Formação continuada em Medicina: Dr. Guilherme Succi, diretor-executivo do Grupo São Leopoldo Mandic, comenta as novas perspectivas do mercado

Dr. Guilherme Succi analisa as novas demandas e as perspectivas que vêm moldando o mercado de formação médica no país, destacando pontos como formação continuada e oportunidades de especialização. 

A nova matéria publicada pela Revista Medicina S/A traz um panorama atualizado sobre a crescente busca por formas alternativas de formação continuada em Medicina no Brasil. O texto mostra como o aumento de profissionais formados, a escassez de vagas em residência e o avanço das tecnologias estão redesenhando o modelo tradicional de formação médica no país.

Os dados apresentados confirmam uma tendência já consolidada: a pós-graduação. Ela se tornou-se, para milhares de médicos, um caminho estratégico para complementar a formação, bem como aprimorar habilidades clínicas e ampliar as possibilidades de atuação.

“O Brasil vive uma revolução silenciosa: o número de médicos dobrou em pouco mais de uma década, chegando a quase 600 mil profissionais ativos em 2024, acompanhado da expansão de vagas em cursos de Medicina”, afirma o Dr.Guilherme Succi.

O descompasso entre o número de recém-formados e as oportunidades de residência impulsiona a busca por alternativas que permitam seguir carreira em uma especialidade. Para muitos, a pós-graduação oferece não apenas aprimoramento técnico, mas também segurança e autonomia clínica. Ambos atributos essenciais para a inserção profissional.

Depoimentos como o de Carolline Miranda, pós-graduanda em Psiquiatria na pós-médica Mandic, reforçam esse impacto. Ela conquistou sua primeira oportunidade formal como médica na área e destaca o papel decisivo da pós em sua trajetória.

A prática intensiva também aparece como um dos pilares mais valorizados pelos médicos. “A pós-graduação foi fundamental para o início do meu consultório. Além de ter experiência na parte dos procedimentos estéticos, tive também uma grande quantidade de pacientes para a prática clínica, o que me trouxe tranquilidade e conforto para atendimento no consultório”, descreve Michelle Velloso, pós-graduanda em Dermatologia na pós-médica Mandic.

Por fim, o texto também destaca critérios essenciais para escolher uma boa instituição de ensino. Entre eles o registro no MEC e carga horária prática. Além disso, ele também ressalta a importância da infraestrutura e a presença de tecnologias como inteligência artificial aplicada ao ensino.

A matéria na íntegra está disponível em medicinasa.com.br e reforça os benefícios da formação médica continuada por meio da pós-graduação. Assim, o texto aponta novos caminhos para o desenvolvimento profissional, com foco em qualidade, prática e aprimoramento clínico.

Para mais informações sobre pós-graduação médica Mandic, acesse: slmandic.edu.br  

Confira as fotos da ação:

Compartilhe:

Mais Notícias

sao-leopoldo-mandic-faculdade-de-medicina-graduacao-medica-sao-leopoldo-mandic-anuncia-parceria-internacional-com-a-cespu-e-envia-comitiva-de-alunos-e-professores-para-intercambio-em-portugal

Qual curso deseja encontrar?

Selecione abaixo o tipo de curso que você está buscando: