Objetivo do curso

O entendimento da função da articulação temporomandibular (ATM), dos músculos da mastigação é de grande importância nas mais diversas áreas da Odontologia. Acrescido a esse conhecimento, é de necessidade vital que o Cirurgião-Dentista que queira se especializar na área de DTM/DOF tenha um conhecimento atual sobre os mecanismos geradores de dor e sua relação com a fisiopatologia das DTMs, cronobiologia, odontologia do sono assim como os aspectos psicossociais, que são de extrema importância no contexto dos pacientes com queixas de dor. A controvérsia surge em relação ao diagnóstico e as condutas terapêuticas em seus estados disfuncionais. Condutas baseadas em evidência na hora da decisão clínica levaram a necessidade do conhecimento desses conceitos para a manutenção em nível elevado da relação profissional-paciente. Há, portanto, a necessidade de se habilitar o cirurgião dentista a conduzir sua tomada de decisão baseada em evidência nos casos dos pacientes com disfunção temporomandibular e dor orofacial.

Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (MEC/CFO)

Coordenador: Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães

Email: asgatm@gmail.com

Currículo: Currículo Lattes


Código do curso: 07716

Nível: Especialização

Público-alvo: Graduados e Pós-Graduados em Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Medicina. Por tempo limitado! Finalize sua inscrição e Ganhe um voucher para assistir conteúdo On-line em nossa Plataforma Digital DOCFY*

Unidade: São Paulo

Status:
Início Imediato

Investimento:
20 x R$ 1.450,00 ou 26 x R$ 1.175,00 (No plano estendido)

Matrícula:
R$ 1.025,00

Periodicidade:
Mensal

Dia(s) da Semana:
De terça-feira a sexta-feira

Duração:
20 Meses

Carga horária:
750 horas/aula

Início:
06/02/2024

Horário:
Das 8h às 18h

Minicurrículo do Coordenador

Prof. Dr. Antônio Sérgio Guimarães

Doutor em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo (2003);

Mestre em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo (1998).

Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Disfunção Temporomandibular/Dor Orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia da articulação temporomandibular (ATM) e músculos da mastigação - mecanismos geradores de dor miofascial por ponto gatilho. 

Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Disfunção Temporomandibular/Dor Orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia da ATM e músculos da mastigação, mecanismos geradores de dor miofascial por ponto gatilho.


Prof. Dr. Juliana Trindade Clemente Napimoga

Web of Science ResearcherID: E-5163-2013

ORCID ID: 0000-0003-1068-3039

Graduada em Odontologia pela Universidade de Uberaba;

Doutora em Odontologia com área de concentração em Fisiologia Oral pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP); 

Mestre em Odontologia com área de concentração em Fisiologia Oral pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP); 

Livre-docente pela área de Fisiologia e Biofísica, do Departamento de Ciências Fisiológicas da FOP-UNICAMP;

Docente da Faculdade São Leopoldo Mandic;

Bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq desde 2018.

Programação

Primeiro Módulo - Concentração: Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. ATENÇÃO: Programação do primeiro dia de aula: 8h - Horário de chegada na instituição; 8h às 10h - Entrega da documentação e assinatura do contrato; 10h - A abertura do curso com a presença da Coordenação da Unidade; 11h - Tour pelas instalações físicas e foto da turma; 13h30 - Apresentação da coordenação e início das atividades. Segundo módulo para as disciplinas de Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa, serão realizados na forma EAD. O Terceiro módulo, para as disciplinas de Ética e Legislação Odontológica  e  Metodologia da Pesquisa Científica serão realizados na forma EAD. Obs.: Os alunos que já realizaram as disciplinas destes dois módulos de Domínio Conexo (Emergências Médicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Terapêutica Medicamentosa e Ética e Legislação Odontológica) em outro curso de Especialização, podem solicitar junto ao Departamento Comercial, antes de iniciar a frequência no curso, a análise da dispensa (convalidação) destes estudos, desde que respeitado o prazo mínimo de até 4 anos da data de início do curso. Excepcionalmente para ex-alunos da Instituição São Leopoldo Mandic, será concedido desconto proporcional nas disciplinas convalidadas de Domínio Conexo. Caso a solicitação ocorra após o início das aulas, o desconto só terá vigência nos meses posteriores à data do pedido. A partir do quarto módulo, o curso ocorre regularmente de terça a sexta-feira, das   8h às 18h, com aulas voltadas para a  Área de Concentração  (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial ). A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas. “O ingresso na turma está condicionado a data de emissão do CRO do aluno, a qual não poderá ser posterior à data de início do curso, em atendimento às regras do CFO.” Calendário Parcial: 1º. Módulo:  06, 07, 08 e 09 de fevereiro de 2024 - Área de Concentração; 2º. Módulo:  01 a 30 de março de 2024 - Domínio Conexo – Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa - EAD; 3º. Módulo: 01 a 30 de abril de 2024 - Domínio Conexo – Ética e Legislação Odontológica e Metodologia da Pesquisa Científica - EAD; 4º. Módulo: 28, 29, 30 e 31 de maio de 2024 - Área de Concentração; 5º. Módulo: 18, 19, 20 e 21 de junho de 2024 - Área de Concentração; 6º. Módulo: 09, 10, 11 e 12 de julho de 2024 - Área de Concentração; 7º. Módulo: 20, 21, 22 e 23 de agosto de 2024 - Área de Concentração; 8º. Módulo: 10, 11, 12 e 13 de setembro de 2024 - Área de Concentração; 9º. Módulo: 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2024 - Área de Concentração.  

Conteúdo Programático:

  Área de Domínio Conexo (módulos comuns):  Emergências Médicas; Metodologia da Pesquisa Científica; Terapêutica Medicamentosa; Ética e Legislação Odontológica. Área de Concentração (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial): 1. ANATOMIA, HISTOLOGIA, FISIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA Anatomia da ATM e dos músculos da mastigação. Aspectos histológicos da ATM e dos músculos da mastigação. Anatomia funcional da ATM. Fisiologia muscular e sua implicação nas diversas patologias (fisiopatologia. Alterações neuromusculares nos músculos da mastigação. 2. NEUROANATOMIA, NEUROLOGIA E NEUROPSICOLOGIA Neuroanatomia. Correlação Anátomo-Clínica dos Pares de Nervos Cranianos. Mecanismos geradores da Dor aguda e Crônica Sensibilização Periférica e Central. Avaliação Neurológica em Dores Orofaciais. Exames complementares em Dores Orofaciais e DTM. Classificação das Cefaleias Primárias mais frequentes. Diagnóstico diferencial. Avaliação Neuropsicológica e Aspectos Emocionais da Dor Orofacial. Aspectos Psicológicos no Diagnóstico e Controle das DTMs. 3. DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR Introdução ao Estudo das Disfunções Temporomandibulares. Definição, Terminologia, Epidemiologia e Etiologia das DTM. Classificação das Desordens Temporomandibulares segundo o Diagnostic Criteria (DC/TMD). Emprego do Web-based Interdisciplinary Symptom Evaluation (WISE) para desordens de dor. Fatores de risco nas DTM. Aspectos Atuais da Disfunção Temporomandibular. Disfunção Temporomandibular: perspectivas futuras. Patofisiologia da Dor Neuromusculoesquelética. Pontos-gatilho. Mioartropatias do Sistema da Mastigação e Dor Orofacial. Doenças Reumáticas na ATM. Pontos gatilho miofasciais  DTM na Infância e na Adolescência.  DTM em Indivíduos Portadores de Necessidades Especiais. 4. DOR OROFACIAL Introdução ao Estudo das Dores Orofaciais. O controle da dor orofacial. Diagnóstico diferencial entre dor odontogênica e dor não dental. Dores Odontogênicas. Odontalgia Atípica 5. PLACAS OCLUSAIS E AJUSTE OCLUSAL Articuladores, tipos, emprego, técnica de montagem sem o uso do arco facial. Placas oclusais – tipos e indicações. Enceramento de placas. Confecção instalação. Mecanismos de ação. Iatrogenias relacionadas ao uso de placas oclusais. 6. IMAGINOLOGIA Princípios da formação das imagens por Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Articulação temporomandibular e músculos da mastigação. 7. ESTOMATOLOGIA, SEMIOLOGIA  Semiologia da cavidade oral no contexto da dor orofacial. Lesões oromaxilofaciais e a dor orofacial – Estomatologia. 8. PSICOLOGIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO, PESQUISA E CLÍNICA. Aspectos neuropsicológicos dos estados crônicos de dor e estresse. Perspectiva biopsicossocial / psicossomática. Eixo II do DC/TMD. Comorbidades psicológicas nas DTM/DOF. DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Aspectos psicodinâmicos. Diferentes abordagens de tratamento psicológico na clínica de dor. Estudos e discussão de casos Biofeedback 9. TERAPÊUTICA Controle das Disfunções Temporomandibulares. Controle de pacientes com DTM em um Centro Multidisciplinar. Aplicação de exercícios terapêuticos na clínica diária. Articulação Temporomandibular: infiltração e manipulação. Artrocentese e infiltrações intra articulares Técnicas de manipulação manual intramuscular (agulhamento seco). Técnica de recaptura do disco articular (Manobra de Minagi). TENS com FES e TENS pontual. Vacum laser 10. LIMITE ENTRE O TRATAMENTO CLÍNICO CONSERVADOR E CIRÚRGICO DA ATM  Possibilidades cirúrgicas para os problemas articulares. 11. PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA APLICADOS À DTM E DOR OROFACIAL Farmacocinética. Farmacodinâmica.  Terapêutica. Antiinflamatórios não esteroidais na dor do segmento cefálico. Relaxantes musculares na dor do segmento cefálico. Antidepressivos na dor do segmento cefálico. Emprego da Toxina Botulinica. 12. ATENDIMENTO A PACIENTES E DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS Atendimento a pacientes – parte clínica. Discussão de casos clínicos. Discussão de casos clínicos complexos em dor orofacial. Fluxograma do Ambulatório de DTM e DOF. Tomada de história da moléstia atual. Aplicação do WISE. Exame Clínico - Diagnostic Criteria (DC/TMD) 13. SEMINÁRIOS Apropriar-se de procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral. Organizar a sua apresentação de maneira a possibilitar a compreensão da audiência. Apropriar-se de procedimentos de planejamento, produção e revisão de uma exposição oral. Compreender as características fundamentais da organização interna de uma exposição oral. Utilizar o registro adequado de fala ao organizar a exposição. Utilizar os recursos auxiliares mais adequados à compreensão do aspecto focalizado. Área de Concentração (Atualização em Odontologia do Sono) 14. CRONOBIOLOGIA E ODONTOLOGIA DO SONO Dor, DTM e sono. Bases neurais do sono. Fisiologia do sono. Privação do sono. Classificação internacional dos distúrbios de sono (ICSD2) Polissonografia. Estagiamento do sono e eventos associados Fisiopatologia e diagnostico da apneia obstrutiva do sono. Apneia obstrutiva do sono e sonolência diurna excessiva. Alterações cognitivas da apneia obstrutiva do sono. Tratamento da apneia obstrutiva do sono. Avaliação e diagnóstico dos distúrbios respiratórios do sono pelo cirurgião dentista. Aparelhos intra orais na cognição e na qualidade de vida.

Corpo Docente

Prof. Dr. Eduardo Cotecchia Ribeiro

Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Unesp Botucatu;

Mestre em Anatomia pela Universidade Federal de São Paulo;

Doutor em Anatomia pela Universidade Federal de São Paulo;

Professor Doutor Adjunto da Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de São Paulo.

Prof. Roberto Strake Brandi

Especialista DTM/DOF -SLM;        

Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial - SLM;       

Especialista em Prótese dentária;                                 

Especialista em Implantes.  

Prof.ª Ms. Andrea Meneguette

Mestre em DTM/DOF – SLMandic;

Especialista em Ortodontia;

Especialista em DTM/DOF.


Prof.ª Dr.ª Luciane Lacerda Franco Rocha Rodrigues.

Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas;

Mestre em Odontologia (Fisiologia e Biofísica do Sist. Estomatognático) - Universidade Estadual de Campinas;

Doutora em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas.

Web of Science ResearcherID: –

ORCID: 0000-0001-5913-0713

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9161210884753180

Prof. Ms. Yolanda Maria Almeida Camargo

Especialista em ortodontia;

Mestre em Odontologia, área de concentração DTM/DOF pela Faculdade São Leopoldo Mandic (2012).

Prof. Ms. Gilson Watinaga

Especialista em Ortodontia;

Especialista em DTM/DOF;

Mestre em Ciências da Saúde – UNIFESP (2005).


Prof.ª Ms. Viviane Cardoso Noddeo

Graduada em Odontologia pela Universidade Metodista de São Paulo;

Especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial - Universidade Bandeirante;

Mestre em Dor e Disfunção Temporomandibular - Faculdade São Leopoldo Mandic;

Professora de técnica cirúrgica de artroscopia das articulações temporomandibulares no Ircard América Latina.

Prof. Fabio Torreta

Especialista em DTM/DOF - Faculdade São Leopoldo Mandic.


Prof.ª Ms. Fabiana de Oliveira

Fisioterapeuta;

Mestre em DTM/DOF – Faculdade São Leopoldo Mandic.


Prof.ª Dr.ª Tania Fator

Doutora e Mestre em Psicologia Social e Organizacional; 

Graduada em Psicologia e em Pedagogia; 

Especialista em Psicodrama, e certificada em terapia EMDR. Atualmente Psicoterapeuta EMDR e Supervisora clínica de abordagem humanista; 

Professora no curso de Psicologia da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul; 

Diretora da empresa Tânia Fator – psicologia clínica e pesquisa;

Instrutora da técnica de Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares (EMDR).

Prof. Ricardo Brayner

Especialista em DTM/Dor orofacial pela SLMandic SP;

Especialista em Endodontia pela Unesp (SJCampos).

Prof.ª Josiane Cecília Cândido Porto de Melo

Especialista em Psicologia Hospitalar

MBA em gestão de pessoas

Especialista em Psicossomática 

Prof. Ms. Oscar Anacleto Teixeira Jr.

Mestre em DTM/DOF – SLMandic;

Especialista em DTM/DOF .

Atrativos

Ganhe um voucher para assistir o conteúdo On-line de “Tomada de história da dor” com atividades e aulas que totalizam 3 horas de conteúdo gravado que podem ser acessados a qualquer momento por até 1 ano. Para conhecer um pouco mais acesse https://docfy.net/product/tomada-de-historia-da-dor/. Este voucher será disponibilizado assim que o aluno assinar o contrato e é válido por 1 ano. Habilitar o profissional para a realização de condutas baseadas em evidência no controle dos pacientes com DTM/DOF, entre elas o aprendizado da técnica de agulhamento seco, atualmente um dos métodos mais eficazes no controle da dor neuromusculoesquelética; Entender e empregar as contribuições que a psicologia e as neurociências podem oferecer, sob a perspectiva teórica e clínica, para o desenvolvimento da clínica ampliada das Disfunções Temporomandibulares e principalmente da Dor Orofacial empregando a dessensibilização e reprocessamento por meio dos movimentos oculares e Biofeedback; A formação pós-graduada nessas técnicas objetiva a aquisição de conhecimentos e competências preparando os profissionais para que possam aplicar os conhecimentos adquiridos, integrar na atividade clínica modelos de abordagem e terapêutica validadas; Promover a integração da área de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial com as diversas especialidades odontológicas e médicas; Corpo Docente experiente e qualificado O Brasil possui mais de 400 mil Cirurgiões-Dentistas formados. Porém, apenas 30% destes profissionais possuem alguma especialidade (Dados de agosto de 2023, CFO).  Muitos profissionais têm procurado a São Leopoldo Mandic por se tratar de uma referência no ensino na área da saúde, além de garantir que todos os alunos tenham contato com as mais diversas técnicas, acessem uma tecnologia de ponta, aumentem suas redes de contato e obtenham um aprendizado focado nas tendências da Odontologia Contemporânea.  Dados demonstram que um profissional, ao terminar um curso de Especialização, possui um incremento de 150% nos seus rendimentos, compensando o investimento realizado (Fonte: Semesp). Os profissionais em curso na São Leopoldo Mandic terão à disposição uma estrutura e uma infraestrutura completa para o aprendizado e convivência em um dos maiores campi do Brasil, com tecnologias modernas e sistemas inovadores, como: • 5 Clínicas Odontológicas com 66 equipos • Centro de Radiologia com equipamentos de última geração tais como, tomógrafos, escâner portátil, softwares de manipulação de imagens, fotografia 3D, dentre outros. • Sistema de prontuários eletrônicos próprio (OdontoSig), contendo os dados dos pacientes já triados e direcionados à especialidade, que podem ser acessados pelos alunos do próprio celular de onde estiverem, inclusive para pesquisa em banco de dados. • Laboratório protético próprio em Campinas, com tecnologia digital (fresadoras, impressoras 3D, entre outros), e equipe de profissionais protéticos altamente capacitados para um completo fluxo digital. • Laboratórios multidisciplinares equipados para as diferentes atividades práticas de cada especialidade. • Salas de aula amplas e confortáveis, com equipamentos para transmissão remota ao vivo por plataforma de ensino digital. • Acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES e Repositório Institucional. • Portal de serviços do aluno. • Maleiro. • Estacionamento no local.

Estrangeiros

a) Enrollment: ​Apply online or through the Commercial Department by calling 0800 941 7 941, by WhatsApp +55 19 99228-8781, or by email curso@slmandic.edu.br. For the Institution to consider the student duly enrolled in the class, they must make the payment corresponding to the enrollment in the course through a bank slip with a CPF, credit card, or international exchange. In addition, the student must electronically sign the digital contract, which will be sent by email through the IziSign Platform. It is worth mentioning that São Leopoldo Mandic reserves the right to enroll students in accordance with the order of payments, respecting the number of vacancies in each class. If confirmation of payment occurs after filling available places, the candidate for the course will receive a refund of the amount paid. * The installments payment dates related to the course payment plan will follow the rule: Masters – Every 5th of each month Doctorate – Every 20th of each month Other types of course (e.g. Specialization, Training, etc.) – Every 10th of each month. Below are the bank details for payment through International Exchange. Payment Orders in USD Through: BANK OF NEW YORK  New York - EUA  BIC SWIFT: IRVTUS3N  ABA: 053000196  Account number: 6550422632  Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A  São Paulo - Brasil  BIC SWIFT: ITAUBRSP  Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA Branch: 6393  Account number: 03477-9 b) The documentation required to regularize the enrollment must be presented in physical format at the Student Support/Secretary of the Unit, within the period in accordance with the contract: - Birth or marriage certificate – certified by the Brazilian consulate; - Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter in Brazil (whenever applicable); - CRNM (National Immigration Registry Card) OR RNE (Foreign National Registry) OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil; - Professional card (which proves the permission to practice the profession) - Recent proof of residence (last three months); - One 3cm x 4cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning; - Original Graduation Diploma translated by a sworn and consularized public translator. Note: As required by the Brazilian Ministry of Education, the Graduation diploma is requested to be scanned at the institution, and must be delivered within the period in accordance with the contract, under penalty of non-issuance of the diploma if you have this pendency. All assignments, tests and other written activities must be done in Portuguese.

Formas de Pagamento

Forma de Pagamento da Matrícula:  Boleto bancário ou cartão de crédito (parcela mínima de R$ 500,00 em até 6x). Plano de Pagamento Estendido:  Esta modalidade permite a extensão em 6 parcelas no plano de pagamento regular, sendo acrescido 5% de juros sobre o investimento integral do curso. Formas de Pagamentos das Mensalidades:  Os pagamentos das mensalidades deverão ser efetuados por meio de boletos bancários que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso. No caso de estrangeiros, o aluno deve pagar antecipadamente três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real). As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 10 de cada mês. Reembolso: (1) Caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos, até 20 (vinte) dias antes da data de seu início, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará o equivalente a 50% (cinquenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 50% (cinquenta por cento) restantes são considerados despesas administrativas e comerciais. (2) Caso encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente ao Curso, mesmo que não tenha frequentado as aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os Cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo(a) desistente; (3) Para inscrito(a)s em Cursos denominados “Vagas Remanescentes/Início imediato”, caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos até 20 (vinte) dias antes da data do próximo módulo, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará 50% (cinquenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 50% (cinquenta por cento) restantes são considerados despesas administrativas e comerciais. (4) Caso a solicitação para cancelamento seja efetuada com menos de 20 (vinte) dias de antecedência do início das aulas, o(a) inscrito(a) está ciente de que não haverá devolução do valor pago a título de matrícula, uma vez que a Instituição não terá tempo hábil para substituir o(a) inscrito(a) por outro(a) candidato(a), sendo certo que terá ocorrido prestação de serviços de reserva da vaga, justificando o recebimento da matrícula. Observação importante: Se o Curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, pela Instituição, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% (cem por cento) do valor pago a título de matrícula, independente do período em que o(a) mesmo(a) tenha ciência desse remanejamento. O(A) inscrito(a), uma vez ciente desse remanejamento e optando pela desistência do Curso, a devolução será de 50% do valor pago da matrícula.

Seleção e matrícula

a) Inscrição: Inscreva-se on-line ou por meio do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941, pelo WhatsApp +55 19 99228-8781, ou pelo e-mail cursos@slmandic.edu.br b) Matrícula: Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento correspondente à matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito e assinar eletronicamente o contrato digital, que será enviado por e-mail por meio da Plataforma IziSign. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago. * As parcelas relativas ao plano de pagamento do curso obedecerão aos vencimentos a seguir: Mestrado – Todo dia 05 de cada mês Doutorado – Todo dia 20 de cada mês Demais tipos de curso (ex.: Especialização, Capacitação, etc.) – Todo dia 10 de cada mês Caso o curso possua a condição de Plano de Pagamento Estendido e o aluno opte por ele, este deverá sinalizar antes da assinatura do contrato. Não será possível realizar a alteração depois que o contrato estiver assinado. c) A documentação exigida para regularizar a matrícula deverá ser apresentada no formato físico no Apoio ao Estudante/Secretaria da Unidade, no prazo de acordo com o contrato de prestação de serviços educacionais: - Certidão de nascimento ou casamento; - RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento); - CPF; - Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc.); - Comprovante de Residência recente (com no máximo 90 dias de emissão); - 1 Foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada; - Diploma de Graduação. Obs.: Em função da entrada em vigor da Secretaria Digital (Portaria do Ministério da Educação), é solicitado o diploma de Graduação para ser digitalizado na instituição, devendo ser entregue no prazo de acordo com o contrato de prestação de serviços educacionais, sob penalidade de não emissão do diploma caso tenha esta pendência em aberto.

Política de desconto

Descontos Especiais: Desconto  de  30% na taxa de matrícula  para pagamentos efetuados até o dia  30/11/2023,  desconto de  20%  para aqueles realizados até o dia  31/12/2023  e desconto de  10%  para pagamentos efetuados até o dia  23/01/2024. Descontos Vigentes: Desconto de  10%  nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha. Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de  15%  nas mensalidades e  50%  na matrícula. Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de  3%  sobre as mensalidades; Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de  4%  sobre as mensalidades; Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de  7%  sobre as mensalidades. Os descontos não serão concedidos para as matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Materiais

LISTA DE MATERIAIS:

Laboratório – Placa Modelo Universidade de Michigan: 1. Articulador semi-ajustável (Gnatus ou Bioart) ou qualquer outrocompleto. 2. Cera nº 7 3. Lamparina a álcool 4. Lecron 5. Gesso especial tipo IV – 1Kg 6. Gesso pedra – 1 Kg 7. Grau de borracha 8. Espátula para gesso 9. Elástico para dinheiro 10. Espátula nº 7 11. Espátula nº 31 12. Talco 13. Plástico para bancada 14. Lamparina com Álcool 15. Lápis 16. Argila (1 pacote pequeno) MATERIAL PARA TODAS AS CLÍNICAS:  1. EPI completo: touca, máscara, luvas e roupa branca com sapato branco fechado. 2. Cera nº 7 3. Lamparina a álcool 4. Lecron 5. Gesso especial tipo IV – 1Kg 6. Gesso pedra – 1 Kg 7. Alginato (com medidores) 8. Grau de borracha 9. Moldeiras para alginato 10. Espátula para gesso 11. Godiva em bastão 12. Espátula nº 7 13. Espátula nº 31 14. Fita crepe 15. Plástico para bancada ou lençol para protetor de bancada 16. Papel articular de alumínio Shim-Stock ou papel de ovo de Páscoa 17. Potes Dappen (2) 18. Pincel para resina 19. Vaselina 20. Resina acrílica (pó e líquido) 21. Lamparina com Álcool 22. Broca multilaminada para resina acrílica 23. Motor de bancada elétrico ou baixa rotação 24. Lápis 25. Carbono para articulação dupla face (preferência para Baush  ou similar) e comum 26. Pinça para carbono 27. Caneta de alta rotação 28. Kit de broca multilaminada –12 laminas - para ajuste oclusal (chama de vela, esférica e cilíndrica). 29. Lixa d`água 00 30. 3 (três) Jogos clínicos (espelho e pinça clínicos, explorador, sonda periodontal) 31.Agulha de Acupuntura: (embaladas individualmente)   Curta: 0.13x0.20   Longa: 0.25x0.30 32. Aparelho TENS – sem preferência de marca e modelo, desde que seja possível alterar as programações do aparelho. 33. Eletrodos de eletrocardiograma (adulto e/ou infantil) 34. Travesseiro pequeno – tipo para bebê 35. Pote de plástico grande e ebulidor para aquecimento de água. 36. Duas bolsas térmicas de gel (de farmácia) OBS. Para cada paciente o aluno deverá ter um jogo clínico e uma pinça para carbono. BIOSSEGURANÇA EM CLÍNICA Conceitos básicos e procedimentos  Tenha em mente que todo indivíduo é potencialmente um transmissor de doença infectocontagiosa. Dessa forma, na prática odontológica, a infecção cruzada (transmissão de agentes infecciosos entre pessoas que se encontram em um mesmo ambiente clínico) pode ocorrer: a) Dos pacientes para os profissionais e equipe auxiliar. b) Dos profissionais ou equipe auxiliar para os pacientes. c) De um paciente para outro, via pessoal ou meios odontológicos. d) Via fômites, podendo atingir tanto os pacientes, quanto o pessoal de serviço. Assim, para que se possa ter um adequado nível de controle sobre as possibilidades de infecção cruzada, alguns cuidados se impõem. A) Atenção do profissional e pessoal auxiliar a) Lavagem das mãos: sabonete líquido com característica antisséptica. b) Secagem das mãos com papel toalha c) Vestimentas: uniforme branco completo, sobre as vestes E.P.I completo, máscara, luvas e gorro descartáveis, óculos normais ou de proteção. d) Uso de sobre luvas descartáveis: aplicável a qualquer situação fora do campo operatório. B) Atenção aos equipamentos e às superfícies de trabalho  Antes de dispor seu material para o desenvolvimento do trabalho do dia e no intervalo para troca de pacientes, aplicar álcool 70 à toalha descartável de papel e esfregar as superfícies de trabalho (superfície da bancada auxiliar, alça do refletor, pontas de alta e de baixa rotação, seringa tríplice, botoneira da cadeira, encosto da cabeça, encosto do mocho, a superfície do carrinho auxiliar e as pontas da unidade de sucção). C) Aplicação de barreiras a) Botoneira da cadeira, alça do refletor, encosto do mocho e as pontas da unidade de sucção - aplicar filme de PVC (Magipack, Rolopack ou similar) b) Superfícies da bancada e do carrinho auxiliar -cobrir com pano de campo descartável c) Pontas: caneta de alta-rotação- envolver em protetor descartável de látex outras pontas - envolver com filme de PVC  seringa tríplice - cobrir com tubo plástico descartável (canudo de refrigerante). Substituir as barreiras a cada troca de paciente D) Descarte de material contaminado  Todo material contaminado deverá ser descartado em condições adequadas. Sacos de plástico, na cor branca, com indicação de material contaminado para todos os produtos que não sejam cortantes ou perfurantes.  Latas, embalagens de plástico rígido ou caixa de papelão resistente para agulhas, bisturís ou outros produtos cortantes ou perfurantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS:  - Não deixar os cabelos para fora do gorro - Sempre oferecer gorro e óculos para o paciente - Não usar sandálias - Utilizar babador impermeável - Organize sempre sua bancada

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