O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) foi anunciado em 23 de abril de 2025, pelo Ministério da Educação (MEC), substituindo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para os cursos de Medicina.
Essa nova forma de avaliação de ensino tem como objetivo aprimorar a qualidade da formação dos cursos de Medicina e deverá ser realizada anualmente pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A mudança vem da necessidade de garantir a proficiência dos profissionais da área da saúde e, assim, fortalecer uma formação médica de qualidade, aprimorar os sistemas com profissionais qualificados e oferecer mais transparência e confiança.
Ademais, a proposta ainda inclui a democratização do ingresso nos programas de residência médica.
Por que fazer o Enamed?
O Enamed é, desde 23 de abril de 2025, obrigatório para todos os estudantes concluintes da graduação em Medicina. Ou seja, se você está prestes a se formar, deve realizar a prova.
A realização do exame será requisito para a obtenção do diploma e da colação de grau.
Além de ser obrigatória, a nota do Enamed também poderá ser utilizada como forma de ingresso em programas de residência médica de acesso direto, por estudantes que desejam seguir essa formação.
Ou seja, o resultado do exame será utilizado diretamente como nota do Exame Nacional de Residência (Enare), conforme a Portaria MEC nº 330, de 23 de abril de 2025.
O mesmo vale para profissionais já graduados em Medicina, desde que seguindo os prazos de inscrição estabelecidos no edital do Enamed.
O que se sabe sobre o Enamed?
De acordo com o edital oficial do exame, a primeira edição está acontecerá no dia 19 de outubro de 2025, funcionando como um exame unificado, reunindo a prova do Enade e a prova objetiva do Enare, Exame Nacional de Residência.
Em relação ao Edital, o documento já está disponível para consulta através do portal gov.br. Neste consta informações em relação a período de inscrição, solicitação de tratamento por nome social, atendimento especializado, dta de aplicação e iberaão de gabarito e resultado oficial.
Até agora, o que se sabe sobre a avaliação se resume aos anúncios feitos pelos órgãos responsáveis.
Cronograma
Com base nas informações divulgadas até então, a previsão para o cronograma do Enamed é:
- Inscrições: de 07 à 18 de julho de 2025
- Aplicação da prova: 19 de outubro de 2025.
- Divulgação do gabarito: 22 de outubro de 2025.
- Divulgação dos resultados: 5 de dezembro de 2025.
Para informações mais detalhadas, consultar o edital oficial.
Inscrições para o Enamed 2025
De acordo com o Ministério da Educação, a inscrição dos estudantes que estiverem concluindo o curso de Medicina será efetuada através das instituições de ensino. Em relação aos médicos já graduados, a inscrição deverá ser realizada de forma individual.
O que será cobrado na prova?
O Enamed contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha, baseando-se na matriz de competências dos Curso de Medicina e nos instrumentos de avaliação teórica desenvolvidos pelo Inep.
O exame abrangerá as seguintes áreas do conhecimento:
- Clínica Médica;
- Cirurgia Geral;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Pediatria;
- Medicina de Família e Comunidade;
- Saúde Mental;
- Saúde Coletiva.
Como se preparar para a prova do Enamed?
Para se preparar para o Enamed 2025, é importante que o estudante se organize para estudar os principais temas da prova a partir de um cronograma de estudos pautados no tempo disponível até a prova.
Mesmo que esta seja a primeira edição do Enamed,é recomendado que os alunos busquem seguir os planos de ensino propostos pela coordenação de seus respectivos cursos de Medicina e se aprofundem na matriz de referência da prova. A partir disso, identificando pontos que precisam de reforço e estruturando uma boa base para a realização do novo exame.
Lembrando novamente que as informações presentes nesta publicação podem sofrer alterações com a publicação do edital oficial do exame.
Para mais informações, recomendamos que acompanhe o site oficial do Ministério da Educação e do Portal Oficial do Inep.