Iniciação Científica

Faculdade São Leopoldo Mandic parte do princípio de que a Iniciação Científica é o primeiro passo para os estudantes terem contato com o processo investigativo, por isso, a Instituição compromete-se a apoiá-los para que possam ampliar o conhecimento técnico-científico de sua área, exercer seu papel social ao evidenciar demandas regionais e/ou mundiais e desenvolver habilidades que os tornem profissionais aptos a pensar crítica e criativamente. Além de servir como primeiro passo do estudante no universo acadêmico e viabilizar uma maior articulação com a pós-graduação lato e stricto sensu, a Iniciação Científica também é um meio de apresentar ao graduando a perspectiva da docência, bem como a integração de desenvolvimento tecnológico e inovação.

A pesquisa na graduação da São Leopoldo Mandic é organizada e incentivada pelos Programas de Iniciação Científica (PIC), que abrangem os seguintes Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação: Pesquisa (PIBIC) e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

O PIBIC contempla, anualmente, 12 alunos com bolsas, sendo 6 institucionais e 6 de cotas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O PIBITI conta com 2 bolsas de estudos disponibilizadas pelo HUB Mandic – Health Innovation.

A seleção dos bolsistas é feita com base no desempenho acadêmico do aluno, no currículo do orientador e no mérito do projeto, que é analisado por avaliadores externos, conforme os editais de cada programa.

E não são só os bolsistas que podem desenvolver suas propostas. Aqueles que não são contemplados com bolsas podem atuar junto ao PIC (PIBIC ou PIBITI) como alunos de Iniciação Científica Voluntários (ICV).

Todos os projetos são orientados por pesquisadores, com titulação de doutor, vinculados à Faculdade, e os resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa são apresentados no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), evento aberto à comunidade, realizado anualmente, com o objetivo de apresentar a pesquisa à sociedade e, desta maneira, demonstrar a contribuição dos alunos da São Leopoldo Mandic ao desenvolvimento de suas áreas de conhecimento e, por consequência, do País.