D) Diferenciação, fatores etiológicos e manejo das lesões de erosão/ biocorrosão e desgaste dental
2 - Aplicar os princípios biomecânicos no preparo cavitário direto e indireto
A) Nomenclatura e classificação das cavidades
B) Princípios biomecânicos para restaurações diretas com materiais resinosos, ionoméricos e amálgama
C) Princípios biomecânicos para restaurações indiretas com materiais cerâmicos, metálicos e resinosos/ híbridos indretos
D) Evolução dos preparos cavitários e filosofia da adequação cavitária (entende-se por preparo cavitário uma sequencia de procedimentos padronizados para restaurações metálicas ou indiretas, já a adequação cavitária limita-se a remoção do tecido cariado total ou parcial e adequação do cavo superficial para a restauração direta adesiva, independe do desenho cavitário padrão, pois cada cavidade de cárie será diferenciada , não se considera “preparo cavitário”).
3 - Compreender o complexo dentina-polpa e aplicar os procedimentos de proteção pulpar
A) Aspectos biológicos do complexo dentina-polpa
B) Tratamentos conservadores da polpa
C) Materiais de proteção pulpar aplicados
Competência 3- Indicar e aplicar os materiais dentários de uso direto e indireto
Objetivos Educacionais
1 - Compreender as propriedades dos materiais dentários de uso direto e indireto
A) Nomenclatura dos materiais dentários
B) Propriedades físicas
C) Propriedades químicas
D) Propriedades mecânicas
E) Instrumentais aplicados ao uso de materiais dentários
2 - Manusear, indicar e aplicar os materiais restauradores diretos e indiretos
A) Terminologia aplicada ao manuseio dos materiais
B) Materiais de prevenção, de proteção pulpar, cimentos, restauradores e de moldagem
C) Técnicas de uso e aplicação dos materiais dentários e biomateriais
Competência 4- Compreender os princípios de estética facial e dentária e aplicar a análise das características faciais e dentárias
Objetivos Educacionais
1 - Conhecer os princípios de estética facial e dentária
A) Percepção e proporções de estética da face e do sorriso
B) Critérios de objetividade e subjetividade da análise
C) Fatores que acometem os princípios de estética facial e dentária
2 - Aplicar e indicar procedimentos restauradores e não restauradores para correção da estética facial e dentária
D) Avaliar a indicação de harmonização facial
E) Procedimentos restauradores
F) Procedimentos de clareamento dentários
G) Microabrasão do esmalte.
Capacitação Em Fluxo Odontológico Digital
Visagismo Orofacial
Harmonização facial x odontologia estética restauradora
DSD (Dental Smile Design)
Fotografia Odontológica
Workflow Digital
Scanners intra orais
Softwares de planejamento e desenho
Sistema CAD/CAM
Impressão 3D.
Conteúdos Complementares
Gestão de Clínica e de Carreira
Marketing odontológico
Comunicação assertiva.