Na Medicina, considerando a necessidade constante de aprimoramento e cuidado de áreas cada vez mais específicas do corpo humano, é comum se deparar com o termo “subespecialidade”. Este termo se refere justamente às áreas de conhecimento e prática mais aprofundadas dentro de uma especialidade.
No caso da Pediatria, principalmente devido a sensibilidade e a necessidade de maior cuidado e atenção com a saúde infantil, a especialidade se desdobra em uma série de subespecialidades, como: Neuropediatria, Neonatologia, Nefrologia Pediátrica, entre muitas outras.
Neste artigo, você vai conhecer as subespecialidades da Pediatria e suas diferentes áreas de atuação.
Quais são as subespecialidades da Pediatria?
Diferente do que acontece com as especialidades médicas, não existe um número oficial de subespecialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Mesmo assim, é possível listarmos algumas das mais conhecidas.
Neonatologia
A Neonatologia é uma subespecialidade dentro da Pediatria que se encarrega do cuidado de recém nascidos de até 28 dias de vida, principalmente daqueles que necessitam de cuidados intensivos, seja devido a prematuridade ou a identificação de doenças congênitas e outras condições.
Neuropediatria
Nesta subespecialidade são estudadas, diagnosticadas e tratadas doenças e condições do sistema nervoso central e periférico em crianças e adolescentes. A Neuropediatria também é responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento neurológico da criança, abordando condições como: epilepsia, autismo, paralisia cerebral, dores de cabeça, distúrbios da fala e problemas musculares.
Alergia e Imunologia Pediátrica
Esta subespecialidade pediátrica é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas em crianças de adolescentes, como asma, rinite, alergias alimentares, entre outras. Além disso, a Alergia e Imunologia Pediátrica atua no acompanhamento do sistema imunológico, avaliando seu desenvolvimento.
Cardiologia Pediátrica
A Cardiologia Pediátrica é a subespecialidade médica dedicada ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e condições que afetam o coração ou o sistema cardiovascular de crianças e adolescentes. Esta subespecialidade foca em doenças presentes ao nascimento, como malformações cardíacas e também em problemas que surgem ao longo da vida, como hipertensão arterial, arritmias, elevação do colesterol, entre outros.
Nefrologia Pediátrica
Esta subespecialidade médica se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam os rins e o sistema urinário de crianças e adolescentes. Entre alguns dos quadros tratados pelo profissional da área de Nefrologia Pediátrica, estão: infecções urinárias, pedras nos rins, alterações congênitas, insuficiência renal e síndromes que afetam os rins.
Pós-graduação em Pediatria
A pós-graduação em Pediatria proporciona ao médico formado a oportunidade de se aprimorar profissionalmente na especialidade, unindo um conteúdo teórico aprofundado com uma experiência prática completa.
Na São Leopoldo Mandic, o médico conta com um corpo docente formado exclusivamente por mestres e doutores, capacitados para tirar as principais dúvidas dos alunos e oferecer o que há de melhor e mais atualizado em técnicas e práticas clínicas.
Durante as aulas práticas, os alunos realizam atendimento a pacientes reais, triados de acordo com os módulos do curso, levando o aprendizado para além da sala de aula e garantindo uma experiência clínica completa.
Clique aqui e conheça as opções de pós-graduação em Pediatria da São Leopoldo Mandic! Essa é a sua oportunidade de dar o próximo passo em sua carreira médica.
A instituição também oferece cursos de pós-graduação voltados para as subespecialidades pediátricas, entre elas a Neuropediatria.