Error: O arquivo não existe?
Please make sure the PHP GD library is properly installed.

Especialização em Distúrbios do Sono (MEC)

Código do curso: 06998

Nível: Especialização

Público-alvo:

Profissionais graduados na área da saúde.

Unidade: Campinas

Status:
Aberto

Investimento:
13 x R$ 2.249,90

Pré-matrícula:
R$ 1.125,00

Periodicidade:
A cada 3 semanas

Dia(s) da Semana:
De quinta e sexta-feira

Duração:
13 Meses

Carga horária:
602 horas/aula

Início:
01/09/2022

Horário:
Ver às observações abaixo

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Afonso Mei

Objetivo do curso

Capacitar o profissional de saúde na área de Medicina do Sono para que este compreenda o sono normal, ciclo sono/vigília e ontogenia, além da etiologia, fisiopatologia e epidemiologia, considerando os aspectos anatômicos, neuroquímicos e genéticos visando o desenvolvimento de habilidades e atitudes para atuar na promoção da importância do sono, bem como na prevenção, manutenção e reabilitação dos pacientes com transtornos do sono e suas comorbidades através do diagnóstico, execução de exames complementares e tratamento clínico, cirúrgico e psicoterápico nos ciclos de vida. 

Minicurrículo do Coordenador

Prof. Dr. Paulo Afonso Mei

Neurologista e Neurofisiologista pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);

Doutorado em Neuroimagem pela UNICAMP/University of Cambridge, Reino Unido (doutorado sanduíche);

Formação em Medicina do Sono pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/AFIP);

Professor de Neurologia da Faculdade São Leopoldo Mandic;

Médico colaborador voluntário do Ambulatório de Distúrbios do Sono, HC-UNICAMP. 


Coordenador adjunto

Prof. Dr. Miguel Gonçalves Meira e Cruz

Médico Dentista pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Lisboa, Portugal;

Especialista Europeu em Medicina do Sono pela European Sleep Research Society;

Especialista Internacional em Doenças do Sono pela World Sleep Society;

Master em Sono: Medicina e Fisiologia, pela Universidade Pablo Olavid, Sevilha, Espanha;

Diplomado em Medicina do Sono pelo Royal College of Edimburgh, Escócia, Reino Unido;

Diplomado pela Escola de Medicina do Sono de Stanford, Palo Alto, Estados Unidos;

Diretor do Centro Europeu do Sono, Lisboa, Torres Vedras e Setúbal, Portugal;

Diretor da Unidade de Sono do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, Portugal;

Coordenador da Pós-Graduação em Cronobiologia e Medicina do Sono na CESPU Formação, Vila Nova de Famalicão, Portugal;

Professor Convidado Estrangeiro em Medicina do Sono da Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, Brasil;

Conheça um pouco mais sobre o coordenador do curso, e todo o conhecimento que você pode adquirir ao realizar este curso! Assista ao episódio do Programa Mandicast que o professor disponibilizou para você, hospedado no YouTube da São Leopoldo Mandic!

https://youtu.be/H8Eh4I-8GkQ

Programação

Horário do curso na área de concentração: de quinta-feira das 8h às 22h e sexta-feira das 8h às 18h.

ATENÇÃO:

Programação do primeiro dia de aula:

08h - Horário de chegada na instituição;

08h30 - A abertura do curso com a presença do Diretor de Pós-graduação e Pesquisa da SLMANDIC.

Qualquer ponto referente a documentação e assinatura do contrato devem ser tratadas no primeiro dia.

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas. 

Conteúdo Programático:

Conteúdo prático: 

19 semanas de ambulatório (quintas e sextas), na Clínica MedMandic (vinculada à Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas), com prática das 08:00 às 12:00, intervalo para almoço das 12:00 às 13:00 e retomada das atividades das 13:00 às 18:00

Conteúdo teórico: 

Aulas versando sobre os seguintes temas:

Introdução sobre o curso e apresentações;

História e Culturas do Tempo e do Sono na Sociedade e na Medicina;

Ritmos, Sono e Economia Global;

O tempo e a vida: Conceitos Gerais sobre a influência do tempo na biologia e na fisiologia humana;

Os relógios biológicos, os ritmo circadianos, o sono e a vigília;

Cronobiologia Clínica;

Neurobiologia e fisiologia do Sono;

As queixas de sono;

Exame clínico e semiológico do paciente com Distúrbio do Sono;

Investigação complementar em Sono (exames diagnósticos);

Exames Simplificados e Wearables na avaliação e apoio ao diagnóstico em Medicina do Sono;

Introdução à Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD-3);

Insônia - Diagnóstico,tratamento farmacológico e não farmacológico;

Distúrbios de Hipersonolência Central: Narcolepsia e outros;

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) em Sono;

Distúrbios do Sono na população pediátrica;

Distúrbios do Ritmo Circadiano Sono-Vigília;

Parassonias Relacionadas ao sono Não-REM;

Parassonias Relacionadas ao sono REM;

Distúrbios de Movimento Relacionados ao Sono;

Distúrbios Respiratórios Relacionados ao Sono: Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) - Diagnóstico, Tratamento Clínico e Tratamento Cirúrgico;

Fonoterapia em Sono;

Fisioterapia em Sono;

Pesquisa básica em Sono;

Outros Distúrbios Respiratórios Não-AOS Relacionados ao Sono;

Ética e Deontologia aplicada à Medicina do Sono;

Aspectos Médico-Legais em Medicina do Sono;

Outros tópicos relevantes ao curso, a serem definidos pelos organizadores;

As aulas poderão ser em formato presencial ou remoto, a depender da disponibilidade do palestrante;

Reuniões mensais para discussão de artigos recentes (formato online).

Corpo Docente

Prof. Ms. Miguel Gonçalves Meira e Cruz

Médico Dentista pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Lisboa, Portugal;

Especialista Europeu em Medicina do Sono pela European Sleep Research Society;

Especialista Internacional em Doenças do Sono pela World Sleep Society;

Master em Sono: Medicina e Fisiologia, pela Universidade Pablo Olavid, Sevilha, Espanha;

Diplomado em Medicina do Sono pelo Royal College of Edimburgh, Escócia, Reino Unido;

Diplomado pela Escola de Medicina do Sono de Stanford, Palo Alto, Estados Unidos;

Diretor do Centro Europeu do Sono, Lisboa, Torres Vedras e Setúbal, Portugal;

Diretor da Unidade de Sono do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, Portugal;

Coordenador da Pós-Graduação em Cronobiologia e Medicina do Sono na CESPU Formação, Vila Nova de Famalicão, Portugal;

Professor Convidado Estrangeiro em Medicina do Sono da Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, Brasil;

Conheça um pouco mais sobre o coordenador do curso, e todo o conhecimento que você pode adquirir ao realizar este curso! Assista ao episódio do Programa Mandicast que o professor disponibilizou para você, hospedado no YouTube da São Leopoldo Mandic!

https://youtu.be/H8Eh4I-8GkQ

Prof. Dr. Paulo Afonso Mei

Neurologista e Neurofisiologista pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);

Doutorado em Neuroimagem pela UNICAMP/University of Cambridge, Reino Unido (doutorado sanduíche);

Formação em Medicina do Sono pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/AFIP);

Professor de Neurologia da Faculdade São Leopoldo Mandic;

Médico colaborador voluntário do Ambulatório de Distúrbios do Sono, HC-UNICAMP;

Coordenador do Ambulatório de Neurologia e Distúrbios do Sono da Clínica MedMandic.

Prof. Dr. Aurélio Rochael Almeida

Prof.ª Dr.ª Tânia Marchiori Cardoso

Atrativos

Oportunidade de aprofundar os conhecimentos técnicos do profissional em Medicina do Sono, área multiprofissional e de destaque na atualidade, em curto intervalo de tempo, com discussão teórico e prática (através de discussão e exemplificação com casos clínicos e discussão dos aspectos semiológicos e aplicação de questionários validados em pesquisa) dos principais distúrbios de sono com profissionais locais e internacionais, com experiência clínica nesta área;

Capacitação em aspectos práticos de laboratório - polissonografia, poligrafia cardiorrespiratória, actigrafia, testes de vigilância psicomotora. Treinamento para que o profissional tenha discernimento para indicação de diversas terapias - CPAP, Cirugia, Aparelhos orais, terapia miofuncional e Ortodontia.

Estrangeiros

Foreign prospective students: 

a) Apply online or through the Sales Department by calling 0800 941 7 941.

b) Enrollment:

Make the payment corresponding to enrollment fee for the selected course using a bank payment slip if you have a CPF (national insurance number). You may also pay using a credit card or international bank transfer.

c) Formalizing your enrollment:

* In order to complete the enrollment process, you will be required to sign the contract and pay the first three months of tuition fees in advance on the first day of academic activities. Payments must be made in Brazilian currency (Real).

The remaining installments must be paid from the second module monthly on the 5th, 10th, 15th or 20th of each month, which you must choose when contracting the course.

The details for payment via international bank transfer using a current account are:

Payment Orders in USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - USA

SWIFT BIC: IRVTUS3N

TAB: 053000196

Account number: 6550422632

Payee Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo Brazil

SWIFT BIC: ITAUBRSP

Payee Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9

d) Upon confirmation of enrollment in the selected course, scanned copies (front and back) of the following documents must be sent to [email protected]

· Birth or marriage certificate – certified by the Brazilian consulate;

· Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter the Brazil (whenever applicable);

· RNE - Foreign National Registry OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil;

· Recent proof of residence (last three months).

· One 3 cm x 4 cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning.

e) On the first day of academic activities, it is necessary to bring the original graduation certificate translated by a certified translator and stamped by the Brazilian consulate, which will be digitized by the secretariat.

Note: This higher education institution will only regard the student as duly enrolled once all the aforementioned documents have been received and accepted.

All assignments, tests and other written activities will be done in Portuguese.


Estrangeiros:

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.​

c) Matrícula:​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato. ​

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.​

Ordens de Pagamento em USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - EUA

BIC SWIFT: IRVTUS3N

ABA: 053000196

Account number: 6550422632

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo - Brasil

BIC SWIFT: ITAUBRSP

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9​

d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço [email protected]

·      ​Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;

·      Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;

·      RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;

·      Comprovante de Residência recente (últimos três meses). 

·      1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

​e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Forma de Pagamento da Pré-Matrícula: Boleto bancário ou cartão de crédito (parcela mínima de R$ 500,00 em até 6x).

Formas de Pagamentos das Mensalidades: Os pagamentos das mensalidades deverão ser efetuados por meio de boletos bancários que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso. No caso de estrangeiros, o aluno deve pagar antecipadamente três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real). As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Reembolso:

(1) Caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos, até 20 (vinte) dias antes da data de seu início, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará o equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas;

(2) Caso encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente ao Curso, mesmo que não tenha frequentado as aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os Cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo(a) desistente;

(3) Para inscrito(a)s em Cursos denominados “Vagas Remanescentes/Início imediato”, caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos até 20 (vinte) dias antes da data do próximo módulo, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas.

Observação importante: Se o Curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, pela Instituição, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% (cem por cento) do valor pago a título de pré-matrícula, independente do período em que o(a) mesmo(a) tenha ciência desse remanejamento.

O(A) inscrito(a), uma vez ciente desse remanejamento e optando pela desistência do Curso, a devolução será de 80% do valor pago da pré-matrícula.

Seleção e matrícula

a) Inscrição:

​Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.

​b) Pré-matrícula:

​Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.

​c) Matrícula:

​*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato.

 As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

​d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço [email protected]

  • RG digitalizado - (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);
  • CPF digitalizado;
  • Comprovante de Endereço recente;
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada. ​

Obs.: Caso não possua o registro profissional de sua área de atuação (Ex.: CRO, CRM, etc), será necessário o envio do Diploma de Graduação digitalizado.

A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Política de desconto

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 30/06/2022, 20% para aqueles realizados até o dia 31/07/2022 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 22/08/2022.

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na pré-matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Materiais

Material para conteúdo prático: 

Jaleco;

Estetoscópio;

Lanterna médica;

Material para conteúdo teórico: 

Caderno para anotações;

Opcional: tablet ou laptop.

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: [email protected]

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: + 55 (19) 2660-3380​

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

R. Dr. José Rocha Junqueira, 13 - Pte. Preta, Campinas - SP, 13045-755
X