Error: O arquivo não existe?
Please make sure the PHP GD library is properly installed.

Especialização em Ortodontia (MEC/CFO) + Capacitação em Alinhadores Bucais (MEC)

Código do curso: 06461

Nível: Especialização

Público-alvo:

Graduados e Pós-Graduados em Odontologia.

Unidade: Brasília

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:
36 x R$ 1.500,00

Pré-matrícula:
R$ 750,00

Periodicidade:
Mensal

Dia(s) da Semana:
De quarta-feira a sábado

Duração:
36 Meses

Carga horária:
2080 horas/aula

Início:
27/04/2022

Horário:
Das 8h às 18h

Coordenador: Prof. Ms. José Gonçalves de Oliveira Filho

Objetivo do curso

Fornecer conhecimentos teóricos, laboratoriais e clínicos para a formação de especialistas em Ortodontia, capazes de realizar corretos diagnósticos e de executar os melhores tratamentos para prevenir, interceptar e corrigir más oclusões e outras desarmonias do complexo dentofacial. Capacitar o dentista em alinhadores estéticos.

Minicurrículo do Coordenador

Prof. Ms. José Gonçalves de Oliveira Filho

Graduado em Odontologia pela Universidade Paulista, Bauru/SP em 2001;

Especialista em Dentística pela USP-HRAC, Bauru/SP;

Especialista em Ortodontia pela ABO, Brasília/DF ;

Mestre em Ortodontia pela FHO, Araras/SP;

Speaker Aditek Orthodontics;

Key Opinion Leader – ClearCorrect/Straumann Group;

Professor do Departamento de Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e Fisiologia Oral e Bucomaxilofacial no curso de Odontologia do Centro Universitário ICESP, Brasília/DF;

Professor convidado em cursos de especialização em Ortodontia e Odontopediatria pelo Brasil.

Ortodontista clínico há 20 anos.

Programação

Primeiro Módulo - Área de Concentração: Ortodontia.

ATENÇÃO:

Programação do primeiro dia de aula:

08h - Horário de chegada na instituição;

08h às 10h - Entrega da documentação e assinatura do contrato;

10h - A abertura do curso com a presença da Coordenação da Unidade;

11h00 – Tour pelas instalações físicas e foto da turma;

13:30h – Apresentação da coordenação e início das atividades.

Segundo e Terceiro módulos - Domínio Conexo: Disciplinas obrigatórias e exigidas pelo MEC (Ministério da Educação) e CFO (Conselho Federal de Odontologia), sendo comuns a todas as especialidades, da seguinte forma: 

Segundo módulo para as disciplinas de Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa, serão realizados na forma EAD.

Terceiro módulo, para as disciplinas de  Ética e Legislação Odontológica e Metodologia da Pesquisa Científica serão realizados na forma EAD.

Obs.: Os alunos que já realizaram as disciplinas destes dois módulos de Domínio Conexo (Emergências Médicas, Metodologia da Pesquisa Científica, Terapêutica Medicamentosa e Ética e Legislação Odontológica) em outro curso de Especialização, podem solicitar junto ao Departamento Comercial, antes de iniciar a frequência no curso, a análise da dispensa (convalidação) destes estudos, desde que respeitado o prazo mínimo de até 4 anos da data de início do curso. Excepcionalmente para ex-alunos da Instituição São Leopoldo Mandic, será concedido desconto proporcional nas disciplinas convalidadas de Domínio Conexo. Caso a solicitação ocorra após o início das aulas, o desconto só terá vigência nos meses posteriores à data do pedido.

A partir do quarto módulo, o curso ocorrerá regularmente de quarta-feira à sábado, das 08h às 18h, com aulas voltadas para a Área de Concentração (Ortodontia).

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas. 

“O ingresso na turma está condicionado a data de emissão do CRO do aluno, a qual não poderá ser posterior à data de início do curso, em atendimento às regras do CFO.”

Conteúdo Programático:

Área de Domínio Conexo (módulos comuns):

Emergências Médicas;

Metodologia da Pesquisa Científica;

Terapêutica Medicamentosa;

Ética e Legislação Odontológica.

Área de Concentração (Ortodontia):

Unidade I - Ortodontia Laboratorial

1. Montagem de Typodont (Mecânica Edgewise)

2. Técnica Edgewise Simplificada

3. Confecção de bandas ortodônticas

4. Acessórios Ortodônticos

5. Cimentação de Bandas

6. Posicionamento de acessórios ortodônticos 

7. Fios Ortodônticos

8. Dobradura de Fios

9. Diagramas Ortodônticos

10. Torques

11. Arcos Ideais

12. Nivelamento e Alinhamento dos Dentes

13. Fases do Tratamento Ortodôntico

14. Movimentação Ortodôntica

15. Tratamento da Má Oclusão de Classe I 

16. Arcos de Retração

17. Arcos de Intercuspidação

18. Tratamento da Má Oclusão de Classe II

19. Confecção de Arco Extra-Bucal e Placa Lábio Ativa

20. Forças Elásticas

21. Finalização de Tratamento

Unidade II – Diagnóstico

22. Análise Facial

23. Análise do sorriso

24. Classificação das Más Oclusões

25. Etiologia das Más Oclusões 

26. Padrões Faciais de Crescimento 

27. Displasias verticais. Mordida aberta anterior – Face Longa.

28. Displasias verticais. Mordida profunda – Face Curta

29. Ficha Clínica/Exame Clínico Ortodôntico

30. Diagnóstico em Ortodontia

31. Elementos Essenciais para o Diagnóstico Ortodôntico 

32. Documentação Ortodôntica

33. Oclusão Normal na Dentição Decídua, Mista e Permanente

34. Desenvolvimento e fisiologia da oclusão

35. Desenvolvimento da Oclusão

36. Cefalometria Radiográfica

37. Traçado, pontos, linhas e planos

38. Análise Padrão USP

39. Análise de Tweed

40. Análise de Steiner

41. Análise de McNamara

42. Análise Wits

43. Análise de Ricketts

44. Determinação da Idade Óssea através da Radiografia Carpal

45. Análise da Dentição Mista (Análise dos Modelos)

46. Análise de Bolton

47. Métodos de Estudo do Crescimento Ósseo

48. Crescimento e Desenvolvimento Crânio Facial

49. Diagnóstico e Planejamento do Tratamento Ortodôntico 

50. Limitações e Problemas Especiais 

51. Fotografia na Ortodontia

52. Modelos digitais

Unidade III - Ortodontia Preventiva e Interceptora

1. Hábitos Bucais Deletérios

2. Manutenção e Recuperação de Espaço

3. Tratamento das Mordidas Cruzadas e Mordidas Abertas

4. Tratamento Precoce das Atresias Maxilares e Más Oclusões de Classe III

5. Diagnóstico e tratamento das alterações transversais. Expansão Rápida Maxilar

6. Aparelhos de Tração Reversa Maxilar

7. Extrações Seriadas

8. Eficiência no Tratamento da Classe II

9. Aparelhos Ortodônticos Interceptadores e para Pequenos Movimentos Dentários

10. Arco Base de Ricketts

11. Qual a idade para se tratar um paciente?

Unidade IV- Ortopedia Funcional dos Maxilares

1. Princípios Biomecânicos dos Aparelhos Ortopédicos

2. Utilização do crescimento na correção ortopédica.

3. Associação Ortodontia e Ortopedia

4. Aparelhos Ortopédicos

5. Ortopedia funcional: Ativador, Bionator, Frankel, 

6. Ortopedia funcional Fixa: Herbst, Twin Force, APM.

7. Utilização dos Guias de Erupção. Nite-Guide e Occlus-o-Guide

8. Ortopedia para classe II e classe III

Unidade V - Ortodontia Corretiva

1. Fundamentos Biológicos e Princípios Biomecânicos do Movimento Dentário

2. Reação Tecidual frente ao Movimento Dentário 

3. Reabsorções radiculares

4. Técnica do Arco Reto (Straight Wire)

5. Planejamento da movimentação dentária. Análise de Andrews

6. Prescrições de Bráquetes

7. Aparelhos Pré-Ajustados. Andrews, Roth, MBT e Nanda

8. Introdução à Técnica de Arco Segmentado de Burstone

8.1. Arcos de Intrusão

8.2. Arco de Tracionamento de canino incluso

8.3. Alças de Verticalização de Molar

8.4. Alças de Retração

9. Movimentos de Intrusão/Extrusão Dentária

10. Mecânica de Classe I, Classe II e Classe III

11. Utilização de Elásticos em Ortodontia

12. Apinhamentos e Diastemas

13. Desgastes Interproximais

14. Aparelhos Distalizadores Intra e Extra-Orais

15. Técnicas de Retração de Dentes

16. Controle da Movimentação do Canino

17. Controle da Sobremordida e Sobressaliência

18. Controle do Molar

19. Ancoragem Ortodôntica Extra e Intra-Bucal

20. Micro-Parafusos no Tratamento Ortodôntico (teórico/prático)

21. Tratamento de dentes Impactados

22. Tratamento das más oclusões assimétricas

23. Integração Ortodontia-Periodontia-Prótese.

24. Integração Ortodontia-Dentística-Estética

25. Supranumerários e Agenesias. Condutas Clínicas

26. Extração de incisivo inferior

27. A Ortodontia e a Apnéia Obstrutiva do Sono/Ronco

28. DTM e Ortodontia

29. Oclusão estática x Oclusão funcional. Ajuste oclusal

30. Finalização do tratamento ortodôntico

31. Contenção Ortodôntica e Recidiva

32. Tratamento Ortodôntico em Adultos (Particularidades)

33. Aparelhos autoligados

34. Invisalign

35. Disjunção Cirurgicamente Assistida

36. Cirurgia Ortognática

Corpo Docente

Prof. Dr. Carlos Henrique Guimarães Junior

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Brasília;
Especialista em Ortodontia pela PUC-RJ;
Mestre em Ortodontia pela Universidade Cidade de São Paulo;
Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP;
Coordenador do Programa Anual de educação continuada para Brasileiros no Departamento de Ortodontia da Universidade de Connecticut - EUA; 
Professor convidado em diversos cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior.

Prof. Ms. Erica Bernini Cascaldi

Prof. Elvis Couto

Atrativos

Módulo teórico/ laboratorial (Hands-on) de minimplantes

Instalação de minimplantes em pacientes da clínica nos casos indicados

Capacitação em alinhadores transparentes – foco no Invisalign e Clear Aligner

Técnicas de Bráquetes autoligáveis

Técnica STRAIGTH-WIRE DE ANDREWS.

Princípios de Edgewise e TAS (técnica do Arco Segmentado).

Carga horária total do curso: 2.080 horas aula, sendo 2.000 na Especialização em Ortodontia e 80 horas aula na Capacitação em alinhadores bucais

Estrangeiros

Foreign prospective students: 

a) Apply online or through the Sales Department by calling 0800 941 7 941.

b) Enrollment:

Make the payment corresponding to enrollment fee for the selected course using a bank payment slip if you have a CPF (national insurance number). You may also pay using a credit card or international bank transfer.

c) Formalizing your enrollment:

* In order to complete the enrollment process, you will be required to sign the contract and pay the first three months of tuition fees in advance on the first day of academic activities. Payments must be made in Brazilian currency (Real).

The remaining installments must be paid from the second module monthly on the 5th, 10th, 15th or 20th of each month, which you must choose when contracting the course.

The details for payment via international bank transfer using a current account are:

Payment Orders in USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - USA

SWIFT BIC: IRVTUS3N

TAB: 053000196

Account number: 6550422632

Payee Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo Brazil

SWIFT BIC: ITAUBRSP

Payee Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9

d)  Upon confirmation of enrollment in the selected course, scanned copies (front and back) of the following documents must be sent to [email protected]

· Birth or marriage certificate – certified by the Brazilian consulate;

· Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter the Brazil (whenever applicable);

· RNE - Foreign National Registry OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil;

· Recent proof of residence (last three months).

· One 3 cm x 4 cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning.

e) On the first day of academic activities, it is necessary to bring the original graduation certificate translated by a certified translator and stamped by the Brazilian consulate, which will be digitized by the secretariat.

Note: This higher education institution will only regard the student as duly enrolled once all the aforementioned documents have been received and accepted.

All assignments, tests and other written activities will be done in Portuguese.


Estrangeiros:

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.​

c) Matrícula:​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato. ​

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.​

Ordens de Pagamento em USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - EUA

BIC SWIFT: IRVTUS3N

ABA: 053000196

Account number: 6550422632

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo - Brasil

BIC SWIFT: ITAUBRSP

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9​

d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço [email protected]

·      ​Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;

·      Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;

·      RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;

·      Comprovante de Residência recente (últimos três meses). 

·      1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

​e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Forma de Pagamento da Pré-Matrícula: Boleto bancário ou cartão de crédito (parcela mínima de R$ 500,00 em até 6x).

Formas de Pagamentos das Mensalidades: Os pagamentos das mensalidades deverão ser efetuados por meio de boletos bancários que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso. No caso de estrangeiros, o aluno deve pagar antecipadamente três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real). As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Reembolso:

(1) Caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos, até 20 (vinte) dias antes da data de seu início, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará o equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas;

(2) Caso encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente ao Curso, mesmo que não tenha frequentado as aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os Cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo(a) desistente;

(3) Para inscrito(a)s em Cursos denominados “Vagas Remanescentes/Início imediato”, caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos até 20 (vinte) dias antes da data do próximo módulo, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas.

Observação importante: Se o Curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, pela Instituição, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% (cem por cento) do valor pago a título de pré-matrícula, independente do período em que o(a) mesmo(a) tenha ciência desse remanejamento.

O(A) inscrito(a), uma vez ciente desse remanejamento e optando pela desistência do Curso, a devolução será de 80% do valor pago da pré-matrícula.

Seleção e matrícula

a) Inscrição:

​Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.

​b) Pré-matrícula:

​Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.

​c) Matrícula:

​*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato.

 As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

​d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço [email protected]

  • RG digitalizado - (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);
  • CPF digitalizado;
  • Comprovante de Endereço recente;
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada. ​

Obs.: Caso não possua o registro profissional de sua área de atuação (Ex.: CRO, CRM, etc), será necessário o envio do Diploma de Graduação digitalizado.

A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Política de desconto

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/03/2021, 20% para aqueles realizados até o dia 30/04/2021 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 15/04/2022.

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na pré-matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Materiais

Kit de Alicates

Kit de bandas ortodônticas

Typodont

Arcos ortodônticos

Acessórios (tubos, botões, elásticos, molas, etc..)

Câmera fotográfica

Resina fotopolimerizável, cimento de ionômero de vidro e materiais de moldagem

Materiais de soldagem

AEB, PLA

Minimplantes ortodônticos

Observação:A lista completa de materiais consta no manual do aluno em CD que será entregue no SEGUNDO módulo.

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: [email protected]

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: (19) 99228-8781​

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

SHIS QI 3, Bloco E Lote A, Centro Empresarial Terracotta - Lago Sul, Brasília - DF, 71605-500
X