História
Conheça a origem do grupo São Leopoldo Mandic e como somos importantes para o Brasil na área da saúde.
Pós-graduação de Odontologia em Araras
Em 2020, a São Leopoldo Mandic passa a oferecer cursos de pós-graduação em odontologia na cidade de Araras-SP.
Mestrado de Medicina + Faculdade Medicina do Sertão
A Faculdade São Leopoldo Mandic conquistou a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para inaugurar a pós-graduação em Ciências Médicas. Outro marco foi a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a abertura da Faculdade Medicina do Sertão, localizada na cidade de Arcoverde-PE, e que faz parte do Grupo São Leopoldo Mandic.
De olho na inovação
Em 2019, a Faculdade São Leopoldo Mandic criou o Hub Mandic – um espaço para fomentar e ajudar as áreas de ciência, inovação e tecnologia a se conectarem com o setor da saúde.
Fortalecimento das empresas do grupo
Em 2018 foi inaugurada a MedMandic, clínica médica com mais de 30 especialidades, para atender a população. O grupo também criou o Mandic Digital, um laboratório para a produção de elementos protéticos, que utiliza a mais alta tecnológica CAD/CAM unida a um fluxo digital. No mesmo ano, a Instituição estabeleceu um hospital-escola em Santa Bárbara D’Oeste-SP, que passou a se chamar “Hospital Santa Bárbara – Faculdade São Leopoldo Mandic”.
Nova Faculdade de Medicina + doação de UBS
Em 2017, a São Leopoldo Mandic recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para abrir uma nova Faculdade de Medicina, na cidade de Araras-SP. No mesmo ano, a Instituição doou para Campinas, a maior Unidade Básica de Saúde – UBS do município: UBS Zizi Junqueira, construída pela SLMANDIC, e entregue como doação ao município de Campinas. Trata-se da maior UBS da cidade de Campinas e mais um campo de prática para alunos e residentes da Instituição.
O nome da Instituição passa a ser Faculdade São Leopoldo Mandic
Em 2015, o nome da Instituição passa a ser Faculdade São Leopoldo Mandic, nos termos da Portaria MEC n° 801, de 26/10/2015, publicada no DOU de 27/10/2015.
Curso de graduação em Medicina da São Leopoldo Mandic
Em 2013, o Ministério da Educação (MEC) aprovou, com nota máxima, o curso de graduação em Medicina da São Leopoldo Mandic, nos termos da Portaria do MEC n° 132, de 20/03/2013, publicada no DOU de 21/03/2013. No segundo semestre deste mesmo ano, a Instituição passou a ofertar, também, curso de Pós-Graduação nesta área de ensino.
Destaque na avaliação do Ranking Universitário
Em 2012, a Faculdade São Leopoldo Mandic foi destaque na avaliação do Ranking Universitário do jornal Folha de São Paulo (RUF), como a 2ª melhor Faculdade de Odontologia do País. Em 31 de agosto de 2012, o Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic obteve a renovação de reconhecimento de seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível Profissional (Mestrado) e Acadêmico (Mestrado e Doutorado) com nota de excelência em ambos, de acordo com a Portaria MEC n° 1077.
Credenciada para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância
Em 2011, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic foi credenciada para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância, nos seguintes polos de apoio presencial: Polo da Sede da Instituição – Campinas – SP, Polo São Paulo – SP e Polo Fortaleza – CE.
Unidades de Pós-graduação
Em 2009, foram inauguradas as unidades nas cidades de Belo Horizonte – MG, Curitiba – PR e São Paulo – SP, oferecendo os cursos de pós-graduação.
A primeira Instituição da Área da Saúde do Brasil
Em 2009, o MEC reconhece a São Leopoldo Mandic como a melhor Instituição de Ensino Superior da área da saúde no País, dentre 2.137 instituições avaliadas no IGC/2008. Esse reconhecimento permaneceu nos anos posteriores, consagrando a São Leopoldo Mandic como uma das dez melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil.
Nova Unidade de Pós-graduação
Em 2007, a São Leopoldo Mandic inaugura a unidade de Vila Velha-ES, que passa a oferecer, também, cursos de pós-graduação em odontologia.
Credenciada para a oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e inaugura nova Unidade
Em 2005, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic foi credenciada para a oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância nas suas áreas de competência acadêmica. Neste mesmo ano, a instituição inaugura a unidade de Fortaleza-CE, oferecendo cursos de pós-graduação.
Nova Unidade de Pós-graduação
Em 2004, a São Leopoldo Mandic inaugura a unidade de Brasília-DF, que também oferecia cursos de pós-graduação em odontologia.
Credenciamento da Faculdade de Odontologia
Cinco anos depois, em 2003, ocorreu o credenciamento da Faculdade de Odontologia, conforme Portaria do MEC nº 3.112, de 31/10/2003, publicada no DOU de 04/11/2003.
Unidades de Pós-graduação
Em 2002, foram criadas as primeiras unidades de pós-graduação da SLMANDIC nas cidades de Porto Alegre-RS e Rio de Janeiro-RJ.
Mestrados e Doutorados em Odontologia
Em 1998, foram criados os Mestrados e Doutorados em Odontologia, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com base na excelência do corpo docente e na qualidade do seu projeto acadêmico.
Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Em 1997, o Centro de Estudos Frei Leopoldo Mandic, já consolidado, passou a denominar-se Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, com a finalidade de ministrar cursos de aperfeiçoamento e especialização, com reconhecimento do Conselho Federal de Odontologia, em todas as áreas de conhecimento da Odontologia.
Centro de Estudos Frei Leopoldo Mandic
Em 1978, foi fundado o Centro de Estudos Frei Leopoldo Mandic, com a finalidade de promover estudos e pesquisa em Odontologia, por meio de oferta de cursos e a promoção de eventos científicos na área, além do fomento ao ensino, pesquisa e prestação de serviços comunitários.
A Origem
A origem da Faculdade São Leopoldo Mandic está estritamente ligada à história do Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, que se iniciou com as atividades de um grupo de estudo informal, constituído por Cirurgiões-Dentistas e Médicos, que se reuniam periodicamente para estudar e discutir casos clínicos e odontológicos, desde o ano de 1972.