O especialista em prótese combina ciência e arte para reabilitar a saúde bucal com uso de tecnologias avançadas. A formação Mandic nessa área promove excelência e destaque no mercado odontológico.
Graduados e Pós-Graduados em Odontologia.
O curso tem como foco capacitar o cirurgião dentista em diagnóstico, planejamento, execução e acompanhamento dos tratamentos. A prática clínica é enfatizada, permitindo aos alunos discutir e planejar casos com professores, utilizando conceitos atualizados em prótese. O objetivo é atender as expectativas e necessidades dos pacientes e aprimorar a prática clínica dos alunos.
Com abordagens como ensino baseado em problemas, simulações clínicas e uso de tecnologias educacionais avançadas, os alunos são preparados com utilização de metodologia ativas de ensino de forma abrangente e dinâmica para enfrentar os desafios da prática odontológica moderna.
O curso possui certificações do MEC e CFO garantindo reconhecimento nacional de uma grande Instituição de Ensino Superior, Mandic. Isso assegura a qualidade do ensino e proporciona formação sólida e reconhecida em todo o país.
Tripla Certificação: Os Cirurgiões-Dentistas formados neste curso receberão 03 certificações sendo eles, um certificado de Especialista em Prótese Dentária, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), além dos certificados de Especialização em Dentística também reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e de Capacitação em Fluxo Digital, reconhecido pelo (MEC).
Corpo docente qualificado e renomado, oferecendo acompanhamento personalizado e orientação contínua para um aprendizado de excelência.
Com uma infraestrutura moderna, clínicas bem equipadas, laboratórios multidisciplinares e salas de aula tecnológicas, proporciona-se ambiente ideal para aprendizado prático e teórico. De forma exclusiva, contamos com o espaço para o Mini Lab, equipado com tecnologias digitais de ponta e equipe de profissionais protéticos altamente capacitados garantindo um completo fluxo digital. Além disso, o centro de radiologia dispõe de equipamentos de última geração, como tomógrafos, escâner portátil, softwares de manipulação de imagens e fotografia 3D.
Nível:
Status:
Graduados e Pós-Graduados em Odontologia.
Plano estendido:
Inscrições:
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Inscreva-se pelo nosso site. Se preferir, entre em contato com o Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941, WhatsApp +55 19 99228-8781 ou e-mail cursos@slmandic.edu.br.
Assine o contrato digital enviado por e-mail pela plataforma Totvs e realize o pagamento das mensalidades via boleto todo dia 10 de cada mês.
Apresente no Apoio ao Estudante a certidão de nascimento/casamento, RG, CPF, carteira profissional, comprovante de residência, foto 3×4 e diploma de graduação.
Pagamento da matrícula via boleto bancário, PIX ou cartão de crédito (parcela mínima de R$ 500,00 em até 6x).
Extensão em 6 parcelas com 5% de juros sobre o valor integral do curso. Sinalizar antes da assinatura do contrato.
Desistência até 20 dias antes do início do curso/módulo: reembolso de 80%, com 20% retidos para despesas administrativas. Após este período não haverá reembolso da matrícula devido à impossibilidade de substituir o inscrito.
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Graduados e Pós-Graduados em Odontologia.
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Consulte o cadastro da instituição no
e-MEC.
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Primeiro Módulo – Concentração: Prótese Dentária
Segundo e Terceiro módulos: Domínio Conexo: Disciplinas obrigatórias e exigidas pelo MEC (Ministério da Educação) e CFO (Conselho Federal de Odontologia), sendo comuns a todas as especialidades, da seguinte forma:
Segundo módulo: disciplinas de Emergências Médicas e Terapêutica Medicamentosa, serão realizados na forma EAD. Terceiro módulo: disciplinas de Ética e Legislação Odontológica e Metodologia da Pesquisa Científica serão realizados na forma EAD.
Obs.: Os alunos que já realizaram as disciplinas de Conexo podem solicitar a Convalidação A partir do Quarto módulo, o curso volta a ocorrer regularmente, seguindo o calendário.
A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.
“O ingresso na turma está condicionado a data de emissão do CRO, pois devido ao processo de portaria junto ao CFO, a data não pode ser posterior a data de início do curso.”
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Área de Domínio Conexo (módulos comuns):
Emergências Médicas em Odontologia
Metodologia da Pesquisa Científica
Terapêutica Medicamentosa
Ética, Bioética e Legislação Odontológica
Conteúdo programático:
Área de Concentração (Prótese Dentária):
Competência 1- Diagnosticar as condições musculares, de oclusão e da
articulação temporomandibular em casos que necessitam de reabilitação oral
Objetivos Educacionais
1 – Compreender os fundamentos da reabilitação oral
A) Biomecânica da ATM
B) Movimentos mandibulares
C) Fundamentos da oclusão
D) Escolas de oclusão
E) Relações maxilomandibulares
a- Restabelecimentos da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO)
b- Conceitos relação cêntrica (RC)
c- Máxima intercuspidação Habitual (MIH)
F) Disfunções Temporomandibulares
G) Treinamento de manipulação em RC
2- Dominar os conceitos e características da Morfologia Dental
A) Constituintes Gerais da Anatomia Dental
a- Coroa Clínica e Coroa Anatômica
b- Raiz
c- Faces do Dente
d-Terços dos Dentes
e-Escultura dental: cúspides, arestas, vertentes, cristas, bordas, ângulos,
sulcos, fossas, fóssulas ou fossetas, lóbulos ou lobos, tubérculos, cíngulo,
bossas, linha equatorial, equador protético, pontos de contatos proximais,
ameias, sulco interdental e espaço interdental
3- Realizar a coleta de dados e exames
A) Fotografia em Odontologia
a- Equipamentos, acessórios e os principais ajustes da câmera fotográfica
b- Protocolo fotográfico
c- Noções de fotografia e legislação
B) Análise clínica
a- Moldagem de estudo ou escaneamento digital
b-Registros intermaxilares
c- Montagem ASA para análise oclusal
d- Análise clínica e instrumental da oclusão
e- Exames de Imagem
– Radiografias periapicais e panorâmicas
– Tomografias
Competência 2 – Dominar o manejo e às propriedades dos materiais
odontológicos e conhecer as técnicas laboratoriais
Objetivos Educacionais
1- Dominar o manejo e às propriedades dos materiais de moldagem e modelo
A) Materiais de moldagem (função e indicação)
B) Características do material de moldagem ideal
C) Hidrocolóide irreversível (alginato): composição, propriedade e aplicação.
D) Elastômeros não aquosos
a- polissulfeto: composição, propriedade e aplicação.
b- poliéter: composição, propriedade e aplicação.
E) Silicones para moldagem
a- Condensação: composição, propriedade e aplicação.
b- Adição: composição, propriedade e aplicação.
c- Pontas misturadoras para silicones
F) Materiais Anelástico
a- Pasta de zinco-eugenol
b- Godiva
G) Moldeiras
H) Desinfecção do molde
I) Scanner intra-oral
J) Modelo
a- Gesso odontológico
– Tipos de gesso odontológico
– Proporção e tempo de presa
b- Impressão de modelo 3D
c- Scanner de modelo
2- Dominar o manejo e às propriedades dos materiais de restauração direta e
indireta, enceramento e cimentação
A) Materiais Restauradores Provisórios Diretos e Indiretos
a- resinas acrílicas
b- resinas compostas bisacrílicas
c- dentes de estoque
B) Materiais para planejar às peças protéticas
a- Ceras para Enceramento
– função
– material
– técnica
b- Software para desenho das peças protéticas (CAD)
C) Materiais Restauradores Diretos e Indiretos
a- Metais
b- Cerâmicas odontológicas
c- Polímeros
d- Compósitos
e- Dentes Artificiais Pré-fabricados para Prótese Dentária
f- Fresadoras e blocos
D) Retentores Intrarradiculares
a- Reforçados por Fibra de Vidro:
– Propriedades Mecânicas
– ]Técnicas
– Protocolos Clínicos
b- Núcleos Metálicos fundidos
– Propriedades Mecânicas
– Técnicas
– Protocolos Clínicos
E) Cimentos
a- Cimentos Resinosos
b- Cimentação Adesiva
3- Compreender as Técnicas laboratoriais
A) Comunicação clínico-laboratorial
a- Protocolo fotográfico para comunicação das propriedades ópticas do dente
b- Edição e comunicação propriedades ópticas do dente
B) Modelos de estudos e enceramento diagnóstico real e virtual
C) Mock up estético e funcional
D) Etapas laboratoriais – sistemas cerâmicos:
a- Cerâmicas estratificadas,
b- Dissilicato de Lítio
c- Feldspática,
d- Zircônia
e- Cerâmicas injetadas
f- Cerâmicas fresadas
E)Laboratório Digital
a- fluxo de trabalho digital
b- Impressão 3D
– fotopolímeros
– materiais para a impressão de:
modelos
placas oclusais
próteses provisórias
padrões calcináveis
guias cirúrgico
3. Seleção de cor
A) Fundamentos da cor dentária
a- Matiz, Croma e Valor
b- Paletas de cor
c- Sistema
B) Instrumentos para seleção de cor
C) Treinamento de seleção de cor
D) Cor para resina
E) Cor para cerâmica
Competência 3- Planejar e Confeccionar próteses fixas dentossuportadas ou
implantossuportadas como substituição das perdas de estrutura dental e
paradental
Objetivo Educacional
1- Confeccionar Próteses Fixas Dentossuportadas
A) Planejamento
B) Indicações e Seleção da técnica e do material da prótese dentária
a- Reabilitações orais adesivas
b- Restauração de Dentes Tratados Endodonticamente
c- Integração Perio-Prótese
d- Integração Orto-Prótese
C) Preparos Dentários Protéticos
a- Conceito de preparos guiados pelo esmalte
b- Passo a passo dos preparos conservadores para anteriores e posteriores
c- Tipo de prótese:
– coroas totais
– facetas
– lentes
– Fragmentos
– onlays
– inlays
– vonlays
d- Preparo dos elementos Próteses Unitárias
– Incisivos
– Caninos
– Pré-molares
– Molares
e- Preparo dos elementos Próteses Múltiplas
– Região Anterior
Coroa
Laminados cerâmicos
– Região Posterior
Coroa
Laminados cerâmicos
f- Provisionalização Direta
g- Técnica Moldagem e Modelo de Trabalho
h- Prova da Infraestrutura
i- Ajuste da Cerâmica
j- Ajuste Oclusal
k- Cimentação Efetiva
l- Confecção de núcleos metálicos
m – Confecção de pinos de fibra
2- Confeccionar Próteses Fixas Implantossuportadas
A) Evolução dos conceitos e técnicas na Prótese sobre implantes
B) Planejamento das Próteses Sobre Implantes
C) Indicações e seleção da técnica e do material da prótese dentária
a- Prótese fixa
b- Prótese cimentada
D) Sistemas de Implantes
E) Intermediários e Componentes Protéticos
F) Moldagem em Próteses Sobre Implantes
G) Oclusão em Próteses Sobre Implantes
H) Coroas Unitárias Sobre Implantes
I) Coroas Unitárias em Dentes Anteriores
J) Coroas Unitárias Imediatas
a- Atuação dos provisórios imediatos, preservação alveolar e guias cirúrgicos
b- Conceito de provisório biológico em carga imediata
K) Próteses Múltiplas Sobre Implantes
L) Componentes protéticos para próteses individuais e múltipla
M) Cicatrizadores personalizados
N) Próteses Totais Fixas Sobre Implantes
Competência 4 – Planejar e Confeccionar próteses parciais ou totais removíveis
dentossuportadas, mucosossuportada ou Implantossuportadas como
substituição da perda de estrutura dental e paradenta
Objetivo Educacional
1- Confeccionar e Instalar Prótese Parcial Removível (PPR)
A) Exame Clínico em Prótese Parcial Removível
B) Patologia Aplicada a Pacientes Usuários de Próteses Parciais Removíveis
C) Diagnóstico
a- Vantagens
b- Limitações
c-Indicação
D) Classificação das Próteses Parciais Removíveis
a- Classificação de Kennedy
b-Classificação de Cummer
c- Classificação de Wild
E) Princípios Biomecânicos das Próteses Parciais Removíveis
F) Desenho
G) Apoios e Grampos
a- Retenção em Próteses Parciais Removíveis
– Conector Maior
– Direção de Inserção
b- Preparo Prévio
H) Planejamento de Extremo Livre
I) Moldagem em Prótese Parcial Removível
J) Planejamento Classes III e IV
K) Oclusão em Prótese Parcial Removível
L) Próteses Parciais Removíveis Não Convencionais
M) Instalação
N) Prótese Parciais Fixas Sobre Implantes
O) Próteses Parciais Fixas Sobre Implantes Unidos a Dentes Naturais
2- Confeccionar e Instalar Prótese Total (PT)
A) Exame clínico em prótese total
B) Clonagem Simples
C) Clonagem com Aumento da Área Basal Inferior, aproveitando-se o clone
D) Clonagem com Aumento da Área Basal Inferior, base de prova e
reconstituição da zona neutra
E) Atualização em pistas deslizantes
F) Interpretação da área basal do modelo de estudo inferior
G) Montagem de dentes
H) Moldagem secundária à base fechada
I) Ajuste oclusal
J) Prótese tipo protocolo
K) Overdenture
Competência 5- Controlar e Proservar as condições musculares, de oclusão e da
articulação temporomandibular em casos reabilitados
Objetivos Educacionais
1 – Controlar e Proservar
A) Consultas Periódicas: exames clínicos e de imagem
B) Controle e Manutenção
a- Prótese Fixa
b- Prótese Parcial Removível
c- Próteses Totais (Higienização de prótese: tipo protocolo e overdenture
2- Confeccionar e instalar placa miorrelaxante
A) Moldagem e confecção
B) Montagem de ASA para placa
C) Análise clínica e instrumental da oclusão Placa oclusal estabilizadora
D) Treinamento de instalação e ajuste de placa Ajuste oclusal: técnicas e
fundamentos
Área de Concentração em Dentistica:
MATRIZ DE EDUCACIONAL PADRÃO (MEP) – PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE
SÃO LEOPOLDO MANDIC
DEFINIÇÕES
Competência: é definido pela associação de conhecimento, habilidades e
atitudes. Um indivíduo que desenvolve uma competência possui autoridade e
notabilidade em um ramo do saber e do fazer sendo capaz de expressar um
juízo de valor sobre algo a respeito de que é versado com idoneidade.
Competência na Educação
CONHECIMENTO – O que os alunos deverão saber e compreender após a
conclusão do curso.
Os cursos apresentarão por meio do conteúdo programático
HABILIDADES – O que os alunos deverão ser capazes de fazer após a conclusão
do curso.
Os cursos apresentarão por meio da descrição das oportunidades de
aprendizado para desenvolver as habilidades como atividades laboratoriais e
clínicas.
ATITUDES – Quais as condutas éticas e postura profissional que os alunos
deverão apresentar frente aos atendimentos com os pacientes, relacionamento
com seus colegas, professores e funcionários e situações adversas.
Este será um compromisso de trabalho assumido pelos coordenadores e sua
equipe frente ao desenvolvimento de seus alunos neste aspecto.
Objetivo Educacional: Os objetivos educacionais devem descrever aquilo que os
alunos deverão saber ou ser capazes de fazer ao final do curso, e que não eram
capazes de fazer antes. Objetivos educacionais não são abstratos (“os alunos
compreenderão o que é literatura de boa qualidade”), ou específicos (“os alunos
saberão o que é uma base”), e também não devem estar restritos a habilidades
cognitivas de nível inferior (“os alunos serão capazes de identificar os dentes na
radiografia”). Cada objetivo educacional individual deve apoiar em uma
competência do curso, que é referência, fio condutor, que une todos os assuntos que serão versados e todas as habilidades que os alunos deverão ter desenvolvido ao final do curso.
Referência
https://tll.mit.edu/help/intended-learning-outcomes
MEP – Especialidade Dentística
Competência 1- Diagnosticar a doença cárie, os fatores que influenciam na
atividade e risco da doença e indicar as formas de tratamento
Objetivos Educacionais
1 – Compreender a doença cárie e as estruturas dentárias afetadas pela doença
A) Evolução do entendimento sobre a doença cárie
B) Epidemiologia da doença
C) Fatores etiológicos
D) Saliva: composição e funções da saliva, testes salivares (fluxo salivar, pH e
capacidade tampão)
E) Composição e propriedades físico-químicas do esmalte e dentina
F) Uso apropriado de fluoretos/ Controle químico da cárie dentária
G) Características bioquímicas e microbiológicas da cárie dentária
2 – Diagnosticar as manifestações clínicas e utilizar recursos auxiliares para o
diagnóstico da doença cárie
A) Lesão de cárie ativa e paralisada nas diferentes superfícies dentais
coronárias e radiculares, lesão de cárie radicular
B) Métodos de diagnóstico (clínico, radiográfico, transiluminação ótica, detecção
eletrônica, uso de laser), diagnóstico diferencial
3 – Indicar tratamentos não invasivos para tratamento da doença
A) Adequação da cavidade bucal e tratamento não-invasivos / miníma
intervenção
B) Determinação de risco e atividade de cárie
C) Tratamento restaurador atraumático
Competência 2- Aplicar os princípios biomecânicos na remoção do tecido cariado
no preparo cavitário de restaurações diretas e indiretas na proteção pulpar do
complexo dentina-polpa
Objetivos Educacionais
1 – Compreender a lesão, progressão da lesão cariosa e manejo restaurador
A) Camadas de acometimento da lesão cariosa
B) Formas de intervenção da lesão cariosa
C) Métodos para remoção do tecido cariado com agentes químicos e mecânicos
D) Diferenciação, fatores etiológicos e manejo das lesões de erosão/
biocorrosão e desgaste dental
2 – Aplicar os princípios biomecânicos no preparo cavitário direto e indireto
A) Nomenclatura e classificação das cavidades
B) Princípios biomecânicos para restaurações diretas com materiais resinosos,
ionoméricos e amálgama
C) Princípios biomecânicos para restaurações indiretas com materiais
cerâmicos, metálicos e resinosos/ híbridos indretos
D) Evolução dos preparos cavitários e filosofia da adequação cavitária (entendese por preparo cavitário uma sequencia de procedimentos padronizados para
restaurações metálicas ou indiretas, já a adequação cavitária limita-se a
remoção do tecido cariado total ou parcial e adequação do cavo superficial para
a restauração direta adesiva, independe do desenho cavitário padrão, pois cada
cavidade de cárie será diferenciada , não se considera “preparo cavitário”)
3 – Compreender o complexo dentina-polpa e aplicar os procedimentos de
proteção pulpar
A) Aspectos biológicos do complexo dentina-polpa
B) Tratamentos conservadores da polpa
C) Materiais de proteção pulpar aplicados
Competência 3- Indicar e aplicar os materiais dentários de uso direto e indireto
Objetivos Educacionais
1 – Compreender as propriedades dos materiais dentários de uso direto e
indireto
A) Nomenclatura dos materiais dentários
B) Propriedades físicas
C) Propriedades químicas
D) Propriedades mecânicas
E) Instrumentais aplicados ao uso de materiais dentários
2 – Manusear, indicar e aplicar os materiais restauradores diretos e indiretos
A) Terminologia aplicada ao manuseio dos materiais
B) Materiais de prevenção, de proteção pulpar, cimentos, restauradores e de
moldagem
C) Técnicas de uso e aplicação dos materiais dentários e biomateriais
Competência 4- Compreender os princípios de estética facial e dentária e aplicar
a análise das características faciais e dentárias
Objetivos Educacionais
1 – Conhecer os princípios de estética facial e dentária
A) Percepção e proporções de estética da face e do sorriso
B) Critérios de objetividade e subjetividade da análise
C) Fatores que acometem os princípios de estética facial e dentária
2 – Aplicar e indicar procedimentos restauradores e não restauradores para
correção da estética facial e dentária
D) Avaliar a indicação de harmonização facial
E) Procedimentos restauradores
F) Procedimentos de clareamento dentários
G) Microabrasão do esmalte
Capacitação em Fluxo Odontológico Digital:
Visagismo Orofacial
Harmonização facial x odontologia estética restauradora
DSD (Dental Smile Design)
Fotografia Odontológica
Workflow Digital
Scanners intra orais
Softwares de planejamento e desenho
Sistema CAD/CAM
Impressão 3D
CONTEÚDOS COMPLEMENTARES
Gestão de Clínica e de Carreira
Marketing odontológico
Comunicação assertiva
Descontos Especiais:
Desconto de 30% na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/10/2024, 20% para aqueles realizados até o dia 30/11/2024 e desconto de 10% na taxa de matrícula para pagamentos efetuados até o dia 03/02/2025.
Descontos Vigentes:
Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, independentemente da unidade.
Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que forem realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na matrícula.
Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista têm desconto de 3% sobre as mensalidades, para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades. Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.
Para credenciados/associados parceiros: Amil Dental, AmorSaúde, Brazil Dental e Oral Unic, terão 5% de descontos nas mensalidades para cursos da unidade Campinas, 7% de descontos nas mensalidades para cursos de outras unidades e cursos online. E para credenciados da Uniodonto Campinas* o desconto será de 10% nas mensalidades para cursos de Campinas, outras unidades e cursos online.
*Consulte a equipe Comercial para confirmar a validade do desconto em outras unidades diferentes de Campinas, conforme o credenciamento na Uniodonto Campinas.