Matriz Curricular e Carga Horária
O curso de graduação em Medicina é de período integral. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Existem algumas atividades aos sábados, de acordo com o calendário letivo.
O curso tem a duração de seis anos, ou seja, 12 semestres letivos e adota a seguinte matriz curricular:
Baixe a Matriz Curricular – T9:
Tabelas de distribuição dos Eixos e Módulos do 1º ao 12º período do curso de Medicina com atribuição das cargas horárias:
NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC
O processo de revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic teve início em 2018 com um diagnóstico situacional do curso e suas demandas, ouvindo diretores, professores e estudantes.
A partir das demandas e expectativas apresentadas foi construído colaborativamente um novo modelo de matriz curricular fundamentada nos conceitos da aprendizagem de adultos, aprendizagem colaborativa e por projeto, educação centrada na comunidade e no sistema de saúde, formação para a qualidade de vida, sustentabilidade e inovação.
A proposta do currículo do curso de Medicina da SLMandic tem como foco a saúde, a segurança e o bem-estar do paciente e, a partir desses princípios, orienta suas atividades de ensino-aprendizagem para a aquisição de competências que garantam aos egressos atuar com profissionalismo e transformar a realidade, alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais de formação médica do General Medical Council, do World Federation for Medical Education e as CanMeds.
Ao final do curso, caso a presente proposta seja aprovada, espera-se que o egresso da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic demonstre o conjunto de competências enumeradas a seguir e definidas como fundamentais a partir da experiência dos professores e gestores do curso da SLMandic, diretrizes curriculares nacionais e internacionais, perfil epidemiológico, demandas do sistema de saúde e da sociedade.
Portanto, espera-se que o aluno, ao final de sua trajetória acadêmica esteja apto a ser,
- 1. Comunicador – Com habilidade de se comunicar de forma verbal, não verbal e escrita, compreender as demandas do interlocutor, capaz de estabelecer o diálogo a partir de diferentes expressões culturais, negociar e mediar crises. Capaz de utilizar essa habilidade para construir a relação médico-paciente e apoiar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente.
- 2. Colaborador – Capaz de trabalhar em equipe para desenvolvimento de pesquisa, projetos e no cuidado ao paciente.
- 3. Inovador – Apto a produzir e disseminar conhecimentos, desenvolver e implementar inovações, manter-se atualizado, flexível e sensível às constantes mudanças da sociedade.
- 4. Líder e gestor – Consciente do seu papel social como agente transformador nos diferentes níveis de liderança, promovendo ações que resultem em melhoria do cuidado e qualidade de vida.
- 5. Profissional – Apto ao cuidado à saúde integral, com ética, humanismo e compromisso.
- 6. Cuidador – Generalista capacitado para atuar no cuidado à saúde, nos diferentes níveis de atenção, promoção à saúde, prevenção e reabilitação.
A matriz curricular proposta tem como base a integração dos componentes curriculares com objetivo de facilitar a construção relacional das áreas do conhecimento, tornando a aprendizagem mais significativa para o estudante de medicina. Além disso, foi construída para que seja integrada com o sistema de saúde local, com atividades curriculares obrigatórias e eletivas e com constante correlação da teoria com a prática.
A integração curricular no curso de Medicina da SLMandic é favorecida pela sua organização em módulos distribuídos em eixos, descritos no texto e organizados nas tabelas apresentadas na sequência:
Eixo ser Humano, sua Biologia e Contexto: desenvolve conhecimentos relativos às bases morfológicas, moleculares e fisiológicas do humano, seus ciclos vitais, relações socioculturais e ambientais, além dos aspectos de comportamento, desenvolvimento e diversidade humana e inclusão social. Esse eixo inclui os seguintes módulos: Bases Biológicas da Ciência Médica I, A Célula, Sistema Locomotor, Bases Biológicas da Ciência Médica II, Sistema Endócrino, Sistema Cardiorrespiratório, Sistema Digestório, Sistema Gênito-Urinário, Sistema Nervoso.
Eixo Saúde, Adoecimento e Cuidado: correlaciona os determinantes do processo saúde-doença, agentes e mecanismos de agressão e defesa, semiologia, prática médica (clínica e cirúrgica) e cuidado das principais demandas de saúde da população baseado em evidências científicas. Também são abordados aspectos da promoção e prevenção da saúde individual e coletiva, processos de reabilitação, cuidado integral e integrado, saúde mental e qualidade de vida. O eixo é composto por unidades curriculares relativas às grandes áreas, tradicionalmente reconhecidas na formação médica, além das áreas de saúde mental e urgência e emergência como proposto pelas DCN. Esse eixo inclui os seguintes módulos:
Introdução à Prática Médica, Habilidades Clínicas I, Habilidades Clínicas II, Fundamentos da Patologia Geral, Mecanismos de Agressão e Defesa I, Prática Clínica I, Terapêutica I, Mecanismos de Agressão e Defesa II, Introdução à prática cirúrgica, Prática Clínica II, Prática Clínica III, Prática Clínico-cirúrgica I, Saúde da Mulher I, Prática Clínico-cirúrgica II, Psicologia médica, Práticas Clínico-cirúrgica III, Saúde da Criança e do Adolescente I, Neurociência I, Saúde da Mulher II, Práticas Clínico-cirúrgica IV, Práticas Clínico-cirúrgica V, Urgência e Emergência I, Terapêutica II, Nutrição e Metabolismo, Envelhecimento, Saúde da Mulher III, Práticas Clínico-cirúrgica VII, Neurociência II, Neurociência III, Práticas Clínico-cirúrgica VI, Oncologia, Saúde da Criança e do Adolescente II, Urgência e Emergência II, Moléstias Infecciosas
Eixo Sistema de Saúde: ocupa-se da gestão na saúde, transformação da realidade, liderança, trabalho em equipe interprofissional, políticas de saúde, modelos de sistema de saúde, o sistema de saúde brasileiro (princípios, estrutura e funcionamento) e epidemiologia. Esse eixo inclui os seguintes módulos: Atenção Primária à Saúde I, II, III, IV, V, VI.
Eixo Profissionalismo: traz as bases humanísticas da Medicina, os valores da profissão médica, história da Medicina, acolhimento, processo de aprendizado de adultos, educação permanente e produção do conhecimento na saúde. Esse eixo inclui os seguintes módulos: Introdução à Vida Acadêmica, Ética e cidadania I, II, III, IV, V.
Eixo Pesquisa, Inovação e Gestão: procura desenvolver o pensamento crítico a partir da vivência do método científico e da análise da produção científica que permita sua atualização constante e tomada de decisão baseadas nas melhores evidências. Além disso, esse eixo discute o desenvolvimento e implementação de inovações, estimulando os estudantes a trabalhar colaborativamente, com criatividade e crítica, objetivando oferecer soluções para os problemas identificados na região onde atuam. Esse eixo inclui os seguintes módulos: Pesquisa, Inovação e Gestão I, II, III, IV, V, VI.
Eixo Instrumentalização: O curso oferece módulos de formação em língua inglesa do primeiro ao sexto período. Após avaliação que ocorre no início do curso o aluno é matriculado no componente curricular que se aproxime do seu nível de proficiência no idioma.
Eixo Raciocínio Clínico: A integração curricular acontece ainda nos módulos de Reunião Clínica Integrada, que acontecem do primeiro ao sexto período e em atividades de pesquisa e extensão e tem o objetivo de desenvolver a competência em elaborar o raciocínio clínico. Esse eixo inclui os seguintes módulos: Reunião Clínica Integrada I, II, III, IV, V, VI.
Eixo Formação em Serviço: Internato
Carga Horária: 3885,6 ha / 3238h = 42,86%
Divisões:
Grupo Temático
I – Cirurgia e Urgência e Emergência
II – Clínica Médica e Urgência e Emergência
III – Ginecologia e Obstetrícia e Urgência e Emergência
IV – Medicina Geral de Família e Comunidade e Saúde Coletiva
V – Pediatria e Urgência e Emergência
VI – Saúde Mental
Internato:
A organização do internato precisa considerar uma carga horária semanal máxima de 36h. Plantões de no máximo 12h.