Liga Acadêmica organiza simpósio sobre doenças trombóticas
Liga de Cardiologia organiza simpósio sobre doenças decorrentes do processo de trombogênese e agregação plaquetária
Aconteceu no último sábado, 7 de março, na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, o 1º Simpósio Antiagregantes, Anticoagulantes e Fibrinolíticos na Prática Clínica. Organizado pela Liga Acadêmica de Cardiologia, o evento reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir sobre o uso consciente de medicamentos indicados para evitar casos de agregação plaquetária (trombose) ou formação de trombos sanguíneos.
Os participantes do evento tiveram a oportunidade de acompanhar cinco palestras nas áreas de Cardiologia, Cirurgia Vascular, Farmacologia, Hematologia e Nutrição, todas com foco em abordar as indicações, cuidados e indicações Antiagregantes, Anticoagulantes e Fibrinolíticos em cada uma das áreas.
Estiveram presentes no simpósio Dr.ª Cintia Maria Saia Cereda, Doutora em Biologia Funcional e Molecular e professora da Faculdade São Leopoldo Mandic; Dr. Arlindo Lemos Junior, Angiologista e Clínico Geral; Dr.ª Carla Patrícia da Silva e Prado, Cardiologista e professora da Faculdade São Leopoldo Mandic; Dr.ª Joyce Maria Annichino Bizzacchi, Hematologista e professora da Unicamp e a nutricionista Daniela Vicinansa Mônaco Ferreira.
Em “Sistemas fibrinolíticos e trombótico”, os presentes tiveram contato com funcionamento destes sistemas e as maneiras de atuação dos anticoagulantes nos mesmos. “Anticoagulantes nas próteses valvares biológicas e metálicas” reuniu informações sobre a ação dos anticoagulantes em pacientes que colocaram válvulas cardíacas. As características de cada tipo de trombofilia e manejo de hemorragias foi tema da palestra “Anticoagulantes nas trombofilias hereditárias, trombofilias adquiridas, manejo das hemorragias relacionadas ao uso de antiagregantes, anticoagulantes dependentes da vitamina k e não dependentes da vitamina k”. Por fim, informações a respeito do uso de anticoagulantes em pacientes que fazem uso de vitamina K foi o assunto de “Orientação e seguimento dietético no paciente em uso de anticoagulantes dependentes da vitamina k”.
COMUNICADO OFICIAL SOBRE O CORONAVÍRUS
Campinas, 06/03/2020
À Comunidade SLMANDIC,
A Faculdade São Leopoldo Mandic, preocupada com a transmissão do SARS-CoV-2 (Covid-19), com a saúde e bem-estar de sua comunidade, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da equipe de médicos especialistas da Instituição, está tomando medidas que minimizem o risco de infecção.
A SLMANDIC reforça que, aqueles que tenham viajado para o exterior nas últimas duas semanas ou tenham tido contato com pessoas que tenham voltado de viagem neste período, redobrem a atenção aos sintomas, como febre, tosse e falta de ar; caso apresentem algum destes sintomas não compareçam à Faculdade antes de buscar atendimento médico e comunicar a instituição, pelos telefones (19) 3211-3615 e (19) 3211-3642.
Faculdade São Leopoldo Mandic
Diretor-geral da São Leopoldo Mandic participa da recepção do programa Mais Médicos Campineiro
Programa é fruto do convênio firmado com a Unicamp, Puc-Campinas, São Leopoldo Mandic e Rede Mário Gatti
Nesta quarta-feira, 4 de março, o Diretor-geral da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. José Luiz Cintra Junqueira, participou da cerimônia de recepção aos alunos residentes do projeto “Mais Médicos Campineiro”, realizada no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.
Os primeiros 47 médicos residentes vão começar a atender a população a partir de 9 de março e receberão bolsas de R$ 11 mil mensais. O programa é fruto de um convênio firmado com a Unicamp, a Puc-Campinas, a Faculdade São Leopoldo Mandic e a Rede Mário Gatti.
Desde a última segunda-feira, dia 2 de março, os médicos residentes estão participando de atividades na rede de saúde. Na programação, estão visitas ao Hospital Ouro Verde, Upa Campo Grande, Hospital Mário Gatti, Centro de Saúde São Bernardo, entre outras. O acolhimento desta quarta-feira faz parte da programação.
De acordo com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, os médicos vão dedicar 70% de seu tempo ao trabalho em centros de saúde e, 30%, nas unidades de urgência e emergência como o Samu, UPAS e hospitais das entidades participantes. “A grande dificuldade é trazer o médico que está se formando para essa área de saúde da família. Que é aquele médico de antigamente que ouve e conhece a vida das pessoas. Hoje demos um passo importante na criação desse programa que é inédito no Brasil. Muitas cidades já têm pedido a cópia dessa lei para ver se conseguem replicar em seus municípios”.
O secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, destacou que o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara sem nenhum voto contrário, tamanha a sua importância. Segundo ele, é a primeira vez que o poder público entra na questão do ensino formal em parceria com as faculdades criando uma bolsa específica para fomentar uma política pública fundamental ao país.
O evento teve a presença de autoridades legislativa e representantes das universidades participantes do programa. Dr. José Luiz Junqueira compôs a mesa ao lado do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, e o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, também participaram do evento.
7ª edição da Eco Mandic reúne colaboradores e gestores em palestras sobre saúde e motivação pessoal
No dia 14 de novembro, foi realizada na Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, a 7ª edição da Eco Mandic, evento anual que tem como objetivo difundir e ampliar a conscientização sobre atitudes e ações sustentáveis e de segurança adotadas pela Faculdade, para que a Política Ambiental e de Segurança não seja esquecida.
Na palestra de abertura desta edição, “Saúde sexual e Infecções sexualmente transmissíveis (IST)”, a médica ginecologista, Dra. Caroline Nakano Vitorino, abordou o histórico da sexualidade, desde a década de 40 até os dias de hoje. A médica apresentou, por meio de casos clínicos, os sintomas e tratamentos de infecções sexualmente transmissíveis mais comuns nos dias de hoje.
Em seguida, a fisioterapeuta Priscila de Paula falou sobre a “Ergonomia: Saúde do Trabalhador”, e apresentou conceitos da ergonomia dentro do ambiente de trabalho. Logo após a palestra, ela convidou os colaboradores a realizarem exercícios simples de alongamento que podem ajudar no processo de mudança de hábitos.
A palestra de encerramento da parte da manhã abordou a questão do “Manejo da Depressão e Ansiedade com protocolo de Atenção Plena”, pela Dra. Glaucia Helena Santiago Soboll. Segundo ela, o protocolo de Atenção Plena é um estado no qual treinamos qualidades de atenção ao momento presente com experiências desafiadoras. Para isso é necessário o treinamento de mindfulness, no qual aprendemos a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.
Na parte da tarde, Marcos Zanqueta, dentista de formação e mágico por experiência, realizou uma palestra motivacional, que misturou dinâmicas e números de mágica para apontar pequenas soluções que podem fazer diferença no cotidiano do trabalho e, assim, melhorar o resultado final e também as relações interpessoais. Em seguida, todos os colaboradores da SLMANDIC receberam um brinde da Eco Mandic, e voucher para consumo nos food trucks.
São Leopoldo Mandic abre novo edital para docentes de Medicina
A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas (SP), está com novo Processo Seletivo de Docentes aberto para preenchimento de cinco (5) vagas para o curso de Graduação em Medicina, para as disciplinas de Atenção Primária em Saúde (4 vagas) e Medicina de Família e Comunidade (1 vaga).
As inscrições acontecem no período de 18 a 25 de novembro de 2019, no site institucional da SLMANDIC.
O candidato deverá acessar o link “Trabalhe conosco” e, posteriormente, “Processo Seletivo Docente – PSD 015/2019.2”, fazer download da ficha de inscrição, preencher todas as informações solicitadas e enviá-las para o e-mail recrutamento.professor@slmandic.edu.br. A documentação descrita no edital também pode ser entregue, pessoalmente, na sede da Instituição, localizada na R. Dr. José Rocha Junqueira, 13, Swift, Campinas (SP).
A prova didática ocorrerá no dia 25/11 para os candidatos à área de Medicina de Família e Comunidade, às 14h00, e dia 2/12 para os candidatos à área de Atenção Primária em Saúde, no mesmo horário, ambas no Bloco K da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas. O resultado final do processo seletivo será enviado, individualmente, para cada candidato, no dia 6 de dezembro de 2019.
Para informações completas, acesse o edital.
Faculdade São Leopoldo Mandic abre edital para Residência Médica em Campinas e em Araras
Com inscrições abertas até 07/01/2020, o programa é destinado aos médicos graduados em qualquer instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação
A Faculdade São Leopoldo Mandic, referência em Medicina e Odontologia, lança a segunda edição do programa de Residência Médica São Leopoldo Mandic. Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério de Educação (CNRM/MEC), o programa é destinado aos médicos graduados em instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação ou com diplomas revalidados em Instituição de Ensino Superior do Brasil.
Para participar do programa de Residência Médica São Leopoldo Mandic, os candidatos deverão realizar as inscrições por meio do site https://www.slmandic.edu.br/pos-graduacao/residencia-medica/apresentacao/ entre os dias 18/11/2019 a 07/01/2020 e escolher entre Campinas e Araras ou se candidatar para os dois lugares. Neste caso, serão duas taxas de inscrição, conforme edital. Entretanto, cada candidato só poderá escolher uma opção de Especialidade por processo seletivo: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade e Psiquiatria. Esta última especialidade é ofertada somente em Araras.
A prova objetiva será realizada no dia 13 de janeiro de 2020, às 13h00, para os candidatos de Campinas. Para os de Araras, a prova acontecerá em 14 de janeiro de 2020, também às 13h00. A classificação dos candidatos da prova objetiva será divulgada no dia 16 de janeiro de 2020, a partir das 12h00. O resultado final, por área de Especialidade, será divulgado no dia 24 de janeiro de 2020.
A Residência Médica começa oficialmente no dia 1 de março de 2020.
Os candidatos aprovados participarão de um intenso treinamento, com a orientação de médicos especialistas, em uma carga horária de 60 horas semanais em instituições de saúde conveniadas a Faculdade São Leopoldo Mandic em Campinas e nas cidades adjacentes. A remuneração seguirá o valor determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Confira a relação de cursos disponíveis no programa de
Residência Médica São Leopoldo Mandic
Especialidades | Duração | Vagas – Campinas | Vagas – Araras |
Clínica Médica | 2 anos | 2 | 2 |
Cirurgia Geral | 3 anos | 2 | 3 |
Pediatria | 3 anos | 2 | 3 |
Ginecologia/Obstetrícia | 3 anos | 2 | 2 |
Medicina de Família e Comunidade | 2 anos | 6 | 6 |
Psiquiatria | 3 anos | – | 3 |
Professora da SLMANDIC apresentará trabalho em Congresso Internacional
No período de 14 e 16 de novembro, será realizado o 28º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), na cidade de Lisboa (Portugal). Entre os conferencistas está a professora e pesquisadora da Faculdade São Leopoldo Mandic, Juliana Ramacciato. Doutora em Odontologia, com especialização em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa pela Unicamp, ela ministrará a palestra com o seguinte tema: “Prevenção de emergências e situações clínicas e medicamentosas no consultório de medicina dentária”.
Juliana Ramacciato debaterá sobre a relação das emergências com o atendimento odontológico, como o stress e a ansiedade dentária, a injeção intravascular acidental de anestésicos locais, as interações medicamentosas indesejáveis, as complicações de vias aéreas por engasgamento ou a sedação indevida e, até mesmo, reações alérgicas inesperadas.
Segundo Juliana, o objetivo será discutir medidas preventivas que devem ser praticadas pelos cirurgiões-dentistas, assim como manobras, medicações e equipamentos recomendados para atendimento básico de situações de emergências médicas no ambiente odontológico.
A entidade organizadora do evento, a OMD, tem implementado um programa de Formação Contínua para todos os seus associados, em vários pontos de Portugal, por meio da realização de cursos, palestras, jornadas e congressos. O evento reunirá a presença de palestrantes nacionais e internacionais, e assim cumprirá a missão da Ordem: qualidade na formação dos cirurgiões-dentistas.
SLMANDIC abre novo edital de Transferência para os Cursos de Medicina e Odontologia
A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, abre Processo de Transferência e Ingresso para Portadores de Diploma para os cursos de Graduação em Medicina e em Odontologia.
São cinco vagas iniciais para Medicina e quatro vagas para Odontologia, para os seguintes Grupos: Portadores de diploma de curso superior e alunos regularmente matriculados no curso de Odontologia da SLMANDIC e que queiram transferir para Medicina; alunos regularmente matriculados em cursos da área da saúde e alunos regularmente matriculados nos cursos de Medicina e de Odontologia de outras IES brasileiras, credenciadas pelo MEC, que tenham concluído, comprovadamente, um período letivo.
As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira, dia 8 de novembro, até o dia 13 de dezembro, exclusivamente pelo site da Faculdade São Leopoldo Mandic (www.slmandic.edu.br/transferencias). Só poderão participar os candidatos que cumprirem todos os requisitos, especialmente no que diz respeito à documentação necessária e ao pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).
Posteriormente, os candidatos deverão enviar todos os documentos descritos no Edital pelo e-mail transferencias@slmandic.edu.br, aos cuidados da Secretaria Geral, dentro do prazo das inscrições.
A prova de seleção para os candidatos efetivamente inscritos será realizada no dia 16 de dezembro de 2019, das 10h00 às 13h00, na SLMANDIC, localizada à Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13 – Swift – Campinas – SP, assim como as entrevistas individuais.
Os resultados serão publicados, individualmente, no ambiente virtual do candidato (Área do inscrito), no dia 18 de dezembro de 2019.
As matrículas serão realizadas no dia 19 de dezembro de 2019. Serão convocados os candidatos aprovados por ordem de classificação.
Inscreva-se! https://www.slmandic.edu.br/estude-na-slmandic/transferencias/
Professor da Faculdade São Leopoldo Mandic participa da primeira edição do Congresso Brasileiro de Harmonização Orofacial (CONGREHOF)
Francisco Campos foi um dos destaques do congresso promovido pela Associação Brasileira de Harmonização Orofacial
Foto de autoria de Ramon Silva/divulgação CONGREHOF.
Aconteceu nos dias 1º e 2 de novembro, o primeiro Congresso Brasileiro de Harmonização Orofacial (CONGREHOF), organizado pela Associação Brasileira de HOF (ABRAHOF), em Gramado (RS). O coordenador do Curso de Habilitação em Ozonioterapia na Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic (SP), Dr. Francisco Campos, foi um dos destaques do evento, que trouxe apresentações sobre inovações em técnicas cirúrgicas, liftings não cirúrgicos, preenchedores faciais, preparo da pele e outras tendências para o setor.
O professor, que é especialista na área pela Universidade de Sevilha (Espanha), além de mestre em Implantodontia e doutorando em Clínicas Odontológicas, realizou um workshop sobre Ozonioterapia no segundo dia do congresso, que contou com duas palestras: “Ozonioterapia na HOF” e “Associação de ozônio com fatores e crescimento”. “É um divisor de águas da Ozonioterapia no Brasil, para firmá-la não só na Odontologia, mas em outras áreas da saúde em prol da excelência clínica”, diz Francisco Campos. “Compartilhar o conhecimento é crescer junto de outros colegas e isso ajuda a me desenvolver também”, afirma o profissional, que desde o ano passado mantém seu foco como pesquisador.
Entre as palestras, destacaram-se “HOF x Saúde integral”, ministrada pelo doutor Mário Silveira e “Envelhecer sem ficar velho”, ministrada pelo cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro. “Hamonização facial contemporânea: evolução e tendências”, foi outro destaque do evento, que trouxe a pioneira da harmonização facial na biomedicina e presidente da Associação Brasileira de Saúde Estética Integrativa, Dra. Ana Carolina Puga, para debater sobre tendências da área.
O evento reuniu mais de 600 especialistas, estudiosos e alunos de diversas áreas da saúde e diferentes estados brasileiros. Ao todo foram mais de 50 atividades técnicas, entre palestras, mesas redondas e workshops, que debateram os novos rumos da promoção de saúde e da estética oral e facial. “Tivemos abordagens mais tradicionais, odontologia integrativa e a busca pelo equilíbrio, mostrando que a saúde vem de dentro para fora”, conta o dr. Mário Silveira presidente da ABRAHOF, que promoveu o encontro.
Liga de Dermatologia realiza Simpósio para discutir importantes temas da área
Renomados profissionais ministraram palestras sobre várias doenças
No último dia 26 de outubro, a Liga Acadêmica da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, realizou o III Simpósio de Dermatologia. Direcionado aos alunos da graduação e pós-graduação em Medicina, o evento reuniu importantes nomes da área.
A primeira palestra do Simpósio foi realizada pelo médico Jardel Dair Filho, que abordou sobre Dermatite Atópica, uma doença de pele que acomete de 5% a 10% da população mundial. Em sua fala, falou sobre as diferentes formas de tratamento, em especial, as mais baratas, visando o atendimento às populações carentes.
Como reconhecer os primeiros sinais do câncer de pele foi o tema da palestra do médico Hamilton Stolf, que por meio de casos clínicos, apresentou aos alunos técnicas para a detecção da doença de forma precoce, e os tratamentos para cada uma das situações apresentadas. Também fez parte da fala do professor a apresentação de casos identificados de forma tardia, acompanhados de seus tratamento e procedimentos pós cirurgia.
As ectoparasitoses foi o foco da palestra da médica Juliana Yumi Massuda Serrano. Para a médica, trata-se de uma gama de doenças negligenciadas, uma vez que são variadas as formas de manifestações e ainda se acredita que são doenças relacionadas às populações residentes de áreas mais afastadas dos grandes centros, uma situação que tem mudado nos últimos anos.
Na segunda parte do evento, como diagnosticar DSTs foi o tema da palestra do médico Danilo Guerreiro Zeolo Biccigo. Segundo o médico é de extrema importância discutir este tema entre os jovens e também futuros médicos generalistas, uma vez que dados recentes da Organização Mundial da Saúde apontam que há no mundo, mais de 1 milhão de pessoas contaminadas com alguma DST.
As últimas palestras do dia abordaram as micoses superficiais, com o médico Aldo Leão do Nascimento Junior, e acne e rosácea, com a renomada médica dermatologista, Débora de Almeida Azenha.