Infraestrutura

A Faculdade São Leopoldo Mandic conta com ensino de qualidade, professores especialistas e infraestrutura adequada e de última geração. Confira a seguir clicando na foto correspondente para saber mais a respeito de cada ambiente.

Legenda:

Clínicas de ensino

Clínicas de ensino

A Faculdade São Leopoldo Mandic conta com duas clínicas para ensino na Graduação. Uma delas, localizada no térreo do bloco B, tem área total de 335 m² e sala de espera própria para os pacientes, com 46 m², clínica com 34 equipos, escovódromo com seis pias, sala de esterilização, duas salas de raios X, sala de expurgo e raios X digital.

A outra clínica de ensino, localizada no 1º andar do bloco B, tem 20 equipos e uma sala de raios X, entre outros espaços e recursos que atendem com excelência às atividades desenvolvidas pelos alunos de Graduação.

Localização: bloco A e bloco B, térreo e 1º andar.

Como reservar: pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193749.

Mais informações: Dr. Rui Barbosa de Brito Junior, pelo e-mail rui.brito@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193604.

Laboratório de anatomia 1 e 2

Laboratório de anatomia 1 e 2

Nos laboratórios de anatomia, os estudos são conduzidos, utilizando o ensino tradicional com cadáveres e também o ensino digital, com o apoio da tecnologia. Cada mesa de dissecação dispõe de um monitor de TV que permite ao professor transmitir simultaneamente a todos os alunos a peça que está sendo estudada e, também, conteúdos interativos a partir de seu computador, ou de uma mesa de dissecação virtual. Utilizam-se, também, modelos anatômicos reais e virtuais que permitem ao aluno uma visão tridimensional e multicamadas de cada órgão e membro do corpo humano e simulação da sua função. O Laboratório de Anatomia 1 tem capacidade de 48 alunos, distribuídos em oito mesas, e o Anatomia 2 acomoda 120 alunos em 20 mesas. 

Localização: Bloco M, Subsolo 

Como reservar: 1° etapa: verificação da disponibilidade do laboratório deverá ser realizada diretamente com os técnicos do laboratório. 

Após confirmação, o agendamento deve ser realizado com 7 dias de antecedência, pelo e-mail: agendamento@slmandic.edu.br. A/C de Athos e Marcio. 

Laboratórios de Habilidades A e B – Bloco M

Laboratórios de Habilidades A e B - Bloco M

Laboratórios para treinamento de habilidades específicas em modelos de média e baixa complexidade, com o intuito de capacitar os alunos antes de entrarem na simulação. São dois laboratórios preparados para uso simultâneo ou em separado. 

Localização: Bloco M, Térreo 

Como reservar: Agendamento deve ser realizado diretamente com as técnicas Juliana Lima e Juliana Luciano; juliana.lima@slmandic.edu.br e juliana.luciano@slmandic.edu.br. 

Laboratório de Treinamento em Ultrassonografia e Ecocardiografia – Bloco M

Laboratório de Treinamento em Ultrassonografia e Ecocardiografia - Bloco M

Equipamento de Ultrassonografia e Ecocardiografia Samsung SonoAcer R7 com monitor adicional de 40 polegadas. 

Localização: Bloco M, Térreo 

Como reservar:  Agendamento deve ser realizado diretamente com as técnicas Juliana Lima e Juliana Luciano; juliana.lima@slmandic.edu.br e juliana.luciano@slmandic.edu.br. 

Laboratórios de simulação 1 e 2

Laboratórios de simulação 1 e 2

Esse laboratório foi projetado para o treinamento de entrevistas médicas, cuidados em saúde, atendimentos de urgências e emergências e procedimentos cirúrgicos, e conta com diferentes cenários: consultório médico, enfermaria, sala de emergência, centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Possui ainda duas salas que simulam um ambiente hospitalar e uma sala com janelas espelhadas para acompanhamento do professor. 

Localização: Simulação 1 (Bloco M, Térreo) e Simulação 2 (Bloco M, 1º andar) 

Como reservar: Pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br e ramal 193749. 

Mais informações: Juliana Lima, no e-mail juliana.lima@slmandic.edu.br e ramal 193674. 

Laboratório de técnicas cirúrgicas

Laboratório de técnicas cirúrgicas

A área está equipada com 15 mesas cirúrgicas, todas com monitor individual de LCD e com mecanismo de transmissão simultânea de informações e/ou vídeos a partir da mesa do docente da aula. Atualmente, foram adquiridos modelos e simuladores de alta tecnologia que compõem parte das atividades do laboratório denominadas Dry lab, juntamente com procedimentos cirúrgicos in vivo, compondo a outra parte de atividades denominadas Wet lab. Os alunos da São Leopoldo Mandic desfrutam de amplo espaço e estrutura comparável à de centros internacionais para o desenvolvimento de habilidades cirúrgicas. 

O laboratório possui simuladores de videocirurgia (laparoscopia) e de cirurgia robótica de última geração, o Robotix Mentor e Lap Mentor Express. Com essa nova tecnologia, os alunos têm a oportunidade de conhecer a tecnologia cirúrgica de última geração, que é a cirurgia laparoscópica assistida por robô. 

Localização: Bloco M, Térreo 

Como reservar: Pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br e ramal 193749. 

Mais informações: Juliana Lima, no e-mail juliana.lima@slmandic.edu.br e ramal 193674. 

Laboratórios de ciências básicas 1 e 2

Laboratórios de ciências básicas 1 e 2

Os Laboratórios de Ciências Básicas 1 e 2 podem ser usados para aulas e provas práticas de Microbiologia, Histologia, Parasitologia, Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica. Em mais de 200 m2, há 12 bancadas, 18 monitores e 105 microscópios, além de capela de fluxo laminar, estufa bacteriológica, autoclave vertical, agitador de tubos, contador de colônias, pHmetro, espectrofotômetro, deionizador tipo osmose reversa, entre outros equipamentos. 

Localização: Bloco M, 1º andar 

Como reservar: Pelo e-mail  thalita.reck@slmandic.edu.br. 

Laboratório de cultura de células

Laboratório de cultura de células

O Laboratório de Cultura de Células desenvolve diversas pesquisas na área de biomateriais, avaliando a biocompatibilidade de materiais de uso odontológico, bem como na área de biologia celular. 

Esse laboratório possui banco de células com diferentes tipos de linhagens celulares, tais como células osteoblásticas, fibroblastos de polpa e gengiva, carcinoma epidermóide, fibroma e diversas linhagens de tumores malignos e benignos de glândula salivar. É possível estudar o comportamento biológico das células sob diferentes estímulos. 

Localização: Bloco C, 1º andar 

Como reservar:  Pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br e ramal 193749. 

Laboratório de ensaio de materiais

Laboratório de ensaio de materiais

O Laboratório de Ensaio de Materiais é destinado à realização de atividades de pesquisa para alunos de diversas áreas, que utilizam materiais odontológicos ou médicos. 

Abriga bancadas com equipamentos para o preparo das amostras. Possui diversos equipamentos como microdurômetro, balança de precisão, lupa estereoscópica, medidor de pH, agitador magnético e uma máquina de ensaio universal EMIC. Disponível para a realização de pesquisas que avaliam materiais dentários sob diferentes condições experimentais e de armazenagem, por meio de testes mecânicos, além de aulas práticas de pós-graduação. 

Localização: Bloco C, Térreo 

Como reservar: Pelo e-mail aline.santos@slamandic.edu.br.

Laboratório de patologia e imuno-histoquímica

Laboratório de patologia e imuno-histoquímica

Apto para desenvolver exames anátomo-patológicos, imuno-histoquímica e citologia esfoliativa. Possui um anexo com dez microscópios individuais, um microscópio para fotografia de lâmina e um microscópio para fluorescência e contraste de fases. Há ainda uma sala de reunião anátomo-patológica equipada com microscópio para dez observadores e um monitor que permite a visualização simultânea. Além de todos os aparatos, o laboratório de patologia ainda possui recurso audiovisual e coleções de lâminas.

Esse laboratório oferece o serviço de diagnóstico histopatológico gratuito não só para os pacientes atendidos na Faculdade São Leopoldo Mandic e alunos, mas para a comunidade externa, incluindo Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Hospital Regional de Araguaína (TO), Complexo Hospitalar Ouro Verde (SP), USF (SP), UNISANTA (SP), Prefeituras Municipais de Campinas (SP), Hortolândia (SP), Cosmópolis (SP), Sumaré (SP), Louveira (SP), Itatiba (SP), Indaiatuba (SP) e Palmas (TO). 

São emitidos cerca de 2200 laudos patológicos por ano. Além disso, esses espaços servem de suporte para a confecção de lâminas para pesquisas com animais em projetos desenvolvidos na SLMANDIC. 

Localização: Bloco C, 1º andar 

Como reservar: Pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br e ramal 193749. 

Laboratório de biologia molecular

Laboratório de biologia molecular

Está aberto aos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Destina-se, especialmente, ao estudo da expressão de marcadores moleculares envolvidos em processos biológicos, como proliferação celular, inflamação, cicatrização, osteogênese, angiogênese, estresse oxidativo, apoptose e metabolismo energético, entre outros.

Está equipado para o desenvolvimento de tecnologias avançadas, empregadas em pesquisa na área de saúde, incluindo PCR em tempo real ou quantitativo, “western blotting”, ELISA e citometria de fluxo.

Localização: bloco C, 1º andar.

Como reservar: pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193749.

Laboratório de terapia celular

Laboratório de terapia celular

Foi criado a partir de uma parceria entre a EPPIC (Equipe Perio-Prótese-Implantodontia de Campinas) e a empresa de Criopreservação de Células-tronco da Polpa Dental – Rcrio, para análises histológicas e procedimentos de caracterização celular. São desenvolvidos, principalmente, projetos em parceria com a empresa RCrio, que forneceu a maior parte dos equipamentos utilizados.

Até o momento, um dos maiores feitos da parceria entre o Laboratório de Terapia Celular e a RCrio foi a criação do protocolo de obtenção de células-tronco mesenquimais da polpa dental minimamente invasivo, por meio de pulpotomia. Esse laboratório pode ser utilizado nas disciplinas de Histologia, Periodontia e Implantodontia da Pós-graduação em Odontologia.

Localização: bloco B, 3º andar.

Mais informações: Dr. André Antônio Pelegrine, pelo e-mail andre.pelegrine@slmandic.edu.br.

Laboratório CAD/CAM

Laboratório CAD/CAM

Conta com escâneres intraorais, que permitem que a moldagem, tradicionalmente realizada com materiais de moldagem para a obtenção de um modelo físico de gesso, seja substituída pela leitura de um escâner que gera uma imagem tridimensional da arcada do paciente. Esse processo fornece modelos digitais, coloridos e ricos em detalhes.

A riqueza de possibilidades que esses modelos geram são exploradas pelo sistema CAD/CAM (Desenho Assistido por Computador/Manufatura Auxiliada por Computador). Com esse software específico, pode-se complementar exames, planejar tratamentos, movimentar dentes, unir os modelos com as tomografias, entre outras possibilidades.

Além do CAD/CAM, conta com uma máquina fresadora, que permite a confecção de restaurações, próteses, facetas estéticas, aparelhos ortodônticos e guias para orientação de cirurgias.

Alunos e professores da Graduação e da Pós-graduação podem utilizar esse laboratório.

Localização: bloco H, subsolo.

Como reservar: pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193749.

Mais informações: Matheus Aranha, pelo e-mail matheus.aranha@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193768.

Clínicas de pós-graduação

Clínicas de pós-graduação

A Faculdade tem 12 clínicas, com 144 equipos no total – um equipo para cada aluno de Pós-graduação – que fazem, em média, 190 atendimentos por dia.

São mais de 1000 m2 com todos os equipamentos necessários para fazer atendimentos de excelência, como microscópios para endodontia, equipamento portátil para sedação consciente inalatória, ultrassom para endodontia, raios x portátil para pacientes especiais, raios x fixo em cada clínica, além de todos os periféricos e equipamentos menores para cada aluno.

Localização: bloco D.

Como reservar: pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193749.

Mais informações: Maria Cristina Andrade, pelo e-mail maria.andrade@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193672.

Centro cirúrgico

Centro cirúrgico

No Centro Cirúrgico são realizadas todas as cirurgias odontológicas – implantes, enxertos de tecido conjuntivo, levantamento de seio maxilar, exodontias de elementos inclusos, impactados e supranumerários e remoção de lesões patológicas –, exceto as ortognáticas de grande porte. O Centro, que faz em média 7 atendimentos por dia, também conta com 6 salas de procedimento, 1 sala de pré-operatório, 1 sala de pós-operatório, um equipamento para sedação consciente inalatória e oxímetro de mesa.

Localização: bloco E.

Como reservar: pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193749.

Mais informações: Maria Cristina Andrade, pelo e-mail maria.andrade@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193672.

Laboratório experimental de dor (L.E.D)

Laboratório experimental de dor (L.E.D)

É equipado com cadeira odontológica para testes de limiar de dor, resistência à dor, biofeedback, força de mordida, performance da mastigação e eletromiografia.

Localização: bloco H, 2º andar.

Mais informações: Dr. Antônio Sérgio Guimarães, pelo e-mail asgatm@gmail.com.

Laboratório multidisciplinar

Laboratório multidisciplinar

Laboratório utilizado nas aulas de atividades clínicas de Especialização e Mestrado em Prótese, do professor Dr. Milton Miranda, para preparos cavitários em manequim, modelagem para núcleos metálicos fundidos, técnicas de confecção de provisórios, preparos para facetas laminadas, prótese sobre implantes, pinos de fibra de vidro etc. O laboratório comporta 32 alunos e conta com seringa tríplice, alta e baixa rotações.

Localização: bloco C, sala 37.

Como reservar: pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193749.

Laboratórios multidisciplinares

Laboratórios multidisciplinares

Os alunos de Graduação e Pós-graduação em Odontologia realizam atividades de Dentística, Endodontia, Prótese, Implante e Ortodontia em 5 laboratórios multidisciplinares. Neles, há bancadas, um miniequipo para cada aluno, raios X, pias e mesa para o professor fazer demonstrações com transmissão simultânea por meio de monitores com alta resolução.

Localização: blocos B, C e H.

Como reservar: pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193749.

Centro de radiologia

Centro de radiologia

O Centro de Radiologia possui equipamentos digitais de última geração para a realização de radiografias e tomografias, além de pesquisas com escaneamento digital intrabucal, sistemas de integração, tomografias e CAD/CAM. Há quatro tomógrafos diferentes para serem usados em todas as especialidades da Odontologia. 

Localização: Bloco I 

Como reservar: Pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br e ramal 193749. 

Mais informações: Dr.aFrancine Panzarella, pelo e-mail francine.panzarella@slmandic.edu.br e ramal 193695. 

Mandic Digital

Mandic Digital

A Mandic Digital é um laboratório para a produção de elementos protéticos, que utilizam a mais alta tecnológica CAD/CAM unida a um fluxo digital. Entre todos os processos implementados, estão a Impressão 3D, o CAD/CAM e o fluxo digital para confeccionar elementos protéticos das áreas de Prótese, Ortodontia etc. A MANDIC DIGITAL representa uma verdadeira revolução na produção de próteses dentárias.

Professores e alunos da São Leopoldo Mandic, dos cursos de graduação e pós-graduação, podem enviar suas requisições de próteses para a Mandic Digital, que serão feitas por protéticos especializados em odontologia digital. Dentistas de Campinas e região também podem enviar seus pedidos para o laboratório. 

Localização: Bloco K, Avenida Abolição, 1880 (em frente à Faculdade) 

Mais informações: Fellipe Maciel Martins, pelo e-mail fellipe.martins@mandicdigital.com.br e ramal 193691. 

Laboratório de pesquisa em inflamação

Laboratório de pesquisa em inflamação

Destina-se apenas a pesquisas científicas e conta com equipamentos como leitor de microplacas, incubadora de CO2, freezer, centrífuga refrigerada, citocentrífuga e sistema de purificação de água (Milliq).

As linhas de pesquisa que estão em andamento no laboratório são financiadas pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. São elas: “Efeito do sulfeto de hidrogênio no remodelamento pulmonar na asma em camundongos”, pela pesquisadora Dr.a Heloisa Helena de Araújo Ferreira; e “Ensaios pré-clínicos em novas formulações para controle de dor e inflamação em sistemas carreadores nanoestruturados”, pela pesquisadora Dr.a Giovana Tofoli Moniz. Ambas as professoras orientam alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado dos cursos de Medicina e Odontologia.

Localização: bloco C.

Mais informações: Dr.a Giovana Tofoli Moniz, pelo e-mail giovana.tofoli@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193766.

Dependências Conjuntas:

Biblioteca

Biblioteca

A Biblioteca Central São Leopoldo Mandic possui certificação ISO 9001 pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGC), garantindo a prestação de serviços ao usuário dentro dos padrões mundiais de qualidade.

Nesse ambiente, está disponível para a comunidade acadêmica, um acervo físico completo, que disponibiliza periódicos, monografias e livros segmentados nas áreas da Odontologia e da Medicina, proporcionando uma pesquisa completa com dados seguros e atuais.

Destaca-se, também, o acesso on-line a estas obras, incluindo o portal de Periódicos da Capes.

Graças à sua informatização, essa biblioteca atende, com competência e a distância, aos usuários, incluindo os estudantes das outras unidades da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Localização: bloco A, térreo.

Auditórios

Auditórios

Cinco auditórios, com capacidade total para quase 900 pessoas, estão disponíveis para palestras, aulas, simpósios, congressos e eventos nacionais e internacionais. Há projetores multimídia, sistema de som, wi-fi, telões, recursos para transmissão simultânea, assentos ergonômicos e isolamento acústico.

Localização: Auditório 1 (bloco J), Auditórios 2, 3 e 4 (bloco N), Auditório 5 (bloco H).

Como reservar: pelo e-mail agendamento@slmandic.edu.br ou pelo ramal 193749.

Cantina

Cantina

Local para alimentação e convivência, com lanches, salgados e pequenas refeições.

Localização: bloco N, terraço.

Horário de Funcionamento: das 7h às 19h45, de segunda-feira a sexta-feira, e das 7h às 15h, aos sábados.

Salas de aula

Salas de aula

Salas de aula confortáveis, climatizadas, com cadeiras e poltronas ergonômicas, acesso a wi-fi, tomadas para carregadores de celular e notebooks e projetores multimídia.

Localização: blocos A, E, H, J, N.

Maleiro

Salas de aula

O maleiro fica na recepção e está organizado para guardar a bagagem dos alunos.

Localização: recepção.

Terraço

Terraço

Ambiente agradável, localizado na cobertura do prédio mais alto da faculdade, com vista panorâmica da cidade.

Localização: blocos A, E, H, J, N.

Pátio

Pátio

Local amplo entre os prédios da Instituição, com vários bancos e jardins, para a convivência da comunidade acadêmica.

Sofás e Pufes

Sofás e Pufes

Estão na biblioteca, para quem deseja ler, estudar ou descansar nos intervalos.

Sala de descanso

Sala de descanso

Localizada ao lado do restaurante, ideal para quem deseja descansar após a refeição.

Salas de estudo

Salas de estudo

São três salas de estudo, com mesas hexagonais, projetores multimídia e acesso a wi-fi. Possuem capacidade para 258 alunos e estão disponíveis para metodologia ativa de ensino, na qual o aluno é o agente principal da sua aprendizagem.

Localização: bloco M, 2º andar