Imersão em Estratégias para melhorar adesão terapêutica e engajamento dos pacientes (MEC)

Código do curso: 07107

Nível: Imersão

Público-alvo:

Graduandos e Graduados na Área de Saúde.

Unidade: Campinas

Status:
Aberto

Investimento:
R$ 720,00 (Consulte Formas de Pagamento)

Matrícula:

Periodicidade:
Módulo Único

Dia(s) da Semana:
Sábado

Duração:
1 Dia

Carga horária:
8 horas/aula.

Início:
04/02/2023

Horário:
8h30 às 18h

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Katz

Email: mksp1975@gmail.com

Objetivo do curso

A adesão terapêutica e engajamento em saúde por parte do paciente é muito menor do que o esperado. Estima-se que a adesão a tratamentos propostos seja menor que 50%, o que implica em maior morbi-mortalidade das diversas condições de saúde e maiores custos para o sistema de saúde. Como mudar esse cenário? Como tornar a prática médica mais efetiva, com engajamento maior por parte dos pacientes? Esse curso pretende de maneira bem objetiva apresentar conceitos de ciência comportamental que servirão como base para um melhor relacionamento médico-paciente, resultando em maior participação e engajamento por parte dos pacientes, e maior adesão aos tratamentos, com melhores desfechos clínicos. Ao realizar o curso, o aluno entrará em contato com um tema muito relevante, atual, e que complementa a formação médica, sendo um diferencial importante para o aluno de graduação. 

Minicurrículo do Coordenador

Prof. Dr. Marcelo Katz

Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP);

Residência Médica em Clínica Geral no Hospital das Clínicas da FMUSP;

Residência Médica em Cardiologia no InCor-HCFMUSP;

Foi médico Preceptor da Cardiologia do InCor 

Foi médico Pesquisador da Unidade Clínica de Valvopatias do Incor;

Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP;

Master of Health Sciences (MHS) - com ênfase em Clinical Research, pela Duke University. 

Médico coordenador de pesquisa e Economia da Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein de 2012 a 2016. 

Foi docente do Programa de pós-graduação stricto sensu em ciências da saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, tendo orientado alunos de Mestrado e Doutorado nesse programa. 

Publicou mais de 40 artigos científicos em revistas indexadas, além de capítulos de livros. 

Atua como Médico Cardiologista no Hospital Israelita Albert Einstein, além de palestrante e consultor na área de ciência comportamental aplicada na prática clínica, com ênfase em engajamento dos pacientes e adesão terapêutica.

Programação

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas. 

Conteúdo Programático:

8h30 às 9h - Apresentação do instrutor e objetivos do curso

9h às 9h45 - Panorama atual do engajamento em saúde e adesão terapêutica

9h45 às 10h30 - Ciência comportamental: principais teorias I

10h30 às 11h - INTERVALO.

11h às 11h45 - Ciência comportamental: principais teorias II

11h45 às 12h30 - Fenótipo comportamental em saúde, um novo conceito

12h30 às 13h30 - ALMOÇO.

13h30 às 14h15 - Novas habilidades do médico atual: “soft skills”

14h15 às 15h - 10 passos fundamentais para melhorar a adesão terapêutica por parte dos pacientes

15h às 15h45 - Exemplos práticos: Hipertensão arterial sistêmica e Diabetes

15h45 às 16h15 - INTERVALO.

16h15 às 17h - Otimizando o uso de tecnologias em saúde através da ciência comportamental

17h às 17h30 - Exemplos práticos: Insuficiência cardíaca congestiva

17h30 às 18h - ENCERRAMENTO.

Corpo Docente

Atrativos

Esse curso é inovador e reúne conceitos que habitualmente não são ensinados durante a formação médica. Ao mesmo tempo lida com um tema muito presente no dia-a-dia que é a falta de engajamento em saúde por parte dos pacientes. O profissional em curso terá a oportunidade de interagir com um instrutor com mais de 10 anos de experiência na área da médica e ciência comportamental aplicada a prática clínica. Após o curso estará apto a aplicar ferramentas que permitirão melhorar a relação medico-paciente.

Faculdade São Leopoldo Mandic é focada na área da Medicina e Odontologia uma infraestrutura completa para o aprendizado e convivência em um dos maiores campi do Brasil, com tecnologias modernas e sistemas inovadores.

Salas de aula amplas e confortáveis, com equipamentos para transmissão remota ao vivo por plataforma de ensino digital.

Estrangeiros

Foreign prospective students: 

a) Apply online or through the Sales Department by calling 0800 941 7 941.

b) Enrollment:

Make the payment corresponding to enrollment fee for the selected course using a bank payment slip if you have a CPF (national insurance number). You may also pay using a credit card or international bank transfer.

The details for payment via international bank transfer using a current account are:

Payment Orders in USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - USA

SWIFT BIC: IRVTUS3N

TAB: 053000196

Account number: 6550422632

Payee Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo Brazil

SWIFT BIC: ITAUBRSP

Payee Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9

c) Upon confirmation of enrollment in the selected course, scanned copies (front and back) of the following documents must be sent to matricula@slmandic.edu.br

· Birth or marriage certificate – certified by the Brazilian consulate;

· Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter the Brazil (whenever applicable);

· RNE - Foreign National Registry OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil;

· Recent proof of residence (last three months).

· One 3 cm x 4 cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning.

d) On the first day of academic activities, it is necessary to bring the original graduation certificate translated by a certified translator and stamped by the Brazilian consulate, which will be digitized by the secretariat.

Note: This higher education institution will only regard the student as duly enrolled once all the aforementioned documents have been received and accepted.

All assignments, tests and other written activities will be done in Portuguese.

Estrangeiros:

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Matrícula

Efetuar o pagamento correspondente a inscrição do curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.​

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.​

Ordens de Pagamento em USD

Through: BANK OF NEW YORK

New York - EUA

BIC SWIFT: IRVTUS3N

ABA: 053000196

Account number: 6550422632

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A

São Paulo - Brasil

BIC SWIFT: ITAUBRSP

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393

Account number: 03477-9​

c) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

·      ​Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;

·      Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;

·      RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;

·      Comprovante de Residência recente (últimos três meses). 

·      1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

​d) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Formas de Pagamento:

Boleto Bancário e Cartão de Crédito: Pagamento único no valor total.

Reembolso:

(1) Caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos, até 20 (vinte) dias antes da data de seu início, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará o equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas;

(2) Caso encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente ao Curso, mesmo que não tenha frequentado as aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os Cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo(a) desistente;

(3) Para inscrito(a)s em Cursos denominados “Vagas Remanescentes/Início imediato”, caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos até 20 (vinte) dias antes da data do próximo módulo, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas.

Observação importante: Se o Curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, pela Instituição, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% (cem por cento) do valor pago a título de matrícula, independente do período em que o(a) mesmo(a) tenha ciência desse remanejamento.

O(A) inscrito(a), uma vez ciente desse remanejamento e optando pela desistência do Curso, a devolução será de 80% do valor pago da matrícula.

Seleção e matrícula

a) Inscrição:

Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.

b) Matrícula:

Efetuar o pagamento correspondente a inscrição do curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.

Somente serão considerados matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.

c) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br:

RG (Carteira de Habilitação substitui esse documento);

CPF digitalizado;

Comprovante de Endereço recente;

Obs.: Caso não possua o registro profissional de sua área de atuação (Ex.: CRO, CRM, etc), será necessário o envio do Diploma de Graduação digitalizado.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Política de desconto

Não há descontos oferecidos na Política Vigente.

Materiais

Material para anotações de pontos que julgar relevante.

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: cursos@slmandic.edu.br

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: +55 (19) 99228-8781, caso prefira, clique neste link https://wa.me/5519992288781

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

R. Dr. José Rocha Junqueira, 13 - Pte. Preta, Campinas - SP, 13045-755
X