Histórico e Missão

A Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC, atua no ensino superior há quase duas décadas e tem como sede a cidade de Campinas/São Paulo. A Sociedade Regional de Ensino e Saúde mantém, na área educacional: a Faculdade São Leopoldo Mandic; a Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras; o Instituto e Centro de Pesquisa São Leopoldo Mandic e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Estas instituições pertencem ao Grupo Educacional São Leopoldo Mandic.

A mantida, SLMANDIC, orienta-se pelo seu Regimento Geral, pela Legislação do Ensino Superior e pelo Estatuto de sua mantenedora, Sociedade Regional de Ensino e Saúde, que desde o início de sua implantação, mantém compromisso com a sua mantida no desenvolvimento das atividades acadêmicas e na manutenção e ampliação a estrutura física, conforme previsto no Projeto de Desenvolvimento Institucional.

A mantenedora, Sociedade Regional de Ensino e Saúde e a SLMANDIC em uma busca constante do entendimento das necessidades contemporâneas na gestão de saúde, apresenta como missão formar, capacitar e atualizar com excelência, profissionais para a área da saúde por meios acadêmicos e tecnológicos avançados, fundamentados na pesquisa e humanização para a atenção ao cidadão. Sendo nossa meta, ser referência na área da saúde e em práticas educacionais, reconhecida pela excelência na pesquisa e na aplicação da tecnologia; liderar o conceito de qualidade na área da saúde, gestão acadêmica e administrativa; no atendimento aos pacientes; no respeito à sustentabilidade e às relações interpessoais. Procurando estabelecer bases de pesquisa na interface com a graduação, decidiu-se criar o curso de graduação em Odontologia, com um projeto pedagógico voltado para as necessidades contemporâneas de gestão em saúde, de acordo com a realidade socioeconômica da região. Em 2003 a Mantenedora, Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda. – SRES, obteve o credenciamento da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, conforme Portaria MEC nº 3.112 de 31/10/2003, publicada no DOU de 04/11/2003, com o curso de Odontologia, modalidade bacharelado e 60 vagas diurnas. O curso teve início em 2004 e foi reconhecido com conceito máximo 5 (cinco) nos termos da Portaria SESU nº 498, publicada no Diário Oficial da União em 18 de agosto de 2006. Em 2014, de acordo com a Portaria nº 820, publicada no Diário Oficial da União, em 30 de dezembro de 2014, houve a renovação do reconhecimento, também com conceito máximo 5.

Em 2004, o Ministério da Educação (MEC) concedeu a SLMANDIC, a renovação de autorização, por meio da portaria nº 2.530 para a oferta do Programa de Pós-graduação em Odontologia – Modalidade Mestrado Profissional, de acordo com parecer CNE/CES nº 050/2.004, homologado pelo MEC no Diário Oficial da União, portaria nº 2.610, de 25 de Agosto de 2004.  No ano de 2005, o MEC concedeu a SLMANDIC, por meio da portaria nº 2.878 para a oferta do Programa de Pós-Graduação em Odontologia – Modalidade Mestrado e Doutorado Acadêmico, de acordo com parecer CNE/CES nº65, homologado pelo MEC no Diário Oficial da União de 22 de maio de 2006.

Para atender às novas aspirações e necessidades de sua área de abrangência geográfica, a Instituição ampliou seu campo de atuação mediante a oferta do curso de Medicina, em 2013, conforme previsto no Projeto de Desenvolvimento Institucional e Portaria n° 132 de 20 de março de 2013. Nos termos desta Portaria, publicada no Diário Oficial da União no dia 21 de março de 2013, o MEC aprovou, com nota máxima – 5 (cinco), o curso de graduação em Medicina da São Leopoldo Mandic, a ser ofertado na unidade Campinas. Ao iniciar o curso de Medicina, foi alterada a designação da IES de Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic para Faculdade São Leopoldo Mandic – SLMANDIC. Esta alteração foi decidida e aprovada na 86ª Reunião do Conselho Superior da IES, realizada no dia 28 de maio de 2015, encaminhada ao MEC e consolidada pela Portaria MEC nº 801 de 26 de outubro de 2015.

Desde a criação do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), a Instituição mantém a faixa 5, nota máxima, nesta avaliação. Em 2016, obteve 4,4717 no IGC Contínuo. Durante os anos anteriores, manteve a faixa 5, sempre consagrando-se como uma das 10 melhores IES classificadas neste ranking.

Estes números são frutos do compromisso institucional da SLMANDIC que tem como visão ser referência na área da saúde e em práticas educacionais, reconhecida pela excelência na pesquisa, na formação de recursos humanos e no desenvolvimento tecnológico. Neste contexto institucional encontra-se o Mestrado Profissional em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic.