2º MeetUp de 2024 do Hub Mandic destaca inovações no uso de células-tronco

O segundo MeetUp do Hub Mandic ocorreu na quarta-feira, 27 de março, na entrada do Bloco M da Faculdade São Leopoldo Mandic. Este evento mensal tem como propósito promover diálogos entre empresas e alunos sobre temas relacionados à odontologia e medicina.

O tema desta edição foi “Inovações no Uso de Células-Tronco: a Experiência no Kennedy Space Center”, com a participação do Prof. Dr. André Pelegrine, docente da instituição, e José Ricardo Muniz Ferreira, CEO do R-Crio Células-Tronco. A conversa foi conduzida pelo Prof. Dr. Victor Montalli.

Durante o encontro, Pelegrine e Muniz explanaram sobre a pesquisa realizada no laboratório de ciências espaciais, localizado na Flórida, EUA. O estudo investigou a atividade de células-tronco em diferentes condições de microgravidade e oxigenação.

Muniz começou a discussão explicando a origem do projeto: “A iniciativa surgiu há alguns anos, por meio de uma parceria entre a R-Crio e a KSCIA International Space Academy, conhecida por seus programas de estudos que incluem pesquisadores brasileiros. Tive a oportunidade de conhecer os líderes do programa, o que resultou nessa parceria.”

Ao explicar os desafios enfrentados na pesquisa, Muniz mencionou: “Ao decidirmos trabalhar com células-tronco, o próximo passo foi escolher a fonte. Optamos pelo periósteo por ser um tecido interessante de trabalhar e por poder ser coletado sem uma fonte umedecida. No entanto, deparamo-nos com a fisiologia humana. Nós, seres humanos, temos adaptações à gravidade e reações negativas no tecido ósseo, o que exige mais da parte mecânica. Sem essa pressão, a falta de gravidade resulta em um processo muito semelhante à osteoporose e à artrose.”

Além disso, Pelegrine ressaltou que a pesquisa beneficiará as missões espaciais, nas quais os tripulantes precisam de cuidados especiais durante viagens prolongadas: “Qualquer trauma, por menor que seja, pode facilmente resultar em uma grande fratura, principalmente em longas distâncias. Portanto, estamos trabalhando em medicina regenerativa para acelerar o processo de cicatrização.”

Ao final, André Pelegrine explicou que a pesquisa se estende para outras regiões além do Kennedy Space Center, inclusive no Brasil. Ele também destacou que a realização da pesquisa só foi possível graças à confiança da Faculdade São Leopoldo Mandic, que apoiou o projeto e permitiu sua realização. Confira as fotos abaixo:

Confira as fotos da ação: