Na teoria, um corpo clínico formado por bons profissionais de saúde é a base para a construção de um negócio próspero, mas a realidade passa longe disso.
A verdade é que bons médicos não sustentam uma clínica ou um consultório se não existe um bom time de gestores por trás deles.
É através de uma boa gestão que uma clínica, ou consultório , consegue garantir o andamento eficiente de todas as atividades, mantendo o negócio em constante desenvolvimento, otimizando processos e aprimorando estratégias.
Neste artigo, você vai ver o que é gestão de clínicas e consultórios, sua importância e quais as principais áreas que todo gestor deve dominar para desenvolver seu negócio.
O que é Gestão de Clínicas e Consultórios?
Fazer a gestão de um ambiente de saúde envolve administrar recursos humanos, financeiros e trabalhar questões de logística,como levantamento de necessidades, gerenciamento de processos, desenvolvimento e aplicação de políticas internas.
Ou seja, o papel de um gestor é garantir a existência e funcionamento dos processos internos, fiscalizando se todos os equipamentos da clínica, ou consultório, estão em pleno funcionamento, se a quantidade de insumos é suficiente, os profissionais estão qualificados para exercer suas funções, entre outros.
O principal objetivo disso é garantir que o processo interno da clínica proporcione uma boa experiência e fidelização dos pacientes, além de transmitir mais segurança e construir uma relação de confiança.
Empreendedorismo
Para ser um empreendedor é necessária a construção de uma base teórica forte, com compressão de mercado, administração e desenvolvimentos de habilidades de gerenciamento de pessoas, liderança e comunicação.
Um bom gestor não precisa ser um expert em todas essas áreas, mas deve trabalhar com a preocupação de, ao menos, ter uma visão clara de seus objetivos, necessidades e contar com um plano de negócios bem estruturado.
Presença digital forte
Na era da comunicação digital, é indispensável que um negócio conte com uma presença digital forte, com o objetivo de atingir e conquistar pacientes.
Para isso, é necessária uma compreensão de gerenciamento de sites, redes sociais e outras plataformas, como o Google Meu Negócio, por exemplo.
Ainda pensando em fortalecimento da presença digital, é de suma importância que o gestor invista em aprender mais sobre estratégias de conteúdo, branding e publicidade paga.
Mas, é importante lembrar que, diferente de outros tipos de negócio, o marketing médico para clínicas e consultórios conta com uma série de restrições, respeitando as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Gestão financeira
Para questões de gestão financeira, o gestor pode contar com auxílio de uma contabilidade externa, mas é de suma importância a compreensão de que ela deve funcionar como um auxiliar e não atuar com a gestão na análise das necessidades do negócio.
Também é papel do gestor buscar por estratégias de otimização de gastos e aumento de lucratividade, sem depender de novos clientes ou reduzir a qualidade do atendimento.
O gestor também deve ser responsável por, frequentemente, analisar as despesas e acompanhar o fluxo de caixa da empresa e, com base nessas informações, elaborar um planejamento financeiro com proposta de crescimento e desenvolvimento do negócio.
Precificação Inteligente
Ainda falando sobre a gestão financeira, é importante que o gestor saiba calcular seus custos a fim de definir preços estratégicos e competitivos.
O preço dos procedimentos e consultas devem ser condizentes com a qualidade do serviço oferecido, priorizando, acima de tudo, a qualidade e bem estar dos pacientes, mas sem que isso gere prejuízo.
Um bom gestor deve estar preparado para balancear ambas.
Curso de Gestão de Clínicas e Consultórios
Agora que você já sabe o que precisa fazer para garantir que a sua clínica, ou consultório, cresça, é hora de aprender como fazer isso.
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