Com uma proposta pedagógica inovadora e em constante evolução, a Faculdade São Leopoldo Mandic reafirma seu protagonismo no cenário educacional ao investir fortemente em seu Programa de Internacionalização. A iniciativa integra uma visão estratégica de transformação institucional, qualificação acadêmica e desenvolvimento pessoal, promovendo experiências globais que enriquecem o ensino, a pesquisa e a formação profissional.
Entre as propostas, o programa oferece a estudantes e professores a oportunidade de vivenciar o aprendizado em instituições parceiras ao redor do mundo, com ênfase nas áreas de Medicina e Odontologia. Além disso, a Mandic também abre suas portas para receber alunos estrangeiros, fortalecendo o intercâmbio cultural e acadêmico.
Atualmente, estudantes de Medicina da instituição já participam de estágios hospitalares em universidades de referência em países como Portugal. Outros, como no caso da Harvard University, nos Estados Unidos, realizaram estágios eletivos que ampliaram suas experiências acadêmicas, científicas e de networking internacional.
A mobilidade acontece também no sentido inverso. Um exemplo é a estudante da Universidade de Coimbra, em Portugal, que realizou seus estágios eletivos na Mandic, vivenciando na prática o ensino médico oferecido pela instituição brasileira.
Outro destaque do Programa de Internacionalização é a modalidade Free Mover, que permite ao estudante realizar intercâmbios de forma independente, escolhendo a instituição de destino fora da rede conveniada. Nesses casos, a São Leopoldo Mandic oferece todo o suporte necessário para viabilizar a candidatura, incluindo a análise da instituição, contato com a universidade de interesse e auxílio na documentação.
Foi essa modalidade que levou o aluno Pedro Dantas, do 12º período de Medicina da unidade Araras, a realizar um estágio prático em Portugal.
“Fui através do programa Free Mover. A faculdade me ajudou com os documentos para que eu pudesse ser aceito. Foi extremamente proveitoso entender como funciona a Medicina em Portugal, que é um pouco diferente da do Brasil. Não foi um estágio observacional — eu participei ativamente, realizei procedimentos. A experiência foi muito enriquecedora”, relata.
Além da mobilidade acadêmica, o programa também promove palestras internacionais com convidados de diferentes países e ações voltadas ao fortalecimento do idioma inglês, preparando os alunos para atuarem em um ambiente globalizado e multicultural.
Com iniciativas como essa, a São Leopoldo Mandic reafirma seu compromisso com uma formação médica de excelência, voltada para o mundo — sem fronteiras para o conhecimento.
Consulte o cadastro da instituição no
e-MEC.
Consulte o cadastro da instituição no
e-MEC.
Copyright © 2024. Todos os direitos são reservados a Sociedade Regional de Ensino e Saúde LTDA. Política de privacidade | Política de cookies. Última Atualização do portal: 15/04/2025 16:30
Selecione abaixo o tipo de curso que você está buscando: